é muito boa noite meus amigos sejam bem-vindos a mais uma aula do nosso curso de história da filosofia dessa vez na nossa etapa aqui de filosofia medieval e hoje nós vamos falar o motivo todo sugere sobre dois filósofos o écio eo anselmo ambos santos da igreja católica é o bicho não só santos mais pensadores importantíssimos e influentes para todo o período medieval e em alguma medida para o debate filosófico certo modo ainda hoje em metafísica e vamos assim então nós vamos falar sobre esses dois cada um na sua na sua naquilo que mais se destacou
é claro que é impossível falar sobre tudo mas vamos pegar o ensaio que algumas coisas principais é boa noite aqui a filosofia sobre rodas a sara tá aqui também o a fabiana tá aqui boa noite fabi e eu já vou pedindo para você uma coisa que vem dando certo para caramba eu tô ficando imensamente feliz com isso é se eu pedir para vocês nós duas últimas aulas que colocassem aqui nos comentários é o nome porque já aparece no perfil mas de onde vem cidade e estado se possível e também a aula que você tá o
número de aulas que você viu se você viu uma aula colocar sei lá rio de janeiro rj 11 ou sei lá manaus amazonas um eu quero saber se você é aqui na primeira vez você tá aqui na segunda vez é bacana eu quero te cumprimentar pessoalmente aí nos comentários faz isso eu me amarro em ver se comentários e depois tá bom o andré é isso aí também boa noite andré xi vamos começar deixa te mostrar como é de praxe e o sumário nosso maiorzinho aqui quero te mostrar qual vai ser o nosso itinerário da aula
bom mas o cenário vai ser o seguinte o suv anselmo de boécio a gente vai falar sobre o papel que ele fez de hierarquizar e classificar as ciências e claro a filosofia propriamente porque ciência e filosofia naquela época não se diferenciavam em seguida a gente vai falar um pouco sobre a obra que ficou bastante famosa não só na idade média mas hoje a obra chamada consolações da filosofia consolações da filosofia do anselmo a gente vai falar sobre a relação entre fé e razão a a obra do anselmo e em seguida eu quero me concentrar numa
explicação possível dentre várias do argumento ontológico do anselmo o chamado argumento ontológico vamos falar um pouco sobre esse nome vamos tentar entender hoje vai ter ateu e vai sair daqui crente em até o que vai sair daqui a gente não brincar e eu vou eu vou explicar esse argumento e é uma coisa bastante interessante é que a gente entende que a idade média cristã era muito motivada pelas é obviamente mas já vimos isso nas próximas duas aulas anteriores mas também era bastante motivada por argumentos racionais bastante pessoazivo eu quero ver uma pessoa vivo vai ser
para você esse argumento porque eu não poderia deixar de ser agora eu quero te lembrar de uma coisa se você enxerga valor no que a gente faz e a claro tá dentro das suas possibilidades financeiras considere ser nosso apoiador nós temos uma campanha no catarse hoje o link está aqui embaixo tanto no primeiro comentário desse vídeo quanto na descrição você pode apoiar com qualquer quantia os nossos apoiadores tem direito a um material escrito semanal e um grupo de telegram exclusivo e que a gente pode ser uma comunicação mais direta mas é claro se você não
puder enxergar valor mais para cima é bastante conteúdo para você tem o nosso instagram onde a gente faz um uma série de perguntas e respostas ali na nos stories todos os dias agora e também amanhã eu vou tar com a fabi que tá aqui assistindo a gente que a professora daqui como eu tirando dúvidas sobre esta aula a gente combinou de fazer um ciclo inteiro esse mês aqui eu e fabi sempre amanhã sempre no dia seguinte a aula do instagram as 5 horas da tarde ano meu instagram mesmo e atualmente no instagram da família o
dela estudo de filosofia o meu é isto não é filosofia gilberto também tem o nosso grupo do telefone aqui aberto e se não só para apoiadores e pode entrar o link também tá aqui embaixo todo gente eu tô falando aqui tô aqui em baixo tá tanto não comentário conte na descrição eu ir eu queria muito te pedir uma coisa se você puder preenche essa pesquisa com a pesquisa de digamos satisfação de quem nos assiste pra que a gente saiba o que você gostaria de ver no canal a longo prazo que você gosta no canal já
acordou prazo a gente poder de mudar a gente não poderia até para criticar bacana se você quiser que a gente leia com mais atenção em vez de comentar aqui dá uma olhada nessa pesquisa que a gente guarda com bastante carinho e usa para se aprimorar tudo bem eu to usando uns vamos ao boécio seguinte o boécio é conhecido como se for como sendo o último romano o último romano e o primeiro medieval a gente aula passada e o santo agostinho santo agostinho também já tá vivendo ali no final do império romano ele morre a quase
quase ao mesmo tempo é e os bárbaros começam a invadir roma e por chega fazer um sermão ele era também bispo falando sobre essa invasão bárbara exemplo para as pessoas não se surpreender ele porque como tudo ama também nasceu viveu e vai morrer e tal só que já subir império bárbaro digamos assim não romano continua tendo o último romano ou seja continua tendo resquícios da cultura romana e esse último romano é conhecido como boécio vamos falar um pouco sobre ele o clécio viveu ali entre quatro 75 e523 depois de cristo e vamos falar primeiro sobre
a vida e sobre as obras do aécio lá inteiro desse cara era como tá aí embaixo era anitos anitos a torquatus severino subúrbios que nome de romano é o nome pomposo né nome chique e esse cara tem algumas similaridades com o filósofo estiveram antes dele por exemplo não se sabe muito bem se ele nasceu em alexandria eu em roma amigo ele era parte de uma família de estou trata isso também contribuiu para que ele fosse bastante importante considerado tivesse tido uma boa educação e ele chegou a ser um + estrado naquela época o já ku
já hoje título digamos assim era demais ter oficial não mas parece juiz ao mesmo tempo eu vou fazer outros outros outros papéis burocráticos do estado e trabalhava direto com o imperador esse imperador já não era mais propriamente romano e arranjador bárbaro digamos assim era do bárbaro e que interessante é que ele se aproxima do imperador porque ele é um alto funcionário em seguida ele é preso ele acusado de conspiração na época como já havia caído o império romano mas ainda preservava certa cultura romana só havia dois empregos na oriente e ocidente ele ficava no do
acidente ele foi acusado de conspiração porque ele mantinha contatos com o império romano do oriente e o imperador e algumas pessoas ali da do seu entorno o acusaram de conspiração e o prenderam por um tempo onde ele é preso por esse tempo aí da prisão ele faz uma das obras mais famosas da história da filosofia que a gente vai ver em seguida programa consolações da filosofia em que ele imagina e na prisão a filosofia vai enquanto mulher o consolar de campos assim ela o visita e enfim o consola para nenhum anjo não é nenhum enfim
nenhum espírito divino é a filosofia que vai consolar sem interessante interessante e em seguida em seguida da prisão ele é olha só que curioso na novidade na história da filosofia isso morto ele é decapitado pelo rei sim filósofos costumam ser humor mortos né pelo pelas pessoas assim então você pense duas vezes antes de fazer filosofia tá é filósofos são mortas costuma ser morte não não faz bem para saúde filósofo não nosso histórico depõe contra a gente tá então muito cuidado com essa profissão ela é perigosa e desde sempre seja para pagam seja para cristão em
geral então essa em resumo é a vida do oeste mas vamos para a obra tá é uma sobra este famosos não vou esgotar todas as obras aqui eu selecionei algumas o que é a principal obra do boécio e o objetivo dele era meio que esse aí o não era declaradamente se o boy esse é um cara que tá vendo lá no finalzinho do império romano da cultura romana digamos assim e ele ele percebe e por que tá no final já as pessoas pouco ligam para a cultura helênica propriamente na roma foi muito influenciada pelos amigos
eu diga o período helenista sobre o copo você já estudou aqui né sobre o qual você já sabe porque já estudou aqui tá na boca dele as pessoas não ligava muito para esse demais que ele tomou para si o objetivo a missão de traduzir para o latim as obras inteiras do aristóteles e do platão na visão do aécio e olha só aquele se platão concordavam a essência e poderiam ser vistos como complementares é ser a visão do boécio ele não consegue traduzir as obras dos dois brasil consegue traduzir algumas horas duas histórias e essas que
eu mostro aqui e ele faz uma tradução comentada das categorias do aristóteles sobre a sobre sobre a qual nós falamos na metafísica de aristóteles na aula de metafísica do estoque você pode ver lá depois e fazer alguns comentários sobre o de interpretación do aristóteles e ele faz uma tradução de uma obra muito famosa naquela época furacão nós vamos ainda era o sagu girls agora eu não sei necessariamente a pronúncia correta aqui tal mas é uma obra olha só era uma hora de um cara chamado porfírio eram neoplatônico antigo e por sua vez é uma introdução
as categorias de aristóteles então olha só conseguiu traduzir digamos assim às obras propriamente lógicas do aristóteles ele não produzir uma caxias que não dizia a ética ele não trazer a política ele não tá dizer quase nada do que ele queria no fundo ele tava no zoológico e de fato quando a gente vai parar para analisar a maior contribuição do boécio para e olha como um todo é justamente essas inovações lógicas esses comentários a lógica aristotélica é isso que ele faz principalmente homens aqui tem algumas obras bastante difíceis mas assim e fez algumas obras teológicas fora
essas tradições eles mais obras principalmente filosóficas mas a maioria foi com o a temática típica da idade média mesmo né tentando provar a enfim tá argumentos para a existência de deus tentando conciliar livre arbítrio ea ciência ou a presciência divina em uma obra expor famosinha sobre como nós vamos falar hoje porque ela hiper ultra mega complexa e essa abdômen hebdomadibus hebdomadibus que significa até sete teses os sete axiomas os sete afirmações e de fato de fato essa obra é muito curtinha ela parece uma obra matemática é feita de afirmações axiomaticas no sentido de serem explicadas
apenas enunciados e a partir daí de tenta derivar uma todo uma ontologia e foi muito influente depois é muito interessante essa obra eu queria muito de de calma aula só para ela só que aqui é difícil cara eu eu optei por não colocar a aula group dei por mim centrada em mais essa de consolación e filosofia e é as consolações da filosofia pobre que ele não só dá uma conceito de filosofia como ele também fornece uma alegoria bastante interessante e uma obra de sabedoria que ele está captura o espírito do tempo segundo eu penso por
isso fiz questão de trazer ela e ele fez esse porfírio um dia log a victorino translat que é de onde eu também vou tirar é uma uma classificação das ciências que ele ele propõe bebendo em santo agostinho bebendo em cicero mais que os estudiosos costumam remontar ao boécio porque o modo como o currículo medieval veio a se organizar na lá mais para frente é monta a essa organização que aparece aqui com mais que ele próprio boécio beba mais forte dos espírito santo agostinho e é um currículo bastante legal a simplesmente vai ter um professor para
que o aluno mais interessado né porque eu vou te mostrar como é que era mais ou menos o currículo da idade média e aí eu vou te chamar para comparar com o currículo que você tem na escola será que você abriria mão do seu currículo na escola em prol desse que eu vou te mostrar aqui agora da idade média espera um pouquinho que eu vou já dizer qual é é interessante o oeste também conhecido pelo tipo de metodologia uma corda e trabalhava e ele fez uma série de lexios que era a comentários as obras dos
pensadores as sentenças ou os pensamentos condensadas na tipo aforismos vejo ao título de ninjas da folha de bem pequenininho e essa classificação e hierarquiza são interessante porque até hoje hoje a gente vai pegar senhor gêneros textuais que nós pessoas que fazemos filosofia na universidade não ele ficou recado para quem quer fazer a porventura a filosofia na universidade a gente mais faz exatamente essas lexio ou seja o que a gente chama de comentários aos livros dos filósofos né tem frente filosofia que já passou pela faculdade sabe disso a gente é ensinado a o tempo inteiro comentar
a obra de um filósofo clássico documental comentar comentar explicar esclarecer que quis dizer com isso as outras influências e tal é basicamente isso que a gente faz isso remonta ao modo de trabalhar dois medievais inclusive o modo trabalhado boécio é o que vai iniciar essa linhagem ainda os medievais mas foi o flash o wesley influente a esse ponto a esse ponto eu quero mostrar aqui em seguida essa hierarquiza são e classificação das ciências aqui que é legal assim não sei se você se lembra e o aristóteles e chegou a propor uma classificação de você se
recorda disso pode estar ele chegou a propor uma classificação ele colocava ali desafiar a ordem da filosofia prática ea filosofia produtiva se lembra disso para ele que você ficava todo saber nessas três categorias e aí ramires ficava pérsio muito influenciado por aristóteles também vai propor a classificação dessa olha como é que fica a do oeste então era antes pra caramba qual é seu nome coloca em três grandes categorias gente coloca em duas e ir para ele também filosofia igual a ciência o celular da filosofia especulativa fortemente influenciado pelo aristóteles e outra filosofia prática as duas
por sua vez se ramificar com e mais três beijo para cada portanto seis ao todo cruza fio especulativa por exemplo falava sobre os seres intelectivo fez a nomenclatura dele tá os seres inteligíveis ele faz a diferença e os seres naturais aprosopia prática por sua vez fala sobre o âmbito individual como você alcançar a virtude ea boa ação não tem individual social e no âmbito doméstico-familiar é mais uma expectativa ele chamava a filosofia dos seres intelectivo fez ou seja a filosofia que se direcionava aqueles seres que são meramente meramente espirituais era mente espirituais de teologia poderia
ser deus agradecer os anjos ou poderia ser a alma caso você passe alma encontrou a passada do corvo pode que os seres inteligíveis são basicamente as almas enquanto enquanto juntas ao corpo esses são os seres inteligíveis aqueles seres que você pode ficar pelo intelecto acho que na verdade ele só são concebíveis encontro hipertensão cor ele chamava isso olha só que interessante de psicologia do luigi era o tema que usava orgia seja é a são essências que estudam as almas né que se quer é uma o e em relação aos seres naturais bom aqui as ciências
se dividiram em tantos quantos fossem os seres naturais que fossem catalogados aqui seria o equivalente o que a gente chamou de filosofia química e filosofia não biologia química e física e todas as demais né a geologia e tudo mais e aqui ele chamava tudo isso de física ou de fisiologia ou seja a a ciência da phisis né daquele que aparece ponto materializado num corpo enquanto que os inteligíveis era alma alma ainda que num corpo a uma pode ser entendido como como sendo puras formas né pelo menos para efeitos de estudo ela assim que ele entendia
apresenta lectivo e são aqueles seres tão pura forma pura forma a máquina sofia prática e o âmbito individual estudava as virtudes ou as ações virtuosas no que elas conseguem a nós enquanto apartados da sociedade da família seja quais são aquelas virtudes ou como nós podemos alcançar as virtudes que ajudam a cada uma governar a si mesmo a única social precisava do governo da república ou seja o governo da coletividade ele era romano possa utilizar a palavra polis aqui mas ele também se preocupava com o governo da família olha só que curioso governo da família você
sabe que o aristóteles na política também deste na parte do livro para falar sobre o governo da família ou do metrô doméstico sabe qual que é a palavra que ele usa para isso se você não sabe se vai cair de costas assim a palavra que ele precisava para isso é economia é sim economia é uma palavra que deriva de oikos oikos é casa é lá é âmbito privado então a economia é a parte da política e de volta aos assuntos da casa do âmbito doméstico é assim que o nome é assim que o nome nasci
assim como o inácio e voltam aqui a classificação outra aqui a classificação do e o aécio era assim que ele via em resumo obviamente era assim que ele vem resumo a classificação de tudo que há para estudar de todos aqui talvez a mais extensa de todas as subdivisões é a física é física tá condensado aqui né mas como eu falei antes ela vai se dividir em tantos quantos forem os seres naturais que existem parece dividir a rigor a rigor para a gente descobrir alguns e para estudar ela vai ter uma subdivisão aqui entende com base
nesta divisão é mas sinais a divisão o boi aécio propõe o currículo tal que eu falei para vocês o ícono tal que eu falei para vocês e ficou conhecido na na idade média inteiro inclusive foi adotado na idade média de novo isso tem precedentes no cícero e tem presidente no loubotin mas é o oeste o que informa a lisa ali de certo modo e é mais influente sentido de criar o mais lido e referenciado para implantar esse currículo esse currículo ficou conhecido como as artes liberais falar desse termo artes liberais artes liberais são as artes
que se opõe as artes mecânicas que são as artes mecânicas o primeiro que carte né parte que certamente não é no sentido de algo relacionado a beleza a estética a arte com esse sinônimo qual o significado de cabelo assim só vai aparecer lá para frente lá perto do renascimento ainda aqui a arte não se relacionava a estética beleza arte aqui era sinônimo de ofício ofício trabalho pesquisa é só rindo dessas coisas bom então e quando o boécio bebendo na antiguidade propõe um currículo baseado em artes e essas arte ficam chamadas de liberais elas são liberais
porque elas são praticados por homens livres em oposição às artes mecânicas que são e são praticados por homens e botam a mão na massa de gamas assim né são os carpinteiros os artesãos enfim e veio a se denominar possivelmente de corporações de ofício né os casos tinham para oficina sejam de aprendiz lá com o carpinteiro morre aprender a fabricar enfim o objeto de guerra espada esse tipo de coisa ferreiro carpinteiro e oposição essas artes que era chamada de arte mecânica e surgiram as artes dos homens livres e não precisavam botar a mão na massa para
trabalhar essas eram as artes liberais e aí como é que ela se dividiram essas artes liberais na primeira proposta isso é interessante de mostrar para se dividiram assim ó se de um lado tem um lado tinha o quadrivium e de outro lado tio tinha o trivium quem é o trivium mas você só voltar um pouquinho aqui que eu esqueci de mencionar uma coisa nessa nessa divisão aqui da ciência essa divisão aqui da ciência do boécio papel da lógica era meio que igual ao papel da loja no aristóteles vários torna necessário que a lógica não tinha
um local exato porque o próprio nome que o aristóteles dava a lógica que era organon já denuncia um pouco do que ele pensava ser a lógica órgão não tá dizendo do grego nada mais é do que instrumento instrumento bom então a lógica antes de tudo ela é um instrumento para que seja lá o que for que você pesquise filosofia para ir para hoje né química mercado financeiro é lá engenharia você precisa de lógica porque você precisa organizar o seu pensamento e de modo a ter cuidado se as suas conclusões de fato se seguem daquilo que
você considera como primícias o base o fundamento a lógica é portanto um instrumento para todo e qualquer ciência e como ciência nessa nesse nessa aquele sonho de filosofia lógica que é um instrumento precioso sofia ele é sentido um tempo ela vai ganhando um objeto próprio no boécio isso já vai-se esboçando qualquer objeto próprio da lógica né qual que é objeto próprio da loja se você quiser e hoje isso já plenamente consolidada você estuda a sua lógica porque a lógica estuda o raciocínio ea inferência e as premissas e as conclusões que a diferença é a passagem
dedução indução abdução enfim a loja tem um objeto próprio que só ela estuda então hoje a lógica se você quiser você é só um lógico ou só uma lógica uma pessoa que estuda a lógica você não quer assistir filosofia nada não se você só isso zoológico nessa época ainda era considerada um instrumento para qualquer ciência tá a paciência tudo bem tô passando agora o quadrivium e o trilho ou seja o currículo que deu origem ao que nós chamamos de artes liberais bom o que é arte na grécia antiga se lembra não tinha esse conceito de
arte na grécia antiga né e aí gente fala de artes neh a grécia antiga a gente remonta as musas eu me falar nas musas as musas eram as filhas dos rios e da mnemosine a minha irmãzinha é deusa memória para vez que uma epopeia começa seja ela e lia da odisseia o trabalho os dias até agonia né do américa o brasil seja aí neida do virgílio todas elas começam da mesma maneira eles envocam eles os poetas é vó com as musas aquelas digam então a eles o que de fato aconteceu quais eram as musas eram
as artes neh olha que curioso isso eu tô fazendo esse histórico para poder chegar no que veio a se consolidar como arte liberal na idade média e ela calíope era poesia épica tinha clio que ela história aí o tef que ela canção a era tu pois e lírica a meu pomini é a tragédia apolínea retórica a tersicore water cycle ela dança à urânia astronomia e a thalia que era comédia essas eram as musas as musas eram quantos 123456789 músicas ao todo houve muitos autores planta que os veículos não tinha o nome arte ainda né e
chão a palavra téchiné e tudo todas elas eram englobados no que a gente considera último mais artes a arte é sempre ruim sabe anacrônico mas para efeito de entendimento está valendo olha como é que é curioso que eles consideravam o que a gente chamar eu de arte né pois que a gente a gente não abarcaria arte por exemplo astronomia para eles era uma arte nesse sentido anacrônico que eu tô utilizando aqui outra coisa que não é mais art é uma ciência né e que para eles era e lembrando nesse sentido anacrônico é a história hoje
é uma ciência para gente para ele não era por aí vai levar você não tem mais outra uma retórica na retórica também se desmembrou e isso era aqui as musas e é a pré-história do que hoje a gente não ser a arte digamos assim como é que isso aqui virou na idade média na idade média o currículo proposto foi esse aqui ó a dialética gramática retórica aritmética música geometria e astronomia as quatro que estão embaixo formavam um quadrivium e as e as três que estão em cima formavam um trivium e o trivium tem por objetivo
a correta expressão do conhecimento a correta expressão do conhecimento porque é trivium porque eram três elétrica gramática retórica e o quadrivium tem por objetivo o conhecimento dos seres naturais estão naquela divisão inteira do boécio sabe aquela divisão inteira do aécio está em jogo ali é aquela parte da filosofia especulativa que não é nem com os seres intelectivo fez puro pura forma e os seres inteligíveis a forma enquanto um é enfim juntas é uma matéria mas eram seres naturais então o boécio propunha dividir os seres naturais ou estudo dos seres naturais do quadrivium tá faltando lá
eu quero quadrivium o quadrivium aritmética música geometria estão mania digamos assim que era dividido em matérias que eram mais expectativas e em seguida matérias que era um aplicações essa existe corações aritmética seria mais especulativa a música seria a aplicação da aritmética você costura música sabe muito bem que música é matemática pura a geometria seria um pouco mais especulativa e astronomia seria a aplicação da geometria e a escutaria tudo que há pelo menos o a base para compreender tudo que a e aqui não basta compreender tudo o que a conhecer tudo que a é preciso também
que o homem liberal ou seja que o homem livre domine a correta expressão do que sabe então era proposto que todos os homens livres estudassem retórica ou seja assim a correta expressão em face de um público amplo era extremamente aconselhável que um homem livre estudasse gramática a correta a expressão da língua desse caso do latim e também estudaste dialética o mais parecido como lógica que nós temos é a dialética nessa nessa nessa etapa que é dialética é a tia de do raciocínio correto ah e também arte da discussão a discussão doutrinária digamos assim a parte
de colocar teses de contra-argumentar a teses de responder a contra-argumentações então aqui a dialética ser esse treinamento lógico a gramática seria o treinamento da escrita correta ea retórica ser o treinamento da fala tão grande público correta olha que legal isso aqui olha que interessante as pessoas eram treinadas eram plenamente livres na medida em que apenas era isso não só sabiam conhecimento disponível mas elas também sabiam a correta expressão nesse conhece eu fico chamando atenção aqui para quem é professor e tá porventura me assistindo onde faz falta isso na nossa formação pelo menos lá menos o
trision e assim a gente na faculdade à distância alturas isso isso tem sido assim talvez remediado pela necessidade do estágio a gente precisa fazer estágio com quatro semestres de página basicamente depende da faculdade tal e visa a fazer com que a gente treinar a correta a expressão do nosso conhecimento mas os professores sabemos que os estádios não costumam ser tão eficiente quanto eles poderiam ser o quanto faz falta né para nossa formação enquanto o professor tem um trivium dialética gramática é retórica faz falta eu eu eu eu eu acho pelo menos que faz bastante falta
quem sabe a expressão por isso é trivial queremos significar por isso aí você já deveria saber isso aí a o básico a expressão isso é trivial vendo viviam seja aquele conhecimento que todo mundo deveria ter curiosis a mais e como é que se insere então é que sincera então nesse quadro a obra consolações da filosofia eu já te adiantei que essa obra é feita quando o boécio está na cadeia ele acusado de conspiração ele é mandado para a cadeia e em seguida ele é executado porque antes da execução ele escreve essa obra na cadeia olha
que interessante ele escreve a obra na cadeia a maior feita no cárcere passe uma interessante e aí tá ele tá na casa dele tá no cárcere e essa aqui são as gravuras e tal que sobreviveram de algumas edições passadas ali do passado jornal perto do original e da obra e seguinte como é que como é que ela se divide né então como é que qual que é o propósito dela e eu também baseando deixa mostrar para vocês aqui ainda não mostrei é um livro que não costuma ser muito referenciado pelo menos não foi referenciado para
mim na faculdade mas que eu descobri em pesquisas que é muito bom e aí filosofia medieval e esse aqui ó que eu não tinha achado pra vocês ainda é a filosofia medieval desse giuseppe e nasce saranyana eu achei espanhol eu acho não tenho certeza ele é espanhol o que basicamente assim o a estrutura da aula veio desse livro aqui é claro que eu não tô usando só ele e eu tô usando também como já te mostrei esse aqui o alan dele errar a só que você que é muito específico assim ele chegar aí na menos
eu achei que para uma aula mais introdutório conversa talvez não valesse a pena e nas menos aqui e esse aqui na história da filosofia cristã cristiane hillsong com tiroteios banner com essas três horas são as bases né fora esse livrinho aqui sobre o qual já te falei também todos eles estão aqui em baixo tá com o link caso você queira comprar e você comprar o link você nos ajuda também que parte desse dinheiro não paga mais nada a mais né mas parceiro muita gente hoje mostrando esses vídeos porque eu tô tirando as citações deste primeiro
livro tá esse primeiro livro aqui e até a página e nos vai segundo o giuseppe resep nasi e qual que é o objetivo do boécio aqui ele fala lá segundo aécio filosofa não é o trabalho puramente especulativo ou abstratos olha só é um pouco uma técnica de raciocínio um exercido com maior ou menor habilidade olha que interessante filosofia não é teoria e vamos desenhar naquela mesma altura que nós já nós já utilizamos aqui em sala de aula em sala de aula essa sala de aula virtual aqui eu sofia não é propriamente teoria habitação especulação filosofia
antes de tudo antes de tudo olha lá pro sofá fundamentalmente uma tarefa concreta e consiste em amar e procurar a sabedoria ok google o que é o mesmo amar de procurar a deus eu não sei se você sabe disso mas e quando o lécio né ou não na verdade quando josef nasi fala isso do aécio o que o que me tem bastante a cabeça é a seguinte ideia olá você sabia que o existencialismo a corrente filosófica ficou famosíssima no século 20 e começa a cristão você sabia disso o existencialismo começa com o kirk gaticão filósofo
cristão e uma das reivindicações do que que idade é justamente contrapor-se a o sistema regueliano e era era totalizante de gamas assim né buscava dar conta de toda a realidade da humanidade tá a capa da conta ele entende a realidade enquanto o espírito esse espírito explicava toda a marcha da história humana uma das contra posições do que é justamente volta a filosofia o ser humano concreto do ser humano concreto e não para falar dessas habitações na nas palavras do químicas e o rei eu falava se parece muito com essa reivindicação porque o baixo tá dizendo
aqui agora se for qualquer cristão na na verdade beijo a filosofia pode até utilizar de abstrações especulação o próprio boécio dividir filosofia lá em francês especulativa é mas o que está dizendo o seguinte a filosofia mais propriamente não tem por objetivo especular a filosofia tem por objetivo cuidar da sabedoria de sabedoria assim da boa vida né da minha vida da minha salvação hoje que a gente já viu lá gostinho de coisa que qualquer filósofo medieval cristão vai embaçar certo mobile a tá e o livro consolações da filosofia que é esse livro em que ele escreve
imaginando que a filosofia em formato de mulher não é uma alegoria você sabe alegoria é uma representação metafórica de um conceito abstrato ele faz a filosofia ser uma alegoria uma mulher e essa divide em cinco livros e a divisão mais ou menos essa é que eu fiz um resuminho de cada livro porque é interessante o itinerário que ele percorre porque isso diz muito da sabedoria que eles estão digamos assim é uma das argolas que eu tô batendo aqui essa parte do curso que fala sobre filosofia medieval né ele fala lá todas as coisas são regidas
por deus no primeiro livro o homem fazer uma consciência da sua origem e do seu destino mediante um voltar se a si própria olha lá a interioridade nós vemos no santo agostinho na essa interioridade tipicamente cristã é a verdadeira felicidade diz o boécio não pode consiste nos bens aleatórios da fortuna mas deve ser procurada na interioridade olha lá no valor intelectual e moral da alma e mortal atacou felicidade é interior a verdadeira sabedoria ou seja você sabe onde onde é direcionar sua atenção quando você direciona sua atenção para sua interioridade e não práticas exteriores colocar
dois o herdeiro sábio não confia na força uma funciona que sinônimo de sorte tá uma caso nem nos seus bens materiais não põe nos bens exteriores suas afeições e são e sabedoria até aqui ele está concordando senti-la nem por uns ele mistas é ou não é e percebe que seu valor somente pode provir do sentido humano e moral com que os utilize olha lá aqui já tem aquela aquela operação que nós mapeamos a primeira aula de filosofia medieval que nós tivemos lembra aqui a primeira aula consiste em mapear essa tentativa de ressignificação do que do
que do que usualmente se entendia por virtude no mundo grego a virtude era uma potência do corpo do intelecto ou do corpo mundo cristão a virtude não é dada por um aspectos naturais como era na grécia a virtude e passa a ser aquilo que você faz com o que você nasce com que você nasce o seu livre arbítrio o seu livro e uso a sua livre destinação a aquilo que você já nasce sabendo fazer e tal ó e aqui é o que que ele fala assim é pensa que você falou somente pode vir ou provir
do do sentido humano ou da destinação que você que você tem concede aos seus dons na se ele voltar ele vai falar que não basta procurar a verdade ea virtude em si na interioridade é preciso sair desse em busca de sua origem seu fim que é deus é o bem universal e supremo esse aqui é o caminho é o passo a passo para ser cristão pode escrever um livro quase ele fala conciliação da bondade divina ea existência do mal ele vai falar de sobre o problema do mal o problema do mal victor o problema do
mal é o seguinte é que eu conseguiu a existência de um ser supremo bondoso a existência de desastres e calamidades crueldade é como é que eu conseguiu essas coisas ele vai era sai esse problema do mal também nós consolações da filosofia vai falar que adventure é de certo modo né as as os reveses da vida são úteis ao homem porque fazem o que prove a sua fé para falar que deus governa o mundo ea sua providência leva em conta a liberdade humana vai conseguir e com a enfim a vontade de deus para a diferença a
providência e destino que é um aspecto técnico teológico e no quinto livro o último eu faço programa da presciência de venda de vermelho mais a fundo vai falar sobre liberar hoje liberdade algumas pessoas são mais livres que outras e vai falar de uma concepção de verdade bastante interessante para os cristãos sobre a qual é a pode haver algum interesse da sua parte liberdade para ele é alinhar a própria vontade com a vontade de deus a liberdade na fazer tudo aquilo que te dá na telha segundo o boécio e qualquer cristão liberdade é fazer com que
a sua vontade eu não desejo qualquer coisa vende ela não seja uma metralhadora atirando a torto ea direito e verdade é fazer com que a sua vontade queira aquilo que ela já deveria querer ela se alinhem com aquilo que ela já deveria querer parece com a concepção histórica de liberdade a diferença aqui é que ela tem que se alinhar agora com a vontade de deus vamos à vontade do cosmo and que deus é o logos encarnado se lembra disso foi seu itinerário de um cristão você quiser saber a sabedoria cristã essa é a sabedoria que
está esse livro é é cristão até à medula ele faz a filosofia se tornar cristã e literalmente na literalmente os steven ensinar para ele os caminhos do de alcançar a deus assim bem interessante isso aqui bastante interessante mesmo esse negócio o écio morre o e durante alguns séculos o seus estudos que consistiam basicamente como você vai se lembrar de traduzir platão e aristóteles e fazer com que ele se conseguirem são meio que abandonado a eu e ele só vão ser retomadas muito tempo depois muito tempo depois aristóteles só vai ser retomada muito tempo depois o
que logo em seguida os estudos pagãos são proibidos são proibidos pelo imperador de bárbaros é que se converteram ao cristianismo e durante muito tempo na europa é hoje o acesso ao escrito não não é o acesso aos escritos dos gregos não é fácil oi hoje estudiosos se mudam para síria depois lá para os islâmicos e só vai voltar bem depois bem depois lá na escolástica já que você é a hora que vem já faz o ano que vem mas enquanto eles fica acontecendo o que a gente chamou na primeira aula de filosofia medieval que nós
tivermos de translação studiorum você se recorda disso a translace o studio não bom então fica acontecendo s transladamento dos estudos e dos dos dos filósofos isso só volta lá na frente é mas antes de voltar propriamente o estudo dos filósofos clássicos principalmente do aristóteles nenhum grande nome e saiba de intermediário mais intermediário que o boécio o que o o anselmo que a gente vai estudar agora que viveu ali e é 1033 84 existe um saber exatamente qual foi o ano que ele nasceu mas certamente ele morreu em 1109 anselmo e vai virar santo também ele
ele vive nesse período anterior a redescoberta do aristóteles digamos assim a gente foi situação são tomás de aquino são tomás de aquino e aristóteles completamente o anselmo ainda não ainda não é mais uma semana prepara caninho as pesquisas que virão depois ou pelo menos da metodologia que virá depois e as pessoas vão adotar mais universidades e nos nas escolas um pouquinho você vai ser conhecido como escolástica transformação e principalmente aqui a proposição dele sobre a a quer dizer a posição dele sobre fé e razão e especificamente o argumento que ele propôs para convencer sobre a
existência de deus e as pessoas que não se deixaram convencer então se você e nem eu é ateu em baixa tensão e sem argumento porque são os argumentos mais belos que existem na história do pensamento humano é verdade quem tá falando é um ateu e esse argumento é cristão é mas ele também consegue te convencer se não te convencer de que deus existe pelo menos de que a filosofia medieval é mais sofisticada do que você poderia supor vamos fica aí e selma falam sobre a vida ea obra do anselmo aqui o ruan selmo e nasceu
numa cidade que hoje a itália mas é porque não era chamada a bosta bosta bosta e de modo que os italianos exatamente para puxar a sardinha ali na para brasa deles chama um anselmo de anselmo de aosta porque ele nasceu lá mas olha só que curioso o anselmo foi abade de becky quer que era normandia que hoje é frança e hoje é frança os franceses chamam anselmo de anselmo de beck é só que no final da vida o anselmo foi arcebispo da cantuária que hoje fica na inglaterra eu moro aqui os ingleses chamou ele de
anselmo de cantuária e eu resolvi chamar a aula de boécio e anselmo de cantuária porque no mundo inteiro porque a gente é muito mais influenciado hoje pela filosofia anglo-saxão a gente conhece uma céu mais com anselmo de cantuária não acima de beck o anselmo de aosta mas a rigor cara não tem nome certo né algumas pessoas chamou ele só de simplesmente santo anselmo mas saibam que derivam todos eles esses nomes dessas circunstâncias aqui do local onde ele nasceu o acontecido foi abade e do local onde ele foi arcebispo você quiser chamar ele só de anselmo
isso aí íntimo é com você como você está obra ele tem uma chamada monologue um outra chamada pros log on é uma chamada mais propriamente teológica diálogos deverita se de liberar vidro todo medieval gosto de falar sobre advérbios e tem uma obra cara que a senha é se você estuda filosofia da linguagem ah e você acha que filosofia da linguagem é algo novo ou seja aqui é uma invenção do século 20 e é porque você não conhece a obra dos medievais cara o anselmo a manter-se para investigações de filosofia da linguagem no século 20 de
modo absurdo assim é por exemplo tratamento sobre como é que a gente estuda a verdade a verdade para o anselmo já é uma um atributo de uma proposição de uma afirmação não existe a verdade substantivo não existe a verdade adjetivo a verdade que se a cópula é uma sentença é uma afirmação uma proposição exatamente assim que a gente lida com verdade na filosofia analítica e filosofia da linguagem contemporânea eo anselmo já fazia isso aqui nessa obra de gramático ele faz um trocadilho com a uma frase que o aristóteles tem ali na no categorias e fala
na gramática vende gramático a gramática vende gramático aí ele pega o de gramática e coloca no nome da obra dele e fala sobre qual é a origem vai relação entre alguns atributos e alguns corpos individuais e tenta fazer a relação entre mundo e linguagem ou entre linguagem e mundo até pau como ficou o século 20 colocou né então as palavras e as coisas e tal era essa é uma das obras mais complexas que existem metafísica e filosofia da linguagem eu nem eu uso para ela porque ela tem que ser tratado por especialistas não é para
ser introdução não só para te dar um vislumbre do como complexo é a obra e olha aqui aqui olha aqui aqui nem tá intensa à pesquisa no aristóteles é uma contribuição bastante original do anselmo de gamas a a discussão que havia na época ah tá e essa obra dele principal e que ele falava sobre chá e razão a primeira coisa que você tem que saber é o seguinte sabe aquela frase que eu mostrei na aula passada é preciso crer para para é é é preciso crer para entender eu te falei que era do agostinho e
já está em substância no agostinho é preciso querer para entender mas a rigor quem difunde essa frase uma prática do pensar é o santo anselmo a frase está na bíblia mas eles que difundem quando eles vão fazer as pesquisas a frase portanto crie para entender é um salmo ou mais na bíblia mas qualquer cristão falar era isso por isso eu coloquei na boca do do do agostinho como algumas chama no whats fazendo também fazendo essa ressalva de que augusto não disse exatamente isso mas o espírito dele era acho que significa fé e razões necessárias o
que significa esse trecho do monologue um aqui do santo anselmo de um chamo de br que uma semana de aula estão sendo de contrário e olha lá isso é uma expressão de uma logon que está no livro filosofia medieval de o zap nazi e ele fala lá alguns irmãos a traçar o meu plano do meu inscrito o monologion impedindo-me que não me apoiar me pedindo mim não pedindo-me que não me apoiar-se na autoridade das sagradas escrituras e que dispusesse por meio de um estilo claro e com argumentos ao alcance de todos as conclusões de cada
uma das nossas pesquisas e fosse fiel enfim as regras da discussão simples e que não usasse outra prova senão aquela que espontaneamente decorrido em cadê amento necessário os procedimentos da razão e da evidência da verdade porque o prólogo da obra tá é o prólogo é o início zinho da obra né o que prepara argumentação propriamente dita ele tá dizendo que tá dizendo que ele vai utilizar não autoridade da bíblia para argumentar as fotos ele pega uma argumentação bastante racional ali no monologue e ele já adianta aqui algumas dias algumas provas da existência de deus e
vão ser mais exploradas pelo tomás de aquino que a gente vai ver a hora que vem eu já adianta várias delas aqui eu não vou me centrar nelas o que enfim a gente vai ver nós com o tomás de aquino mas eu fiz questão de mostrar esse trecho porque sim a próxima medieval eu vim para supostos fazer a mente ele não questionar a fé ele refina fé e agora mas eu quero que você entenda sempre para ver se consigo falar de filosofia medieval e aí você tem que entender que esses caras são gênios esses caras
são gênios da filosofia eles têm uma linguagem absurdamente sofisticada e quando eles querem trabalhar estritamente com lógica meu amigo não tem ninguém ou é muito difícil ter alguém e passo a passo ar111 medieval quando o assunto é lógica após ter certeza disso qualquer professor a formação que nós temos hoje não eu tô falando como professor de faculdade não seria palio com medieval em argumentação mas não seria mesmo assim eu vou pegar é qualquer professor e licenciatura do brasil qualquer batalha no chinelo temos de argumentação é porque eu tô fazendo questão de falar isso e eu
quero de verdade desfazer esse preconceito de que trouxe medieval só trabalha na base da fé e você fala isso porque você não leu a fundo como é que eles trabalhavam de verdade inveja mas eles trabalhavam de verdade porque você fala assim pô mas ele parte do pressuposto que deus existe então ele já não tá fazendo sofia meu amigo é porque você nunca viu um argumento a favor da existência desse pressuposto como ele é difícil de refutar isso eu quero ver com você e a razão necessária que eu coloquei no final final no início deste capítulo
significa o seguinte caso necessária e aí você fala um pouco da relação entre fé e razão que o anselmo pregava era necessária nesse contexto é aquele mistério e pela fé e é esse mesmo indemonstrável isso é uma razão necessária a matemática chamaria isso de axioma a cor é um princípio indemonstrável mas que você tem que partir dele para derivar todo o seu conhecimento e aí lote havia algumas razões necessárias no pensamento medieval que é uma razão necessária repetindo ao mistério que é esse mesmo indemonstrável você quer aceitar ah mas isso não impedia não impedia do
dos medievais tentarem não não não demonstrar não demonstrar mas explicar como é que você deveria compreender eu não sei se você tá me entendendo essa é uma uma diferença que remonta a aristóteles tá o primeiro princípio um axioma não é demonstrável ele aceito mas isso é coisa muito diferente ele pode ser explicável você pode conceder sobre ele e explicações que aumentam a compreensão das pessoas o exame acompanhada o primeiro princípio não é demonstrável ele aceito mas ele pode ser explicado explicaç há muitos sugerem que a gente leia o argumento do santo anselmo o argumento ontológico
assim chamados metodológico com essa chave de leitura ele não está provando a existência de deus é isso que tá fazendo até porque para provar a existência de deus significa que você não te duvidou da existência de deus tá bom um cristão não duvida da existência de deus tudo que ele faz é aumentar a compreensão sobre o que significa deus band sobre o que significa crer essa entidade que nós chamamos de deus é por aí que você tem que entender o argumento ontológico ele não dúvida em nenhum momento que deus existe deus é uma verdade necessária
é uma razão necessária ele faz é fornecer um argumento para que você entenda o que que essa razão necessária para te provar que ela existe é esse o espírito do argumento é esse o espírito começa bom vamos lá e aí e lá no monologue ele falou lá né tô te preparando para o aumento tô falando promessa e eu penso diz o anselmo eu penso que o pesquisador de uma coisa incompreensível e se conforma se por meio do pensamento consegue conhecer certíssima mente e essa coisa existe embora não possa entender por meio do intelecto como essa
suécia sua existência é vende ou seja para alguém que está pesquisando sobre o incompreensível que é deus basta que você saiba que existe compreenda eu não precisa saber exatamente o que ele é ele é isso aqui é muito viajandão eu posso fazer uma comparação para que você entenda o jogo do ladinho consciente e já é uma analogia analogia já te falei isso aqui por definição é imperfeito é manual só porque você entende o que ele tá falando a fala de inconsciente no já existe que quiser o que é o inconsciente um amigo por definição você
não sabe o que ele é você soubesse que era consciente e não inconsciente eu vou sair para escrever você no máximo consegue ter pistas de como ele age e todas essas fichas são simbólicas nenhuma delas é tema assim trace uma semântica unívoca por som é possível logia e por aí vai o inconsciente existe a você não sabe que ele é bem pistas do criar assim é assim exatamente o que o anselmo está querendo que você compreenda beija deus é uma coisa que você consegue compreender que existe a dificilmente você sabe exatamente o que quiser e
aí ficou esse é o espelho do aumento que bateu que vai ver a seguir para o qual eu tô te preparando e agora vamos aí vamos ele é o tal do argumento ontológico preparem-se ateus que vocês vão agora se converter se arrepender dos seus pecados e combater na primeira igreja que vocês verem na frente bom vamos lá e comenta antológico e aí e quanto ao que parece uma obra chamada pros log on aquela hora que a gente tava vendo no monologue não aguenta odontológico tem esse nome não por causa do anselmo e esse nome fica
famoso com o cante o cante que faz uma diferença entre provas ontológica e cosmológica sobre a existência de deus a minha prova ontológica tem prova cosmológica e a prova ontológica é que tenta segundo kant tá é derivado de um conceito a existência de alguma coisa real é a prova cosmológica é a prova que tenta derivar a existência de deus do nexo de causalidade que existe no mundo o coração aumento diferente mas essa nomenclatura kantiana e remonta ao de card é o da caixa também tem um argumento para a existência de deus ele ele vai pela
pela existência de deus entra no argumentar que deus sendo um cê por conceito perfeito hora um ser perfeito não poderia deixar de ter um atributo e o que é existência ou seja é perfeito para ser perfeito ele tem que existir portanto o próprio conceito de deus é implica a sua existência essa eu não aguento do de kart eu tô aqui não é bem isso que você não tá falando nada anselmo não tá dizendo que o conceito de deus implica a sua existência isso é uma tentativa de tentar enquadrar o argumento do anselmo e não utiliza
categorias com anselmo próprio colocou são categorias moderna e já se você é um não coloca a coisa nesses termos não coloca coisa sistema de novo o espírito do aumento nesse amor já te falei qual é qual que é o espírito ele não tá querendo te provar a existência de deus tá querendo te explicar é que você realmente sua compreensão sobre deus ou sobre a existência de deus é isso é isso tá bom e na idade média era simplesmente chamado de rácio anselmi rácio argumentos e anselmo do anselmo aumento nenhum selma basicamente isso o nome do
argumento a idade média era argumento do anselmo rácio anselmi hoje eu vou te mostrar primeiro o texto original em que ele apresenta argumentos aí depois eu vou te explicar com mais detalhes tá bom ateu se prepara o que vem a seguir é uma comprovação da fé por uma razão necessária entende ele vai te falar sobre a compreensão dessa razão necessária para justificar a fé dele vem aqui comigo o texto é pequeno tá ele parece grande mas não tem esse trecho que tem esteja aqui vem comigo que é que é interessante ler e assim pois o
senhor eu acho que tá pequeno né para quem tá de celular talvez não pegue eu vou fazer assim ó eu vou fazer assim vamos ver só o peixe só um trecho e assim pois o senhor e você só me escutando será vamos chutando bom então né assim pois ao senhor traz a inteligência da fé concede-me enquanto este conhecimento me possa ser útil compreender que tu existes como cremos que o que é iso cremos nós temos que acima de ti não se pode conceber nada pelo pensamento e trata-se por conseguinte de saber se tal ser existe
porque o insensato disse em seu coração não há deus é mas quando ouvi dizer que é um ser acima do qual não se pode imaginar nada maior esse mesmo insensato compreende o que digo o pensamento está na sua inteligência mesmo que não creia na existência do objeto desse pensamento porque uma coisa é ter a ideia de um objeto qualquer e outro é crer em sua resistência porque quando tentou pensa diante mão no quadro que irá pintar o possui certamente na sua inteligência mas sabe que ainda não existe pois ainda não escuto não não o a
pintou e pelo contrário já o pintou não somente o treino espírito mais sabe também que o fez sensato há de convir que tem no espírito a ideia de um ser acima do qual não se pode imaginar nem coisa maior porque quando houve anunciar esse pensamento o compreende e tudo aquilo que se compreende tá inteligência é sem dúvida sem dúvida alguma esse objeto acima do qual não se pode conceber nada maior não existe somente na inteligência pois se assim fosse seria possível supor pelo menos existe também na realidade nova condição que não valeu será ainda maior
que aquele que só tem existência no pensamento puro e simples é importante se esse objeto acima do qual não existe nada maior estivesse somente na inteligência chega no entanto tal que algo existiria acima dele conclusão que não seria legítima logo certamente existe um ser acima do qual não se pode imaginar nada nem no pensamento nem na realidade e aí fala assim beleza vitor e aí quando é que eu vou começar a entender eu não vou te explicar eu vou te explicar eu fiz questão de ler o texto o trecho inteiro porque ele que você passasse
para a diferença de ler um texto filosófico mesmo né completa por um professor aqui a diferença bacana ainda que você não entenda ainda que você não entenda a experiência é legal e o eu quero te fornece essa experiência eu quero explicar agora qual que é a estrutura do argumento tá eu quero te explicar agora como é que o aumento se estrutura para que você ou entenda então olha só olha só e como é que essa rácio anselmi aqui ela é mais ou menos assim e vai ter p1 p2 p3 p4 e se p1 é premissa
um tá é para missão que é uma premissa uma premissa é o fundamento de uma conclusão e são afirmações que servem de fundamento para que o conclua algo lá na frente então eu vou tentar agrupar aqui todo esse texto em formato argumentativo quase formal não-formal porque não tá indo inguagem lógica tá linguagem natural aí eu tô tentando agrupar com a chave didático dá uma olhada aqui ó o aprendiz 1 como é que deus é aquilo do qual nada maior pode ser pensado isso aqui é só uma definição de deus é uma definição deus é aquilo
do qual há nada maior pode ser pensado veja se você for ateu você pode concordar com essa primeira premissa e o que que você pode comprar com essa pergunta para mim se eu não seguinte você não precisa acreditar que uma definição existe para concordar com ela por exemplo você pode concordar que o saci-pererê é uma entidade de uma perna só o avessa e vive nas florestas para proteger a mãe natureza a definição de saci digamos você pode comprar com essa definição sem acreditar que o saci existe você percebe isso é só é uma concordância é
uma mera concordância com a definição da palavra então se você entende isso você concorda com a proibição de deus é aquilo do qual nada mais pode ser pensado é humano é claro que a gente está falando de um deus aqui é do monoteísmo tá falando de um deus grego de onde os romanos e um deus pagão está falando deus monoteísta né para poder hoje tal do comando amanhã pode ser pensado a permissão um ateu concordaria presença 2 e o que é pensado não existe ao menos dentro da mente rota para se victor saci-pererê não existe
o zíper existe na sua mente pô nem que ela seja um delírio da sua mente ele existe classes um dele vida somente existe é o que é pensado existe pelo menos dentro da sua mente e depois que você não pode pensar e você já sabe disso pelo pelo argumento lá do parmênides é o nada o nada é impensável é mas se você pensa existe pelo menos na sua mente é uma bateu inclusive chega ele fala assim tudo bem é eu até aceito que deus é o conselho de deus é aquele do comando amar pode ser
pensado mas o problema dos cristãos é que isso só existe na cabeça dele não existe uma realidade eu não concordo até aqui olha olha então o que é pensado existe ao menos dentro exatamente de alguém a terceira para isso existir fora e é maior que existir apenas dentro da mente aqui já começou a complicar mas eu quero te explicar existe fora é maior existir apenas dentro também o que significa ser maior aqui é uma olhada maior significa pênis um ser maior que outro é um ser que tem atributos com grau de perfectibilidade é mais em
o mais constância que o outro tem um que é um que são atributos com graus elevados de perfectibilidade sabedoria justiça necessidade em contraposição a ignorância né qualquer ponto da sabedoria injustiças contra quando a justiça e contingência se contrapondo a necessidade e que é um ser necessário tem necessário é um ser que existe e não tem como não existir e vão ser contingente eu sei que poderia não existir a definição de necessário o contingente beija fica mais perfeito você sabe ou ser ignorante é sabe é mais perfeito ser justo ou sem justos e injustos fica mais
perfeito você é necessário ou se contingente é necessário porque os é necessário não depende de outro para existir a paz que o contingente sim portanto se um ser depende de outro para existir elementos perfeitos que esse outro e é menor que esse outro bom então maior significa maior significa ser mais atributos de perfectibilidade então veja quando eu penso em deus eu digo que deus é aquele do qual nada maior pode ser pensado que eu tô dizendo que a gente tem um conceito uma entidade chamada deus e essa idade toda perfeita em todos os atributos de
perfectibilidade possíveis e seu conceito de deus calma lá que eu nem fui para resistência externa ou ser te deus é isso não é uma ser perfeito se eu consigo de deus é isso que ele quer dizer com maior e aí você fala para o argumento e ele fala assim existir fora é maior e existir apenas dentro da mente porque cerveja o saci-pererê é menor é o que eu e o que que o saci-pererê é menor que eu porque eu existo fora da mente isso é ser mais perfeito que alguém que só existe dentro da mente
porque o que existe dentro da mente pode ser um mero delírio entendi entendi não existe fora da mente é ter um grau a mais de perfectibilidade do que existir meramente dentro da mente você consegue entender isso porque existe só na sua mente é menos perfeito e portanto menor e qualquer coisa que existe fora da mente cocô o que é sei lá e imagina aí um pote de ouro a sua mente esse pote de ouro é menor que uma moeda de um real é porque essa moeda de um real existe o pote juro não e não
existe fora da mente é maior existir dentro da mente o que eu o atributo de existência é um atributo que dá um grau a mais de perfectibilidade um ser vez que você entende isso eu vou continuar o argumento seja concordou que o conceito de deus você já concordou que é o que é pensado existe pelo menos na mente e você já concordou que existe fora é maior existe dentro da vitória o tenista quatro se deus existir apenas dentro da mente então haverá algo maior que aquilo do qual nada maior pode ser pensado é o não
é seja se você disse que deus existe na mente você tá dizendo que deus é aquele do comando maior pode ser pensado que se já concordou comigo na permissão nosso trazendo que aquilo do nada maior pode ser pensado existe só na mente ah tá dizendo como se diz que deus só existe na mente é porque a definição de deus aqui do canal da maior pode ser pensado ou se você me fala que deus existe só na mente só na mente que você está dizendo em outras palavras que aquilo do qual nada maior pode ser pensado
só existe na mente e aqui se aquilo do qual nada maior pode ser pensado existe só na mente significa que o que existe fora da mente o que é maior do que aquilo do qual nada maior pode ser pensado você consegue perceber isso para mim só cinco assim eu ligar para você não cair em contradição é você dizer que existe alguma coisa maior daquilo que daquilo do qual nada maior pode ser pensado você dizer que existe uma coisa maior e em relação aqui do colégio mas você pensar em uma contradição você já concordou que existe
uma coisa um conceito é o maior depois você tá dizendo que a gente uma coisa maior daquilo pela atenção e por isso é necessário que aquilo do colo no maior pode ser pensado existe fora da mente do contrário não seria aquilo do qual nada maior pode ser pensado você percebe e se aquilo do coronel acontecer pensado existir só dentro da mente significa existe algo maior que ele mas é um absurdo ver o concerto dele é seu maior a porta é necessário que eles estão fora e portanto deus existe não só dentro da mente mas também
fora é importante eu desisti e eu desisto a rota aqui o argumento é uma espécie de argumento por redução ao absurdo que com o aumento por redução ao absurdo não aguenta que você querendo provar o seu ponto você assume que ele é falso o endereço iva dessa dessa assunção algo absurdo e se a falsidade do seu argumento do seu ponto for vou levar um absurdo então significa que ele é verdadeiro o que é para um ponto verdadeiro e aí você supõe que ele é falso se da sua posição da falsidade você deriva algo absurdo então
significa que ele não era falso e não sei que ele é verdadeiro então é uma redução ao absurdo o anderson não faz mais ou menos isso ele faz a senhora veja se você supor e aqui do comando maior pode ser pensado não existe fora da mente então você chega um absurdo qualquer absurdo é dizer que existe alguma nada sabe seu lógico portanto esse ser é aquilo do que o normal pode ser pensado obrigatoriamente existe fora da mente e não só na mente olá alguém poderia objetar como de fato objetor na época do do anselmo e
não quer dizer que baixo que eu imagine um ser perfeito para que existam selma não fala assim não tem um ser apenas dessa natureza para qualquer ser que você imagina que eles na realidade como ser tem essa característica qual aquele do qual a da maior pode ser pensado joyce nenhum outro todos os outros podem ser dele de sua cabeça só isso que existe esse era deus mas qual é a natureza de deus no céu mu não sei eu não te prometi que é fácil para natureza de deus fez prometi quiet mostrar a compreensão de que
existe e é isso é isso que eu te prometi existe ele é assim como o inconsciente não sei que guilherme existe uber existe entendi então argumento lindo essa é uma maneira que encontrei didática explicar para você o que que ele é não é a única maneira existem vários outros você for pesquisar na internet existem mais mais maneira didática sabe até mais idade que a minha mas eu tentei colocar aqui da melhor maneira para ficar mais xigadinho para você esse é o rácio anselmi o argumento ontológico lá ou conhecido desde do kante e é isso se
você é ateu não se convenceu com essa e vou para igreja agora rezar e pedir perdão pelos seus pecados tem mais o que fazer pela sua alma mas que fazer pessoal o certo é isso pessoal hoje vamos revisar aula de hoje então e vamos sobre o oeste em anselmo poder boécio nós falamos sobre a hierarquia classificação de ciência e falamos ali sobre o trivium e o quadrilho é bom disso e falamos no finalzinho sobre a obra consolações da filosofia a obra que entrou para história como sendo uma peça de sabedoria acreditar anselmo falando sobre a
relação entre fé e razão assim é uma até coloca argumentos complexos mas nunca duvidando da razão apenas retirando e explicando e analisamos o finalzinho aqui desse famoso argumento ontológico da onde ele deriva esse é o pé mas foi assim que foi entendido né a compreensão do que significa ser deus a sua resistência resistência e aí e é isso só lembrando o seguinte você enxerga valor no que nós fazemos lembrando que você pode ser nosso apoiador o link do catarse tá aqui no comentário e tá aqui na descrição do vídeo também considero esse arranjo apoiador amanhã
não se esqueça de que eu e professora fabiana lessa e professora fabiana lessa estaremos no instagram as 5 horas da tarde tirando dúvidas sobre esta aula e comentando esta aula aqui é isto é isto é muito obrigado e eu espero que vocês tenham o gostado do que eu expus aqui é pedro as brincadeirinhas ele as brincadeirinhas é claro que toda vez que eu falo que eu vou tentar converter vocês é uma brincadeira você sabe que eu sou ateu mas enquanto professor eu acho que o meu papel é explicar é melhor maneira possível os filósofos caminho
propõe a explicar acho que assim que a gente enriquece o pensamento acho que tinha que a gente ir em um verdadeiro verdadeiro respeito intelectual primeiro entendi depois a gente pensa se for útil contra argumentar e para ter de frente a vou ligar fabiana obrigado neide obrigado joão joão obrigado todo cheio de roda desligar de jeovan obrigado i am agora que tá aí muito feliz por ver vocês aqui tá obrigado pelo seu reginaldo é é é isso muito obrigado muito obrigado sérgio falando que agora que tá aqui e lá nos vemos amanhã então no instagram beijos
e abraços bom final de sexta-feira e o jefferson