[Música] Olá pessoal eu sou S Rodolfo Martinelli e esse é o nosso canal Scratch Brasil estamos agora iniciando uma nova série baseada no squat que é a série de lógica básica nesta série de vídeos vamos estar vendo nos três primeiros vídeos conceitos básicos de lógica algorit nos tipos de dados variáveis e operadores relacionais e lógicos e a partir de da quarta aula quarta videoaula vamos ver eh as principais estruturas que nós temos em programação com estrutura C repita e assim por diante vamos nesta primeira videoaula dessa série falar sobre o que é lógica e o
que é algoritmo para isso vamos nos basear primeiro neste programa já construído Ok este programa onde se vocês assistirem as outras séries as outras videoaulas sabem que este Eh esses blocos aqui são bem simples certo onde eh Antes de iniciar o vídeo eu já construí para a a nossa explicação a minha explicação para vocês ser mais breve então aqui o conceito qual que é eu construir esses blocos a partir deste personagem esse menininho que possui três diferentes trages certo com este fundo aqui com um Palco que é uma lousa com uma cortina Ok então vamos
agora aos conceitos desta Nossa videoaula para utilizarmos os conceitos ou melhor falarmos dos conceitos que vamos usar nesta videoaula vamos usar esta apostila aqui que ensina lógica de programação baseada em Scratch esta apostila foi feita a partir do projeto e jovem que foi inscrita eh em apoio com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará o governo do estado do Ceará e o centro de pesquisa e qualificação tecnológica certo então vamos aqui para a nossa página sete e vamos ver o os primeiros conceitos desta videoaula vamos aqui primeiramente falar o que é lógica
de programação tanto a lógica de programação como a lógica em si eu vou ler aqui para vocês e nós vamos comentar estes trechos a lógica de programação é necessária para que pessoas desejam que desejam trabalhar com o desenvolvimento de sistemas e programas eh sendo que ela permite definir a sequência lógica para desenvolvimento Então o que é lógica lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir um determinado objetivo Então seja não só a lógica de programação que é o foco mas a lógica em geral lógica É você sempre unir encadear ideias pensamentos com
uma sequência lógica com prpr nome diz para você atingir um determinado resultado atingir determinado objetivo sequência lógica ou passos lógicos que é o item aqui abaixo agora veremos o que seria sequência lógica os pensamentos encadeados para atingir determinado objetivo podem ser descritos como uma sequência de instruções que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa podemos então falar que sequência lógica são Passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema então como eu já falei anteriormente a lógica em si como a sequência lógica vai servir para nós sempre para isso para que
os meus pensamentos fiquem encadeados um na ordem do outro um com a sequência lógica do outro para que eu consiga atingir o meu objetivo ou resolver o meu problema encontrar a solução de um problema certo com isso O que podemos dizer que são instruções Na linguagem comum entende-se por instruções um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo em informática por poré instrução é a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar então aqui ele quer dizer o seguinte Ah eu vou ter Passos lógicos ideias encadeadas de
forma lógica para atingir um objetivo certo mas cada passo Lógico eu posso chamar como sendo instrução e instrução como ele define aí é esse conjunto de regras ou normas que vai me levar a algo vai me levar à resolução de algo convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem sequencial lógica ou seja uma instrução ou duas instruções sozinhas aleatórias podem não dar o resultado esperado o resultado que eu desejo obter Então o que ocorre vai precisar de n instruções ligadas n
n fatores certo para que essas instruções colocadas juntas cheguem no exemplo final que eu desejo antes da gente entrar no exemplo que ele cita aqui pessoal isso tudo que eu falei o que que teria a ver com Scratch vamos tornar aqui a Scratch para vocês entenderem eu tenho aqui um projeto criado certo esse projeto O que ocorre eu tenho uma sequência lógica dentro dele qual que é a sequência ele vai mudar por trás de um e andar um passo mudar para trás de meio andar um passo para trás de dois andar um passo trás de
meio de novo andar um passo e se tocar na borda volte e ele sempre vai fazer esse processo então desde o início quando Bandeira Verde clicado até o final que seria o final do sempre tudo isso daqui para mim são instruções cada bloco aqui se refere a uma instrução que sozinhas não vai atingir o meu objetivo que qual é o meu objetivo neste caso fazer que o meu bonequinho simular que meu bonequinho está andando de um lado ao outro movimentando as pernas e se locomovendo Ok então esses blocos sozinhos não vão me dar este efeito
mas essas instruções em uma sequência lógica organizados de forma correta vai me trazer esse mesmo resultado Ok tanto é que se vocês se a gente no caso clicar aqui em Iniciar comandos Observe ó que ele anda trocando aqui os trajes certo que vai me dar sensação que ele tá mexendo as pernas para andar coisa que se estes essas instruções aqui estivessem separadas não iriam me causar o mesmo efeito Ok então retornando aqui ao texto da nossa apostila aqui vamos voltar aqui na parte de exemplo por exemplo se quisermos fazer uma umelec de batatas precisaremos colocar
em prática uma série de instruções descascar as batatas bater os ovos fritar as batatas etc é evidente que essas tem que ser executadas em uma ordem adequada não se pode descascar as batatas depois de fritá-las então vocês já começam a perceber aqui a importância de se ter uma sequência lógica ok Porque até em ações do dia a dia por exemplo igual ele cita aqui a questão da omelete você não vai poder fritar a batata para depois descascar certo então isso são sequências lógicas que é o que nós AP nos nossos projetos em Scratch e na
programação em si desta maneira uma instrução tomada em separado não tem muito sentido para obtermos o resultado precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções na ordem correta que é exatamente o que a gente acabou de dizer e o que vimos no Scratch ainda continuando aqui com instruções são um conjunto de regras ou normas definidas para realização ou emprego de algo informática é o que indica a um computador uma ação elementar a executar ou seja cada instrução vai indicar ao meu computador ou ao meu programa o que deve ser feito como é o
caso do scratch retornando aqui no Scratch no nosso projeto aqui já feito ou seja cada instrução aqui vai indicar ao meu software que este personagem vai mudar para este traj e andar um passo depois mudar para este e andar outro assim até bater na borda Ok Então essas são instruções que vão me dar e ou melhor vão dar entendimento ao meu software entendimento ao meu computador para realizar o que eu desejo e chegar ao meu objetivo continuando aqui na apostila vamos ver agora a definição de algoritmo aqui o algoritmo é formalmente uma sequência finita de
passos que levam à execução de uma tarefa lembrando pessoal ele falou ali sequência finita ou seja é uma sequência que tem nunca pode ser infinita certo então o algoritmo sempre terá início meio e fim podemos pensar em algoritmo como uma receita uma sequência de instruções que dão cabo de uma meta específica ou seja aí o que ocorre ele tá querendo dizer que todo esse conjunto de instruções em ordem lógica nada mais é do que um algoritmo representa para nós da área informática um algoritmo estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição devem
ser Claras e precisas Ou seja quando você vai montar um algoritmo você nunca pode ser repetitivo que é o redundante e nem ser subjetivo ou seja meio termo ou você vai fazer uma ação ou você não vai fazer uma ação é sempre instruções Claras e precisas como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos para a realização de operações básicas adição multiplicação divisão e subtração de números reais decimais e etc outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos como um víde cassete que explicam passo a passo como por exemplo gravar um evento até mesmo as coisas
mais simples podem ser descritas por sequências lógicas então perceba que este conceito pessoal de algoritmo que é a sequência lógica em si eles se aplicam diariamente no nosso dia a dia certo ah receita de como se fazer um bolo ou manuais de eletrônicos toda essa sequência lógica para se usar algo ou se fazer algo a gente encontra claramente no nosso dia a dia e é exatamente isso que aplicamos no Scratch ou que aplicamos em qualquer outro software a nível de criação de projeto a nível de programação em outras palavras podemos falar também que é um
processo de cálculo matemático ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes em que se estipulam com a generalidade com a generalidade e sem restrições podemos dizer também que são regras formais para obtenção de um resultado ou da solução de um problema englobando fórmulas de expressões aritméticas então aqui ele tá dando um conceito mais bem definido do que é o algoritmo na visão eh de informática na visão matemática porém Ah o que devemos lembrar sempre que algoritmo que é essa sequência finita de passos que sendo essa ordem lógica bem montada ou seja montada de forma
lógica vai me levar a execução de uma tarefa ou vai me levar atingir determinada eh solução Ok então Eh aqui ele tá dando um exemplo de um algoritmo certo esse exemplo de algoritmo ele nos diz o seguinte os algoritmos estão presentes no nosso dia a dia em coisas simples como por exemplo ao escrever ou abrir uma porta temos como exemplo de um algoritmo por exemplo aqui seria um caso de algoritmo na solução no problema por exemplo de algoritmo abrir uma porta o que eu vou ter que fazer primeira instrução aproximar da porta segunda abaixar a
maçaneta terceira puxar a maçaneta com ela Baixada então isso para mim seria um exemplo de algoritmo Mas vamos voltar este exemplo ao nosso projeto em Scratch aqui criado vamos vir agora para finalizar o nosso a nossa vídeoaula na estrutura principal de um algoritmo o que que é estrutura principal de um algoritmo nós temos eu Até copiei esse item aqui no bloco de notas para explicar melhor para vocês estrutura principal do algoritmo ela sempre terá início meio que são essas duas linhas aqui e fim O Início o que que é o início para nós no Scratch
vamos voltar aqui no Scratch quando Bandeira verde clicado quando menino clicado menino é o nome do meu personagem aqui em cima certo pessoal então quando o menino clicado quando tecla espaço pressionada ou quando eu ouvir algum som aqui no caso todas esses blocos me indicam início no algoritmo certo no caso início do meu projeto aqui criado Então vamos apagar aqui esses blocos e vamos retornar a nossa apostila vou até abrir o bloco de notas aqui que é mais fácil em seguida o que que ele mostra pra gente o início seria isso mas aqui o que
que ele quer dizer que eu sempre tenho que ter declarações de variáveis e depois comandos bom comparado ao nosso exemplo aqui a nosso projeto feito aqui no scrat nós poderíamos dizer que os comandos é tudo que está aqui acima tudo que está aqui acima dentro do meu bloco sempre que é o bloco mude para o trá tal morra um passo mude para o trá tal morra um passo e assim por diante tudo isso se refere aos comandos do meu algoritmo certo tudo isso são comandos e essa parte aqui do fim pessoal eh ele se refere
ao final do meu bloco de algoritmo criado no conjunto todo de algoritmo feito então o que acontece por exemplo essa área aqui do sempre vocês já perceberam que ele não tem um encaixe aqui aqui embaixo ou seja ele fica reto então isso indica para mim como se fosse o final do meu algoritmo perceba que estruturas como sempre e sempre C ambos também da categoria controle e possuem no final e essa parte Lisa onde não há encaixe com outro objeto porém o final do algoritmo no no caso do scratch pode ser uma estrutura tanto semelhante a
esta como também por exemplo e ao final do meu código vamos indicar que aqui tem um bloco aí no final desse bloco encaixa outro pode ser que no final do meu código eu tenha um bloco assim com encaixe Mas isso não não me obriga a ter que encerrar com um bloco de não encaixe Ou seja que seja liso igual está mostrando nos outros certo eu posso encerrar assim normal com o bloco que possui encaixe como como também com o bloco que não possui certo então o que acontece essas estruturas se vocês perceberem são diferentes do
caso do repita onde ele tem esse encaixe aqui embaixo e ele tendo esse encaixe embaixo ele entra tanto dentro do sempre C como fora diferente do do simpc que ele vai entrar fora na parte de baixo ou aqui dentro ele não pode nunca vir na parte de cima emendado aqui neste caso com o repita Ok e lembrando só mais dois itens que Como já falado da do item de início todos os blocos que se referem a início possuem esse baulado essa curvatura aqui em cima onde todo o bloco da categoria controle com essa curvatura me
indica início de algoritmo Ok e esse início de algoritmo está representado através desses blocos E além disso este item aqui de declaração de variáveis nós ainda não veremos nessa videoaula Veremos em videoaulas futuras onde falaremos é dos tipos de dados e dos tipos de variável Então essa foi a nossa primeira videoaula da série de lógica básica onde falamos de lógica e de algoritmo espero que vocês tenham gostado e até mais