A OBRA CLÁSSICA DE LÉVI-STRAUSS | Paulo Niccoli Ramirez

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e hoje eu vou falar do levistros especificamente uma obra clássica dispensador que o pensamento selvagem obra publicada na França em 1962 a grande característica dessa obra o pensamento selvagem de litros é que ela é uma obra de amadurecimento do alto Lembrando que registrou se de Formação fez Filosofia na sorbonne e 1933/34 ele recebeu um convite para vir ao Brasil onde participa da missão francesa que ajuda a fundar a uship aqui em São Paulo e leves trouxe quando esteve no Brasil começa a fazer algumas retinografias principalmente como bororos nambiquaras mas essas foram algumas poucas e tinham
grafias feitas levistros não é assim que começa a Segunda Guerra Mundial e Vargas não renova o contrato de Edilene estiloso aqui no Brasil o governo permite Na verdade ele bistrôs permanência no Brasil por ter uma descendência ajudar le Bistrô volta a França participa ocorrendo a Segunda Guerra Mundial até conseguir uma bolsa para Fundação Rockefeller E foge para os Estados Unidos para Nova York onde obviamente teve um contato maior com a própria etimologia atropologia e chega a conhecer o próprio frango a cidade foi um grande expoente da chamada corrente culturalista norte-americana da antropologia o que importa
dessa obra o pensamento seu quase que ela é ela acaba constitui um novo paradigma para história das redes sociais e Cruzeiro pela filosofia pela antropologia três Porque durante o século 19 final dele principalmente até um pouco depois da segunda guerra mundial havia uma forte crença e tiram cêntrica e para qual o próprio europeu valorizavam seus valores culturais essa crentes e tirou cêntrica partir do pressuposto de que o europeu era biologicamente superior Afinal de conta o europeu havia passado pelas revoluções burguesas a Revolução Industrial assim como também havia desenvolvido a a indústria a ciência moderna então
durante o século 19 o século 20 europeu de fato acreditava ser superior biologicamente culturalmente e biologicamente e esse foi um ali de muito empregado pelos europeus para invadir explorar a Ásia EA África no século 19 né caracterizando o neo-colonialismo são parte das redes sociais consolidou principalmente antropologia uma visão e flertava bastante o positivismo o evolucionismo de forma que o europeu uma visão etnocêntrica se enxergava como biologicamente culturalmente superior ciência e Indústria as revoluções burguesas é mais enquanto que a sociedade da europeias eram consideradas inferiores afinal de contas ao invés da ciência eu Domino A bonito
Às vezes a indústria de alta tecnologia do período da revolução industrial as sociedades não-europeias tinham modo podemos rústicos de produção a visão do europeu e tudo isso levava a crer Como eu disse que o europeus seria superior Neste contexto que o pensamento deles trouxe e faz muito importante exatamente por romper com esses para de esses paradigmas racistas preconceituosos etnocêntricos eurocêntricos e bistrôs com bicicleta o pensamento selvagem ele de fato escreve em dois grandes Front de batalha primeiro é para consolidar uma nova ciência que na França que seria Apologia e o segundo o combate ao Positivismo
e evolucionismo bom que que o ler de explosões mostrar de tão especial nessa obra O que que ela se chama o pensamento Jeová Ele trouxe é um dos primeiros out e se não o primeiro a romper com a ideia de aqui e sociedades não-europeias como as indígenas africanas asiáticas devem ser chamados por exemplo sociedades primitivas levistross não existe sociedade primitiva que o primitivo pressupõe a existência de no primeiro povo é isso não é verdade né na visão deles trouxe não as sociedades primitivas mas sim no máximo sociedade sem inscrito ou predomínio do que ele chama
de pensamento Selvagem o que é pensamento selvagem pensamento selvagem refere-se as sociedades não domesticadas pela ciência ocidental pela ciência moderna e uma das características centrais da ciência e do pensamento moderno e como um todo do pensamento filosófico ocidental desde os gregos é uma rígida separação entre o que é errado o racional e o que é o mate mitológico entre o Logos a razão e o mito que o próprio desde Sócrates e Platão se consolidou uma percepção é dentro da ciência moderna que apenas e tão só e funcional ou nos conduziria a verdade ao conhecimento pleno
Ou pelo menos mais verdadeiro de algum fenômeno de qualquer reflexão que possamos vir a ter enquanto que um mito dentro dessa percepção grega né da filosofia clássica e que percorreu boa parte da história da filosofia ocidental a ideia de que o vento leva o erro engano é uma fonte que deve ser reprovada pela filosofia e pela ciência afinal de contas os mitos deturpar iam à realidade ganhou registrou-se digamos quase mais de vinte séculos após o pensamento grego é 23 24 séculos o pensamento grego e vistoso começa um ato de pensamento absolutamente revolucionário à medida que
mais o cliente que foi uma espécie de garoto propaganda né Dos sentidos do corpo Ele trouxe para a formalizar essa tentativa de romper com essa cisão essa fratura entre o Oi e o mitológico de vez trouxe então ele tenta aproximar razão dos sentidos a razão do meto a ciência do Mickey para ser mais exato e a partir desse instante ele começa a perceber que as sociedades que antes eram julgadas como primitivas atrasadas na verdade todas elas apresentam alto grau é desenvolvimento do pensamento da reflexão filosófica da taxonomia Ou seja a classificação da flora e da
fauna e é isso credicitrus vai chamar de ciência do concreto a ciência do concreto ela se caracteriza a por ser o tipo de cientificidade o conhecimento científico produzido por povos não ocidentais o fato aqui a grande diferença entre o que a ciência ocidental EA ciência não se dental é que como eu disse nós separamos a razão dos sentidos a ciência do obviamente que nós damos mais ênfase a métodos experimentais e matemáticos ou observacionais e que evidentemente nos traz um grau mais elevado de é de controle domínio sobre a natureza de alguma forma em campo as
outras sociedades ou seja não se dentais e mulheres sozinho móvel ciência do concreto que é uma ciência que combina razão e sentidos oub'lá mito e ciência e obra que quando a gente começa a olhar Como por exemplo o fez livre de trocar a obra o pensamento selvagem conhecimento de muitos pajés xamãs tem de princípios ativos a natureza veja que ao conhecimento milenar histórico é sobre esses princípios ativos que estão na natureza logicamente misturados aqui tu Artes a simbólicos e rituais religiosos místicos então quando eles possuem para destacar os seguintes sociedades antes tidas como atrasados primitivas
e tudo mais elas também apresentam e demonstram a existência de especulações Profundas minuciosos entre a relação entre as das relações humanas não seja de Interpretação da natureza ou seja e culturas ocidentais elas não detém o monopólio explicações Racionais científicas outras culturas as dão ocidentalizados através do mito constituem formas de interpretação do universo e precisão descrição e são impressionantes uma vez que elas combinam a razão EA sensibilidade Outro. Também que é absolutamente destacado no pensamento de Bistrô pensamento selvagem Como eu disse é aproximação entre mito e Logos deram sim ou se a gente a razão e
os sentidos e como a gente tava discutindo agora há pouco nas culturas ocidentais tiveram um buraco desde o pensamento dele mas principalmente com a revolução científica o Iluminismo a ciência moderna entre os séculos 17 e 18 a ideia de que o mito ele deve ser descartado atacado ele deve ser eliminado com uma forma de interpretação bumbum como se ele fosse sinônimo de ignorância eles trouxe tentar mostrar de alguma forma é que o mito ele não deve ser entendido como a ideia falsa mentirosa o mito representa em Minas Gerais não tem o e todas as nossas
relações sociais mesmo aqui no ocidente mesmo a ciência trabalham com simbólico né gente pode parar para pensar médicos é que usam jalecos brancos toda a simbologia que existe uma sala de aula o professor na frente os alunos sentados é tudo uma relação de hierarquia entre outros aspectos que envolvem a nossa existentes EA partir disso é que eu devo estroso vai comprar uma grande briga com as visões mais cientificistas visões positivistas e historiográficas né que tentam dar uma em fase de superioridade da cultura ocidental da filosofia da ciência e da nossa consciência sobre formas de interpretação
de mundo não sejam ocidentais geralmente vistos como atrasados primitivas e infantis então meses trouxe ele mostra aqui no final das contas as sociedades que nos acidentes são tidas literalmente como empobrecidas carentes de raciocínios elas também são complexos o registros rompe definitivamente com a ideia de que existam povos superiores ou inferiores é logicamente televisão nos mostra o pensamento selvagem a ideia de que todos os seres humanos são dotados das mesmas capacidades estruturas cognitivas e sensoriais e forma que eu aqui para explicar o dia de estrelas ou qualquer outro Pensador estou usando as mesmas categorias mentais sensoriais
lógico outros desdobramentos mas ainda assim idênticos aqui uma indígena no meio da floresta agora está usando a ao narrar os seus mitos suas compreensões de mundo então levistross ele tenta mostrar com a sua ideia de estrutura que há há algo de comum entre os seres humanos não seja a os seres humanos compartilham das mesmas estruturas mentais sensoriais e o fato é de que o matemático é dentro é repente o seu gabinete um cientista dentro do seu laboratório ou indígena De repente é no meio de uma aldeia refletindo sobre o mundo nós de pertencermos ao mesmo
gênero gênero humano e a capacidade portanto capacidades sensoriais e cognitivas são usadas da mesma forma Lógico que com temas desdobramentos diferentes aí que fica mais clara noção de estrutura o que é isto plano pensamento le Bistrô eles trouxe nas mitológicas nem me deixa mais ou menos claro nas Entrelinhas a ideia de que a estrutura o conjunto das suas variantes então estrutura uma ideia a comum não é o pelo menos um elemento né que transita entre o inconsciente a e as manifestações simbólicas culturais mas o que permite verificar por exemplo a universalidade alguns determinados comportamentos entre
eles a compreensão do mundo a interpretação universo do Cosmo da flora da fauna primeiros trouxe no capítulo chamado a ciência do concreto do livro pensamento seu vaso ele toma uma série de etnografia e outros atropolis jovens né o jogo dos tô mostrando a complexidade das classificações da Flórida forma de outros povos principalmente na América indígena do Norte até aqui América do Sul e o resultado disso é que o Neves trouxe e deixa explícita né a forma racional de organização né da do que o nós consideraríamos com Flora fauna e outras categorias do filme espécie classe
gênero etc então Unindo a sensibilidade à racionalidade muitas vezes no Reino Animal mineral e o reino vegetal é essas outras sociedades têm interpretações muito lógicas sobre o funcionamento da natureza e criação do Cosmos da Flórida falta o que quando a gente percebe portanto a complexidade né do uso da razão e da sensibilidade dos outros povos a interpretar o seu universo nós começamos a colocar em cheque nossos próprios interpretações não quero as esteja equivocado não que elas sejam o seguro mas elas também não deixam de ser simbólico e significa que o pensamento Neves trouxe o tem
absolutamente nada a ver com o negacionismo sentir por favor Note que de visto os é mostra né Ou seja que a nossa ciência ocidental moderna Como disse agora a pouco trabalha né com princípios ativo conhece talvez mais profundamente com a experimentação observação e também matematização os fenômenos da natureza Mas isso não impede que outras sociedades ou mais indígenas né tenham os seus cientes dos seus pensadores a indivíduos que saibam manipular princípios ativos a natureza e Óbvio misturadas a visões religiosas místicas e muito mais simbólicas é intensamente mais simbólicos do que é comparadas as nossas Mas
isso também não tira da nossa ciência a elementos também a simbólico sensoriais Como eu disse agora a última coisa que também é destacável né sob o pensamento selvagem poder eu posso então que esse conhecimento de povos não sedentarizados ele não é primitivo no inferior ele é selvagem também não sentiram dizer atrasado é selvagem sentidos que não foi domesticada pela nossa racionalidade racionalidade ocidental esta né que separa a razão do sensorial Ataque ao máximo é os mitos as interpretações simbólicos quando na verdade se esquece que a nossa própria ciência ocidental também emprega elements embora então que
eles trouxe fez no final do pensamento selvagem porque é uma grande briga por exemplo jean-paul Sartre como filósofo e defendeu muito a concepção de história enquanto que le Bistrô mostrava aqui tudo gira em torno do mito em documento não deve ser tomado uma ideia falsa mentirosa como Platão ou mesmo os iluministas tomavam né é como uma algum e deturpar a realidade e o mito na visão do leigo strozze Minas Gerais a grosso modo significa que o mito nada mais é o simbólico vivido intensamente isso está presente em todas as nossas relações da maneira como nos
vestimos falamos Nossa linguagem corporal a nossa literatura por isso aqui embora então Quatro sacos de 100 dia a história deve trouxe mostrava o papel da estrutura né Conjunto das suas variantes a possibilidade do ser humano compartilhar universalmente pensamento racional e sensorial só os mesmos estruturas cognitivas sensoriais Sartre defende a muito a ideia da consciência da consciência histórica e leves trouxe por sua vez mostrava que a elementos inconscientes que passam RG a enfim a forma como pensamento humano a age no mundo levistros então dá ênfase ao mito sátira a história as arte da também ênfase a
ideia da consciência negra explosão inconsciente Sartre super valoriza a história de vistoso micos da então a gente começa a ver uma série de diferenças entre a última coisa que eu acho que importante a gente está aqui aqui embora o livro trouxe tinha comprado uma grande briga um saco muitas vezes comparando suas interpretações Hoje qualquer outro pagel ou qualquer outro indivíduo de uma sociedade indígena os Acre é uma visão mais etnocêntrico né tentava mostrar a ênfase das Story mostrava a relevância da Revolução Francesa para a Constituição da sociedade moderna eles trouxe embora muito tenha sido criticado
por aparentemente negar a história isso é um grande erro né Livres trouxe muitas vezes defende inclusive né a visão materialista histórica misturado um pouco uma visão floydian mas eu queria vestir os tentar mostrar é que a história o H maiúsculo né Ela é o grande mito da sociedade ocidental não é principalmente com a Revolução Francesa então nós passamos a consolidar uma visão é histórica A partir dessa simbologia Burguês é revolucionário Iluminista na da Liberdade da Igualdade isso cria uma série de elementos simbólicos constituem a nossa sociedade e volto a dizer aqui né o simbólico mito
não significam que sejam falsas ideias seja uma mentira enfim o mito é o simbólico vivido intensamente nosso fazemos isso permanentemente seja uma religião um sistema político o nosso trabalho né então quando ler isto escreve o pensamento selvagem e acaba mostrando portanto que tudo é simbólico tudo é mito e o mito não deve ser tomado como uma mentira necessariamente não como é um simbólico vivido intensamente digamos assim fechar que a história registrou vai mostrar uma outra diferença em termos de Constituição do pensamento ocidental em relação sociedades não ocidentais principalmente indígenas os pensamentos foi tão domesticado pela
ciência moderna Como já disse aqui e não separamos o racional o sensorial Porém uma outra característica do nosso pensamento o moderno científico é a fragmentação isso vem desde Renê de Kart no século 17 de kart como estabelece seu metro do livro chamado discurso do mestre dizia aqui para conhecer um objeto primeira preciso é dividido em quantas partes foram necessários e dividir um objeto ou qualquer fenômeno em quantas partes foram necessários significa então fragmentar né você já dividir por isso que as nossas ciências se dão Como se dão até hoje né muito também influenciada por decade
o positivismo de Comte E se embebeda também o pensamento cartesiano A ideia é separar ciências criar áreas totalmente diferenciadas e conhecimento que muitas vezes não dialogam entre si né nosso conhecimento escolar te dá dessa forma matemática uma coisa física química história geografia Filosofia Sociologia assim por diante Então essa é uma marca do pensamento ocidental né a fragmentação a divisa eles trouxe vai mostrar o oposto né ou seja o pensamento selvagem ou o pecado exatamente por essa fragmentação com essa cisão entre razão e sentidos pensamento das sociedades não-ocidentais seu conhecimento científico a ciência do completo Como
diz mulheres trouxe a sua interpretação Mística faz com que o primeiro a gente parta do todo para conhecer as partes enquanto que na cultura ocidental primeiro a gente conhece as partes para quem sabe um dia chegaram autor é mais ou menos como se a gente comparar se diz o próprio Ele trouxe uma entrevista à chamada midi significado a música né é a com a consolidação da música que significa né sociedades não ocidentais onde predomina a ciência do concreto pensamento selvagem pensamento não domesticado pela ciência moderna os indígenas eles criam uma espécie de conhecimento interdisciplinar de
forma que não existe uma diferença rígida entre o religioso político o arquitetônico né tudo pertence ao mesmo conjunto e gerir em torno do mito e qual a relação com a música né vejam por exemplo se lutarmos agora o peixe uma orquestra uma música clássica né uma Sinfonia sim por exemplo ao tocar uma nota só ninguém vai saber qual que é a música né então vejam que há cinco vou pensamento mítico diz mulher destroço pensamento selvagem opera com uma música no ocidente O que é Para você reconhecer uma nota específica ver você precisa conhecer o todo
é assim que funciona o pensamento mítico como eu tava dizendo agora há pouco ele ali então não são Racional com sensível mas também uma série uma gama gigantesca de elementos culturais né o religioso político é certo já cultura ocidental por sua vez ela como eu disse se fragmentou os conhecimentos não é como se para gente conhecer a música toda é nosso tocar somos apenas uma nota e tentasse um juntá-la Suba uma para quem sabe um dia chegarmos a totalidade então enquanto pensamento ocidental começa das partes para alcançar o todo seja é um pensamento fragmentado Esse
é o fundamento especializado e não deixa de ser ele as suas contribuições do outro lado pensamento selvagem a ciência do concreto é um conhecimento em que parte do tudo para alcançar as patas Como eu disse agora pouco não há uma cisão rígida dentro desse pensamento selvagem da ciência do concreto que não é pensamento primitivo ao pensamento inferior é um tipo de pensamento em que tudo se relaciona Como é o religioso político arquitetônico bem fica um sistema de alimentação sistemas de parentesco até 30 ou então tudo isso faz da obra o pensamento selvagem um grande Marco
para a história do pensamento ocidental é uma obra que atrai muito os filósofos não é mesmo porque como eu disse agora a pouco Levi's trouxe promove um diálogo entre teologia e filosofia e a grande marca desse livro portanto é um Marco para a história da filosofia antropologia porque é um livro que definitivamente procura resgatar a é uma forma de conhecimento Lembrando que esse livro o pensamento selvagem deles trouxe é uma obra dedicada a mesma fonte e morreu anos antes e melhor ponte gostava muito deles trouxe chega a romper com João consati ajuda a mesma fonte
O autor que mostra exatamente a relação entre corpo e alma razão e sentidos o processo do conhecimento né o próprio velocult vai dizer que do corpo é uma forma de conhecimento ele bistrôs vai por esse caminho não é algo que será muito mais desdobrado no livro ou uma tetralogia de registrou chamadas mitológicas ou no levistros a profunda essa relação entre o racional eo mitológico entre os sentidos EA razão nas sociedades indígenas Então as marcas aqui para concluir o pensamento ocidental foi essa tentativa radical de separar o racional do sensorial e Sul trouxe muitas muitos ganhos
né em termos materiais que a humanidade porém é nós o visamos né nossa percepção uma percepção racional muitas vezes se esquecem dos elementos sensoriais enfim da participação do corpo na construção do nosso conhecimento né da nossa sociedade então nesses traz isso a toda né você seja o corpo o sensorial simbólico uma forma de compreensão do mundo é uma forma que é negligenciada pela nossa cultura ocidental embora nunca tenha deixado de estar presente na nossa cultura não de pontos temos uma série de rituais na nossa sociedade fazer o mestrado 1 doutorado especialização ser professor de um
lugar do outro é repente uma empresa como ela funciona tem Presidente tem uma série de gritos né de uma cultura Empresarial Então tudo isso vai mostrando de alguma forma que o simbólico abandonou nem mitológico embora nós tenhamos a crença dentro da nossa cultura de que nós separamos o racional do sensorial de fato óbvio que é um predomínio do racional sobre sensorial e jamais eliminamos totalmente simbólico da nossa civilização e para fechar aqui eu acho que interessante a gente parar para pensar uma ideia que o livro estou desenvolve do próprio me Como eu disse o mito
não é uma ideia falsa mentirosa cometeu uma construção simbólica vivida intensamente e a partir disso que nós buscamos o processo de educação acreditamos inclusive na noção do Progresso as teorias do Levi's trouxe um contra o Positivismo e uma das marcas do positivismo é acreditar científicamente no progresso mas o que é o progresso então Neves trouxe entre outros grandes autores tentar mostrar e não só história o grande mito da civilização moderna Mas também ele é do Progresso não como uma ideia mentirosa mas é como algo de simbólico no qual nós sempre buscamos vivemos atrás disso votamos
em candidatos por causa disso temos uma ideia da mente o progresso da civilização é individual também dá em termos de crescimento econômico mais por isso diz respeito a elementos eminentemente simbólicos e talvez da há dois mil anos não tem um sentido nenhum para outras civilizações né então deves troço ele nunca descarta ficar doido é de história embora mostre que a é a história se submete a uma estrutura e estrutura o que permite por exemplo nós compararmos uma sociedade indígena a uma sociedade como a nossa afinal de contas temos dilemas existenciais formas de interpretação do mundo
e hierarquias formas de parentesco e todas elas auxiliam nessa construção simbólica do mundo então o deles trouxe leva o mito pronto patamar assim correndo symbole não tem uma visão parte Inocente em relação as outras sociedades e forma que isso inspira no futuro até mesmo Edgar morran onde escreve um livro chamado Enigma do homem e nessa obra é Edgar morra muito talvez inspirado em bistrôs vir aqui todas as sociedades são completo todas a sociedade alguma maneira são contemporâneos seja a isso significa que não é inferior ou superior é de uma sociedade não ter hoje por exemplo
internet algum encanado isso não faz biologicamente esses indivíduos que vivem nessa sociedade indígena por exemplo ou mais afastado de qualquer outro lugar Google elas não são inferiores Afinal de cocos todos os seres humanos universalmente são dotados das mesmas estruturas cognitivas sensoriais Essa é a grande lição do pensamento Selvagem o que faz da obra do nervosismo dos é constituir um grande diálogo entre antropologia e filosofia gostou desse vídeo Então aproveite porque tem muita coisa boa te esperando aqui inscreva-se e E aí [Música] E aí [Música]
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