olá eu sou professor fala bonito estou aqui no canal não teve a cabeça com esse curso de filosofia que tem como objetivo revisar 10 conteúdos mais cobrado nem nos últimos quatro anos ok então fique atento para não perder nada [Música] nessa primeira aula a gente vai estudar sobre o nascimento da filosofia e os pensadores pré socráticos num primeiro momento nós vamos tentar entender o contexto histórico do nascimento da filosofia esse nascimento ocorre no século 6º antes de cristo na grécia antiga e então detalhe muito importante que você não pode deixar de lado a grécia não
era um país tal como nós entendemos hoje hoje quando nós falamos grécia nós imaginamos a nenhum país bonitinho ali na europa tal não cada criança não era um país a limpeza do clássico no período antigo grécia era na verdade um conjunto de pequenas comunidades políticas essas comunidades políticas nós podemos chamá-las de cidade estado ou pó listão pode cidade-estado mesma coisa ou seja são essas pequenas comunidades políticas que existiam naquela região que nós chamamos de grécia uma das principais cidades do estado era apenas ou seja uma das principais pólos e em apenas ocorre um fenômeno inédito
esse fenômeno nada mais é do que a democracia o que acontece na democracia os cidadãos passam a fazer parte das principais decisões da comunidade política só que na grécia antiga em atenas mais especificamente a democracia não era uma democracia direta ou seja eram os indivíduos que iam ali no agora quer o espaço de discussão para decidir as principais questões da cidade ou seja os indivíduos os cidadãos não elegia alguém para poder tomar as decisões não nada disso eram os próprios cidadãos que não há no agora quer um espaço onde se realizavam os principais debates da
pólis para decidir por ele mesmo as grandes questões da cidade e aí tem um detalhe muito importante nesse aspecto porque os principais historiadores da filosofia dizem que a democracia ateniense foi indispensável para o nascimento da filosofia e é só você fazer uma uma linha de raciocínio bem lógica então shiva por que em uma democracia as pessoas elas são forçadas a elaborar uma série de argumentos discursos que podem ser convincentes ou seja é necessário um esforço lógico para elaborar argumentos bem amarradinho salvamentos bem construídos bem fundamentados certo então a democracia ela favorece o surgimento da filosofia
por conta disso porque os indivíduos começaram a tentar elaborar uma série de argumentos lógicos ali na sua prática cotidiana por conta do surgimento da democracia direta então por isso que alguns historiadores da filosofia apontam ali o surgimento da democracia como algo necessário e indispensável para o surgimento da filosofia agora a gente vai falar sobre dois conceitos importantes desse momento de passagem da mitologia para a filosofia o primeiro conceito ao conceito de cosmogonia antes da gente entender o que significou uma agonia é necessário que você saber o que significa códigos que faz parte dessa palavrinha cosmogonia
cosmo nada mais é do que o universo a realidade tudo que existe tudo o que está à sua volta isso o código então cosmogonia é uma narrativa fantasiosa sobre o cosmo ou seja uma narrativa fantasma sobre o universo sobre a realidade sobre os fenômenos quando eu falo é fantasiosa estou me referindo àquelas histórias que existem somente em nossa imaginação histórias que não existem de fato como por exemplo a história do poseidon que é o deus da mitologia grega que toda vez que ele está irritado com alguém ele vai lá e há uma tempestade no meio
do oceano como aquela pessoa está lá no oceano assim como ele fez um herói ulisses celular ficou admirado com o herói ulisses e a uma tempestade ali no meio do oceano para poder sacar em áulis por seja eu estou explicando um fenômeno do universo a partir de uma história fantasiosa a cosmologia ela tem uma postura diferenciada ela já tenta falar sobre esse cosmo vocês ou seja sobre esse universo utilizando a crítica e utilizando argumentos científicos no sentido de argumentos que se preocupam com os fatos que se preocupam em justificativas em fundamentações lógicas e fundações racionais
e é crianças a cosmologia essa postura cosmológica que surge também a filosofia então a cosmologia ela nasce junto com a filosofia porque ela possui essas características típicas do discurso filosófico é um discurso crítico e um discurso científico então a gente começa a notar que os primeiros filósofos eles deixam as narrativas cosmococas mônicas e passam a defender uma nativa cosmológica ou seja crítica e científica os primeiros filósofos ou primeiros intelectuais que irão adotar uma postura cosmológica sobre a natureza sobre o universo foram os filósofos pré-socráticos sendo assim podemos falar que os filósofos pré-socráticos são exatamente os
primeiros filósofos era um filósofo e se preocupavam em analisar o universo em analisar a natureza de forma crítica e científica portanto era um filósofo os cosmólogos acho que a gente começar a entender cada um dos pré-socráticos é indispensável também você reconhecer esses conceitos prévios conceitos gerais para você entender a filosofia antiga e mais especificamente a filosofia de trás o crítico que são essas três que é o conceito de fizi conceito de arquette e o conceito de opus fizem significa natureza sobre esse conceito de natureza mais um detalhe muito importante quando os pré socráticos falam de
natureza eles não estão falando apenas da natureza física os animaizinhos as folhas das árvores em minhas as florzinhas não nada disso natureza para os pés o crat qos nada mais é do que tudo que existe tudo a natureza é o movimento das coisas é a mudança das coisas a essência das coisas tudo isso para os preços o crat custos é a natureza é tudo que existe isso significa natureza a care significa o elemento primeiro mais especificamente o elemento que deu origem a essa natureza porque se a natureza tudo que existe essa totalidade o que nós
chamamos de natureza ela necessariamente precisa ter começado em algum lugar ela precisa ter se iniciado em algum lugar em alguma coisa e aquilo que deu origem a essa natureza segundos pré socráticos é aqui é só você lembrar da palavra arqueologia que talvez te ajude a lembrar o que significa essa expressão zinho em grego ar que outra expressão extremamente importante para você entender é a expressão logos é um conceito grego também a palavra grega que significa a razão que organiza a natureza e esse conceito esse conceito é lindo porque os gregos eles acreditavam que a natureza
ela não era conduzida ao acaso essa natureza que ele chama de fizi uma natureza dotada de sentido tudo o que acontece na natureza tem um porquê tudo que acontece na natureza tem razão tem motivo e aquilo que organiza a natureza é esse logos essa é essa razão organizadora da natureza dos pré-socráticos acreditavam que se eles conseguissem encontrar ar quer ou seja o elemento primeiro o elemento que deu origem a toda natureza eles conseguiram entender a natureza como um todo então por isso que eles identificaram essa busca pelo princípio originário o elemento primeiro elemento primordial com
o centro da investigação intelectual que eles estavam entregando a ele no momento e eu listei pra você o nome dos principais pré socráticos que está a tarde mileto a maxinde anaximandro pitágoras e demócrito cada um desses filósofos pré-socráticos vai defender que arkhé é um tipo específico ou seja cada um deles vai ter a sua própria opinião sobre o que seria esse princípio o elemento primordial thales de mileto que é o primeiro filósofo então tá um detalhe importante também você identifica tales de mileto como o primeiro filósofo da história porque é o primeiro passo é grave
ele vai falar que aqui é o princípio original é a água ou seja o elemento que deu origem a todas as coisas é um elemento água porque identifica que tudo o que é vivo é o miúdo que é morto é tende a ficar seco tende a perder humidade então por esse motivo tarde momento nem identifica que a arca é a água outros filósofos pré-socráticos anaxímenes que vai falar o seguinte ar quer ou seja o princípio primordial é o ar é o elemento ar de acordo com a compressão do as coisas vão tomando forma então segundo
o smn não poderia ser outro elemento que deu origem a todas as coisas que não fosse o anaximandro ele é o filósofo é socrático que vai dizer o seguinte é impossível determinar o que é a arc é impossível determinar esse princípio originário sendo assim ele vai chamar ar quer de a pedir um para a palavrinha em grego que significa em determinado então anaximandro vai falar que ar que é algo em determinado pitágoras o grande ele mesmo grande autor do teorema de pitágoras galera voz matemática aí que está agonizando filósofos pré-socráticos que ele vai falar o
seguinte o princípio de todas as coisas só pode ser um número pitágoras é um grande otimismo na matemática ele compreende a matemática quase como se fosse uma entidade divina porque ele acredita que como a natureza bem organizada essa organização da natureza ela ocorre de forma matemática simétrica ou seja é possível você medir a organização da natureza perfeitamente possível você fazer isso outro filósofo pré socráticos o demócrito o de moto ele vai falar o seguinte que achar que é é o átomo então é isso mesmo o terremoto um outro filósofo pré socráticos ué o camarada que
inventou essa expressão átomo que significa partícula indivisível então já viu que o matemático e um cara que deu o nome é um conceito elementar da química demócrito falando que aquela princípios crenças hoje é o ato é uma partícula indivisível então de morte inclusive ele vai falar que a natureza ela não é uma unidade como os gregos acreditavam é porque essa galera que defendia tarde as cinzas um ano pitágoras defendia que a natureza era bem organizada todo bonitinho e de moto pra falar não canela nisso não na natureza é fragmentado não existe unidade organização dessa natureza
porque tudo é átomo a origem de todas as coisas é o átomo e aí no próximo quadro a gente vai falar sobre outros dois filósofos pré-socráticos extremamente importante que é o filósofo pra socrático par mente que o filósofo sócrates cuero acto olha só agora presta atenção nesses estúdios filósofos pré-socráticos aqui que é o filósofo para mim disse o filósofo heráclito esses dois filósofos pré-socráticos se destacam porque eles vão introduzir na filosofia um debate chamado de ontologia cupom do gia significa estudo sobre o ser ou então podemos falar que ontologia é estudo sobre a essência das
coisas ea grande questão sobre odontologia seguinte será que a essência das coisas muda ou não será que as coisas sempre possuem a mesma essência ou será que a essência das coisas vão mudando com o passar do tempo então por exemplo será que a essência de ser humano sempre foi a mesma será que aquilo que nós chamamos de ser humano hoje sempre foi ser humano sempre será a ser humano ou será que aquilo que nós chamamos de ser humano está em constante mudança nem sempre o ser humano vai ser o mesmo que é um debate ontológico
isso um debate antológico esse é um debate sobre a essência identidade das coisas para eles vai afirmar que a essência das coisas não muda então para para mendes nada muda tudo permanece igual inclusive para menos ele tem uma frase muito icônica que se que se constitui da seguinte maneira os e é abre aspas você é e eu não ser não é ou seja se uma coisa ela é tão por exemplo se eu falo que o quadro é branco ou ele é branco ou ele não é branco não existe a possibilidade dele ser bem um pouco
e deixar de ser branco outro momento não é possível você afirmar que ele é branco e no branco na sua essência não se a essência do quadro é branca ele sempre será branco porque não tem como falar que uma coisa é noel mesmo tempo então resumindo que você tem que entender claramente é que ele vai afirmar que a essência das coisas não mudam nada muda já heráclito afirma o oposto heráclito está afirmando que os que a essência que o circo das coisas que está em constante mudança tudo muda segundo ela inclusive ele tem ali a
ele que criou uma frase estamos famosa também que é aquela frase não se pode entrar no mesmo rio duas vezes porque toda vez que você entra no rio você já teve a experiência de ter entrado no rio e o próprio rio ele já modificou suas águas então não tem como você entrar no mesmo rio duas vezes então ele está querendo dizer o seguinte eu mudei no momento que entrei no rio mudou também a natureza está em constante mudança segundo ceratto resumindo a menos a natureza não muda ela sempre ser a mesma porque a essência da
natureza não muda nada muda já heráclito afirma que a natureza está em constante mudança para que tudo muda então finalizamos a nossa primeira aula sobre o nascimento da filosofia e os filósofos pré-socráticos na próxima aula o tema excelência aqui ó sócrates e os surfistas ok um abraço