[Música] f [Música] [Música] H algo de racional no estado já que ele pode ser um mito claro você não percebe a Sociedade existe por conta da religião não só mas também é o estado se formou graças à escolha racional das pessoas você acredita nisso podemos esperar o melhor para amanhã não não não cuidado [Música] Olá no Linhas Cruzadas de hoje nós vamos conversar sobre a origem e a formação do Estado vamos lá Pondé como é que surge essa necessidade de pensar a ordem política Platão já tinha pensado não tanto exatamente na origem da ordem política
mas ele tinha pensado na política enquanto uma uma arte de fazer com que ais fosse melhor então os gregos já tinham refletido sobre o que a gente chama de política né mas essa essa reflexão específica que você pergunta sobre Quando que a gente teria começado a refletir sobre a ordem política origem da ordem política isso acontece Principalmente ao redor do século 17 aí que tem os grandes clássicos por quê Porque ao longo da idade média quando o cristianismo se impõe inclusive na elite culta europeia digamos assim e que era basicamente gente do clero do alto
clero a ideia de que a ordem política a ordem social tinha sido também uma criação de Deus no sentido de que existia o rei certo então já houve Imperador no tempo do Carlos Magno você tinha então os podes locais Então tudo era pensado como você nasceu naquele lugar então de alguma forma Deus colocou você naquele lugar Então nesse sentido o estado surge para substituir Deus na organização da sociedade então a reflexão sobre a origem do estado sim que você falou sim quer dizer essa reflexão que na filosofia a gente chama de jusnaturalismo ou contratualismo por
conta dos conceitos de contrato social né É ah surge sim como uma forma de refletir sobre a a origem da ordem política já que Deus não estaria metido nisso de alguma forma Então por que que a gente deve obedecer o rei se não foi Deus que escolheu o rei entende por que que a gente deve viver do jeito que a gente vive por que que a gente deve obedecer pessoas que são Poderosas já que não é Deus que mandou Então por quê aí Alguns grandes filósofos começam a levantar hipótes mas esa aí pé e quando
o estado coloca Deus acima de todos é uma negação dessa origem É não é porque o que acontece é que Deus não some do mapa como religião né ele não some do mapa o o o problema é quase um problema técnico da Gênese da ordem política uma coisa é quando eu entendo que a Gênese da ordem política depende digamos assim de uma organização política que Deus deu ou estabeleceu e outra coisa é quando eu permaneço acreditando em Deus Inclusive acho que ele é importante paraa vida política e social mas eu entendo que a ordem política
Surgiu da ação entre os homens e não que Deus mandou Essa ordem política entende então não há uma não não acontece uma separação absoluta entre religião e surgimento não há um descolamento Total então Total não mas a o descolamento é na compreensão da Gênese da ordem política antes grosso modo Deus tinha a ver com isso na Europa e a partir do século 1 principalmente a gente começa a pensar como é que os seres humanos inventaram a olha em política entende essa é a diferença não que Deus não exista e você acredita que nossas escolhas políticas
podem melhorar a sociedade vamos ver algumas respostas se eu acho que as nossas decisões podem mudar o mundo nossas decisões políticas Eu acho que um pouco né O que mudaria o mundo seria todo mundo tomar consciência de classe e a luta não eu não acho eu não acho porque não são os políticos que resolvem as coisas são os empresários é minha opinião eu acho que no contexto geral a política ela tem muita influência Até mesmo porque ela representa a voz da sociedade e hoje a sociedade direcionada pelos políticos de boa índole pode mudar tanto A
Estratégia do país quanto a cultura em si né acredito que sim nossas decisões influenciam em um todo né democraticamente falando eh tudo pode ser mudado pode ser imposto por uma uma ação social um voto pode mudar muita coisa as nossas decisões ajuda muito a colocar as pessoas no poder e quem está no poder aos poucos conseguem mudar isso as nossas decisões mudam muito o mundo porque tudo que acontece ao nosso redor é acontece a partir de decisões políticas se eu acho que as nossa decisões políticas pode mudar o mundo sim acredito que sim Se nós
fizer uma boa escolha muda muda sim acredito que antes da gente fazer dar o nosso voto a gente precisa estar conhecendo a pessoa que a gente tá colocando naquele cargo a gente precisa est pesquisando e sabendo o que que a gente tá fazendo com o nosso futuro com certeza as leões políticas mudam muita coisa então pessoal na hora de votar vamos vamos lá pensar direitinho que vamos votar que a nossa ção vai fazer muita diferença sim pode impactar né uma pessoa sozinha não mas várias pessoas com a mesma opinião pode impactar em alguma mudança então
a gente teve uma boa mostragem né A primeira entrevistada acho que a gente já começou já com efeito dramático né ela foi no movimento crescente e terminou de forma grande eloquentemente marxista eu acho que sim as nossas decisões mudam e portanto a gente deve pensar em quem vai votar e eu acho que as pessoas devem desenvolver uma consciência de classe e ir paraa luta né Eu imagino que Marx lá no céu eu tô falando uma contradição em termos né Marx lá no céu visto que era teu mas assim eh Marx lá no céu deve ter
aplaudido naade Olha só aquela menina ela ela aprendeu direitinho fe de aí depois veio uma outra que foi o oposto né Foi assim tipo a resposta Liberal por Excelência não eu não acho que são os políticos que mudam o mundo são os empresários né quer dizer foi foi engraçado essa e foi uma depois da outra né mas de uma forma geral as pessoas acreditando muito no poder do voto para fazer mudanças não é sim quase um eu chi que ele ia falar um número faltou pouco faltou pouco para ele citar o número que acha agora
tem um elemento importante é a maior parte das pessoas poder do voto da Democracia a ideia de do que a gente poderia chamar de consciência política no sentido de pensar em quem você vai votar porém Andres o problema é que as pesquisas mais recentes de Ciência Política empírica como se fala que é você fazer pesquisa do comportamento do eleitor né também tem dos políticos mas eu tô me inferindo o eleitor não parece que as pessoas pesquisam muito para votar em ninguém normalmente o que acontece é que se as pessoas vão a algum tipo de busca
de referência elas vão para reforçar um princpio ideológico que ela já tem ou uma ideia de sociedade que ela já tem se eu acho que quem muda o mundo são os empresários então aí eu vou buscar informação sobre candidatos mas eu já vou buscar informação sobre candidatos para ver qual quais são os candidatos que podem pensar igual a mim ou seja dê mais espaço paraos empresários ou ao contrário se eu acho que é uma questão de luta de classe eu vou buscar candidatos que pareçam pelo seu histórico e Propaganda que também concordam com a ideia
de que deve haver uma luta é isso aí agora eh Thomas Robes Lock Rousseau defendem que o estado se originou pelo chamado contrato social um acordo entre pessoas nós vamos falar aqui ao longo do programa dos três para Robs antes do homem viver em sociedade era uma selvageria o homem é o lobo do homem então o Estado surge para acabar com essa insegurança então explica melhor isso pra gente onde as pessoas se reuniram se organizaram Tom uma decisão racional PR formação desse estado Então essa é todos os de alguma forma todos os chamados grandes contratualistas
que são justamente hobs Lock Rousseau né todos eles assumiam uma situação que a gente pode dizer claramente como mítica né em que os seres humanos se reuniam ID os problemas que eles tinham né buscando soluções é quase uma reunião corporativa a imagem agora vale salientar Andresa que não dá pra gente dizer que nenhum deles de fato pensou isso no sentido histórico tá essa é uma essa é uma discussão Infernal na filosofia política se o Robs imaginou mesmo que um dia os seres humanos sentaram fizeram Contrato ou lo ou não dá para dizer que Eles teriam
tido uma uma uma percepção assim de que essa teoria do contrato social é histórica no sentido forte sabe que um dia foram num cartório de fato aconteceu dessa forma com sim exatamente mas de qualquer jeito Ah o que o hobs pensa é que sim a vida era bruta breve como ele fala né a violenta muitos depois do Robs né porque na época dele não havia essa concepção ah entenderam que o Rob estava intuindo como teria sido a vida na pré-história certo o que também é objeto de discussão porque não é evidente que a na pré-história
fosse violenta o tempo inteiro muitos entendem que a violência começou com a agricultura e para minimizar essa violência Vamos colocar dessa forma Então as pessoas abriram mão da sua liberdade do contrário viveriam em risco Exatamente isso quer dizer a a gente imagina que nós estamos fazendo contrato social aqui então a gente chega no acordo que é o seguinte olha todo mundo mata todo mundo é um caos é uma desordem ninguém tem segurança nenhuma né então vamos fazer o seguinte x que o Robs não é um absolutista não há nada que ele esteja dizendo que o
rei foi escolhido por Deus é por isso que o leviatan que é o nome do livro dele que fala disso ele tá pensando tudo da noção de estado mesmo né então assim X Vamos decidir aqui entre nós que X é o único que terá o poder legítimo da violência e esse poder legítimo da violência será exercido a favor da diminuição da violência ilegítima e qual é essa violência ilegítima a violência entre iguais vizinhos marido mulher assaltar banco matar alguém por vingança não só quem pode é x O Leviatã só ele pode matar só ele organiza
só ele manda porém se ele não conseguir botar ordem na casa ele perde a soberania surge então o poder maior pelo medo essa é uma característica do Estado o medo é fundamental nessa história o medo faz parte do jogo mas o hobs não é digamos assim um pessimista de carterinha ele entende que um estado que funcione razoavelmente né que consiga organizar diminuir a violência estabelecer hierarquias quem manda quem obedece todo esse universo aí ele poderá sim fazer com que a vida seja melhor do que antes porque antes do estado pro Robs havia contingência pura e
simples tá aí a violência desorganização vida breve né a a a aquilo que a gente poderia chamar de insegurança política absoluta com o estado ou Leviatã Você tem uma possibilidade uma esperança de uma segurança política possível não perfeita mas muito melhor do que havia antes por isso que o Robs é o Pensador de a a falta de ordem é sempre a pior coisa que existe de ordem política agora se quem tá no poder ao invés de diminuir a violência ilegítima gerá-la aí ele não pode ficar no poder mais troca o que pode acontecer né quantos
exemplos nesse sentido ao longo da história é quase todo dia acontece isso e no próximo bloco outras teorias sobre a formação do Estado a gente volta [Música] já voltamos a conversar sobre a formação do Estado a origem da sociedade no bloco anterior falamos sobre o pensamento de Thomas Robs que aparece mais tarde também nas ideias de John Lock filósofo inglês do século X qual a diferença Pondé entre esse dois pensamentos a tradição filosófica eu quero dizer quem estuda a história da filosofia política no caso entende que o Robs ficou com fama de pessimista por isso
que eu falei no primeiro bloco ele não Era exatamente um pessimista ele tinha esperança que a ordem política tornava a vida melhor de fato mas que ele seria mais pessimista do que o lock por exemplo e do que russ porque no Robs é é como se a gente se reuniu porque a gente estava completamente miserável a vida era um horror né bom no caso do Lock que é tomado como contratualista um tanto otimista digamos assim a filosofia sempre não gosta muito desses adjetivos mas assim é porque o lock em sendo pai da tradição Liberal assim
no sentido forte né da ideia da Escolha racional individual do do direito à escolha individual racional né eh o lock ele entende contrato social digamos ele não projeta uma imagem de mundo assim um horror Antes do contrato social né E por que a gente percebe isso porque ele fala que o objetivo do dos nossos ancestrais quando criaram o contrato social era a proteger o nosso corpo ou seja proteger o nosso corpo de violência a nossa propriedade olha a ideia de propriedade né por isso que V dizer é hum burguês já estava pensando como burguês né
proteger a nossa propriedade que é fruto do nosso trabalho portanto há que se proteger também o trabalho tá então que que a gente percebe nesse olhar de contrato social a partir do lo a gente percebe primeiro não uma suposição de um mundo completamente caótico antes né a gente percebe que o contrato social Portanto o estado Visa organizar a vida em níveis mais sofisticados de certa for sur para defender os negócios também quando se fala em propriedade privada exatamente né se você por isso que dizem que é um contato social tipicamente burgues mas o cara era
em inglês século X Ele ia pensar como né não é à toa que a Inglaterra é criado da Revolução Industrial né e também do capitalismo né no sentido mais forte Então é isso mesmo o contrato social ele ele é feito para fazer com que você tenha uma Segurança Social hoje se diria jurídica de repente uma segurança social em que as pessoas possam cuidar dos seus Business sabe negócios negócios tem uma frase dele de L vou trazer aqui que diz o seguinte onde não a lei não há liberdade então a liberdade precisa de regras exatamente né
Essa essa ideia do Lock eh ela é fundamental porque ele não tá vinculando a lei a ideia de opressão isso é profundamente Liberal né ele não tá supondo que porque existem leis existe opressão ele tá supondo que porque existem lei existe a liberdade é outra coisa não é possível pensar a liberdade fora do estado de direito é isso que ele tá dizendo quando a gente pensar hoje no século XX que o estado de direito é uma das formas de compreensão do que é democracia e a Democracia que a gente conhece é a Liberal que é
democracia é porque se não há estado de direito da linguagem do Lock leis certo se não há estado de direito portanto você não pode falar de liberdade porque o que você tem e a insegurança social e política Total se eu sei quais são as leis e eu respeito essas leis eu sou livre por quê Porque eu vivo e todos à minha volta é suposto nós vivemos dentro desse arcabouço legal digamos assim e dentro dele a gente é livre e ele fala dessas leis né que elas devem ser expressas a partir de uma assembleia né a
vontade de uma assembleia nesse sentido a gente pode entender que então loque é contra o absolutismo seguramente o lock estava muito longe de querer justificar o absolutismo muito longe o o quando Lock escreve as cartas Duas cartas sobre a tolerância por isso chamam ele de pai do conceito de tolerância né quando ele escreve essas duas Duas cartas sobre a tolerância ele tá preocupado que o o monarca absoluto que na Inglaterra já nem era tão absoluto certo porque já viia ali o Parlamento o lck trabalha com a ideia porque já existia na Inglaterra né no Reino
Unido como a gente fala hoje A ideia de que as leis devem ser construídas por pessoas Reunidas os tais representantes lá tem uma coisa importante aí que é o seguinte sobre essa época do Lock se você ler textos do século X por exemplo mesmo século X fazendo referência ao século X os ingleses britânicos já tinham alguma consciência de que os juízes devem ser Independentes certo os textos falam judges os juízes porque não existe ainda essa forma essa formação do que a gente chama de poder judiciário né mas já há a defesa de que se os
juízes não forem Independentes do Parlamento ou do soberano eles não vão poder julgar livremente veja só estamos falando de século X Tá vendo quer dizer isso esse mundo que a gente vive hoje a gente considera melhor do que outro no sentido de ter liberdade respeito à lei democracia eleição ele foi sendo gestado paulatinamente e ele foi sendo gestado basicamente em dois países Inglaterra e França é o resultado de uma cultura de uma história de um determinado povo do processo que eles passaram e Isso acabou sendo exportado e os Estados Unidos também entrou na brincadeira já
né já se se transformou logo num num laboratório fundamental dessas ideias europeias Mas então isso é muito importante por quê Porque você tá pensando na operação Liberal da sociedade imagina voltando ao contrato Então os seres humanos se reúnem para garantir a a segurança do próprio corpo dos próprios negócios do trabalho do seu trabalho para garantir a segurança da sua propriedade certo que o lock como consequência do trabalho portanto a a propriedade é de certa forma Sagrada Não no sentido que é Deus que deu mas Sagrada no sentido de que quem trabalha tem propriedade quem não
trabalha não tem a gente sabe muito bem que isso não é verdade né mas sem dúvida nenhuma aí há um argumento tipicamente Liberal quem trabalha Liberal agora no sentido econômico inclusive quem trabalha quem se esforça quem faz mais terá mais merece mais merece mais é por isso você sabe que o o o Marx engels e companhia e os os bolcheviques ah costumavam dizer que o estado burguês é na realidade um comitê para arranjar os negócios dos ricos vamos ver aqui a cena de um filme para ilustrar nossa conversa o filme patriota em que o protagonista
interpretado por Mel Gibson e seu filho lideram uma rebelião contra o exército britânico [Música] [Música] War we could Build a whole new world just Fed We Get Right Here With Your [Música] Home SS good thank you [Música] Esse é o final do filme né e a cena é muito paradigmática do sonho político americano e do sonho político que de alguma forma quando você imagina que a o contrato social foi feito para que as pessoas pudessem proteger sua propriedade como fruto do trabalho né E que então o o o estado não poderia o estado deveria nos
proteger dele mesmo essa isso é o salto mortal né o estado deveria ter instituições que nos protegesse dele mesmo por quê Porque ele é o poder né o filme narra a guerra de independência americana né e o Patriota o Mel Gibson será então um dos líderes militares dessa desse Exército e o Mel Gibson ele vai lutar perde filho é muito triste mas é um épico no final termina tudo bem a câmara mostra os filhos sorrindo a esposa dele é morta ele acaba casando com a com a irmã mais jovem da esposa que tá na cena
mas o fundamental ali é na hora que o negro né que tá na história luta e tudo mais vai até ele acabou a batalha e diz você falou que se a gente vên essa guerra contra o exército regular britânico e ficássemos Independentes tá pressuposto nós iríamos construir todo o mundo novo acreditando num mundo melhor é fundamental que essa fala é posta na boca de um negro porque eles ainda iam comer o pão que o diabo nos Estados Unidos certo acreditar que podemos mudar o mundo a partir das nossas decisões Racionais é uma doce ilusão não
dá para dizer que é completamente uma doce ilusão né porque inclusive se a gente disser que é completamente uma doce ilusão então a gente meio que anula a mínima Esperança naquilo que a gente tem de melhor para conseguir organizar o mundo que seja menos ruim acreditar que de fato as pessoas Reunidas numa sociedade complexa como a nossa tomando decisões fazem o mundo melhor há um grau de Utopia nisso basta olhar as redes sociais tô dizendo que na hora que um monte de gente fala ou que a gente ouve né é às vezes a gente não
ouve nada também né quando muitos falam também porque porque gritam também né um monte de fake News é um monte de um monte de bolha um monte as redes sociais criaram uma polarização radical como a gente nunca tinha experimentado nessa dimensão então responderia para você que não é que é completamente nula a possibilidade de ter o impacto na vida inclusive social a partir do uso da razão a razão é tudo que temos e daqui a pouco tem mais a teoria de rousse para o surgimento do Estado a gente já volta [Música] voltamos a conversar sobre
a origem do estado que surge para tornar possível a vida em sociedade nós já falamos aqui de hobs e Lock nós vamos andar um pouquinho mais nessa história chegar em Jean ja Rousseau filósofo suíço do século XVI o homem nasce bom e a sociedade o corrompe É isso mesmo Pondé então Eh é muito comum no senso comum se falar que rousse tá aqui Robs tá aqui né como se eles fossem simetricamente opostos porque para o Robs o homem é o lobo do homem como você citou né Essa famosa frase o homem é um lobo do
homem e a sociedade e o estado tornam ele um pouco melhor e para o rousse teria existido um homem que é o chamado bom selvagem como se fala né para se referir a esse essa figura mítica do rouso do homem natural que seria bom e a sociedade o perverteu por isso que se coloca os dois como simetricamente opostos Apesar de que a coisa não é exatamente assim porque o Rousseau ele se ele imaginou que a sociedade degenerou o homem natural que ideia é essa Mas o que o Rous tem mente é que esse bom selvagem
como se costumou chamar depois ou esse homem natural era um homem que não tinha propriedade que não era competitivo Ah que não era violento que vivia com aquilo que a natureza lhe dava veja como essa ideia penetrou na nossa cultura hein até hoje tem gente que acredita nisso e acha que se for morar sei lá no Xingu na Amazônia vai encontrar esse bom selvagem né a gente sabe que ele nunca existiu esse tal bom selvagem mas assim então na lógica do Rousseau o que que aconteceu esse primeiro homem e mulher aqui que viviam nesse equilíbrio
a a população começou a crescer a a população começou a se juntar em cidades aí começaram a comparar uma coisa com a outra alguém gritou essa árvore é minha tudo que cai dessa árvore aqui é minha certo aí surgiu a propriedade privada que nesse cenário surge como processo de degeneração diferente do Lock então e aí ele diz que nesse surgimento aí da propriedade privada vem o aparecimento das desigualdades sociais não é isso por que que ele acreditava nisso Exatamente isso porque é o Rousseau ele é na realidade o pai da esquerda ele é o pai
da esquerda né o ancestral do do Marx né porque ele acreditava que na medida em que os hom comearam aamar Posses isso Acabou fazendo com que alguns tivessem mais Posses do que outros e na medida que uns TM mais Posses do que outros começa a surgir a diferença de propriedades entre os homens e a tal da desigualdade social que tanto se fala hoje o Rous ele tinha um certo digamos assim um certo Encantamento com a noção de uma vida mais natural com menos riquezas tá o rousse tinha olhava pras Artes e pra técnica como alguma
coisa que era fruto da corrupção Mas aí o Rousseau continua né Não Para aí o contrato social que ele vai propor para redimir Esse contrato social degenerado e corrupto é o contrato social em que a maior parcela da população esta que não usufruiu da corrupção agora vai ditar as regras soberania do povo então ele acreditava na soberania do Povo era o representante então dessas pessoas desse povo a assembleia Assembleia a assembleia que representa a vontade geral certo ou seja a a ideia de uma vontade que emana desse grupo social gigantesco que é fundamental hein não
eh dessa Assembleia não faz parte elementos que se deram bem com a corrupção tá inclusive não é a toa que os jacobinos famosos revolucionários franceses nutriam uma certa simpatia pelo roussea Vamos fazer um outro contrato social e aí nasce essa noção que vai encarnar na Revolução Francesa e vai fazer tradição até hoje né Essa é ideia de revolução que você pode refazer o contrato social em outras bases e ao fazer isso você na realidade constrói uma sociedade que seja melhor então russ não é tipo o homem era bom a sociedade perverteu n o homem era
bom a sociedade perverteu mas a gente consegue curar a sociedade porém Andresa o Senor nunca disse que a gente ia voltar a viver como homem natural como muita gente acha que ele disse ele nunca disse isso o contrato social é um mito muito Provavelmente sim né Muito provavelmente sim inclusive o do nosso programa dessa edição do Linhas Cruzadas que é inspirado num livro de um filósofo do século X chamado cer alemão que fugiu do Hitler el tem um livro chamado mito do estado que ele tá refletindo sobre surgimento do nazismo e do fascismo e o
caráter irracional do Estado ele chama mito do Estado quando a gente diz que o contrato social seria um mito não é no sentido que o contrato social seria irracional qualquer das fórmulas dele mas sim o mito a imaginar que a sociedade nasceu de decisões Racionais Esse é o mito de que os seres humanos deram Nascimento à ordem política e social através do uso da razão e não por outros processos que muitos deles estão opacos razão tem um estudo Pondé coordenado pela o SIP cital em parceria com a FIP que mostra que o terceiro setor responde
por 4% do PIB e 6% dos empregos gerados no país é um setor que cresce cresce muito cresce para suprir as deficiências do estado é o que se pensa né tanto que muita gente que ah já se falou muito de terceiro setor né hoje não não tá falando tanto não significa que ele sumiu mas Teve uma época que tava na moda falar em terceiro setor mas sem dúvida nenhuma a a aquela entrevistada que falou que quem muda o mundo são os empresários né a ideia de que o terceiro setor seria fruto da ação da sociedade
civil e que a sociedade civil na fronteira entre o político e a iniciativa privada poderia dar eh concertar coisas e completar soluções que o estado não consegue dar conta Sem dúvida que sim vamos ver uma reportagem que apresenta pessoas que acreditam no trabalho como uma ferramenta para melhorar a sociedade trabalhando com marketing político eh a gente tem a oportunidade de ligar ideias propostas pessoas que têm intenções com a população né então acredito que a educação é a mola mestra de toda sociedade a gente não pode falar sobre uma sociedade Constru sem o toque suave e
obviamente inteligente da própria educação Eu costumo dizer que o trabalho que nós fazemos como Hunter é um trabalho que tem inclusive um cunho social a nossa grande preocupação é identificar o Talent certo compania correta né e ISO Nem sempre é uma missão muito fácil muito simples de ser feita a educação em si ela é a base de um processo eh que forma o indivíduo eh dentro da sua comunidade dentro da sociedade no todo prepara ele para uma uma uma vida realmente mais plena eh em contato com todos os outros seres humanos então educação é a
base de tudo né não há como separar a educação daquilo que é a formação do indivíduo fazendo campanhas pelo Brasil inteiro por exemplo eu consigo trazer até ideias que funcionaram com clientes em uma região para que outras regiões possam ter acesso à aquela informação porque o que nós fazemos é exatamente Identificar qual que é o melhor daquela pessoa qual que é o grande potencial que ela tem E unir isso com a outra ponta que é com a empresa a empresa que tem aquela oportunidade de trazer aquele profissional para dentro da estrutura dela e com isso
fazê-lo crescer eu acredito que isso consegue melhorar o mundo sim porque eh com esse comprometimento e que a gente inclusive consegue dar mais visibilidade para aqueles que são comprometidos eh que têm boas ideias e que consegu agregar com a população que de fato precisa disso ser professor é é é uma vocação não é simplesmente uma escolha banal ela é uma vocação Nós escolhemos eh ser professores porque temos a vocação e acreditamos que tudo aquilo que nós passamos para as pessoas pode mudar a vida das pessoas em si e obviamente muda a nossa própria vida porque
ninguém pode D aquilo que não tem a educação traz o impacto pra gente é uma forma de comunicação que nós temos ao longo da minha carreira depois de 20 anos eu tenho algumas boas histórias para contar de profissionais que lá atrás eu conheci início de carreira em posições iniciais como assistentes analistas por exemplo e que hoje ocupam cargos de Diretoria de se level dentro das empresas Então aí tem um grande ponto de de gratidão né da gente olhar o o meu dia a dia de trabalho e ver o quanto eu consegui influenciar de forma positiva
muitas vidas muitas carreiras eh Não há dúvida que pessoas que realizam trabalho com pessoas ah eh elas tem que ter uma vocação específica Como disse um dos entrevistados né porque por exemplo no caso da educação eh se você não gosta do contato cotidiano com os mais jovens seja criança se você é professor de criança ou adolescente ou jovem adulto mesmo que você tenha grandes ideais Eu acho que isso é uma questão importante hein eu diria que antes dos grandes ideais da educação você tem que gostar Talvez seja o que ele chamou de vocação Não há
dúvida que você pode existe na vida a possibilidade de você narrar boas histórias né no sentido de que você tá envolvido com educação por exemplo para o trabalho como uma das entrevistadas e esse esse trabalho que ela faz que é preparar pessoas aqui para necessidades de empresas ali e colocar um em contato com outro então você tá trabalhando aqui com a formação com a preparação pro mercado entender o que o mercado precisa os as suas habilidades como se fala identificar as empresas que estão precisando de a b c e botar um para conversar com outro
e aí você ao mesmo tempo que você tá oferecendo as empresas um pessoal bem formado certo para aquela função e e portanto você tá gerando riqueza isso é um pensamento tipicamente Liberal inclusive economicamente falando do lado de cá você tá preparando as pessoas para conseguir esses empregos e pagar a vida delas a questão do marketing político né É claro que o marketing político Ah não é que todo mundo que que trabalha com marketing político faz por uma questão de ideal como a nossa entrevistada Aparentemente sim né Tem muita gente que faz marketing político porque dá
dinheiro né porque é uma atividade importante dá dinheiro agora nisso tudo Andresa tem uma questão que é o seguinte a pergunta se a pergunta é a educação nas suas diferentes formas Ah faz com que o mundo melhore as sociedades melhorem o professor inclusive chega a dizer não há saída fora da educação ele acredita nisso é exatamente então é é muito difícil alguém ser professor e não acreditar nisso a educação técnica e formal melhora a condição de vida razoavelmente Claro a ideia de que educação de fato forma cidadãos melhores há que se provar isso ainda até
hoje porque aí tem todo tipo de conflito ideologia né contradições interesses Modas teóricas Então não é tão evidente mais uma pausinha e no próximo bloco uma forma totalmente diferente de entender a origem do Estado a gente volta [Música] já estamos de volta com Linhas Cruzadas hoje falando sobre os modelos clássicos da origem do Estado vamos trazer aqui as perguntas que vocês mandaram pra gente pelas redes sociais o Caio png desde o seu início podemos dizer que o estado melhorou a gente comparar o estado Romano facilitando a conversa né que não é exatamente como a gente
pensa o Estado Moderno Mas se a gente comparar a organização a ordem política Romana com a ordem política que a gente tem hoje em grande parte dos países ocidentais da América do Norte na Austrália Nova Zelândia e alguns países da América Latina e momentos inclusive da história do Brasil inclusive atualmente todos os problemas que existem dá para dizer que sim né agora há que lembrar que se você pegar imaginar a história da humanidade pra frente se a gente não fizer muito lixo a humanidade continua a existir imaginar a história da humanidade até a pré hisória
a distância entre Roma e hoje é de uma hora certo então na longa duração como fal os franceses na longa ação não há é claro que nesse ponto aqui se a gente olha de Roma para cá a gente avançou por exemplo hoje não existe escravidão sim mas se o modo de produção capitalista industrial organizado em larg escala blá blá blá que existe for pro saco e a ordem política junto a humanidade pode voltar a praticar escravidão sim Imperador indom pergunta o Estado tem data de validade o que pode acabar com ele tudo que é histórico
pode ter data de validade pelo simples fato que quando a gente olha a história um monte de coisa existiu e acabou pro bem ou pro mal sim é Roma por exemplo como eu dei o exemplo antes provavelmente um Patrício Romano Class a casta senatorial como se falava dos senadores Romanos provavelmente achava que estava no topo do mundo no topo da história né eles não tinham essa ideia de história linear mas de progresso histórico mas assim então tudo pode tudo que é histórico pode ter prazo de validade a gente não sabe exatamente qual é esse prazo
agora como o estado pode acabar ah uma epidemia de covid que dura 15 anos pode acabar com o estado guerra pode acabar com o estado né Eh eh guerra civil pode acabar com o estado onde coisa pode acabar com o estado participe do Linhas Cruzadas mand sua pergunta através das redes sociais da TV Cultura usando a # Linhas Cruzadas pond filósofos Hobbes Lock e rousse acreditavam que a sociedade é capaz de se organizar racionalmente para tomar decisões como o surgimento do Estado já falamos disso já o filósofo e teórico irlandês do século XVI edmund burk
dizia que a sociedade não começou com escolhas Racionais Então como é que foi o pensamento dele edmund burk é um filósofo peculiar em vários sentidos inclusive porque ele não tem noção de contrato social nesse sentido né Na realidade ade o o o burk ele tem uma famosa frase o o principal livro do do burk com relação à política é um livro chamado considerações sobre revolução na França que é um livro que ele escreve sobre a Revolução Francesa ele chama revolução na França não da França o burk e a frase dele famosa que alguém pode achar
que chega perto do contato social é a seguinte a sociedade é uma comunidade de almas que reúne os mortos os vivos e os que ainda não nasceram certo Quer dizer primeiro a concepção de sociedade do burk é uma concepção em que aquilo que os mortos fizeram pensaram está presente hoje e nós devemos levar em conta isso e não entender que a coisa que os mortos fizeram não serve mais agora de tudo que a gente apresentou até aqui ponden em qual dessas teorias você mais acredita a teoria do burk que eu acredito mais na teoria do
burk sobre a origem da sociedade do estado pelo seguinte porque a a origem da sociedade do estado para o burk eh as organizações sociais elas são historicamente fruto de tribos clãs certo pessoas que nascem naquela tribo naquela família naquele lugar e ali foi aparecendo alguém que mandava no grupo porque de repente tinha mais força ou alguém que foi mais inteligente e fazer a gestão dos recursos de sobrevivência daquele lugar certo a humanidade num dado passou para um Estado de bandos como se falava para chegar no final da pré-história a à idade agrícola a revolução agrícola
muitos acham que foi uma desgraça inclusive o harari né mas assim então esse processo histórico ele não não é que não não houve ações Racionais dos seres humanos onde a ser humano ação racional para o bem e para o mal como você falou mas o a criação do Estado não é resultado de uma decisão racional ela foi acontecendo das mais variadas formas de ordenamento político certo e esse ordenamento político que era caótico dessa forma que era pequenininho cresceu aqui foi foi foi chegou no que a gente conhece hoje e para ele né Para burker nós
respondemos mais à nossas necessidades do que as nossas escolhas na política funciona dessa forma Exatamente isso quer dizer a a muito da nossa organização política e social responde a necessidades nossas quando não há taras que pode ser pior né Ah vaidades isso que eu quero dizer as nossas necessidades e muito menos as nossas decisões a o problema da teoria do burk é porque a teoria do burk Ela Não elogia a nossa imagem de autossuficientes Esse é o problema da teoria do Bur que ele causa tanta discussão porque a teoria dele ela não faz um bom
marketing do ser humano não é que ele diz que o ser humano não presta não é isso o que ele tá dizendo é que a história caótica não tá necessariamente indo para lugar nenhum o burk acreditava em Deus mas não achava que você devia misturar Deus com política Ah então só que ele não acredita nessa autossuficiência racional do ser humano entendeu ele não acreditava nisso Dando um exemplo aqui nos dias de hoje né quando a gente escolha aqui escolha um político menos ruim é necessidade ou escolha então é claro que é uma é uma necessidade
se a gente imaginar que é possível encontrar um político menos ruim a dúvida é se o processo que inclusive começa cognitivo eu pensando e olhando o mundo a minha volta e colhendo informação a dúvida é se esse processo ele é seguramente racional vamos ver uma cena do filme gande de 1982 que mostra como o estado pode fazer qualquer coisa para manter o que Ele defende [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] V mus theage ang [Música] [Aplausos] ho [Aplausos] [Aplausos] [Aplausos] é há que se levar em conta que esse é um estado colonial né no caso o
império britânico Digamos que essa cena suja bem a imagem do império britânico né é todo o império sempre foi construído em cima de algum tipo de violência né Não há dúvida mas ah aqui quando a gente olha o caso de um estado colonial o estado aparece em toda a sua Fúria né mas a Índia se tornou independente dando spoiler a Índia se tornou independente e formou o seu próprio estado né Por quê Apesar de eu pessoalmente quando era moleque tinha grandes simpatias pelo anarquismo certo e até hoje eu olho o estado com enorme desconfiança seja
ele qual for a mim não interessa a ideologia nesse caso Ah não dá para viver sem o estado era aí que eu queria chegar né porque muitas vezes o estado falha não dá conta das suas obrigações então dá para viver em sociedade sem constituir estado muito difícil se a gente pensar mesmo na pré-história no bando que ali se se organizou alguma forma de poder né E que esse poder por um lado podia mandar no grupo e por outro lado organizava o bando se via um e atacava por por exemplo né ah e dentro do bando
grupos puderam pôr em questão se o o alfa meia eu queria todas as mulheres para ele como é uma das ideias clássicas sobre problemas de bando na pré-história eh ainda assim não dá para imaginar uma sociedade onde não tenha algum tipo de organização que determine quem tem o legítimo poder da violência a gente fica por aqui obrigada pela sua companhia até a próxima [Música]