passados 2000 anos desde a morte do Senhor Jesus por nossos pecados e a sua ressurreição para nossa justificação por incrível que possa parecer ainda há pessoas que acreditam que o cristianismo é uma seita do Judaísmo nós vamos ver na aula de hoje que nós somos cristãos e Ser Cristão significa que fomos salvos pela graça de Deus pela graça sois salvos diz a bíblia e isso não vem de voz é dom de Deus não vem das obras para que ninguém se glorie mas muita gente está pensando ainda que nós temos que guardar o sábado nós temos
que observar o cerimonial ismo judaico e eles dizem que isso tem a ver com os mandamentos de Deus mas nós vamos aprender hoje Que Ser Cristão é muito diferente de ser ou viver como os judeus nós respeitamos os judeus nós recebemos o antigo testamento deles que faz parte da nossa Bíblia mas desde o primeiro século já foi definido e nós vamos ver isso que o cristianismo não é uma seita do Judaísmo Então fique comigo porque nós vamos explicar isso de maneira clara e objetiva fazendo uma rápida exposição aqui de Gálatas Capítulo 2 Versículos 1 a
14 nós estamos estudando nesse primeiro trimestre de 2025 aqui temos uma lição apologética de autoria do Pastor Ezequias Soares então nós estamos estudando sobre apologética em defesa da fé cristã combatendo as antigas que se apresentam com nova aparência ou com nova roupagem falando no pastor ezequia Soares na primeira aula nós fizemos aqui a recomendação de vários livros inclusive alguns do pastor ezequia Soares e eu quero também recomendar você que é aluno assido da Escola Bíblica Dominical se você faz como eu claro que você vai ter na sua biblioteca esta lição aqui ó de 1997 seitas
heresias de autoria justamente do Pastor Ezequias Soares tem também esta lição aqui de 2006 heresias e modismos e você vai ver que nessas lições ele trata de vários assuntos que vão ser estudados ao longo desse trimestre Eu também quero recomendar mais alguns livros eu recomendei na primeira aula um livro de minha autoria que é esse aqui ó Paulo príncipe dos pregadores mas eu tenho outros livros sobre Paulo também publicados pela CPAD por exemplo Evangelhos que Paulo jamais pregaria e esse livro tem tudo a ver com o assunto desse trimestre porque esse é um livro apologético
Inclusive tem um capítulo aqui sobre o Evangelho legalista farisaico judaizante é muito importante se você tiver esse livro ou você pode adquirir também Chega rápida ente para você hoje pedindo pela Amazon ou pedindo diretamente a CPAD eu creio que dependendo de onde você estiveram um ou dois dias no máximo é o que demorará para você receber este livro tem também procuram-se pregadores como Paulo é de minha autoria e para a lição de hoje especialmente além dessas obras de Paulo Eu recomendo de minha autoria Barnabé o pregador de fé e obras Este também é da série
pregadores da Bíblia e Pedro o primeiro Pregador Pentecostal você vai ver que a lição de hoje abrange aí as condutas desses três apóstolos Pedro Barnabé que também Apóstolo e Paulo só que Paulo e Barnabé eram apóstolos da igreja antioquena Paulo e Barnabé e Pedro era um dos 12 era do colégio apostólico maravilha vamos então dar início com a leitura do texto Áureo e da Verdade prática o texto Áureo está em Atos Capítulo 15 versículo 19 Porque pelo que Julgo que não se deve perturbar aqueles dentre os gentios que se convertem a Deus e a verdade
prática o cristianismo é uma religião de relacionamento pessoal com o Cristo ressuscitado e não um conjunto de regras e ritos Maravilha Convido você também a tornar-se membro do nosso canal você que já está inscrito se quiser também ter acesso ao nosso acervo de estudos bíblicos eu coloquei até um vídeo aí no meu canal se você entrar lá você vai ver que tem o vídeo um vídeo de 55 segundos seja membro deste canal para você saber como proceder é muito fácil tornar-se membro do nosso canal então curto esse vídeo também compartilho é o sempre repito aqui
o famoso C curta comente E compartilhe Maravilha somos cristãos vamos introduzindo o assunto o título desta lição embora simples somos cristãos enfatiza que não somos uma seita derivada do Judaísmo que prega a salvação pelas obras Aliás foi contra esse tipo de heresia judaizante que Paulo e Barnabé Lutaram entre o fim da primeira expedição missionária e e o Concílio em Jerusalém então nós falamos aqui da primeira expedição missionária de Paulo e Barnabé porque a Rigor você poderia a gente sempre estuda sobre a primeira viagem missionária de Paulo mas também poderíamos falar da primeira viagem missionária de
Barnabé porque depois Barnabé fez outra viagem missionária para sua terra natal quando houve aquela desavença não é entre Paulo e Barnabé por conta daquela questão envolvendo João Marcos João Marcos que era um parente de Barnabé Barnabé insistiu para levarem João Marcos na segunda viagem dando uma nova oportunidade Paulo achou por bem não eles acabaram se separando Isso acabou sendo benéfico para o reino de Deus porque formaram-se duas comitivas missionárias Paulo acabou Seguindo para a Europa fez uma grande obra para Deus e Barnabé foi para Chipre levando consigo João Marcos e ali com certeza João Marcos
aprendeu muita coisa e se encontrou como obreiro porque ele descobriu o seu verdadeiro chamado tornando-se útil até para o próprio Paulo como nós vemos lá em segunda Timóteo Capítulo 4 e João Marcos também tornou-se o escritor o autor do Evangelho de Marcos ajudou Pedro também na redação da sua primeira carta Então veja como o espírito santo estava no controle e está no controle de tudo bom então Paulo e Barnabé uma dupla dinâmica cheia do espírito santo lutou contra a heresia judaizante entre o fim da primeira expedição missionária e o Concílio em Jerusalém e aqui uma
citação do Pastor Ezequias Soares no seu livro que é o livro de apoio para esse trimestre olha o que ele diz O cristianismo nasceu no contexto judaico mas não é judaico recebeu do judaísmo herança espiritual teológica e ética mas não é judaísmo por isso não é seita muita gente pensa que o cristianismo é uma seita do Judaísmo não o cristianismo é outro movimento da parte do Senhor a igreja que o senhor inaugurou no dia de Pentecostes com o derramamento do poder do Espírito Santo e claro deve muito ao judaísmo em questão no caso de que
nós herdamos muita coisa do Judaísmo mas o cristianismo não é uma seita do Judaísmo isso que precisa ser destacado e muita gente infelizmente abraçou aí um evangelho legalista judaizante está acreditando que a salvação é pelas obras e o apóstolo Paulo foi Claro ao dizer pela graça sois salvos por meio da fé e isto não vem de vóz não vem das obras para que ninguém se glorie porque somos feitura sua fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras digo as quais Deus preparou para que andássemos nelas ou seja há boas obras relacionadas com o cristianismo
mas não são as obras da Lei mosaica necessárias para a nossa salvação como muita gente tem pregado inclusive hoje a gente vê muito isso na internet pessoas advogando essa ideia de que nós temos que guardar dar dizem eles os mandamentos mas quando nós vamos ver a questão de sábado e o cerimonial ismo judaico e a parte da dieta tudo isso tem que ser observado e que Deus nos guarde de nós não abraçarmos esse tipo de legalismo esse tipo de evangelho falso não é um evangelho judaizante como nós vamos estudar aqui então o autor diz que
o cristianismo não é uma seita a fé cristã é centr em Cristo e não depende de ritos e práticas judaicas para levar as pessoas à salvação pois bem Nesta aula então à luz de Gálatas 2 Versículos 1 a 14 nós vamos explicar porque Jamais devemos judaizar a fé cristã o primeiro tópico é prevenindo-se contra a tendência existe uma tendência lamentavelmente surgiu essa heresia no primeiro século foi rechaçada o Concílio lá no ano 49 depois de Cristo naquele Concílio decidiu-se com a orientação do Espírito Santo de que os gentios não precisariam guardar nada da Lei mosaica
mesmo assim mesmo assim ainda hoje existe essa tendência de judaizar o culto judaizar a fé e temos aí pregadores que estão usando todo aquele ornamento do Judaísmo e querendo dizer que nós temos que nos submeter ao judaísmo irmãos nós somos salvos pela graça mas vamos vamos ver aqui vamos vamos ver as explicações primeiro ponto subindo outra vez a Jerusalém aqui o autor Então faz uma abordagem de Gálatas Capítulo 2 a partir do versículo primeiro mencionando aí o fato de que Paulo subiu outra vez ele menciona que ele subiu outra vez a Jerusalém O que significa
esse outra vez que ele subiu a Jerusalém de acordo com Gálatas 2 Versículos 1 e 2 passados 14 anos Paulo subiu outra vez a Jerusalém com Barnabé levando também Tito depois de uma revelação que o senhor lhe deu quando e em que contexto isso ocorreu nós vamos ter que recorrer também ao livro de Atos para entender bem isso vejamos alguns acontecimentos que o Novo Testamento menciona entre a conversão de Saulo também chamado Paulo e essa segunda subida a Jerusalém Paulo em damasco judéia e regiões da Arábia Então veja logo após a conversão de Saulo quando
ele teve aquele encontro glorioso com Jesus a caminho de Damasco ele começou o seu mério porque ele já tinha um grande Cabedal uma bagagem que ele adquiriu estudando ele era fariseu Zeloso da Lei então ele tinha conhecimento ele poderia ali já iniciar o seu o seu ministério a sua o Seu Chamado então ele imediatamente ao reconhecer que Jesus é o salvador o Senhor ele já achou-se ali preparado para começar a evangelizar então ele começou o seu ministério anunciando o evangelho nas sinagogas porque ele tinha ali facilidade de falar ao seus compatriotas a falar também aos
judeus em damasco e por toda a Judeia diz Atos Capítulo 9 que ele começou já a anunciar a Cristo passado algum tempo e tendo experimentado a rejeição dos seus compatriotas ele acabou se isolando por 3 anos lá lá nas chamadas regiões da Arábia termo que indica com maior probabilidade a região desértica que limita a Síria e ele também ficou ali em Damasco conforme Gálatas 1:15 a 18 e também Segundo aos Coríntios 11:32 seu objetivo certamente era refletir ele resolveu então fazer uma pausa para refletir sobre sua situação e preparar-se assim melhor para cumprir o seu
amplo Ministério lembra do que o senhor falou Ananias Ananias Este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos judeus dos gentios e dos Reis até das autoridades então um chamado especial que Paulo recebeu Então veja eh dando sequência aqui ó enfrentando hostilidade por parte do governador preposto do Rei aretas qu da na bateia próxima a Damasco Paulo com ajuda de alguns companheiros fugiu da cidade sendo decido num cesto por uma janela da Muralha sem que se percebesse e assim Partiu para Jerusalém aqui a primeira viagem então de Paulo para Jerusalém
após a sua conversão Claro se você retroceder na vida de Paulo nos meus livros eu falo sobre isso na sua formação como adolescente ele certamente passou por Jerusalém ele aprendeu aos pés de gamaliel mas após a sua conversão Esta é a primeira a primeira viagem de Paulo a Jerusalém depois de convertido porque ele se converte lá a caminho de Damasco e fica um bom tempo sem voltar a Jerusalém então ele volta agora subindo a Jerusalém pela primeira vez pelo que tudo indica no terceiro ano após sua malsucedida cruzada an ainda quando ele respirava ameaças diz
a bíblia contra o povo de Deus então essa sua cruzada anticristã foi interrompida na estrada de damasco e ele então fez sua primeira oficial viagem oficial a Jerusalém onde ainda era visto com muita desconfiança e ali ele conta Claro com a ajuda de Barnabé Barnabé um homem que ajudou muito Paulo e o aproximou ali dos líderes da igreja mãe porque até eles certamente tinham um receio de receber Paulo porque Paulo era um perseguidor eles conheciam Paulo como perseguidor da fé cristã e agora Paulo estava se aproximando deles e Barnabé foi uma pessoa chave para fazer
essa aproximação Paulo permanece apenas 15 dias ali mas aproveitou bem o tempo para conversar com os apóstolos Pedro Tiago irmão do Senhor com o intuito de firmar laços de comunhão com esses dois principais líderes da igreja a da igreja nascente e realmente ele foi bem recebido mas como muitos judeus e helenistas também eram contrários à mensagem de Paulo ele não conseguia agradar ninguém né de um lado os seus compatriotas os judeus eram contra ele por outro também os helenistas Isto é os gregos também não gostavam dele e Paulo então não era muito querido Ali era
Persona não grata então ele teve que fugir novamente fugiu com a ajuda de Alguns irmãos que o acompanhavam até cesareia aí Paulo vai para Tarço para sua terra natal do porto ali em cesareia marítima ele navega para Tarço sua terra natal na Província conjunta de Síria silícia Como diz a bíblia distante de Jerusalém cerca de 160 km Antes de Partir ele tem uma experiência gloriosa enquanto ora no templo Jesus lhe dá uma palavra dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém porque não receberão o teu testemunho acerca de mim Paulo então ali Maravilhado certamente com aquela
palavra da parte de Jesus Ele respondeu senhor veja Jesus Fala com Paulo a caminho de Damasco agora ele tem essa experiência maravilhosa Jesus aparece algumas vezes para Paulo quando Paulo diz por exemplo que eu recebi do Senhor eu também vos entreguei eis que vos digo o mistério ou seja houve coisas que Deus revelou para Paulo diretamente quando ele diz assim olha eu tenho uma palavra mas não é diretamente do Senhor e tal mas ele extraiu da Bíblia evidentemente mas houve coisas que ele recebeu diretamente do Senhor que ele teve Encontros com o senhor Veja por
exemplo a questão do arrebatamento Deus revelou para Paulo o que nem os profetas do Antigo Testamento sabiam que Jesus primeiro virá arrebatar a sua igreja sem pisar na Terra Deus revelou isso para Paulo Então veja Paulo diante daquela aparição mais uma ali do senhor o senhor falando diretamente com ele Paulo lhe senhor eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitavam em ti e quando o sangue de Estevão tua testemunha se derramava também eu estava presente e consentia na sua morte guardava as vestes dos que o matavam Jesus então concluiu confirmando sua chamada vai
porque he de enviar-te aos gentios de longe Olha aí o Senhor Jesus pormenorizando a chada de Paulo Paulo seria o doutor dos o apóstolo e Mestre dos gentios eu fui constituído diria ele escrevendo a Timóteo fui constituído pregador apóstolo e Doutor dos gentios então Paulo agora em Antioquia nós vamos ver após ter passado um tempo lá em Tarço por permissão de Deus ele é chamado por Barnabé para ir a Antioquia enquanto ele por uns 10 anos mais ou menos pregava o evangelho em partes da Síria e da silícia sua fama começou a chegar às igrejas
da Judeia Barnabé então o convidou para trabalhar em Antioquia da Síria e ambos ensinaram muita gente diz a bíblia por um ano durante um ano Paulo em Jerusalém Finalmente né Chegamos no ponto aqui da lição Paulo por que que ele diz segunda vez em Jerusalém Porque além daquela subida em que ele ficou ali cerca de 15 dias e depois teve que fugir para sua terra natal ele depois quando já está em Antioquia ele recebe uma missão para ir com Barnabé a Jerusalém Só que essa missão não foi simplesmente pelo que nós entendemos porque ele tinha
que enviar ou levar donativos para aqueles que estariam enfrentando dificuldade por causa de uma grande fome que veio sobre a terra Paulo foi para lá também por revelação divina para tratar dessa questão que nós estamos abordando a questão dos judais Anes Então veja havendo grande fome em toda a terra da Judeia a igreja antioquena que se tornaria em pouco tempo um grande centro irradiador do Evangelho fez uma coleta e enviou a Jerusalém por intermédio de Barnabé e Saulo isso está em Atos Capítulo 11 Versículos 27 a 30 agora quando você lê atos e também Lê
Gálatas você percebe que essa essa subida de Paulo com Barnabé a Jerusalém pode ser a mesma que está em Gálatas Então veja isso ocorreu por revelação Paulo diz isso Revelação Gálatas 2:1 Possivelmente ele está se referindo à profecia de ágabo aquele Profeta de Jerusalém que anunciou pelo espírito que haveria uma grande fome em todo mundo então a revelação a que Paulo se refere Possivelmente é esta essa visita de Barnabé e Saulo com o Gentil Tito É bom que se diga isso né Paulo e Barnabé Claro eles eram israelitas agora Tito já era gentil então ele
sobe a Jerusalém e deve ter ocorrido essa segunda subida de Paulo Depois da sua conversão ainda antes da primeira expedição Missionária desses Apóstolos muito bem segundo ponto objetivo da reunião então Paulo vai com Barnabé para Jerusalém não é para o Concílio Mas é por questão ali ele ele foi comissionado juntamente com Barnabé para levar donativos para a igreja em Jerusalém ao mesmo tempo ele subiu por revelação da parte de Deus Pode ser que ele esteja se referindo a essa palavra de ágape ágabo mas pode ser também que o Senhor Jesus lhe tenha revelado algo para
que ele eh para que ele fosse a Jerusalém para tratar dessa questão dos judaizantes Possivelmente uma palavra específica da parte do seor para Paulo mas ele não detalha Então nós não temos como ser taxativos dogmáticos com respeito a isto mas veja objetivo da reunião esta não deve ser confundida com o Concílio como eu já falei descrito em Atos 15 o qual ocorreu pouco antes da segunda expedição missionária de Paulo por volta do ano 49 depois de Cristo a epístola aos Gálatas deve ter sido escrita nesse período Paulo teria aproveitado a oportunidade em que os apóstolos
presbíteros e todo o povo estavam reunidos em Jerusalém ha já vista a entrega de donativos para lhes falar do seu trabalho de evangelização junto aos gentios Lembrando que os gentios são povos fora da comunidade de Israel Paulo falou que há três povos judeus gentios e igreja primeiro aos Coríntios Capítulo 10 Versículo 32 portai-vos de tal modo a não dar escândalo nem a judeus nem a gentios nem a igreja de Deus então a igreja é formada Claro por judeus e gentios aqueles que se convertem a Cristo passam a fazer parte da igreja então espiritualmente falando Claro
no plano espiritual aí nós somos igreja Claro que continuamos sendo gentios porque não Somos judeus então do ponto de vista étnico mas do ponto de vista espiritual claro nós somos igreja de Deus maravilha Então veja que o trabalho que Paulo fazia então entre os gentios não era bem visto pelos judais Anes porque eles defendiam que só se devia pregar o Evangelho aos judeus e aos prosélitos ou seja eles tinham a ideia de que o cristianismo era uma seita Judaica a pessoa antes de se converter a Cristo tinha que se converter ao Judaísmo e Paulo era
contrário a isso porque ele tinha entendido o evangélio que o evangelho era salvação para todo aquele que crê então não teria sentido nenhum o Gentil ter que se submeter ao judaísmo Claro O Judeu ele por tradição ele já cumpria todos aqueles rituais era algo da sua cultura então ele não precisava abandonar a sua cultura para ser um servo de Deus ele só não deveria crer que a salvação era pelas obras mas ele poderia manter a sua tradição agora exigir que os gentios tivesse a mesma tradição atrelando isso à salvação Isso é uma heresia então Paulo
Claro ele se opôs a isso os adeptos da heresia judaizante viam o cristianismo como uma ramificação do Judaísmo impondo aos cristãos estrangeiros as práticas judaicas incluindo-se Claro a c cisão terceiro ponto Tito e a circuncisão Então veja Tito não era judeu Tito era gentil e aí veja os judaizantes queriam que Tito que andava com Paulo andava com Barnabé fosse circuncidado porque Como assim que absurdo é esse o camarada diz que é Cristão e não quer se circuncidar o camarada diz que faz parte do nosso grupo e não quer obedecer a lei mosaica veja como eles
acreditavam que o cristianismo era uma seita do Judaísmo Paulo e Barnabé eram líderes equilibrados ambos respeitavam a tradição dos judeus contudo os judaizantes homens extremamente legalistas consideravam indignos de salvação os gentios que não se circuncidar Paulo então percebeu que eles haviam abraçado um falso evangelho pelo qual rejeitava a salvação pela graça por isso escreveu olha como Paulo foi firme nem ainda Tito que estava comigo sendo grego foi constrangido a circuncidar-se e isto por causa dos falsos irmãos que se intrometer veja se intrometer e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus
para nos pô em Servidão aos quais nem ainda por uma hora cedemos por sujeição para que a verdade do Evangelho permanecesse entre vós então Paulo está sendo taxativo dizendo olha eles queriam que eu circuncidar Tito Mas Tito não tem nada a ver com o judaísmo Por que eu vou circuncidar Tito Eles estão achando então que o cristianismo é uma seita do Judaísmo então Paulo foi firme nem por uma hora nós abrimos mão dessa posição Olha como Paulo foi foi incisivo ainda que Paulo não se opusesse à circuncisão de judeus prova disso é que o Timóteo
mais para frente você vê que ele é ele será circuncidado né você vê lá no Capítulo 16 porque Paulo viu que não haveria dificuldade nenhuma em aceitar-se isso como parte de uma tradição mas não relacionada com a salvação os gentios não tinham nada que ver com isso o caso de Timóteo é diferente porque ele ele era Claro ligado aí ao judaísmo Então veja ainda que Paulo não se opusesse à circuncisão de judeus entendeu que se ele cedesse a pressão dos judais Anes permitiria que o cristianismo Nascente se transformasse numa seita legalista ele se Man Manteve
firme pois fora posto como nós vimos na aula passada para defesa para a pologia do Evangelho como está em Filipenses Capítulo 1 Versículo 17 Vamos para o segundo tópico agora a tendência judaizante no início da igreja então Houve essa tendência no início da igreja infelizmente agora também nós temos aí grupos pseudocistos defendendo isso que nós temos que guardar a lei nós temos que obedecer ao cerimonial ismo judaico para sermos salvos Vamos então para o primeiro ponto o espanto do apóstolo Paulo ficou espantado com isso mas que absurdo eles não entenderam ainda que o cristianismo a
salvação é pela graça no cristianismo então o o desapontamento de Paulo com aqui os Gálatas do caso não é porque os Gálatas Paulo tinha passado por lá tinha ensinado os Gálatas e tão depressa eles acabaram sendo convencidos pelos judaizantes de que tinham que se tornar judeus eh adeptos do judaísmo para serem cristãos então Paulo ficou desapontado ele começa sua primeira epístola pelo que tudo indica Gálatas foi sua primeira epístola saudando as igrejas da galácia mais precisamente do Sul da galácia onde ele esteve com Barnabé na sua primeira viagem missionária não é conforme atos 13 e
14 em seguida Paulo começa a repreender os Gálatas por causa dessa sua rápida adesão ao evangelho legal dos judais Anes Olha como Paulo falou olha maravilha eu estou admirado estou assim Maravilhado eu tô de boca aberta como diríamos hoje de como vocês foram convencidos por esse falso evangelho eão depressa passastes daquele que vos chamou a Graça de Cristo para outro evangelho o qual não é outro mas alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo Então veja os Gálatas tinham abraçado um falso evangelho a fim de embasar sua repreensão Paulo Faz um resumo
de sua trajetória desde antes da sua conversão a caminho de Damasco até chegar a sua segunda visita que nós mencionamos no ponto anterior a Jerusalém para tratar da questão da pregação do evangelho aos gentios mas Note que Paulo na verdade quando ele escreveu aos Gálatas ele já tinha voltado da sua primeira expedição missionária pois relata sua decepção com a conduta dos Gálatas que haviam abraçado um falso evangelho diferente do que lhes pregara então por isso que ele falou olha ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos Anunci outro evangelho além do que já
vos temos anunciado seja ntima seja maldito ou seja Paulo então estava escrevendo para uma igreja por onde ele já tinha passado então certamente Paulo aqui estava creio entre a o fim da primeira viagem e o início da segunda então porque também tem tudo a ver com o assunto do Concílio agora preste atenção a essa expressão outro evangelho reron euangelion heton euangelion denota que eles haviam abraçado mzia um pseudo evangelho por quê Porque o adjetivo aqui outro no grego não é alos mas é héteros veja tanto um quanto outro no grego significa outro só que tem
sentido diferente por exemplo alos quando Jesus falou do Espírito Santo ele disse olha o pai enviará outro Consolador eu rogarei ao pai e ele vos dará outro Consolador ou outro paráclito para estar convosco o termo outro ali no Grego é alos por quê é outro da mesma categoria porque Jesus ele já é consolador o espírito santo seria outro paráclito outro Consolador outro ajudador outro Conselheiro Então veja que é outro mas não é outro dessemelhante diferente como que se fosse para competir com Jesus não outro da mesma categoria aqui quando você vê héteros como adjetivo de
evangelho é outro evangelho Então significa é um evangelho falso um evangelho dessemelhante por isso que Paulo falou assim o qual não é outro no sentido de ser um evangelho na verdade que possa competir em pé de igualdade com verdadeiro evangelho o verdadeiro evangelho é único esse outro evangelho é um evangelho falso é isso que Paulo quis dizer Observe que Paulo em Primeira Timóteo 63 e 4 ele diz o seguinte se alguém ensina alguma outra doutrina é Soberbo e nada sabe o termo outra doutrina aí nessa frase é rero dascalu Então veja que é um verbo
é um verbo que denota ensinar de maneira errada ensinar outra doutrina ensinar um falso uma falsa doutrina e não a Sã Doutrina Então veja como os Gálatas estavam abraçando não apenas um um erro assim uma distor leve não era uma heresia porque a heresia tem que usar o termo corretamente nós falamos na primeira aula que nós não podemos banalizar o termo quando nós chamamos algo de heresia é porque fere a ortodoxia e dentro da ortodoxia claro nós defendemos que a salvação é exclusivamente pela graça de Deus se alguém está pregando a salvação pelas obras da
Lei se alguém está dizendo por exemplo como eu outro dia ouvi uma pregação aí o camarada dizendo Olha o mais importante não é a cruz não é a ressurreição de Jesus o mais importante é o juízo investigativo e faz uma referência a 1844 e fala de Helen de White e tal e Helen de White diz ou seja nem não é a Bíblia que diz Então veja tomemos cuidado com esses grupos aí que estão liados a essas a esses ensinamentos heterodoxos que vão não ao encontro mas de encontro aquilo que a palavra de Deus nos ensina
são contrários aquilo que a palavra do Senhor nos ensina então a salvação ela é 100% pela graça de Deus quem era os judais Anes esse adjetivo advém da frase contido em Gálatas 2:14 pela qual o apóstolo Paulo condena duramente a hipocrisia ou no mínimo a conduta politicamente correta ou dissimulada de ninguém menos que o apóstolo Pedro Paulo Era duro Paulo foi firme com Pedro que era do colégio apostólico mas Paulo ele tinha tanta convicção que quando Pedro passa por Antioquia da Síria e ele tem ali uma conduta dissimulada Paulo olha para Pedro e diz se
tu sendo judeu vives como gentios e não como judeu Por que obrigas os gentios a viverem como judeus ou seja Ô Pedro Por que que você tá fazendo média aí com os judais Anes você também tá querendo ser como um deles Que negócio é esse Paulo foi duro Ele resistiu diz a bíblia Pedro na cara não é então essa pergunta contém o verbo grego aí ó Ioda ISO É iuda ISO iuda ISO que quer dizer judaizar é daí que vem o termo judaizante então quando Paulo fala essas palavras a Pedro ele usa esse verbo aí
ó yuda Isso judaizar literalmente portanto os judaizantes eram herges legalistas de origem farisaica hipócritas falsos mestres que pregava a salvação pelas obras não por acaso foram chamados também por Paulo de falsos irmãos que se intrometer e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade disse Paulo que temos em Cristo Jesus para nos pem em Servidão Mas vamos para o terceiro ponto o clima de tensão quando Paulo e Barnabé chegam a Jerusalém e se encontram ali com as colunas da igreja mãe Tiago irmão do senhor esse Thiago não é o o Thiago irmão de João porque Thiago
irmão de João já tinha sido morto a espada conforme Atos Capítulo 12 Então esse Tiago aqui é o Tiago irmão de Jesus irmão do Senhor que se tornou também um apóstolo cefas que é Pedro e João esses eram as colunas da igreja os ânimos ali estavam acirrados os judais Anes Com certeza fazendo uma grande pressão eram Inimigos da Liberdade Cristã petulantes e estavam ali para gerar aquele tumulto eles sabiam que Paulo pregava na concepção deles um evangelho fácil porque os legalistas são assim eles acham que quem defende a salvação pela graça está pregando o evangelho
fácil sem renúncia só que eles na verdade estão Tor sendo o conceito bíblico de renúncia porque é claro que para servir a Deus nós temos que renunciar Jesus mesmo falou se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo só que para eles os legalistas renúncia significa você abraçar uma série de coisas que nem Deus exige de nós Então veja como os legalistas eles são assim eu às vezes falo da questão do Natal não é eu eu faço lá no meu no meu Instagram eu faço aquelas provocações porque tem muita gente irmãos que abraçou o
legalismo e quer proibir os crentes de Celebrar o Natal quer proibir os crentes de de de fazer determinadas coisas que são lícitas então nós temos que ter atenção a isso para não abraçarmos o legalismo O cristianismo não é legalista claro nós temos que ter uma vida de santidade Mas isso não significa você ser legalista agora Note os judais Anes eles sabiam que Paulo pregava na na concepção deles o evangelho fácil sem a necessidade de pagar o preço entre aspas contudo esse Apóstolo e apologista sabendo que pregavam eles outro evangelho né aquele evangelho falso foi duro
com eles foi duro Paulo falou para eles que não ia aceitar e não por nem por uma hora ele aceitou e Paulo até falou quanto aqueles que se for alguma coisa noutro tempo não se me dá Deus não aceita a aparência dos homens Paulo foi duro agora na atualidade há também muitos falsos mestres que querem querem impor regras para as pessoas receberem a salvação lembremo-nos de que Paulo e Silas em filipos já na segunda viagem missionária de Paulo limitaram-se a dizer o seguinte ao carcereiro arrependido crê no Senhor Jesus Cristo Cristo e Será salvo tu
e a tua casa ou seja a salvação ela é pela graça e não pelas obras embora os salvos como nós já citamos aqui eles andem em boas obras que foram Preparadas pelo Senhor então uma coisa é você ser salvo e ter boas obras você fazer o bem isso é uma coisa outra coisa é você achar que você tem que obedecer uma série de regras para ser salvo Então veja como a distorção está aí mas vamos para o terceiro e último tópico a tendência judaizante hoje se havia uma tendência no primeiro século hoje também infelizmente existe
veja primeiro ponto o mesmo evangelho por causa da dura repreensão de Paulo a Pedro muitos pensam que Pedro havia abraçado a heresia judais an entretanto essa desavença ocorrida em Antioquia da Síria que nós mencionamos antes do Concílio em Jerusalém foi pontual Com certeza porque nós vemos isso na Bíblia Paulo e Pedro pregavam Sem dúvida nenhum o mesmo evangelho a diferença eram as audiências Mas eles pregavam o mesmo evangelho Porque Pedro não era um judaizante só para explicar esse Apóstolo no aludido Concílio aquele que está lá em Atos Capítulo 15 que ocorreu no ano 49 depois
de Cristo ele ali tendo uma oportunidade até para se opor a Paulo e Barnabé porque ele ali estava numa numa condição especial ele era do colégio apostólico ele podia muito bem ter se oposto ali a Paulo mas o que que ele fez ele fez couro com Paulo e Barnabé os apóstolos de Antioquia Pedro se referiu antes ao fato de ter sido primeiro dentre todos os apóstolos a pregar os estrangeiros em cesareia Então veja que ele não era judaizante porque ele pregava aos estrangeiros e ele argumentou Deus que conhece os corações lhes deu testemunho dando-lhes o
espírito santo assim como também a nós e não fez diferença alguma entre eles e nós purificando o seu coração pela fé agora pois Por que tentais a Deus pondo sobre a serviz dos discípulos um Julgo que nem nossos pais nem nós podemos suportar mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo como eles também olha que palavra importante que Pedro deu isso aí resolveu a questão porque quando você lê ali o capítulo 15 de Atos você vê que estava vendo uma desavença Paulo e Barnabé Falaram mas não houve consenso mas quando Pedro deu
a palavra aí tudo se encaminhou para uma boa conclusão claro que com a direção do Espírito todos se calaram Depois dessa intervenção conciliadora de Pedro o que demonstra o quanto ele ainda era respeit AD mesmo não sendo o presidente da Igreja em Jerusalém naquela ocasião Paulo Pedro e o mesmo evangelho então eles pregavam o mesmo evangelho a despeito da desavença que teve com Pedro o apóstolo Paulo afirma aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão esse operou também em mim com eficácia para com os gentios veja que paradoxo eu coloquei aí que
paradoxo Paulo que conhecia bem judaísmo sabe tudo judaísmo foi chamado para levar o evangelho aos gentios Olha como Deus é soberano Paulo Falou fui constituído pregador apóstolo e Doutor dos gentios ele que sabia tudo do Judaísmo foi chamado por Deus para falar aos gentios Claro que ele também falou os judeus Mas ele foi chamado de Doutor dos gentios agora Pedro que foi o primeiro a pregar aos gentios pregou na Casa de Cornélio como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com Espírito Santo com virtude o qual andou fazendo bem curando a todos os oprimidos do diabo
porque Deus era com ele e aí estando Pedro ainda falando diz a bíblia que caiu o espírito sobre Cornélio a sua casa Pedro que teve esse chamado da parte de Deus para falar primeiramente aos gentios ao fim e ao cabo ele também aí eh se menciona que ele seria na verdade o portador da mensagem para os da circuncisão ou seja os judeus Deus é soberano Então olha que interessante nós abordamos isso aí mas o que se enfatiza é que a audiência diferente mas tanto Paulo quanto Pedro pregavam o mesmo Evangelho não é eu coloquei até
que isso em missiologia tem a ver com transculturação então transculturação Pedro Claro ele pregava o evangelho para os para os judeus respeitando a cultura deles e Paulo pregava aos gentios respeitando a cultura deles também veja que o próprio Paulo a despeito do seu chamado específico para os gentios ele fez-se ele diz em primeiro aos Coríntios que ele se fez como judeu para os Judeus para ganhar também os judeus Então isso é muito importante observarmos segundo ponto o perigo da doutrina judaizante muitos gostam de passar pano né usando um termo aí da atualidade para as heresias
optam por não se indispor com quem prega heresias e com isso permite que os herges avancem como Lobo sobre o rebanho mas Paulo e Barnabé foram firmes percebendo que era muito perigoso tolerar os judais Anes estes se opunham à liberdade Cristã e pregavam o evangelho anátema maldito ou duplamente maldito que visava aprisionar os salvos no cerimonial ismo judaico como se isso fosse fundamental para a salvação a batalha então foi travada assim como a Vitória dos atenienses sobre os persas na batalha de maratona em 490 Anes de. crist foi crucial para a consolidação e avanço das
ideias sobre as quais repousam democracia livre mercado e outros atributos que definem a civilização ocidental a Vitória dos primeiros cristãos sobre os judais Anes foi decisiva para não reduzir o cristianismo a uma seita do Judaísmo Então veja o que estava em jogo Claro que Deus está no controle de tudo Deus poderia ter ali agido eh poderia ter havido uma intervenção da parte de Deus de outra maneira mas veja como Paulo e Barnabé foram usados por Deus para se contrapor para defender o evangelho e se contrapor ao falso evangelho judais an porque se naquele Concílio prevalece
a opinião dos judais Anes veja o cristianismo ali no seu na sua na na sua Nascente né no seu nascedouro seria na verdade uma seita Judaica e não foi isso que Jesus apresentou quando ele andou na terra terceiro e Último Ponto as práticas judaizantes atuais embora Barnabé e Paulo uma dupla dinâmica cheia de Espírito Santo tenha vencido os falsos mestres judaizantes do primeiro século o falso evangelho por eles propagados viria a ser introduzido infelizmente entre nós como profetizou Paulo em Atos 20 27 a 30 há hoje tanto movimentos sectários pseudocistos como igrejas cristãs que adotam
práticas judaicas como guarda do sábado liturgia incluindo-se toque do chof trages judaicos como chale para oração o famoso talit o Solid ou barrete para cabeça o famoso quear bem como leis dietéticas do Judaísmo chamada cashrut por outro lado é importante distinguirmos os judeus que se convertem a Cristo e mantém suas tradições judaicas dos cristãos não judeus legalistas que aderem à práticas judaicas então duas coisas precisam ser aqui observadas primeiro os judeus que se convertem os chamados judeus messiânicos eles são chamados assim porque eles têm um problema aí com a palavra Cristão eles preferem ser chamados
de judeus messiânicos porque Claro o termo Cristão quando foi utilizado foi de uma maneira jocosa zombando daqueles que se converteram a Cristo Então os judeus que se convertem eles preferem ser chamados de judeus messiânicos mas são cristãos são salvos em Cristo Jesus então esses judeus messiânicos eu vou até ler aqui para ter poder de síntese mas na verdade são pessoas que T uma uma ligação cultural com o J ismo não é que eles creem na salvação pelas obras Mas eles têm eles têm razão para seguir a sua cultura agora o que é uma coisa absurda
é a pessoa que é salva entre os gentios e achar que deve obedecer a lei Judaica para a salvação é esse o sentido então Observe não é nem questão de ornamento porque ter ter ornamento ter uma miniatura da arca eu até ter uma aqui tá vendo ó a miniatura da arca aqui próxima de de mim olha aqui ó cer ornamentos eh miniatura da arca ou outros objetos tudo isso você pode ter Sem problema nenhum a questão é você achar que isso tem a ver tem algo aí ligado à sua salvação por exemplo Então os judeus
os que se convertem a Cristo geralmente são chamados de judeus messiânicos Ou seja já que creem no Messias principalmente os que moram em Israel observa a tradição Judaica e não fazem isso porque acreditam na salvação pelas obras e sim porque desejam preservar sua identidade cultural Israel Diferentemente de outros povos não sofreu a lei da mortalidade dos povos em cumprimento ainda que parcial do que o senhor prometeu Ezequiel 37 é portanto justo e bíblico que judeus que reconstruíram seu idioma a partir das escrituras mantenham também suas tradições mesmo quando reconhece que Jesus é o messias agora
o os não judeus é aqui que está a questão dos judais Anes cristãos gentios devem Orar pelos judeus apoiar suas causas isso é bíblico reconhecendo que eles vêm sofrendo terríveis perseguições ao longo dos séculos seria um erro adotar a teologia da substituição e defender a ideia de que a igreja substitui Israel sabemos que Deus fez alianças incondicionais com Israel estudamos isso aqui há pouco tempo e temos aqui no canal a playlist dispensacionalismo em que tratamos disso então Deus vai cumprir tudo o que prometeu para Israel entretanto não devemos pensar que os judeus são superiores na
atualidade apenas por serem judeus também não precisamos nos judaizar observa o ensinamento de Paulo da parte do Senhor é alguém chamado estando incircuncidado não se circunci cada um fique na vocação em que foi chamado Amém meus irmãos então o o resumo aí nãoé o resumo da Ópera o resumo de tudo que falamos é que a salvação é 100% pela graça Nós não precisamos na verdade nos submeter a ritos judaicos a cerimonial ismo judaico guardar sábado não mas isso aí dizem os legalistas isso aí anterior à lei e tal a Bíblia o Senhor Jesus é o
senhor do sábado ele disse o homem não foi feito por causa do sábado mas o sábado foi feito por causa do homem Ora se o sábado foi feito por causa do homem é porque nós temos domínio sobre o sábado e não precisamos de maneira alguma nos submeter à lei mosaica no que tange oo cerimonial ismo porque o Senhor Jesus no sermão do Monte ele cita vários pontos da Lei e insere no contexto do Reino de Deus claro muitas coisas nós temos que observar mesmo como cristão mas nós temos que ter cuidado para não pensarmos que
a salvação é pelas obras então o resultado da reunião Diz aqui a conclusão da reunião que Paulo e Barnabé tiveram lá em Jerusalém não no Concílio mas na segunda visita que Paulo fez a Jerusalém após a conversão o resultado da reunião foi desfavorável aos judais Anes só o fato de os apóstolos sendo judeus concordarem com a explicação sobre a especif de cada grupo dada por Paulo já apontava o engano desses legalistas sobre a obra salvífica de Cristo esse resultado serviu tanto aos Gálatas como a todo o cristianismo nesses mais de 20 séculos de história assim
a diferença entre os judeus messiânicos e os cristãos judaizantes atuais é que os judeus estão preservando como eu falei uma cultura hereditária do seu e os judais Anes colocando remendo novo em pano velho Como disse Jesus Amém que Deus abençoe a sua vida se você gostou desse vídeo curta ou Compartilho e se você desejar torne-se também membro do nosso canal Tá certo temos aí vários vídeos que você pode assistir aqui está e nós temos várias playlists e você que é membro Claro você tem benefícios como antecipação de vídeos e sobretudo acesso a todo o nosso
acervo de estudos como este aqui que nós apresentamos Este é um dos muitos estudos que você vai encontrar Veja quantos pormenores nós mencionamos aqui nós baseamos o nosso roteiro Claro nos tópicos e pontos da lição mas vocês perceberam que a nossa proposta ela é subsidiária não é nós apresent aí um roteiro subsidiário para que vocês possam ter melhores vocês são professores tenham melhores subsídios uma ampliação do assunto e também os alunos que ainda não são professores mas que estão assistindo a aula aqui conosco possam crescer em conhecimento Amém que Deus abençoe a sua vida a
paz do Senhor