em habacuque livro do profeta habacuque capítulo 1 oi e o verso um a gente leia assim sentença revelada ao profeta habacuque e há uns dois ou três meses atrás recebi uma mensagem de áudio de um amigo meu chamado gustavo ele é pastor mas está de licença e nesse momento tá trabalhando no seu doutorado numa universidade de confissão católica aqui no estado de massachusetts ali em boston a esposa também faz doutorado numa outra universidade é e os dois tem um filhinho pequeno de um pouco mais de cerca de um ano isaac e ele me mandou um
áudio ele disse assim cara eu tô aqui fazendo algumas reflexões sobre o livro de habacuque e vou tentar fazer uma série na igreja eu queria saber um pouquinho o que que você tem para me dizer o seu livro de habacuque e eu a ouvir o áudio eu respondi para ele o gustavo eu confesso para você que eu nunca preguei sobre habacuque eu posso ter passado por habacuque em algum momento eu posso ter citado porque ele tem alguns versos lindos ali mas sobre habacuque mesmo se eu for pregar eu ia te dar uma ligada antes área
do gustavo foi área do antigo testamento e ele poderia me dar um grande auxílio para eu poder compreender um pouquinho aqui eu livro de habacuque no sábado passado quando fui dormir depois do último sermão aí não tipo de seu irmão pesado sábado passado né e eu amanheci o no domingo com assim acordei com a ideia assim eu tava dormindo aí eu acordei tu acordar ele habacuque e ainda na cama meio meio sonolento e preguiçoso eu peguei o meu celular tava do lado e coloquei o áudio numa versão para o rio um de habacuc houve alguns
instantes apenas é um livro curto como eu disse quarenta e poucos versos ou 40 cerca de 40 metros e enquanto eu lia ou enquanto eu ouvia o livro de habacuque ainda na minha cama na medida em que os versos vinham a minha mente o meu coração se aqueciam entendendo algumas pistas daquilo que eu poderia compartilhar com o meu rebanho com a minha igreja no próximo sábado por isso aqui nós estamos a coincidência que a série citada pelo meu amigo pastor gustavo ele havia dias atrás é gravado um podcast sobre o livro de habacuque numa perspectiva
da justiça e eu queria incentivar você se você é um usuário do spotify ou alguma coisa assim eles têm na plataforma lá um por cast e se chama dá para explicar em forma de pergunta e a cada semana eles estão postando um assunto diferente vale muito a pena ouvir o que este casal quase doutores em teologia tem a dizer sobre diversos assuntos a gente está colocando o link na descrição desse vídeo e também aí no chat a jeane está providenciando isso para gente um beijo começo da introdução do livro de habacuque a gente já gente
já precisa dar uma olhada porque numa leitura rápida e superficial a gente costuma passar assim e não dá muita bola mas o próprio nome habacuque já deveria fazer agendar uma pensadinha logo de cara existe duas possibilidades para o significado do nome deste profeta autor do livro a primeira é uma raiz hebraica sim de fato ele era um judeu ele era do povo de israel ea origem da palavra rabake é a raiz e é o que você consegue ver todas as vezes que o antigo testamento tá falando de abraço de alguém que vai abraçar alguém você
conhece alguns episódios alguns deles são marcantes ea raiz da palavra abraçar é a raiz da palavra que o que pode ser um dos significados do nome desse profeta mas a outra uma outra possibilidade de que este nome seja de origem acadiana uma língua antiga a antiga mesopotâmia e esse essa planta ela tem o nome de ra baco tem duas pronúncias eu escolhi essa daqui pode ser a mais fácil de se dizer isso nada mais é do que uma planta lá da região não é digo a você porque nós temos que o podemos considerar duas possibilidades
porque habacuque ele se torna um dos exilados judeus na terra da babilônia e se for o caso de o seu nome ser um nome de origem acadiana provavelmente ele teve o seu nome trocado quando foi levado para lá você conhece uma outra história onde judeus exilados também tiveram seu nome trocado a gente vai precisar dessa informação quem sabe um pouco mais tarde daniel e seus amigos não é muitos de nós conhecemos o nome de daniel só por daniel mas alguns nós até ignoramos o nome que foi dado a ele que é pouco usado no livro
é citado que foi trocado não mas ele não usa oi sasá mas os outros três amigos a gente conhece mais pelo nome babilônico do que pelo nome judeu né sadraque mesaque e de acordo com o menininho lá do interior do rio grande do sul onde eu tava fazendo uma série de evangelismo ele eu fazendo uma série sobre daniel eu disse vou dar um chocolate aqui para quem dá o nome dos três amigos não é uma semana que vem e o menino com a resposta na ponta da língua e levantou o braço e falou sadraque mesaque
e diamante negro não é o diamante negro mas essa draque mesaque e abdenego né como eu já tinha prometido o chocolate ele resolveu né já fazia uma adaptação ali na realidade ananias misael e azarias você conhece essa essa esses essas três figuras eu queria que você observasse o verso 6 porque quando eu digo aqui que ele se tornou um dos exilados nós temos uma referência histórica e extremamente relevante aqui no verso 6 do capítulo 1 e onde deus ele fala e vamos seguir uma ordem cronológica mais uma ordem de uma ideia que a gente onde
a gente quer alcançar aqui na nossa reflexão essa manhã depois eu suscito os caldeus nação amarga e impetuosa que marcham pela largura da terra para apoderar-se das moradas que não são suas o início do livro é marcado por uma referência histórica onde os caldeus essa é uma expressão que designa os babilônicos aos babilônios como você queira chamar então quando você lê na bíblia referência aos caldeus é o mesmo povo é uma outra maneira de se expressar aqui e aqui o profeta ele registra em seu livro uma palavra de deus dizendo que deus estava suscitando os
caldeus para marcharem contra o território de judá houveram algumas investidas as duas principais uma ocorreu no ano 597 antes de cristo e a outra mais drástica que levou inclusive a previsão do tempo de jerusalém essa foi no quinto ano 586 agora quando a gente pensa no livro de habacuque a gente tem que dar uma olhadinha porque quando os estudiosos se debruçam neste livro eles acabam percebendo que ele tem um perfil um pouco diferente do usual ábaco que compõem ali aquele bloco dos doze profetas menores mas os livros dos profetas normalmente é caracterizado por mensagens que
deus dá através dos seus porta-vozes para o povo algumas dessas mensagens em alguns momentos elas são envolvidas quando o próprio profeta encarna a mensagem quando você vê lá o livro de jeremias ele deitado 40 dias de um lado levando uma canga nos ombros o profeta o sesc é ordenado a casar-se com uma prostituta às vezes deus pega a mensagem carne envelope o profeta com a mensagem às vezes deus só fala através do profeta mas no caso de habacuque e parece não haver nenhuma coisa nem outra o livro de habacuque é uma conversa é um diálogo
é um se alguém e a olhar as as circunstâncias faz algumas queixas e ontem algumas respostas nós ao olharmos para o para o perfil do livro de habacuque a gente tem a impressão que já viu esse tipo de linguagem antes e é o tipo de linguagem que a gente encontra no livro de salmos nos diálogos de jó os amigos às vezes em que jó se manifesta são indagações em relação a quem deus é e o que deus faz observe comigo o verso dois três e quatro aí ainda na introdução do livro de habacuque até quando
senhor ele faz a pergunta a clamar ei eu e tu não me escuta abraço a gritar tirei violência e não salvar a sua pouquinho e mostras a iniquidade de isso verso 3 e me fazes ver a opressão pois a destruição ea violência estão diante de mim a contenda eo litígio se suscita por esta causa olha o que ele disse a lei se afrouxa ea justiça nunca se manifesta porque o perverso o cercam justo a justiça é torcida pode para mim essas não são palavras que você poderia usar numa oração atualmente para você manifestar os seus
sentimentos em relação ao estado em que nos encontramos no mundo hoje se você não se apropriar ia dessas palavras para dizer algumas coisas para deus senhor o que está acontecendo aqui quantos de nós já nos atrevemos a orar assim senhor por que que eu oro o senhor não me escuta o senhor escuta as pessoas o senhor ouviu a oração de um mas a minha senhora minha oração chão não houve os ó tá vendo olha quanta injustiça olha quanta maldade olha quanta coisa e aí habacuque ele 20 por que que eu tenho a capacidade de enxergar
isso é só para me trazer incômodo só para me trazer inquietação aqui alguém que tem um senso de justiça e percebe que as coisas nas palavras dele as coisas estão torcidas fora do seu lugar desalinhados desarranjadas você tem essa sensação bem vindo ao mundo de habacuque agora o que eu você não podemos desconsiderar é quando lemos isso eu já dei a referência de que ele é um foi de se tornar um exilado ele não está falando das injustiças da lei que se afrouxa das maldades do justo que sofre ele não está falando isso num contexto
de exílio ele está falando isso no contexto do seu povo e da sua nação que supostamente era para ser justa e governada por deus o preço segue o exílio a reclamação de habacuque bom se você diz para tua mãe como é que se pode afirmar isso eu lhe afirmo isso porque quando ele apresenta queixa deus resolve falar e quando deus resolve falar e o que que deus isso fica tranquila vou resolver isso aí tô mandando os babilônios para aí é eu não vejo dois ali até quando senhor o que que o filme faz ver essa
miséria toda e aí observe o verso 5 verde entre as nações olhar aí e maravilhai-vos e desvanecer porque realizo em vossos dias obra tal que vós não crereis quando vos for contada vamo trocar para arroz feijão esse verso aqui que deus está falando o que eu vou fazer vocês não vão acreditar e quando eu botar a mão vocês não vão acreditar e por que que não vão acreditar olha vocês é o que levo já suscito os caldeus nação amarga e impetuosa marcha pela largura da terra apoderam-se de moradas que não são suas ele vai sucesso
são adjetivos que o próprio deus a eles são pavorosos terríveis criam eles mesmos o seu direito ea sua dignidade você tá reclamando que a injustiça entre o meu povo pois bem vai vir um povo que tem a sua própria noção de justiça é a maneira como deu se resolveu se expressar a resposta de deus trouxe muita estranheza para habacuque tanto estranhesa eu queria levar você ao gasto 12 porque quando deus fala ok você quer que eu aja a injustiça aí pois bem vou mandar aí um povo e eles são ruim eles são ruim observe o
que é ábaco que diz não és tu desde a eternidade ao senhor meu ó meu santo não morreremos e aí o verso verso 12 ainda o senhor para executar juízo puseste aquele povo tua rocha os fundaste para servir de disciplina você tá vendo deus oque você acha que tem alguma coisa errada pois eu vou mandar o povo e aí agora habacuque observe de se você vai mandar aquele povo para servir de disciplina para gente para nossa justiça 13 tu és tão puro de olhos que não pode ser o mal ea opressão não podes contemplar porque
pois toleras e os que procedem pérfidamente e picá-las quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele amigo vamos trocar aqui por um prato feito o ok nós somos injustos a maldade está tomando conta e o senhor disse para mim que vai mandar uns babilônicos aqui para disciplinar a gente eles estão piores do que nós e esse a tua resposta e tu vai mandar um pulo que é menos justo que a gente para disciplinar a gente mesmo olha aqui para mim e aí e aí e a bíblia diz que deus disciplina aqueles
a quem ele ama ah e tem vezes o que deus vai usar o chicote de gente ruim para disciplinar o povo que ele ama e isso não deveria ser uma novidade para nós tem vezes que o mal cruza o nosso caminho e para deus colocar a gente na linha é isso não deveria nos surpreender o ábaco canal habacuque tá mal eu vejo ela que ele tá ele tá ruim ele tá ruim porque no fundo quando ele olha assim seu a coisa tá péssima aqui ajudar o rei uma miséria o tempo está contaminado a injustiça tá
reinando a viúva eu oprimido o ovo é oprimido esse linguagem dos profetas menores e no prezilius deus bate nesse negócio aqui aí eu justiça contra os que não conseguem se defender e na palavra de habacuque justiça torcida mas o que que deu estava querendo que venha um outro elias por aí que venha a voz da severa repreensão mas como se jeremias estava exercendo seu ministério ali que que eles queriam mais do que um profeta como jeremias para deus tentar impedir a calamidade não tava adiantando ou seja a justiça que habacuque clama para que venha de
dentro não seria possível por quê porque essa possibilidade de eu já tinha usado então se não há possibilidade de trazer justiça de dentro que vem a espada de é de fora e ele ficou ruim e quando deus resolve fazer alguma coisa isso tá além da nossa capacidade de compreensão muitas vezes você não lembra isso aqui não você não lembra quando o jô se atreveu a fazer algumas perguntas e deus no cap 38 lá no epílogo do livro de jó com deus vai falar você não lembra que deus seja o mundo me pergunta para vó como
é que você sabe quando eu usei os fundamentos da terra onde é que você tava quando eu medi o oceano com a palma da minha mão onde é que você tava quando eu creio os céus e coloquei as estrelas na sua horta onde é que você tá em outras palavras deus está dizendo para todos aqueles que desconfiam um pouco de sua administração é assim ó você não sabe de nada se você não sabe de nada e esse uma medida drástica e a bacuta ábaco que tá ruim oi e eu vou dizer para você quando nós
não entendemos a maneira de deus proceder quando nós ficamos com usos com a maneira de deus proceder eu vou dar uma chave aqui hoje para você você tem que olhar no retrovisor se você tem que olhar no retrovisor a marca página que você tá aí marca para a gente se tá e quando nós esquecemos o que deus fez a gente corre o risco de esquecer quem ele é então vou te dar duas referências nós vamos ao salmo 106 o salmo 106 e esse é o salmo que fala da graça de deus em gratidão de israel
e o salmo 106 o resto 13 diz bem assim sendo porém ele se esqueceram das suas obras por isso não lhe aguardar uns designos quando nós esquecemos os feitos de deus nós duvidamos de sua capacidade nós esquecemos quem ele é nós ficamos ainda mais confusos ou seja quando você precisa de respostas ou quando você não consegue entender as respostas que deus resolveu te dar até até aqui você precisa olhar no retrovisor você precisa ir para a biblioteca você precisa ir para o livro você precisa ir para a história você tem que recapitula a história olha
como o paulo fala praticamente nos mesmos termos mas agora na primeira carta aos coríntios capítulo 10 lá no novo testamento ele traz a história de israel como tema de sua carta tentando limpar a igreja e no capítulo 10 da sua primeira carta e observe o que ele diz nos versos 1112 depois de ter falado vários eventos ocorridos na história do povo de israel ele diz assim ó estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa de nos outros sobre quem o fim dos séculos tem chegado aquele pois que pensa estar em pé
veja que não caia a bíblia está dizendo assim recapitula a história olha no retrovisor vejo que meu seis veja como ele costuma fazer veja como ele se manifestou antes essa é uma dica para que você possa confiar mesmo quando a resposta de deus vem de um jeito estranho para você essa é uma dica preciosa mas eu volto e reafirmo e digo indico de novo nós precisamos ter intimidade com deus através deste livro nós não podemos ler tá um pouco a bíblia nós não podemos negligenciar os nossos momentos de comunhão é mas precisamos educar os nossos
filhos para que se voltem para as histórias sagradas as escrituras para que eles possam ter uma visão bíblica do mundo nós temos muita coisa comprometido a visão comprometendo a visão dos nossos filhos e a nossa própria pra gente encher nossa cabeça com tantas ideias e nós deixamos deus do lado de fora nós precisamos aprender a pensar como deus pensa e aqui está o segredo paulo tá dizendo isso não foi escrito para a gente aprender e repare e ainda aqui o salmista em algum momento diga lá eles esqueceram e não guardaram os designos e eu quero
dizer a você e aí o ábaco que resolve orar e ele pede justiça deus manda os babilônicos oi e aí ele resolve orar mas quando ele vai orar ele vai orar debruçado debruçado nas escrituras e ele não vai orar apenas falando dos sentimentos e das frustrações dele que ele já até manifestou ah eu queria que você fosse o capítulo 3 de habacuque vai lá e três de habacuque e aí eu estou pulando o capítulo dois propositalmente fica tranquilo no capítulo 3 de habacuque e repare e o verso 2 ele diz assim tem ouvido ao senhor
as tuas declarações e eu me sinto o que que diz aí alarmado e olha que frase bonita ele diz agora a riva tua obra o senhor no decorrer dos anos e o decurso dos anos faze-a conhecida na tua ira lembra-te da misericórdia vamos até o cinco deus vem de temã e do monte parando vem o santo a sua agora cobre os céus ea terra ciente do seu louvor o seu resplendor é como a luz raios brilham da sua mão e ali está velado o seu poder a diante dele vai a peste a pestilência segue os
seus passos por até o verso 11 o sol ea lua pararam nas suas moradas ao resplandecer a luz nas tuas flechas sibilantes ao fulgor do relâmpago da tua lança vamos até o treze na tua indignação marchas pela terra na tua ira calcarás aos pés as nações tu sais para salvamento do teu povo para salvar o teu ungido férias o telhado da casa no perverso ele descobre de todo 10 to 15 marcha com os teus cavalos pelo mar pela em grandes águas ouviu e o meu íntimo se comoveu a sua voz primeirão os meus lábios entrou
a podridão nos meus ossos e os joelhos me vacilaram pois em silêncio devo esperar o dia da angústia você repara quando ele hora aqui no capítulo 3 eu quero chamar a sua atenção porque essa oração ela em formato de cântico a na própria introdução tá dizendo aqui e esse cântico parece bater muito com estilo do cântico de débora e o cântico de miriam já registrado na nas escrituras é um estilo arcaico de se manifestar mas quando ele hora ele não tá olhando as estrelas existem outro com medo sem outro frustrado senhor tô mal ele não
fica lamentando a morte da bezerra e apenas centralizando tudo nos sentimentos dele ele disse eu estou alamado sim mas agora ele a o horário ele olha sobre as escrituras e ele hora com a bíblia aberta na mão e o que ele faz aqui nesses versos que eu ligo para refrescar a memória de alguns quem sabe um pouco mais desatentos quando ele fala de padrão quando ele fala de terrâneo ele está citando eventos da libertação do povo do egito você viu a peste que segue você viu como andando sobre o mar servir os seus cavalos poderosos
você viu você viu que a lua e o sol para o em suas moradas ele tem recapitulando a surra que deus deu no egito e ele está dizendo o senhor o senhor julgou aquela nação no passado o senhor libertou o seu povo no passado é esse história olhando para o retrovisor essa história que habacuque trás agora na sua oração porque deus ali esquecido porque deus tem algum tipo de amnésia porque deus tem algum tipo de humor variados como se ele tivesse a gente vai ficar apertar uns botões vinhos para poder acionar atuação de deus não
meu irmão é porque na oração nós não apenas movemos o braço do onipotente mas e logo acontece conosco então eu vou dizer para você nas suas orações orações que você quem sabe como eu tenho dificuldade às vezes de fazer orações frias e vazias repetitivas um blá blá blá uma reza só eu vou te aconselhar quem sabe a reavivar sua experiência de oração ore sobre as escrituras e ore recapitulando as os feitos de deus ore com salmo aberto na mão hora utilizando os versos que ao você lê quem fizeram queimar teu coração antes de você cair
de joelhos e ore levando em conta que deus é um deus poderoso e que ele não está indiferente o que acontece na sua vida e nem com a com a nossa vida atualmente habacuque hora essa é a linguagem do ex do que aqui se repete e quando faltar a respostas para você o olho no retrovisor da história você lembra aquela situação famosa da serva do senhor nada dove daremos conta o futuro a menos que nos esqueçamos o que o senhor fez no passado ela disse isso em algum momento você precisa recapitular a história do povo
de deus você precisa se voltar as escrituras mas me permita dizer algo mais sobre isso você não recapitular apenas a história do povo de deus você recapitula a sua própria história você tem que olhar no retrovisor para recapitular onde deus já atuou na sua vida com quem você foi de onde deus te tirou as guinadas que a sua vida deu as suas sua infância a educação como deus agiu na vida do teu pai da tua mãe como deus tirou você de um lugar e trouxe você para um outro lugar como deus te deu alguns livramentos
como deus abriu a sua mente para algumas coisas você precisa recapitular os grandes feitos de deus na sua vida na sua própria vida é porque quem esquece o que deus fez corre o risco de esquecer quem ele é se você tem que recapitular sua própria história mas antes a gente encerrar o assunto a gente tem que a compreender aqui algo aconteceu no capítulo 2 que fez habacuque se prostrar no capítulo 3 você viu no capítulo 1 clamou por justiça você viu a resposta de deus estranhada por habacuque você viu a oração que ele faz no
capítulo 13 nós não fizemos nós não analisamos toda a oração no finalzinho a gente vai deixar como sobremesa mas algo acontece no capítulo 2 que o faz prostrar-se diante de deus no capítulo 3 e aqui que eu queria que você observasse olha o capítulo o capítulo 2 verso 1 porque depois daquele diálogo e daquela manifestação de deus vou trazer os caldeus e olha o que diz o verso um por mim irei na minha torre de vigia colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que deus me dirá e que resposta eu terei a minha
queixa se você tem que dar um tempinho para deus se manifestar fale mas fique à espera que eles são bonitas que habacuque dar eu agora vou ficar aqui só esperando porque depois de ter dito que eu precisava dizer eu quero saber o que que ele vai dizer agora é supreendentemente no verso dois a gente ele é assim o senhor me respondeu e disse escreve a visão e grava sobre tábuas para que a possa ler até quem passa correndo é porque a visão s3 ainda está para cumprir-se no tempo determinado mas se apressa para o fim
e não falhará se tardar espera-o porque certamente virá não tardará veste o quatro ex o soberbo sua alma não é reta nele mas o justo viverá pela sua fé e aí reconhece o justo viverá pela fé esse foi o estopim a mola propulsora da reforma no século 16 foi este verso que veio como um relâmpago na mente de martinho lutero enquanto ele subia as escadarias daquela catedral de joelhos tentando pagar os seus pecados fazendo ali a sua penitência é o texto que paulo mais tarde acaba citando textualmente na sua carta aos romanos e gálatas num
contexto de justificação pela fé e o mundo não foi mais o mesmo depois que este verso fez sentido aquele corajoso sacerdote católico do século 16 mas não é sobre isso que habacuque está falando que ele não tá falando sobre justificação pela fé e eu vou dizer a você e o que paulo pega esse texto que usa no contexto de justificação pela fé porque paulo é o profeta e os profetas exercem o seu o seu ministério com a autorização do espírito que os estudiosos chamam de senso sem seus prêmios ele pode atribuir um novo ou um
amplo significado a uma revelação anterior não há contradizendo mais ampliando quem sabe o trazendo significados novos horizontes para essa mensagem agora eu afirma você porque ábaco que não está falando de justificação pela fé porque o contexto não disse isso o contexto fala de uma visão eles eu vou subir na torre eu vou subir na torre e eu vou esperar deus falar comigo depois da queixa que eu fiz bom e quando ele disse agora eu vou ficar à sua espera no verso 2 deus resolve falar escreve a visão mas escreve como diz o gustavo não escreve
com um garrancho não escreve bonito e banho tábuas do que essa visão é eu quero que quem for passar consiga depois do que lê se ela tardar fica tranquilo não vai falhar certamente não vai falhar essa visão é para um tempo determinado bom então e ele complementa o justo ou injusto soberbo a sua reta sua alma não é reta mas o justo viverá pela sua fé e a palavra fé aí nesse verso 4 é a palavra e mudar a palavra para fé no antigo testamento a palavra hebraica essa palavra no antigo testamento significa basicamente firmeza
força a raiz dessa palavra emunah ar ela é usada para descrever os pilares de sustentação é numa porta ou para quê ou para quê firme uma estaca é a mesma raiz da palavra para indicar força firmeza quando essa palavra emunah ela é usada por deus deus falando a palavra tem um sentido de fidelidade ou de comprometimento inabalável como a sua promessa ou seja quando deus fala gerando nos seus ouvintes em munnar deus está dizendo confie isso porque aí na e vai te dar sustentação se referindo referência especificamente a fé humana significa a consciência inabalável não
uma pessoa não é uma confiança que você tem inerente que vem surge dentro de você não é um conceito comum abstrato de fé que apenas uma crença a ideia de que algo pode ser bom a e você já viu muita gente fala assim não eu tenho muita fé em deus eu acredito muito em deus essa semana enquanto estive lá na casa da clarice e do césar usamos o texto de tiago ao dizer no crer não é suficiente porque até os demônios creem não tem que ver apenas com uma percepção intelectual de você acreditar em alguma
coisa a fé indica confiança uma ação baseado não o que você tem dentro de si como se a fé fosse uma virtude sua mas em algo que foi dito onde você está depositando a sua confiança você percebe assim a fé do antigo testamento não é um conceito abstrato mas um compromisso com deus não se caracteriza por obras mas por uma atitude de total confiança em deus deus afirma que em habacuque 24 que uma pessoa verdadeiramente justa viverá pela confiança inabalável em deus uma confiança que permanece firme apesar das provações foi a mesma coisa que jesus
ensinou na parábola do semeador mateus 13 que tiago fala lá no seu primeiro capítulo na sua carta a resposta de deus a reclamação de habacuque foi que ele pune o mal mas não tempo e no caminho estranho uma pessoa verdadeiramente justa não perder a fé é porque o mal não é imediatamente eliminado o ímpio punido imediatamente a fé confiar na soberania do governo justo de deus nesse mundo e mesmo diante de uma parente demora você na sua versão a maioria das versões diz o justo viverá pela sua fé nós temos a tendência de interpretar esse
texto como se o justo fosse viver pela fé que ele tem é mas uma interpretação do texto indica que esse pronome possessivo sua não está associado ao justo mas está associado ao que está sendo tratado nos versos anteriores e o que está sendo tratado nos versos anteriores a resposta de deus e qual era a resposta de deus a visão ou seja nós poderíamos inferir e eu não estou sozinho nessa e nem tão-pouco pastor gustavo que entende que essa seria a linha mas a confiabilidade não é do justo mas a confiabilidade da visão que foi dada
ao justo já citamos aqui dois teólogos se e hansen o que é um alemão e o outro wanderlust eles também algum primeiro alemão inclusive escreveu isso na década de 80 que a fé do justo não é algo dele mas a fé a confiabilidade na visão que foi dada no próprio contexto do verso bom então o justo vai viver pela confiabilidade dessa visão que está vindo é um problema e aqui nós temos um problema se você continuar lendo cadê a visão e nós não temos a visão a visão tá aí há alguns que dizem que não
todo livro é a visão mas parece estranho porque se todo livro é a visão essa indagação que ele continua fazendo no início do capítulo 2 dizendo buinda buscando respostas parece não fazer sentido e no capítulo 3 quem mais fala não é deus que tá falando é a oração dele ou seja a visão aqui a referida onde deus fala olha o justo vai viver na confiabilidade dessa visão que pode tardar mas não vai falhar essa visão é dado aqui essa visão vai trazer estímulo essa divisão vai trazer esperança essa visão vai trazer certeza mas não tem
a visão aqui nós estamos uma hipótese é uma expressão utilizada no verso 3 volte os seus olhos aí para bíblia tá no seu colo é a visão a expressão usada no verso 3 a gente consegue ver no outro canto da bíblia a expressão tá aí assim a visão ainda está para cumprir-se no tempo que diz a tua bíblia que diz a tua versão determinada a1eco dessa expressão aqui no outro canto da bíblia há um contemporâneo de habacuque um outro hebreu que também teve seu nome trocado que também viu a fúria dos babilônicos e também viu
jerusalém ser invadida que também foi levado como cativo essa visão referida na qual justo pode confiar pode ter sido dado a um outro hebreu na mesma época que habacuque mas não é ele em contemporâneo dele oi e aí eu vou pedir ainda para você marcar página que você tá e voltar um pouquinho adivinha até onde livro de daniel capítulo 8 e observe o verso 17 do capítulo 8 de daniel e veio pois para perto de onde eu estava ao chegar ele fiquei amedrontado e para o xtreme com o rosto em terra mas ele me disse
entende filho do homem pois esta visão se refere ao tempo duque diz a tua vida fim olha o 19 agora e disse eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira porque esta visão se refere olha a expressão aí ao tempo determinado do fim val 26 a visão da tarde da manhã que foi dita verdadeira tu porém preserva a visão porque se refere a dias ainda muito distantes e o daniel enfraquece 27 estive enfermo alguns dias então me levantei e tratei dos negócios do rei eu me espantava com a
visão e não havia quem a entendesse meu irmão é a visão e pode ser a da purificação do santuário é a visão e pode ser a da purificação do santuário um santuário que também é citado no capítulo 2 de habacuque então eu vou pedir para você ir lá estamos montando um quebra-cabeça aqui e repare no capítulo 2 de habacuque e no verso 19 no verso 20 ai daquele que diz a madeira acorda o que diz a pedra muda desperta pode ir no ensinar esse está coberto de ouro e de prata mas no seu interior não
há fôlego nenhum verso 20 o senhor porém está aonde no seu santo templo cale-se diante dele toda a terra aqui um contraste entre os deuses falsos deus está agindo e ele está no seu santuário o senhor está no seu santuário e diante da importância do que acontece lá a gente vê nesse verso 20 que é mais do que um chamado a reverência a gente vê um chamado para a gente confiar assim segura aí nessa página nós vamos voltar aqui pela última vez mas vamos dar uma última saída e eu vou pedir para você ir até
o salmo 73 o salmo 73 e nós temos um camarada chamado asafe é que ele tá muito chateado o hino salmo 73 olhem que termos que ele se manifesta o salmo 73 o e eu não quero que você perca essa chance o salmo 73 achou hoje foi bem o verso 2 quanto a mim é quase me revelaram os pés porque faltou pouco faltou para que se desviasse os meus passos olha o resto três pois eu invejava os arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos para eles fecha o quatro não é preocupações o seu corpo estadinho
e médio não partilham das parceiras dos mortais nem são atingidos como os outros homens daí a soberba que o esfinge como um colar e a violência que os envolvem como manto olha para mim assaf tem a coragem de falar para deus assim é um tenho inveja das pessoas ruins e o teu perverso tudo que ele faz dá certo nem doente e benfica eu não faço as coisas certas eu só quebro a cara tudo dá errado para mim você não tá vendo um asafe aqui pedindo justiça não é como se dissesse para deus que está no
seu alto e sublime trono dizendo o velho esse negócio direito porque porque a justiça tá torcida o homem mau vai bem e o homem bom vai mal e eu vejo muita gente saindo da igreja muita gente iludida com a teologia da prosperidade que ao aceitaram o evangelho espúrio e descobre os primeiros meses de sua caminhada cristã que deus não vai resolver todos os problemas financeiros familiares e tudo mais e essas pessoas dizem assim a minha vida parece até que piorou eu tô fora e são aqueles que na palavra jesus não tem raiz vem aprovação cresce
erva daninha vem o povo da o sol muito quente vai sair a massa fica chateado e ele disse olha eu cheguei a quase apostar quase sai da igreja os meus pés quase vacilaram olha o que diz o resto 16 a sony refletir para compreender isso eu achei essa tarefa muito difícil para mim só em pensar nisso já dá um revertério só impressionismo as tripas já vira dentro da gente só eu falar disso já dá uma agonia não tá aparecendo a vácuo falando o tio justiça torcida a lei que se afrouxa a maldade que prospera já
estão pedindo justiça e olha o que deus diz para asaph o olha a compreensão de asafe no verso 17 ele diz assim só em pensar nisso já foi complicado demais óleo 17 até que entrei que diz a tua bíblia e no santuário de deus e atinei me dei conta do fim deles me atentei para o destino dos ímpios as a ficar chateado porque o ímpio vai bem e por que o justo vai mal tão chateado que quase saiu da igreja tão chateado que sou impressionante ele ficou mal mas e ele entendeu quando entrou no santuário
ele viu o destino dos ímpios e não é apenas a atitude de ir à igreja para adorar o senhor final de semana que a sabe está se referindo a saf fazia parte do corpo de levitas ele entende o ritual do santuário e olhando para o santuário ele viu o destino dos ímpios é a visão na qual referida no início do capítulo 2 habacuque é pode tardar mas não falhará é a visão que a gente ao vasculhar o livro de habacuque parece não ter uma visão concreta sugiro a você que essa visão pode ter sido dada
outro abriu a visão também para um tempo determinado a visão para um tempo muito distante a visão de um santuário e do destino do mundo que estaria oscilando por aquilo que aconteceria dentro daquele santuário no santuário e no seu ritual deus julgará não somente indivíduos mas sistemas governos nações todas as gerações por isso habacuque disse assim o senhor está em seu santo templo ah cala a boca e você tá reclamando mas a olhar para o santuário onde deus está você tem que se calar sabe por quê que como deus disse para jô você não sabe
de nada tu acha que eu tô murrinhando se acha que eu tô retardando você acha que eu tô dormindo você acha que eu sou um velhinho um velhinho que perdeu a noção do tempo e do espaço você acha que eu estou apenas olhando as coisas aqui de maneira indiferente não o santuário desata o nó da injustiça seja ela qual for seja a justiça por conceito de lei de ordem seja para o valor inerente seja por retribuição na dinâmica do santuário deus satisfaz os reclamos de sua justiça adquire o direito de ser chamado justo de adquire
o direito de conferir sua justiça aos seus filhos injustos como disse paulo em romanos capítulo 3 asafe só encontrou alívio depois que ele entrou no santuário habacuque foi dito que o justo viveria pela confiabilidade da visão visão da daniel como conclusiva na guerra contra as forças do mal e toda a injustiça sim agora nós estamos prontos é para ir e a conclusão do livro de habacuque no capítulo 3 lá no final que leva inclusive o título do sermão dessa amanhã e na aparente demora ou indiferença aguardando pela visão habacuque foi orar como a gente já
analisou no capítulo 3 é bem parecido com daniel você lembra daniel na sua angústia velhinho ainda no exílio ele pega o livro do profeta jeremias eram as escrituras e ele vai orar no capítulo 9 quando ele se põe de joelhos pedindo para que deus possa fazer alguma coisa porque eles ainda estavam na babilônia ele tá com os mãos do profeta jeremias ele hora você vai orar com a bíblia na mão e ele se pôs de joelhos com o livro de jeremias nas mãos prostrado daniel confessa o seu pecado ea confiança no eterno pois bem olha
a conclusão do livro de habacuque e se esta hipótese que eu disse propus nessa amanhã a hipótese de que foi dado uma visão e que ela não está registrada no livro de habacuque sim foi dada outro hebreu e quando ele vai orar ele não tem resposta ele recapitulo os feitos de deus ele olha no retrovisor ele recapitula a história e recaptura a caminhada de israel aline tenta buscar força para se manter mas ele ainda tá chateado é assim que ele começa a oração mas ainda que os seus sentimentos lhe levem para a decepção e olha
que ele diz verso 17 o crepúsculo do livro e ainda que a figueira não floresça e nem haja fruto na vide o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado todavia perto 18 eu me alegro no senhor exulto no deus da minha salvação o senhor deus é a minha fortaleza e faz os meus pés como os da corça e me faz andar nos lugares altos e ainda que você não compreenda tudo que está acontecendo à sua volta e como pastor da igreja
eu queria dizer a você primeiro a recaptura a história e vejo que deus já fez segundo recapitula a história e vejo que deus já fez na tua vida terceiro ore com as escrituras nas mãos para que você não se perca no meio das suas decepções e dos teus sentimentos ea despeito de você estranhar a aparente demora de deus você precisa declarar a fé como habacuque faz aqui encerrando o seu relato ainda que esteja esteja quebrado a sua volta ainda que os seus estejam placa e sobre a tua cabeça e eu vou me alegrar no senhor
ó e vou me exultar no deus da minha salvação por quê porque ele vai fazer você caminhar nos lugares altos nesta declaração ábaco que parece estar declarando a fé de que deus vai dar uma perspectiva de um outro ângulo do que tá acontecendo caminhar nos lugares altos é como se deus pegasse você pelos cabelos e pedir para você dar uma espiada do ângulo dele lá de cima e olha só que tá acontecendo oi e a última coisa que eu quero dizer a você como adventista do sétimo dia meu irmão bom e você precisamos da razão
de nossa fé e aí você precisamos compreender o que está acontecendo no santuário nesse momento e foi o que trouxe alívio asafe bom e foi o que trouxe resposta ao clamor de daniel com todas as injustiças e as investidas das forças do mal contra os santos do altíssimo e vamos calar a boca e vamo parar de reclamar vamos parar de chorar a morte da bezerra vamos parar de chorar o leite derramado vamos parar de ter auto comiseração dela com piedade e vamos voltar os nossos olhos ao que o senhor está fazendo no seu santo templo
nesse exato momento porque ainda que a figueira não floresça nós vamos resultar no deus da nossa salvação a coisa tá quebrando aí não tá tá difícil não tá complicado não tá pois bem você não pode reagir como qualquer um que não tem esperança porque o nosso deus é o deus da nossa esperança o senhor está em seu santuário e lá está sendo investigado e definido com justiça o destino dos homens quanto a nós nos resta viver na confiabilidade desta visão e que deus nos abençoe festa seus olhos namorar em deus pai a morte louvamos pela
revelação da tua palavra oi tio vamos porque nós tamanho senhor falou conosco o que levamos porque a olharmos no retrovisor da história nós temos o suficiente para poder confiar no senhor e quando olhamos no horizonte através do para-brisa a gente também sabe que a gente tem como confiar porque as suas promessas não vão falhar o justo vai viver na confiança de que as promessas do senhor não vão falhar nos ajude a viver confiando nas tuas promessas dispersamos com a tua paz nesta manhã na presença dos teus anjos que tenhamos um sábado feliz certos de que
o senhor tem tudo sobre controle moramos agradecidos em nome de teu filho e amém