Rev. Augustus Nicodemus | Amós 8.1-14| 25.08.2019

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
Rev. Augustus Nicodemus | Amós 8.1-14| 25.08.2019 Sigam nossas redes sociais, curtam 👍🏽 nossos ví...
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irmãos abramus a palavra de deus no livro do profeta amós capítulo e 8 só faltam dois a mostra capítulo 8 nós vamos no verso 1º até o verso 14 cobrindo todo o capítulo nesta noite o senhor deus me fez ver isso e já que o cesto de frutas de verão e perguntou o que vês amós e eu respondi um cesto de frutas de verão então o senhor me disse chegou ao fim para o meu povo de israel jamais passarei por ele mas os cânticos do templo naquele dia serão ruivos diz o senhor deus multiplicar se
ão os cadáveres em todos os lugares serão lançados fora silêncio ouvi isto vós que tendes gana contra necessitado e destruindo os miseráveis da terra dizendo quando passar a festa da lua nova para vendermos os cereais e o sábado para abrirmos os celeiros de trigo diminuindo é fã e aumentando o ciclo e procedendo dolosamente com balanças enganadoras para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sandálias e vendemos o refugo do trigo juro ao senhor pela glória de jacó eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre por causa disso
não estremecer a terra e não sem lutar a todo aquele que habita nela certamente levantar se a toda a comunidade será agitado e abaixar a como rio do egito sucederá que naquele dia diz o senhor senhor deus falei que o sol se põe ao meio-dia e enter e serei a terra em dia claro converter e as nossas festas em luto e todos os vossos cânticos e lamentações porém para de saco sobre todos os longos e calma sobre toda a cabeça e falei que isso seja como luto por filho único cujo fim será como dia de
amarguras eis que vem dias diz o senhor deus em que enviarei fome sobre a terra não de pão nem descer de água mas de ouvir as palavras do senhor andaram de maramar e do norte até o oriente ocorreram por toda parte procurando a palavra do senhor e não encontraram naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiaram de sede e os que agora juram pelo ídolo de samaria e dizem como é certo viver o teu deus o dan e como é certo viver o culto de perceba esses mesmos caíram e não se levantaram jamais vamos
orar senhor nós pedimos que ter o espírito santo ilumine o nosso entendimento é que o senhor o nosso coração para entendermos o que o profeta amós nos diz aqui da tua parte nós queremos senhor não somente entender o texto mas saber qual o significado dele para nós hoje nós choramos pelas pessoas que se encontram nessa noite sabemos que só o senhor pode transformar esse momento no momento de salvação de santificação redenção libertação e no poder o teu espírito santo por isso nós suplicamos a tua graça com o perdão dos nossos pecados em nome de jesus
amém crise nós estamos diante da quarta divisão que o profeta amós recebeu da parte de deus concernente à nação de israel como os irmãos lembram o livro é dividido em duas partes até o capítulo 6 a moça pronuncia uma série de sentenças contra a nação de israel por conta dos seus pecados por conta da dureza do seu coração porque consistentemente recusavam ouvir a palavra de deus apesar de irem aos templos irem abeceb julgar o bethel adorar a deus seguir o calendário religioso dos judeus enfim oferecer sacrifícios de demonstrar toda aquela religiosidade que nós já vimos
até o capítulo 6 deus mandou profeta amós exatamente denunciar a hipocrisia da nação de israel e anunciar o juízo casa nação se a pena do capítulo 7 até o 9 que é a segunda grande parte do livro nós temos o registro de cinco visões que deus deu ao profeta moça referente ao que haveria de acontecer com a ação de israel a primeira visão é uma visão de praga de gafanhotos famosa e os gafanhotos chegando e comendo tudo que havia sobre a face da terra e para uma nação agrícola que dependia da gripe agora como israel
aqui não é o fim a mostra fica tão compadecido que ele pede a deus que aquilo não aconteça e deus escuta é a oração de amônia disse não não vai acontecer e deus dá outra visão dessa feita é um grande fogo um grande incêndio como uma seca escaldante abrasadora que serra inclusive as fontes subterrâneas um juízo pior do que o primeiro e mais uma vez o coração do profeta que parece duram até o capítulo 6 anunciando juízo profetas que branca diante de deus lhes deu já qual é pequeno e o povo é pequeno como é
que ele vai suportar isso aí para e deus resolve atender pela segunda vez o profeta e diz não vou mandar aí deus dá uma terceira visão nessa terceira visão deus está em cima de um muro ele tem um promo e ele está vendo que o muro da barrigada né a gente sabe que é um muro barriga com o tempo ele vai como a gente também não é com o tempo a barriga bairro e deus lá medindo e dizendo esse muro da emprestável eu vou destruir completamente e aí amós nem percebe mais porque no final da
visão deus diz assim eu não mais perdoarei o pecado de israel não mais passarei por ele no sentido de passar por cima dos pecados sem levados em consideração e então deus aves através de amostras que ele vai acabar com a dinastia do rei jeroboam cheiro bom segundo era o rei nesse período era um rei muito bom estrategicamente falando militarmente era um sucesso economicamente tinha colocar a nação de israel numa posição muito boa mas era um idólatra ia para o santuário de bethel adora o bezerro de ouro que gerou o primeiro seu ancestral havia colocado lá
era um homem ímpio que não andava nos caminhos de deus e deus então anuncia o fim da dinastia dele e diz que os santuários todos que haviam na nação de israel no reino do norte seriam destruídos porque cheios de ídolos porque feitos contra a vontade de deus porque abrigava um culto que não era segundo a vontade de deus deus anuncia através da moda esse fim e essa visão provoca o responsável pela religião do reino do norte que é um sacerdote chamado a masia e aí do capítulo 7 10 17 nós vimos a última vez nós
falamos pregamos o confronto de armadilhas com a voz a magia está extremamente incomodado a mostra dizendo que o santuário de bethel que era onde a masia 0 o sacerdote era o pastor da igreja betel que era a igreja do rei que eram do rei a dourar lá inclusive uma casa especial para o rei lá em bethel onde o rei ficava com toda a sua corte não poderia lá ele estava incomodado porque a moça estava dizendo que aquilo ia ser destruído e mais ainda porque a moto estava dizendo que a linhagem do rei a dinastia seria
terminado e então primeira coisa que a maioria faz é e para o rei 19 o profeta amós está conspirando contra ti porque do jeito que ele está falando ele vai insuflar o povo ele está anunciando que o senhor vai morrer mentira noite a mãe não tinha dito que gerou morrer tinha dito que a descendência de jeroboam não haveria permanecer mas há magias foi acusar falsamente à morte diante do rei querendo que o rei tomasse alguma providência aparentemente o rei joão disse assim ver quantos seguidores ele tem aí não fez muitos não vai ter repercussão nenhuma
deixa eu falar o que ele quiser o rei não se importou com a denúncia demasia ea moto continuou pregando então hamas tentou uma segunda coisa quando os nossos inimigos não conseguem nos matar a próxima coisa que eles vão tentar fazer nos intimidar e é exatamente o que é mais dias faz chega para a morte desse profeta vai para a tua terra porque a moça era de judá do reino do sul volta para a tua terra lá tu vai comer o teu pão ali profetiza mas aqui é a casa do rei é o templo do rei
no santuário do reino não profetizar as mais aqui eo amostra não é que era um cuidador de ovelhas e era um pequeno agricultor lá da cidade koné do reino do sul ele diz a macias eu não sou profeta nem filho de profeta ou seja não sou nem pastor nem seminarista e não sou profissional não sou eu era vaqueiro eu tenho eu cuidava de gado lá entregou à minha terra e tinha uma plantação de figos e deus um dia me apareceu me tirou da minha profissão da minha terra e disse vai para o reino do norte
vai até israel e profetiza contra ele ou seja eu não estou aqui por dinheiro amazonas porque nas palavras demasia estava implícito que a mostra a fazenda está fazendo por motivos financeiros não é porque eles assim vai ganhar o teu pão profetizando na tua terra à morte se não estou atrás disso eu tinha minha vida deus é que me mandou pra cá para profetizar e já que você está falando nisso eu vou dizer o que vai acontecer com você a sua mulher vai se prostituir na cidade seus filhos vão morrer a espada você vai esse lugar
bonito aqui vai ser destruído aquela casa que você tem aquela propriedade que você tanto estima ela vai ser entregue nas mãos dos dos inimigos de israel e sim a descendência do rio haverá de morrer e a gente sabe que a palavra de amós se cumpriu 60 e poucos anos depois dessa profecia o reims argão segundo à frente dos exércitos assírios ele invade o reino do norte e toma são maria todos os autos a todos os as cidades importantes onde tinham saltos dos santuários e faz uma destruição completa deixando as mulheres as mulheres que ficaram sem
marido sem sustento tinham que se prostituir para viver os filhos profeta macias a essa altura em vinhos e netos né realmente não ficou mais ninguém e de fato regional bom a sua dinastia foi encerrado ali o rei inclusive foi um dos primeiros a ser levado em cativeiro já não era jeroboam mais um descendente dele o que nós vemos aqui então é deus retomando as visões três visões até ser interrompida por amásia sehac a quarta lesão nessa quarta visão é a visão de um cesto e frutos de verão e o que nós temos no capítulo 8
é a descrição dessa visão a interpretação da visão que deus dá que é chegou ao fim para a nação de israel não não terei mais perdão chegou o momento do juízo é a primeira parte na segunda parte de deus volta a dizer porque é que ele vai destruir a nação de israel seu próprio povo povo escolhido o povo da aliança que deus vai fazer isso ea terceira parte que é o fim do capítulo 8 a uma descrição muito gráfica dos efeitos da invasão à síria que haveria de acontecer algumas décadas depois dessas palavras de amor
se então o que eu quero nessa noite com vocês é ver cada uma dessas três partes entender exatamente o que a moça está dizendo e terminar com a pergunta o que é que isso tem a ver conosco que é que nós podemos aprender que deus quer nos falar a respeito dessa passagem então a primeira parte do verso ou até o verso 3 a visão que deus deu ao profeta amós a quarta divisão e deus fez amós v10 o primeiro senhor deus me fez ver isso o profeta não tava procurando visões não estava pedindo a deus
esse tipo de coisa como é muito comum hoje em dia as pessoas buscarem a deus por por uma visão ou qualquer outra coisa aqui é o contrário é deus que vem ao seu instrumento e faz um instrumento ver alguma coisa e deus fez a mais ver uma coisa bastante trivial comum apenas um cesto de frutas de verão diferente de algumas visões que aparecem por aí onde o pessoal ver até unicórnio de duas cabeças deus mostrou a moisés simplesmente um cesto de fruta de verão fruto de verão significa o fruto maduro porque era na época do
verão que o fruto estava pronto para ser colhido era quando a safra estava pronta para ser ceifada e era quando israelita pegava os primeiros frutos da primeira tirada dada da primeira safra os colocavam um seixo e levava para o templo como oferta a deus de acordo com a lei de moisés além de moisés mandava exatamente isso que das premissas do campo o israelita levasse para o altar uma oferta deus significando a gratidão eo reconhecimento que tudo que ele tinha era da parte de deus e esse fruto então era geralmente o fruto quando a colheita estava
pronta a colheita está o campo estava pra ser ceifado primeira parte fruto de verão fruto maduro era levada no tempo para deus era isso que deus mostrou pra moça e para ter certeza de que a mostra vendo que tem uma coisa deus mostrar outra a gente vê né respondeu pergunta mas o que é que você tá vendo amós diga exatamente o que você está vendo eu disse eu estou vendo um fruto eu tô vendo um cesto cheio de frutos de verão ou seja de frutas que estão maduros e então deus da interpretação no verso 2
o senhor me disse chegou o fim para meu povo de israel jamais passarei por ele em que sentido cesto de frutas de verão significa isso no fato de que esses frutos eles estavam maduros e prontos para ser consumidos israel era como aquele cesto de frutas maduras chegou o momento de ser consumido chegou o fim da nação de israel e disso deus não voltaria atrás como já tinha acontecido duas vezes sob intervenção digo intercessão de amós veja que ele repete a mesma coisa que tinha dito aqui no capítulo 7 verso 8 chegou ao fim para o
meu povo de israel e jamais passarei por ele jamais passarei por ele remete ao período do êxodo quando a nação de israel estava sob o domínio de faraó deus mandou moisés trazendo pragas contra os deuses do egito e contra o próprio faraó que era divindade suprema na última praga deus avisa a morte dos primogênitos e diz é o povo seu povo que marque as portas das suas casas com o sangue de um cordeiro cordeiro pascual eles lá o texto que quando o anjo destruidor passar pela porta é passar e ele vir o sangue ele passará
pela porta e não entraria para executar o juízo então daí o nome páscoa exatamente do verbo que significa passar a deus passa e ele não entra para executar o juízo então quando deus diz aqui amós eu jamais passarei outra vez por israel quer dizer não vai haver uma segunda paz com o segundo êxito dessa vez eu vou entrar eu vou fazer um juízo dessa vez não haverá perdão com as frutas estão maduras chegou tão no ponto e isso significa que israel chegou ao fim e que eu não vou me arrepender disso não vou me arrepender
disso essa interpretação de deus deu a moça e no verso 3 ele já antecipa duas coisas que vão acontecer quando chegar àquele dia em que israel vai ser ceifado vai ser devorado como frutos maduros primeiro mas verso 3 os cânticos do templo naquele dia serão livros diz o senhor uma referência ao fato de que a nação de israel em que pese toda sua imoralidade toda a sua idolatria toda a insensibilidade social toda a pressão dos pobres toda a corrupção dos seus juízes toda a ganância das suas mulheres chamadas de vacas de bazán aqui no livro
de amós apesar de todos esses pecados o povo continuava enchendo os templos e cantando a deus louvando a deus deus diz naquele dia estes cânticos vão se transformar em cubos nem grito é o ivo o ivo é o grito de animal ferido num animal ferido e nem grito é algo mais profundo e mais doloroso do que o grito pessoa a pessoa vai levar como o animal foi preso numa armadilha foi ferido por alguma arma significando o horror do que haveria de acontecer com a nação deus iria acabar com aquele culto a deus não estava interessado
naquela música naquele cântico porque era tudo proveniente de um povo cujo coração pertence a deus deus vai transformar os cânticos do tempo aqui provavelmente o tempo é o tempo de bethel lembra que a última parte é exatamente o confronto com amásias que era o sacerdote do templo de barro de bethel os cânticos que eram elevados ali eles vão vir a uivos diz o senhor deus e haveria tantos mortos desde o final do verso 3 que eles seriam lançados fora o que era uma desonra naquela época os mortos especialmente em israel eles tinham que ser enterrados
e quando se queria dizer um raro alguém quando morria ele era deixado ao relento aos elementos sol chuva e as bestas feras da terra e os animais seu cadáver era comido no campo pelas feras vão morrer dessa forma era algo desonroso mas é um ser tantos mortos como resultado da invasão à síria que não daria tempo nem para enterrar os que sobrassem não tinha nenhum não teria um tempo nem para enterrar os parentes eles seriam jogados fora simplesmente para serem devorados pelos animais do campo ou apodrecerem debaixo da chuva do sol até que apenas os
ossos ficassem essa é a descrição de deus daqui da interpretação seguindo a interpretação da visão da do cesto de frutas maduras e termina o verso 3 com a expressão silêncio não há o que dizer deus falou é isso que ele vai fazer os israelitas não tem do que se queixar eles já tiveram todas as oportunidades ninguém tem uma palavra de defesa ou apologia apresentar diante de si a deus já deu todas as oportunidades e privilégios mandou profetas mandou amós mas esse é um pouco duro então silêncio porque não vou ouvir vocês como vai dizer mais
adiante agora é hora do juízo e diante do juízo de deus não nos resta outra coisa a não ser baixar a cabeça envergonhados e nos calar diante de deus como diz o apóstolo paulo aos romanos capítulo 11 tais homens são por isso indesculpáveis não há o que dizer a essa altura essa é a primeira parte a segunda do verso 4 até o verso 7 contém um oráculo do profeta falando da parte de deus dirigido contra os comerciantes particularmente e colocando a culpa do que vai acontecer na desonestidade deles pelo que a gente já viu não
eram só os comerciantes amor já denunciou juízes já denunciou os nobres já denunciou as mulheres ricas e opulenta as da cidade de santa maria já denunciou rei toda a sua corte eram pecados que variam desde a ganância ea corrupção até o desprezo ea insensibilidade para com os pobres da terra a nação toda estava corrompido a classe rica completamente insensível oprimindo os pobres da terra o santuário cheios de ídolos particularmente dois bezerros de ouro que já era bom primeiro havia feito 1 em betel e outros julgar a opressão dos pobres háháhá israel estava pronto como o
cesto de fruta madura para ser colhido tinha chegado a hora do juízo mas aqui em particular a mais se dirige aos comerciantes para mostrar por que deus já fazem isso sei porque tinha chegado a um ponto que não dava mais para suportar no verso 4 é que vai de 14 a 7 amós então deus se dirige aos comerciantes dizendo assim ouvindo isto ouvir isto vós que tendes gana contra o necessitado e destruir os miseráveis da terra vocês gananciosos que no intuito de enriquecer vocês é se explora o necessitado e destroem os miseráveis até a miserável
aqui é no sentido financeiro nessa pobre que não tem condição nenhum que às vezes a palavra miserável a miserável que a gente às vezes não é um sentido pejorativo mas aqui quer dizer simplesmente a pessoa o tratamento instituída não vivia na miséria não tinha absolutamente nada pois bem esse a ganância desse pessoal era tão grande que eles exploravam e destruíram a vida e os recursos até daqueles que já viviam na miséria dentro da nação de israel não é de estranhar que deus chegou a um ponto que eles agora basta só resta mesmo a destruição e
o castigo contra vocês e aqui amós reproduz para justificar o que deus fazia isso aqui amores reproduz a conversa que esses comerciantes têm entre si verso 5 dizendo um comerciante dizendo para o outro imagina só imagina isso no tempo a figura essa dois ou três comerciantes lá no templo de bethel está vendo festividade o culto a deus não virando por outro dizendo assim quando vai passar a festa da lua nova para vendermos os cereais quando esse custo vai acabar porque eu quero abrir a loja demorando muito né tem uma semana de conferência na igreja eu
quero eu tô aqui tem que vir aqui e não quero que acabe logo porque eu quero vender os cereais eles estavam lá no culto mas a cabeça deles estava no ganho tava no lucro estava no dinheiro no recurso quando é que vai acabar isso lula a festa da lua nova era uma das festas do calendário é religioso dos judeus estabelecido por moisés juntamente com páscoa pt costes e tabernáculos então nesse período jérôme droga uma semana essa festa o judeu se abstinham de todos os seus negócios e eles gastavam seus dias em adoração em serviço e
louvou a deus ofereceu um sacrifício trazendo as ofertas e os comerciantes de israel eles não agüentavam mais isso aqui tudo isso é insuportável quando é que isso aqui tá demorando demais tem que voltar para o meu negócio lá ou então ainda no verso 5 não dizendo para o outro e como é que vai passar o sábado que era proibido fazer negócio no sábado é venda compra no sábado proíbe quando é que vai acabar o sábado pra gente os celeiros do trigo esses eram os comerciantes de israel ganância tão grande e ao mesmo tempo tão religiosos
eles estavam lá na igreja participando dos cursos mas a cabeça deles a intenção dele de coração deles estava nos negócios como muitos de nós na verdade com os casamentos não foram planejados durante um culto de domingo à noite enquanto os negócios não foram fechados durante um culto de domingo quando as transações não foram imaginadas enquanto os projetos de vida não foram resolvidos durante o culto durante um sermão deus vê e deu lhes basta agora chegou agora não dá mais quando chega nesse ponto de onde saí a hipocrisia da grande né não dá para prosseguir mais
e não é só isso ela se fosse apenas isso é que esses comerciantes estavam com o coração no seu negócio que a gente vai entender isso mas o ponto aqui no final do verso 5 é que eles traçaram planos de como aumentar o lucro procedendo desonestamente final de março 5 quando vai passar o sábado para abrirmos os celeiros de trigo diminuindo uefa o fmi um litro cinema da época que tinha na budega na mercearia comprar um litro de comprava milho comprava grão e via um litro né então que ele ia fazer é o fpf é
o litro era usado em israel então pra o plano do cara enquanto o pastor estava pregando eu vou diminuiu efa como é que eu faço para ganhar mais dinheiro eu vou diminuir o litro vou mandar fazer um livro que não é bem um litro mas assim 850 mg não é para vender menos pelo mesmo preço de um e não só aumentar o ciclo o ciclo a medida de peso que faria com que na hora de pesar lá não daria a impressão de que o que estava sendo vendido pesava um quilo mas na verdade e na
realidade pesava 500 gramas então diminuiu 1 litro tarô diminuiu uefa aumentar o ciclo e mais eu vou proceder dolosamente com balanças enganadoras eu vou adultera a balança para poder vender mais para poder vender - que tem menos produtos saindo e mais dinheiro entrando coisa que a lei de moisés é não era muito claro inclusive essa própria tecnologia de efa a ciclo e balança aparecem várias vezes nos livros de moisés onde deus estritamente diz que ele aborrece a balança enganosa que era proibido em israel adultera a balança com o objetivo de ganhar dinheiro enganando o povo
isso era muito claro na lei de moisés porque tinha como objetivo proteger o povo que só quem perde isso aqui é pobre mas esse comerciante e ganancioso durante o culto estava planejando primeiro ele queria que acabasse logo que não via propósito nenhum thalia adorando a deus e segundo estava planejando como é que ele ganha mais dinheiro ainda se valendo dos pobres na terra não é à toa que deus está dizendo vocês são como fruto desse um cesto de frutas de verão chegou a hora de vocês serem consumidos e não terminou nem o comerciante a imaginação
dele é muito longa versus 6 ganhar mais dinheiro para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sandálias e vendemos o refugo do trigo naquele tempo israel se você ficasse devendo alguma coisa você tinha opção senão podia pagar de se vender como escravo e os comerciantes queriam exatamente que o pobre ficasse individado para que pudesse comprar o pobre como escravo até pelo preço de um par de sandália havaiana ora quanto vale a vida humana para esse pessoal não é para comprarmos escravos até pelo preço de um par de sandálias ea última
fase aqui o final do verso 6 e vendemos o rei fo do trigo sabe o que é o refugo do trigo depois de um dia de comércio não vende um livro de trigo e tal tira do saco por uefa entrega e talca e trigo no chão e o comércio para não perder nada ele vinha com a vassoura né pegar o que caiu e ele juntava com resto de palha sujeira e fuligem é forragem e isso chamava se o refugo que ia ser vendido no dia seguinte como se fosse trigo tem comerciante faz isso adotei o
produto para poder ganhar mais então esses eram os comerciantes que estavam na nação de israel e não é de estranhar que deus tinha dito agora basta isso é meu povo esse é o povo quem eu tenho uma aliança esse é o povo quem top os santuários durante as festas para me levar pra me adorar é assim que eles estão procedendo o que mostra que existe uma relação entre nossa vida e oculto que nós prestamos a deus o culto não é só uma questão do princípio regulador culto a deus segundo ele nos determina na bíblia mas
é cultuar a deus com um coração que está de acordo com a palavra de deus o culto e expressão devidas consagradas adeus de vidas que buscam a deus e que se entregam a deus de todo o coração há uma relação entre o culto e o meu negócio há uma relação entre cultura e o meu casamento a relação entre o culto e minha vida no dia a dia nós não podemos separar essas coisas de deus não separa essas coisas por isso que ele diz os cânticos do tempo vão virar um uivo sus por que por que
você não me quantos estão brincando comigo vocês estão no curso estão pensando em outras coisas estão cantando mas estão pensando em outras coisas durante a oração a cabeça de vocês está a mil por hora resolver os problemas aí pensando na namorada pensando naquilo aquilo você de fato não estão buscando no cup por isso então está na hora de dar um basta nisso como quem come uma fruta madura e aí deus diz um verso set eu juro pela glória de jacó eu não me esquecerei destas obras para todo o sempre nós já vimos que deus aqui
não é pelo menos a mais este é o terceiro julgamento que deus faz e sempre ele jura por si mesmo a glória de jacó é outra expressão para o próprio deus deus é a glória do seu povo jacó jacó que representa a nação de israel então deus diesel juro pela glória de jacopo por aquilo em que a nação de israel se gloria embora falsamente então se ele se glorinha em mim então eu juro pelo meu nome que eu não vou esquecer isso que eles estão fazendo no sentido de que eu não vou perdoar porque esse
povo se gloria em mim se chama pelo meu nome nós somos o povo do deus de jacó mas esse povo comete esse tipo de unidade então eu juro pela glória de jacó de que eu não vou perdoar esse povo e aí vem a descrição do verso 8 até o verso 14 dos efeitos da invasão à cidade que haveria de acontecer a linguagem é extremamente a gente chama de linguagem apocalíptica não era a linguagem que os profetas usavam para descrever o juízo de deus e que mais tarde vai ser a mesma linguagem que jesus vai usar
para descrever o dia do juízo final a indicação de deus vindo com justiça com o poder primeiro em algum tempo da história para executar o seu juízo sobre algum povo sobre algum indivíduo e por último aquele grande dia do juízo em que deus vai fazer isso toda a terra será a última intervenção dele por isso é chamado o dia do juízo final aqui amós descreve a invasão à síria e o castigo da nação de israel a de três ou quatro maneiras bem gráficas que eu quero ver com vocês aqui primeiro como se fosse um vai
ser como se fosse um terremoto o que vai acontecer é como se fosse um terremoto verso 8 por causa disso não estremecer a terra e não sem lutar a todo aquele que habita nela certamente levantar se a toda comunidade será agitado ea baixada como rio do egito os israelitas eles tinham conhecimento de que o rio do egito quero rio nilo era um rio muito sujeito a inundações às vezes o rio estava com nível baixo de repente vinha aquela chuvas e o rio enchia rapidamente e aí a água levantava provocando inundações e prejuízos a todas as
cidades ribeirinhas então rio nilo era conhecido por isso pelos altos e baixos na então parecia os efeitos de um terremoto então a terra vai estremecer diz o profeta como as águas do nilo sobem e abaixam o que vai trazer luto porque as inundações do nilo matavam prejudicavam traziam todo esse tipo de prejuízo pelo qual as pessoas choravam e lamentavam deus diz o que eu vou fazer israel é semelhante a um tremor de terra muito parecido com o que acontece com as inundações lá no rio no rio nilo que os egípcios que os judeus conheciam bem
depois de terem morado 400 e poucos anos lá o segundo efeito deus a morte compara o que vai acontecer a um eclipse é sumov sucederá que naquele dia diz o senhor deus eu falei que o sol se ponha ao meio-dia e inter e serei a terra em dia claro essa linguagem não é pra ser tomada no sentido literal aqui porque quando os assassinos invadiram israel não aconteceu um eclipse mas aqui é figurado do terror do medo e do horror que as pessoas teriam quando de repente em plena luz tudo se escurecesse já pensou isso você
está em recife e só usam meio-dia e de repente tudo ficava escuro tudo fica escura as pessoas ficam mais o que está acontecendo então essa figura de um eclipse ao meio-dia traz a idéia de horror de confusão de medo de temor dos poderes superiores de forças maiores do que nós que nós não somos absolutamente nada deus disse deus está dizendo que quando houver a invasão a síria vai ser como se tivesse um eclipse ao meio dia o terror que vai entrar no coração do seu povo israel no verso 10 ele compara ao que ver o
que vai acontecer ao enterro de um filho único converterei as nossas festas em luto e todos os ossos cânticos em lamentações por em pano de saco sobre todos os longos e calma sobre toda a cabeça e falei que isso seja como no topo por filho único luto cujo fim será como dia de amargura deus aqui promete transformar as festas religiosas de israel um grande velório e não é um velório de uma pessoa qualquer mas o velório de um filho único israel quando morreu o filho único representava o fim daquela linhagem representar um fim de toda
a esperança a vida terminava ali morreu o filho único então não tinha mais a linhagem o nome da família morreu com ele então se já era motivo de luto pelo fato de ele ser o único sítio muito maior ainda porque não era só a morte de um jovem mas era a morte de toda uma linhagem era o fim de toda uma descendência e essa figura de deus está usando aqui o que vai acontecer naquele dia em que eu trarei um juízo sobre vocês é como um velório de um filho único onde os cânticos que vocês
estão entrando agora eles viraram lamentações lamentações lamentações da parte da família dos amigos tinham as carpideiras profissionais naquele tempo era comum no oriente não é quando morre alguém especialmente quando morre alguém que não era muito benquisto de que todo mundo ia na verdade achar bom até a morte da pessoa tinha chorado dores profissionais pessoal que era contratado para chorar eles iam desistindo de preto eram chamadas carpideiras mulheres vestidas de preto com um véu preto é tão bonzinho bonzinho lamentação lamentação lamentação algumas pessoas têm que a gente tem convocou as carpideiras mesmo quando eles morrerem lembrar
a lamentação não vai ter show nenhum no funeral deles mas aqui o choro é o choro legítimo mesmo da nação de israel é um choro sentido de quem de fato está vendo toda esperança embora e o fim de uma linhagem o fim de uma época como o velório um grande velório de um filho único judeu quando ficava de luto ele colocava pano de saco sobre os longos e rapava a cabeça calva sobre toda a cabeça ele raspava a cabeça arrancada barba tirava as vestes festivas colocava plano de saco e chorava e lamentava assim é o
que haveria de acontecer a quarta a descrição que o profeta dado que ia acontecer está no verso 11 até 13 e é a figura de uma grande fome só que é fome de algo mais precioso importante do que pão e de água como inseri pão e água mas da palavra de deus 2011 eis que vem dias três dias do juízo diz o senhor deus em que viajarei fome sobre a terra não depõe de água mais de ouvir as palavras do senhor andaram de maramar e do norte até o oriente correram por toda parte procurando a
palavra do senhor e não acharam naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiaram de sede naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiaram diz e deus disse eu vou mandar uma fome sobre vocês mas não vai ser de pão e nem ser de água mas eu vou mandar uma série de vocês ouvirem a palavra de deus porque deus está dizendo deus está entregando a nação de israel ao desejo do seu próprio coração já quando no início no início do livro de livro do ded amós nós vemos que quando o profeta começa a a
falar ele diz o seguinte o capítulo 2 2011 dentre os nossos filhos e eu levantei profetas mas verso 12 aos profetas vocês reinaram dizendo não profetiza capítulo 7 que a gente viu a última vez o que é que há mais dias disse amós não profetiza já então é isso vocês querem calar os meus profetas através dos quais eu trago a minha palavra então tudo bem não vou mandar mais profeta de deus tirou os profetas os sacerdotes foram mortos que também trazia uma palavra de deus os juízes e os sábios foram como prisioneiros israelita que sobrou
naquele tempo não tinha bíblia como tem hoje palavra de deus era transmitida oralmente através dessas pessoas o profeta o sacerdote juízes e o sábio mais uma vez que deus iria levá los todos em cativeiro e tirar os profetas e a ver uma fome na nação de israel da palavra de deus qual é a palavra de deus para nós o que deus nos está dizendo onde estão aquelas pessoas através das quais deus fala e nos orienta resposta é deus retirou todas elas porque afinal merece vocês queriam não profetiza cala a boca não quero ouvir a palavra
de deus durante anos então finalmente vou dar a vocês isso aí vocês vão ter fome e sede ideal muito mais necessário do que pão e água que é da palavra de deus vocês vão andar verso do onze de marabá e do norte até o ambiente é do mar morto ao sul e do mp do mar morto ao sul do mediterrâneo a oeste é maneira de amor dizer né norte ao sul leste e oeste em todo lugar vocês vão andar procurando a palavra de deus e vocês não encontrarão e talvez de todos os castigos esse é
o pior porque pior do que deus anunciar o juízo é ele não dizer nada não tem nada que a fmli jamais o cristão que o silêncio de deus na verdade porque a gente preferia até que deus diz 'esse assim você errou e eu vou castigava os e por isso ele sim sem o que eu caia nas suas mãos encontra misericórdia mas aí quando deus simplesmente fica calado muito pior o silêncio de deus do que a palavra de condenação dele e quando deus então entrega o seu povo ao seu próprio desejo de ficar silencioso é o
cesto de fruta maduro chegou ao fim realmente não vou responder mais as orações não vou atender o clamor por isso ele disse len sítio silêncio não tem mais o que dizer chegou no fim e até a última inscrição aí no verso 14 a mostra descrevendo o que vai acontecer na invasão no verso três deles naquele dia as virgens famosas e os jovens morreram de sede os que agora juram pelo ídolo de samaria e dizem comer certo viver o teu deus o dan e comer certo viver o culto de perceba esses mesmos caíram e não se
levantaram jamais esses jovens de israel é mencionado sair no verso 13 as virgens formosas e os jovens desmaiaram descer e estes que aí três coisas jurava pelo ídolo de samaria havia um falso deus no tempo de sá maria capital do reino do norte iriam comer certo viver o teu deus o dan dan a tribo onde estava gil gal onde tinha um dos vizinhos de ouro feito que gerou bom e como é certo viver o culto de percebe é onde tinha um segundo bezerro de ouro esses jovens aparentemente inofensivos nem fazendo virgens formosas e as moças
eram exatamente os jovens que iam para todos esses tempos para cultuar o bezerro de ouro culto aos símbolos e virar as costas para deus deus diz esses que agora juram por esses deuses esses jovens caíram e não se levantaram mais a figura do juiz o eterno queridos o que é que isto tem a ver conosco são apenas palavras antigas de um profeta que já morreu por uma época que não volta mais eu creio que nós temos aqui princípios são extremamente importante para todos nós o primeiro deles é que a paciência de deus vai até um
ponto deus é bom ele tem prazer na misericórdia ele é longa animo ele é paciente ele é misericordioso mas chega um momento que deus diz silêncio cabo agora não tem mais por isso que a palavra de deus diz buscar é o senhor enquanto se pode achar muitos de vocês têm ouvido a palavra de deus aqui desde criança muitos de vocês conhecem a palavra de deus desde cedo talvez alguns de vocês tenham vivido em aberta desobediência palavra de deus ou mantido um coração de incredulidade eu falo aqui para os jovens da igreja também vocês cresceram ouvindo
a palavra de deus cresceram na escola dominical pergunta por que você vem à igreja porque você vê por que seu pai trás você sua mãe traz você e seus amigos estão todos aqui vocês têm tido a oportunidade de ouvir a palavra de deus e conhecer o evangelho a pergunta é a de fato é verdadeiro no seu coração amor a deus e disposição de viver pra ele entregasse a ele completamente porque a paciência de deus também tem limite ele não atura para sempre esse tipo de coisa segunda coisa que nós vemos aqui eu já mencionei é
a relação entre o nosso culto ea nossa vida a relação entre o cookie o seu negócio seu comércio seu trabalho da maneira como se ganha dinheiro deus não está tão interessado no culto assim que ele vai simplesmente em nome dos seus louvores e das ofertas e dos desmandos que você traz fazer vista grossa a maneira como você conduz os seus negócios ea mulher como você trata as questões financeiras da sua vida está muito mais interessado na obediência é que se faça ele traga se a ele todos os rituais que pertencem a um culto cristão todos
s espirituais deus prefere muito mais um coração obediente e que antes de acordo com a vontade dele a terceira coisa que eu posso ver aqui e posso tirar aqui com isso eu vou terminar é que se não fosse a história vai mostrar que tudo isso que a moça está dizendo aconteceu aconteceu exatamente como ele disse e todos esses horrores aqui a versão dele sobre a nação de israel mas deus não desistiu do seu povo não desistiu o povo que sobrou foi levado em cativeiro para a síria e depois de 70 poucos anos deus perdoou a
iniqüidade do povo trouxe o povo de volta à terra prometida a história aqui no antigo testamento o retorno de israel à terra prometida de deus volta a lidar com seu povo em amor e misericórdia isso só é possível porque deus na lei que tinha dado a moisés ele já tinha feito no provisão para o pecado do povo quer um sacrifício que eram feitos no templo de animais que representavam o messias que apontavam para a chegada do cordeiro de deus que tira o pecado do mundo somente porque jesus cristo levou na cruz do calvário a culpa
e o pecado do povo de deus ele levou sobre si a ira de deus é sair e que está escrito aqui cristo bebeu como num cálice até a última gota em nosso lugar é por isso que hoje você pode ser perdoado por isso que hoje deus pode aceitar você pode perdoar você receber como filho pode mudar sua vida pode transformar os seus caminhos da uma uma outra oportunidade fazer a sua vida diferente por conta do cordeiro de deus na cruz do calvário levou o nosso pecado e nessa noite eu convido você a pensar sobre isso
esse texto fala da ira de deus até aquele dia em que ela será derramada sem remissão e sem e sem fim quando jesus se refere a isso no seu sermão escatológico inclusive usa as mesmas figuras o sol que se escurece a terra que treme as estrelas que caem do firmamento exatamente as mesmas figuras para se referir ao dia do juízo mas você não precisa no dia do juízo está debaixo da ira de deus pois o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo e se no seu coração você crer que deus o ressuscitou dos
mortos e com sua boca você confessá lo como o senhor você então será perdoado por deus recebido por deus e o espírito santo de deus lhe dará forças para você viver uma vida santa e presta a ele um culto tenha segundo seu coração amém
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