pessoal a gente tá começando hoje o pipocando diferente que a gente vai falar sobre roteiro roteiro cara que é eu acho que é a alma do negócio você falando de audiovisual roteiro é é com certeza uma das partes mais importantes né bo você escreve muitos roteiros e e poesias poemas filha daa Hoje a gente vai contar para vocês Como são feitos roteiros de cinema e a gente vai falar tanto da estrutura do texto quanto de alguns processos criativos usados por roteiristas que ganharam Oscar que fizeram sucesso aí escrever os filmes que vocês adoram [Música] a
maioria dos roteiros de cinema é criado em cima de uma estrutura padrão cara que define o estilo a fonte e até a quantidade de páginas adequada para um gênero específico de filme um dos maiores gurus lá de Hollywood de roteiro foi o side Field Que propagou essa estrutura em diversos livros incluindo o manual do roteiro os fundamentos do texto cinematográfico 79 um livrão aí recomendado para todo mundo o s Sid Field é o cara que inventou aquele modelo de roteiro é para padronizar o a a escrita de roteiro e para você conseguir ter uma noção
também do tamanho do filme de acordo com quantas páginas tem um roteiro as páginas danam mais ou menos um minuto e se você obedece isso certo é fica mais fácil de trabalhar uma coisa legal também de vocês saberem galera é que o roteiro de cinema ele não é uma escrita como uma outra escrita como um roteiro de teatro ou como um livro né às vezes fala assim pô que nem agora JK Rowling escreveu o roteiro do filme do Harry Potter As pessoas pensam assim Ah então o filme vai ficar muito bom porque ela escreveu os
livros ela é uma baita escritora agora o roteiro vai ficar sensacional Lógico que tem tem são coisas parecidas mas o roteirista de cinema Ele tem ele tem outras preocupações que é uma lógica diferente da da da literatura normal entendeu Além disso o roteiro também é dividido nos fam gerados três atos que definem a apresentação da história o desenvolvimento e a resolução é aí que a preocupação do cara que vai escrever com o ritmo tem que acontecer porque você tem que Balancear os atos e aí dependendo do gênero esses atos funcionam diferente o ato um são
as três primeiras páginas 30 o ato um são são as 30 Primeira o ato um eles são as 30 primeiras páginas do roteiro que apresentam o cenário os personagens centrais da história e o relacionamento que existe entre os personagens nessa hora que você vai conhecendo quem é quem Sim e as 10 primeiras páginas elas são importantes porque elas ditam o clima do filme e mostram a essência da história além de ter a função de capturar a atenção do público é aquela coisa mano começou o filme você já sabe que você vai querer assistir até o
final muitas vezes em muitos filmes você consegue perceber que a primeira cena do filme já traduz o filme inteiro ela conceitualmente traduz o filme inteiro conceitualmente assim tipo o primeiro plano do filme no filme O Regresso que você começa com o rio entendeu correndo na verdade você vê a força da natureza agindo sobre as coisas que no filme fala sobre o poder da Natureza Contra o homem Tipo olha que que então isso é uma coisa que os que os esoteristas V de fazer Eita Giovana é que frita né dá para usar de exemplo o começo
de Parque dos Dinossauros que logo no primeiro minuto já mostra um cenário de Floresta ae o filme vai se passar E além disso né existe um monstro misterioso matando os funcionários dentro dentro de uma jaula o que cria uma atmosfera de suspense pra [Música] história já o ato do das estruturas de roteiro tem mais ou menos 60 páginas e a parte que o protagonista enfrenta uma série de obstáculos antes de atingir os seus objetivos basicamente isso mesmo invadiram e deletaram todo nosso conteúdo né são 2 anos quase de conteúdo já tinha mais de 1 milhão
de visualizações do canal hum a maioria dos roteiros são assim e você pode perceber que aqueles que você vai no cinema e mais gosta eles são nessa estrutura então é muito louco que chama-se é o roteiro clássico de Hollywood e tem filme que não segue o roteiro clássico E aí o bonzinho morre no final o cara não descobre nada sei lá existe a a subversão desse modelo que você tá falando exatamente outros modelos muito loucos de roteiro por exemplo o quarto de Jack é um filme muito louco ele tem o primeiro ponto de Virada o
segundo ponto de virada E aí uma apêndice depois que que que conta sobre o filme mas no segundo filme mais ou menos como no filme do Netflix bus of foundation que rola os dois pontos de virada ele podia terminar na hora que o Abu lá é é Pero lá que o menino salvo e aí ele começa a ter a a história com a psicóloga que parece que sabe tem uma resolução daquilo que deixa o filme mais mais inteligente sabe mais cabeça mas isso aqui é só uma viagem nossa galera tá tô propondo bom e no
terceiro ato acontece a resolução da história são as últimas 30 páginas lá do texto que mostram os personagens encontrando a solução pros problemas e caminhando pra cena final para deixar suas mudanças de ato mais interessante o roteirista ele precisa criar os pontos de virada aqueles ganchos que puxam a história para outra direção e causam as mudanças drásticas por exemplo eu conto a história de um menino que vai na padaria menino menino vai na padaria menino você não tem uma história muito aí no menino vai padaria Mas assim vez que ele assaltar não não o que
que o menino queria indo na padaria Oi falar com você comão ele queria comprar um pão talvez Então vamos dizer cigarro para fumar escondido da mãe vamos dizer um um vamos dizer um cigarro para fumar escondido mãe então ele tava em casa aí teve um primeiro ponto de de virada ele descobre que ele tá sem cigarro e que ele precisa comprar um cigarro pra mãe que ele precisa até a farmácia sei lá tô chutando qualquer até a padaria aí então ele passa o filme inteiro tentando dinheiro para comprar o o o cigarro e no segundo
ponto de virada ou então vamos dizer aonde ele tentando conseguir esse dinheiro ele se depara com outdoor de uma campanha do governo um Proerd e ele de repente vê que ess cigarro não é nada e compra pão então assim o primeiro ponto de Virada o menino ele queria droga o segundo ele descobre que a droga não é nada temos uma jornada do Herói O menino se descobrindo o menino cobrindo a si mesmo cois muito Lou não é a jornad é a jornada do Noia sacaram então pô eu ia gravar o menino indo indo a padaria
Menin não Quais são as motivações deste menino O que que significa padaria para este o que que ele vai achar na padaria O que ele vai buscar na padaria O que encontra na padaria O que depois da padaria tem qual que é o primeiro ponto de Virada o segundo ponto de virada a estrutura de roteiro Rand Eita Jan alô alô menino e ainda usando o Jurassic Park de exemplo o primeiro ponto de virada é quando os dinossauros são vistos pela primeira vez porque nesse momento que os personagens encaram uma nova realidade é algo que modifica
o cenário calmo do começo do filme Um outro PL PL PL PL Ô Roland sabe uma coisa que eu acho muito da hora agora falavas estão em inglês é legal vocês falarem de PL points porque a primeira vez já falaram e a gente consegue usar aquelas coisas tipo aquela música americana você falando plot points tá ligado com a bandeira fica muito show legal fica bem legal que legal hein pra traduzir bom é legal tá bom um outro plot Point é a ah plot po ser o o outro ponto de virada é a sequência que o
t-rex ataca o jip porque é nessa cena que todo perigo se intensifica e começa a tal da luta pela sobrevivência foi proposto o desafio rapaz que às vezes o cara ele vai criar história ele quer fazer uma discussão temática a respeito de algo então por exemplo assim você cria uma história sobre o menino tal e o seu a sua discussão temática é a relação das drogas entre ser humano exatamente Então o que acontece muitos filmes hoje em dia saem e não tem a maldita da discussão temática que traz uma profundidade pra história uma relevância que
quando você sai do cinema a história continua com você entendeu é aquela coisa que eu falei no livro do pipocando né se quee artista preencha-se primeiro porque a arte é o que transborda Que bonito hein ah garotada Fala aí me sentir Coach inclusive livro do pipocando muito legal por exemplo o roteirista Dustin luning Black já levou o Oscar de melhor roteiro original pelo filme Milk fica mais ou menos um ano só fazendo pesquisa reunindo material para depois fazer o roteiro velho exatamente Ah e inclusive já falamos aqui no vídeo do pipocando que roteirista em Hollywood
é uma das funções mais escassas que existem as pessoas ficam loucas atrás de roteiros e não encontram roteiros para fazer os filmes e teve a greve dos roteiristas lá que saiu um monte de filme merda nessa época porque os roteiristas não queriam escrever então roteirista mano o kub cara ele ele tinha um projeto né Depois foi a público isso depois que ele morreu né de fazer uma história sobre o Napoleão sim e aí você vê a quantidade de pesquisa que ele tinha feito sobre Napoleão tou material ridículo de absurdo Museu do Napoleão Napoleão boa parte
boa parte você escreveu já o roteiro do Napoleão boa parte e depois de escolheu e depois escolheu o tema para a história os ristas criam os personagens desenvolvendo a função de cada um seus sentimentos objetivos e até estilos de diálogo é um exercício normal você tá simplista né estamos simplista estamos dando assim uma receita para você fazer roteiro roteiro mas é que é É na verdade escrever é uma experiência totalmente conturbada muito louca né você vai descobrir um monte de coisa no processo é um negócio maluco né os melhores roteiristas dão para um ator e
o cara tem input para trabalhar em cima quem que sou eu né quem sou eu eu sou smigo ou eu sou sou louquinho eu sou sou mais na minha meio mais com medo entendeu esse medo é baseado no quê um trauma do passado ou ou eu levei um choque na cabeça igual lequina tá entendi para isso alguns roteiristas se apoiam na tal da jornada do Herói lá Joseph cumel estamos falando aqui uma estrutura muito usada para definir facilmente a motivação e os desafios do protagonista e esse conceito foi introduzido em 49 num livro chamado o
herói de mil faces que também aborda categorias diferentes de personagens como os aliados o antagonista o mestre Cada um faz uma distinção de um jeito é são escolas e o cinema é uma arte nova inclusive né então cada caraa deu uma abordagem diferente mas enfim você pode se apoiar nessa coisa que que que é interessante fal Ah vou vou escrever o vilão vou escrever o antagonista isso essa essa essa leitura te ajuda a começar a escrever as suas histórias horríveis que ninguém vai querer ouvir É verdade além de tudo isso os ristas pensam em cada
cena individualmente para ter certeza de que só os momentos essenciais vão entrar na história é e também o cabe ao diretor depois né sentar cor roterista e talvez cortar umas páginas lá falar ó ISO que esquece já já deu para entender depende depende do da relação dos caras depende da relação se fosse eu e o bo bo é c e cada roteirista tem um jeito diferente para criar essas cenas por exemplo o dusting que a gente falou aqui ele cria uma ficha para cada momento do filme e vai montando como se fosse um quebra-cabeça entendeu
então ele vai tipo ele vai colocando Ah vai ter tal coisaa rola PR [ __ ] da pessoa fazer uma escaleta que chama que a escaleta você fazer a sequência das ações escritas uma em cima da outra e você faz isso através de ficha aí você separa a ficha porque a ficha você vai montando não deixa eu ver acho que essa sequência pode vir antes a sequência pode vir depois é um jeito de montar já o Rotela David Magi responsável por As Aventuras de Pi em busca da Terra do Nunca prefere criar cenas em postites
separados por cor para cada pess personagem é cada personagem se ele tiver lá motivação certa na cena certa vai usar a cor da [ __ ] da eu queria apresentar uma uma outra ferramenta muito legal para ele que é a tecnologia e a branda champman que roteirizou e dirigiu Valente também monta cenas em postites e ainda desenha ideias que possam inspirar outros momentos do filme é imagina eles falam que posti é legal que depois você tira uma coisa que não tá muito legal que é você já joga ali na Outra cena muit de ligado de
que se você guarda as informações na sua cabeça através de uma referência visual o bagulho fica mais guardado Então você cria visualmente você é muito louco entendeu Vale lembrar que a Brenda foi a primeira mulher a dirigir uma animação com o Príncipe do Egito e a ganhar o Oscar de melhor animação com Valente essa Mena é [ __ ] e só depois de todo esse processo criativo que o roteiro vai ser escrito naquelas estruturas e enviado pra produtora então quer dizer rola todo um rolê de escrever de trabalhar antes de passar aquilo pra versão final
do roteiro Mas aí o louco é que agora começa um trabalho colaborativo onde os produtores e diretores passam suas impressões da história influenciam toda a obra final tem tem várias passadas de roteiro a a galera passa para todo mundo ler para para outros técnicos muitas vezes para amigos roteiristas e a partir desse feedback né eles remontam o roteiro e vão tendo não é versões Como é que chama o roteiro eh o Alzheimer É hoje um problema que os médicos conhecem relativamente bem tem o nome tem o nome não é versão vou lembrar vou lembrar vou
lembrar e apesar dessa estrutura de roteiro tratamento chupa filha da lembrei eu queria tanto ter lembrado antes e apesar dessa estrutura de roteiro ser a mais utilizada em Hollywood não quer dizer que ela é a fórmula de sucesso garantida já que muitos filmes acabam caindo nos clichês e outros filmes não usam estrutura ou o cara dirige da cabeça dele é um filme experimental Sei lá o cara não faz roteiro é tudo improvisado ou link Leather por exemplo deve ter um [ __ ] roteiro [ __ ] mas é tudo me improvisado na hora mas é
que isso isso é super baseado na experiência do ser humano assim de ficar Du horas em uma sala de cinema hoje você assistindo em celular assistindo em outros dispositivos roteiro muda a lógica de roteiro e por isso que os roteiristas de cinema mais experimentais eles preferem não seguir nenhuma estrutura Como foi o caso do Robert eders no filme de terror A Bruxa por exemplo e além de se afastar dos três atos convencionais do roteiro o igers também ficou longe da jornada do Herói e surpreendeu o público que avaliou o filme com 91% lá no hoten
aliás ó ele não só escreveu como também dirigiu o filme O que aconteceu com outros caras [ __ ] de Hollywood como Paul Thomas Anderson o Nolan o quent Tarantino todos os caras que utilizam o roteiro clássico como referência Mas eles brincam e ó falar uma coisa muita gente discorda disso tal mas eu acho fundamental uma pessoa que vai escrever tanto uma pessoa que vai dirigir passar por outras funções porque o cara consegue ter um um overview maior do que ele tá fazendo E aí o roteiro né quando o cara dirige e escreve o roteiro
é uma relação tão tão íntima com oado final A não ser que tenha dinheiro limitado que eu já vi muitos roteiristas que não tem contato com produção e com a técnica colocando qualquer coisa aí F criando criando coisas absurdas depois quando você vai ver a verba para produzir o negócio o cara viajou na ma não mas às vezes o cara saber de montagem por exemplo um roteirista ele tem que saber de montagem PR [ __ ] inclusive os dois oscars que o Tarantino ganhou foram na categoria de melhor roteiro um por PP Fiction em 95
E outro por Jango em 2013 o cara não ganhou como diretor como roteirista e a gente não pode esquecer das quatro indicações ao Oscar que o [ __ ] recebeu pelos seus roteiros P Thomas Anderson tem um vídeo especial que a gente fez dele aqui cara é [ __ ] e existem programas que podem ajudar na hora de escrever um roteiro como Celtics ou site wier do it que pelo menos eles já formatam as coisas PR você Mas sinceramente isso não quando você tiver uma boa história na mão velho eu ten cará formata A galera
gosta de escrever di externa L igual uma máquina de escrever para ficar bonitinho se achar o roteirista a real velho é que quem tem uma boa ideia e uma boa ideia um bom argumento conta em em duas linhas se sua ideia que você conta em duas linhas e qualquer filme de Hollywood você pega e fala em duas linhas qual que é o argumento do filme A ideia Central moleque é esquecido em casa porque não sei o que lá jornada pronto é isso a sua ideia tem que ser descrita em duas linhas tá ligado mas ele
ajuda você descreve personagem Então vai clicando lá você vai ter descrição de de ambiente descrição de planos o caramba e ele é uma comunidade Ou seja você pega o seu roteiro e você compartilha com todo mundo mas mas ó o sinistro mesmo galera é o texto do celular esse eu uso PR [ __ ] também noss eu escrevo o dia inteiro Nessa ó escrevi um texto pro Dia das Crianças nunca postei não vou postar é só um texto dá uma olhada ó close close close Valeu galera espero que vocês tenham gostado dá like tia solta
o contol vem pro YouTube e se no dia das crianças não focassem somente em quem está no corpo com o corpo pequeno existe uma criança dentro de cada pessoa o estado mais puro de nós que trancafiada magoada zoada e se vinga do mundo a todo momento Abrace a Feliz Dia das Crianças Olha que bonitinho gostei sabe o que vai ficar isso nada são notas Ó que bonito