[Música] Dara incomparavelmente profundo Sutil terra engado mesmo em centenas de milhões de anos agora podemos vê-lo ouviro com primo que possamos completamente planificar o verdadeiro significado dos ensinamentos do lente profundo e init l Sutil é raramente encontrado mesmo em centenas de milhões de anos agora podemos vê-lo ouvir e compreendê-lo que possamos completamente clarificar o verdadeiro significado dos ensinamentos do tatal o daro incomparavelmente profundo e lividamente Sutil terrar de contrá mesmo em Cent de milhões de anos agora podemos vê-lo ouvir e compreendê-lo E possamos completamente clarificar o verdadeiro significado dos ensinamentos do esse se chama poema
de abertura de ensinamentos né todos os em várias línguas diferentes de vários países diferentes isso sempre é feito quando vai se dar um ens dma o Dharma significa lei verdadeira Dharma que nós escrevemos aqui com letra maiúscula né em japonês se chama ro é uma palavra interessante que tem três pontinhos de água e depois que nem fosse água o símbolo da água e do lado tá escrito assim nagarê como é que água corre então quando a gente fala de dma é o jeito das coisas serem como elas são não como eu gostaria que fosse Mas
as coisas são como são de onde vem o epíteto de buda tatagata aquele que vem e que vai do assim como é então o Dharma quer dizer a Lei verdadeira também é traduzido como a lei verdadeira ou Dharma de buda quer dizer os ensinamentos de buda a gente fala inf finamente profundo e Sutil também é impessoal isso é outra coisa importante né e o tem algumas coisas que caracterizam que são selos do Dharma aquilo que caracteriza que são ensinamentos de buda de shakyamuni buda porque quando o que acontece na Índia tinham vários ensinamentos Como já
falamos antes né várias deidades várias tradições espirituais que continuam existindo lá na Índia né o budismo teve um momento muito auspicioso na Índia depois quando vieram as invasões muçulmanas e me assim me falaram eu sei pouco sobre islamismo mas parece que no Islamismo é proibido você ter imagens humanas não só para adorações mas não se fazem esculturas de pessoas né E que quando eles chegaram na Índia e deram com Todas aquelas esculturas o que eles foram fazendo foi cortando decepando tirando braços cabeças né E muitas das imagens na Índia hoje elas TM as marcas marcas
bem severas porque não conseguiam quebrar o que não conseguiu quebrar ficou meio cortadinho machucadinho né e com isto muitos dos budistas se retiraram porque em princípio um budista não luta existe algumas pouquíssimas lutas vamos dizer e brigas entre budistas uma vez teve monges coreanos brigando e veam todos atrás de mim ó lá os monges estavam brigando na Coreia eu falei pois é às vezes brigam né são seres humanos mas o princípio do budismo é da não violência então houve certas perseguições mas não muitas e é bom lembrar que na época de buda ele não foi
perseguido e e talvez isso ocorra não só porque ele não tinha um princípio de não agressão mas também porque ele pertencia à classe dominadora ele era um membro da classe governante Hum era filho do rei que tinha seu exército e quando ele vem com uma proposta muito diferente do que era o sistema social da época nós estamos falando agora sobre Lucidez social quando estamos falando quando ele vem com uma proposta social muito diferente daquilo que era estabelecido pela sistema de castas da Índia ele não é perseguido ele não tenta fazer uma revolução social em termos
de massas né Vamos mudar o sistema social mas ele diz assim vamos mudar o nosso olhar e ele acolhe na sanga pessoas que vinham de todas as castas e das não castas que eram chamados ah Os Intocáveis até hoje existem na Índia aqueles que são fora das castas chamados de não humanos é uma coisa muito grave quando nós seres humanos chamamos um outro ser humano de não humano e às vezes fazemos quando falamos assim alguém cometeu um crime ediondo ele não é humano não ele é um ser humo nós humanos podemos cometer os crimes mais
horríveis nós humanos e não Perdemos por isso a nossa humanidade O que que nós cultivamos em nós a Santa Casa de São Paulo tá nos convidando eu tô pedindo um um praticante um discípulo meu que vá ã tem um programa de humanização da Medicina mas a medicina é feita de ser humano por ser humano né para ser humano mas como é que houve um distanciamento de que se eu eu sou um cientista e eu deixo de reconhecer o Humano que tá do meu lado que carapaça é essa que você gente pensar no Reich que era
um psiquiatra antigo ele diz assim que a gente cria carapaças né de proteção eu tenho que lidar com a dor com o sofrimento e para que eu não fique tão envolvido na dor e do sofrimento eu crio uma armadura então eu me fecho mas isso me endurece e eu perco a sensibilidade ao outro e a minha própria sensibilidade e aí vem os problemas né pessoa pergunta eh mas o que que está o que que eu tenho dout não interessa você tobe isso aí fica aí fica quieto né que já tá desaparecendo eu tive a bênção
de levar uma aluna minha que não era uma benção por isso a gente se pergunta né Será que isso é bom ou se é ruim né Não sei ela teve um uma trombose cerebral e Fomos parar no Hospital das Clínicas em São Paulo levamos cerca 7 horas para que ela pudesse ser internada e nesse nesse período de 7 horas eu vi médicos e enfermeiras trabalhando muito muito sem parar eles não tinham tempo nem de ir ao banheiro praticamente E aí chegou o momento da troca de plantão quando houve a troca de plantão Chegaram duas senhoras
que tinham acabado de chegar no hospital e passou uma atendente comendo uma maçã tava na hora de troca de de plantão tinha vido parar por 10 minutos pararam de atender os pacientes 10 minutos essas duas senhoras chegaram e dizer assim olha a porcaria que é o serviço público eu fiquei tão envergonhada dessa sua pouca capacidade de percepção desse olhar tão rápido de uma situação e dizer que o serviço público não presta ele presta sim a minha aluna ficou internada durante 25 dias foi muito muito bem tratada por médicos e por enfermeiras E eu pensando que
os médicos Não Contam ainda porque eu sou do tempo antigo a muitos anos que não para Hospital eu falei pro M mas escuta o que ela tem Ela disse assim Calma minha senhora eu vou explicar aqui nós explicamos tudo que bonito não é aqui nós explicamos tudo não só pro paciente como pros parentes dos pacientes nós queremos que todos saibam que está acontecendo são jovens médicos que foram treinados nisto que se chama hoje de medicina humanizada que é de ser humano para ser humano com respeito ao humano que eu não vejo apenas a minha especialidade
e não vejo a doença mas vejo um ser humano um paciente tão complexo na sua multiplicidade de fatores para que eu possa atender a sua necessidade verdadeira né Então vamos voltando Buda é também chamado o rei da Medicina a gente dá um nome de buda né o Buda da Medicina né que em Japonês é yakini orai yaku xi yaku quer dizer remédio cura e xi é mestre Professor o professor O Grande Mestre da cura namu kushin or mas na verdade falava-se do Buda histórico de shamani buda que ele era como um grande médico Isso é
da parte do Sutra da flor de lotos da Lei maravilhosa que é considerado um dos principais sutras dentro da tradição mahayana tradição mahana chamada grande veículo muitos de vocês são da tradição vag Raiana que é chamado veículo do diamante do inquebrantável que é o budismo Tibetano o budismo Zen é chamado budismo mahana uma das tradições mahayana vamos voltar para as nossas relações sociais a o nosso príncipe que deixou de ser príncipe que se tornou um um sadu um renunciante à procura da sabedoria à procura de Como minimizar dor e sofrimento no mundo por há dor
e sofrimento no mundo e se é uma maneira de minimizá-la e ele foi praticar o yoga foi praticar as práticas acéticas que é o que a gente conversou no no início da manhã né e finalmente ele sentou-se em zazen isso que nós fizemos um pouquinho aqui ele sentou-se em zazen segundo a tradição Japonesa por sete dias e sete noites que é o Retiro que a gente faz em Dezembro de 1 a 8 de dezembro e o que seria cer do dia 8 de dezembro ao ver a estrela da manhã ele entrou no samad dos samad
e disse eu a grande Terra e todos os seres todos juntos nos tornamos o caminho então não tem uma coisa como um caminho uma coisa separada de mim e das outras pessoas todos juntos nos tornamos o caminho Essa é a frase da sua iluminação e ficou Maravilhado que gostoso que coisaa né percebi o que ela não tinha percebido antes eu estava à procura de alguma coisa e tinha tantos obstáculos tantas dificuldades né meus desejos meus Apegos me me pegavam me atrapalhavam e de repente parece que eu me libertei e fiquei num estado muito agradável e
aí ele pensa assim como é que eu vou ensinar isso pros outros como é que eu vou dizer pros outros não vou entender é tão simples é tão fácil mas as pessoas estão pensando querendo coisas muito complicadas então ele acha que não vai dar muito certo e ele começa a andar ali em bigaia onde Joel passou mal e Tomou muita [Risadas] cerveja nós ficamos andando não ali tem vários tem um lugar que tem a árvore bodai é uma neta da árvore bodai que tem hoje lá da árvore da iluminação né então tem essa árvore lá
que é uma forma de de uma figueira e e hoje ela é toda cercada de ferros porque o pessoal ia lá arrancar a folha da árvore Mas nós somos muito maluquinhos né Nós humanos né Eu quero levar uma lembrança da árvore pá arrancava foi daqui a pouco murchin assim então cercaram ela de de grades de ferro mesmo né e e a gente ficava to lá esperando para cair uma folhinha em mim aí quando cai ai caiu em mim a folhinha eu trouxe várias folhinhas que caíram não peguei lá porque não dava para pegar mas então
bom Buda sentou-se embaixo dessa árvore teve ess sua experiência iluminada ele começou a andar em volta e Tem lugares pra gente andar né então tem uma plataforma que ao lado dessa árvore que geralmente fica lotada de monges de todas as tradições possíveis com todos os diferentes hábitos e aqueles que fazem as prostrações completas como se faz no budismo Tibetano eles põem uma coisinha parece uma portinha de madeira assim no chão né e ficam lá fum fum fum Vas vezes né e o que eu achei mais engraçado eram os monges andando assim tinha um lá fazendo
reverência outro tinha lá dava um beliscão nele assim D belis cãozinhos eles vivem numa intimidade tão grande são mesmo irmãos Porque alguns deles cresceram desde pequenininhos juntos né E você acha não tá fazendo uma prática de reverência o amigo veio lá famía esc uma coisa muito engraçada e muito bonita de ver até né que que mesmo que esteja fazendo uma prática espiritual a ternura do relacionamento entre amigos não se perde não é rígido sabe tinha uma certa macies que já o budismo japonês é um pouquinho mais sério assim mais mais rígido do que eh essa
qualidade que eu vi no budismo Tibetano nesses monges que estavam lá e depois tem outra plataforma que você a árvore bode tá lá né árvore da iluminação então tem uma bem ao perto dela depois tem outra um andar um pouco mais alto e depois outra num caminho muito maior e dizem que Buda então ficou andando ali em volta e pensando que coisa extraordinária que eu obtive mas eu acho que eu não vou ser capaz de transmitir E aí Lá vem os textos da Índia antiga dizendo que uma voz Celestial que seria de prama é a
deidade suprema né que disse a ele vá e faça como fizeram os budas do passado aí vem coisas bem bonitas Como fizeram os budas do passado use meios expedientes para que as pessoas compreendam o que você compreendeu Então nós vamos começar um outro processo né E aí ele se põe a caminhar e volta um versal ele perto tem onde tem hoje tem um templo muito bonito ele lá ah budista society Como é que chama V budista society tem um tem um tempo lá de um grupo budista um B gester avada que cuidam desse templo né
e ele lá ele teria encontrado os seus antigos companheiros de prática esses companheiros de prática alguns deles eram seguranças vamos dizer assim que o seu pai tinha mandado o pai é um rei o filho príncipe se meteu no meio do mato tá lá no meio do mato nos IMP perte bem longe né sozinho praticando com um grupo de gente esquisita que não come que não bebe que não dorme O pai mandou uns carinhas lá vai lá cuida do menino né não deixa meu príncipezinho morrer e eles acabam se tornando praticantes com ele ele era tinha
uma capacidade de convencimento além do que ele era filho do rei né então ele convence a turminha que que se ele tá aqui eles Vou praticar com ele e todos começam a praticar com ele e são muito sérios né porque ele era muito sério então tá todo mundo sem comer sem beber ele tá aquele esqueletinho né e os outros todos esqueletinhos até que ele toma a come o arroz doce que é a sujata a pastora trouxe e deu para ele e os outros falam tá vendo É príncipe mesmo não aguentou ficar aqui na prática dura
a gente aguenta ele não não vamos mais falar com ele conhecem isto você não faz o que eu quero não fale mais comigo Tô de mal então ficaram de mal com ele mas ele não se importou que aí depois é que ele vai fazer zazen que vai ficar os sete dias e sete noites tem a sua experiência Mística então ele tá voltando dessa experiência Mística ouve a voz Celestial dizendo vai ensine com meios expedientes e ele vai caminhando de volta a onde estavam os outros amigos dele os antigos companheiros das práticas ah acéticas acéticas di
acese que eleva eles pensavam que a prática cética era não comer não beber não dormir se eu negar as necessidades fisiológicas eu acesso a níveis superiores de consciência e é exatamente o que o Buda vai dizer não é por aí tem um caminho chamado do Meio não é nem de excesso nem de falta que é ch que é até o nome né da estrada caminho do Meio lá do Seb em Porto Alegre env a mão e ele então tem a sua ele ele vai caminhando Olha eu Nós levamos 12 horas de carro quando eu fui
né mas a Índia aquela bagunça né quem teve lá sabe aquele trânsito que vem gente na contramão eles andam de qualquer jeito de qualquer lado é uma maravilha o TR é aquela coisa caótica todos buzinando e ainda nos caminhões tá escrito buzine o buzinar não é ofensa É uma honra mas buzine buzine enfim a gente levou Vou quase 12 horas para chegar lá né e imaginou o homem andando sozinho pela estrada e ele deve ter levado um bom tempo onde ele pode absorver aquela sua experiência e ele quando chega os outros amigos que estavam lá
disseram não vamos falar com ele ele é um fraco né ele se meteu a querer dizer que fazer práticas aqui mas não consegue mas que ele caminhava de uma maneira tão interessante e havia tanta tranquilidade na sua postura que eles chegaram e dizer escute o que foi que você entendeu alguma coisa você tá diferente e ele então vai falar das quatro nobres verdades que é o primeiro ensinamento de Buda né o sofrimento ansiedade Duca insatisfação existem existem causas das nossas insatisfações existe um estado chamado de Nirvana de paz e tranquilidade e esse esse estado é
acessado por uma prática que pode ser dividida em oito aspectos a prática é uma só mas ela tem oito vieses né oita maneira de nós compreendermos né que é o a memória correta ponto de vista correto pensamento correto a fala correta o meio de vida correto o esforço correto a concentração correta e a meditação correta então isso são o que diz que vai que nos no que é o próprio Nirvana isso é igual a Nirvana estado de paz de tranquilidade de Lucidez é igual a uma prática que tem que pode dividir em oito aspectos se
nós mantivermos na verdade um desses aspectos os outros sete estarão sendo mantidos também às vezes as pessoas escolhem dizer não essa semana eu Vou praticar a fala correta por isso que eu brinquei com ontem com eles né Vamos brincar e para de de não falar palavrão Você viu que ficaram quietos não quiseram eles gostam de falar palavrão não quer quer continuar falando né a gente treina a nós mesmos no tempo todo Estamos nos treinando escolhendo como Queremos nos treinar né esforço correto tudo isso é treinado tido e ele faz esse primeiro sermão diz que an
Nat caldini se iluminou era o nome de um discípulo dele eu eu eu nunca esqueço porque Claudinha parece Claudinha né a nata caldinha se iluminou e disz que cada vez que Buda fazia um discurso uma palestra do Darma alguém se iluminava não quer dizer que todos se iluminavam eu tenho alunos que chegam para mim e diz assim a senhora não me iluminou eles Ficam bravos comigo eu não iluminei tem uns que eu não ilumino vocês aí eu fico tranquila porque o budda chac aab também não iluminava todos ao mesmo tempo todo mundo espera né vai
agora se ela vai fazer um gesto mágico uma palavra p e todo mundo ah né seria legal mas não é bem assim olha tá na hora era o tempo de meditação que nós não [Música] fizemos minutos nós fizemos menos porque eu vi que vocês não queriam fazer tanto aliás uma a primeira vez que eu vi o da lilama lá em São Paulo que ele foi na inauguração do templo zulai ele falou falou falou e aí ele abriu para algumas perguntas e alguém falou assim o senhor não vai fazer meditação e ele disz assim no máximo
5 minutos eu achei tão maravilhoso porque disz assim é tão rara a oportunidade de estar juntos né que ele queria contar conversar e passarem ensinamentos né disse assim não sabe meditação vocês podem fazer sozinho comigo 5 minutos e a gente acha gostoso fazer com ele né a presença dele inspira a nossa meditação fica melhor eu fui há 2 anos atrás me convidaram para ir pro Butão acho que foi dois anos atrás me convidaram para ir pro Butão um professor de yoga lá de Salvador na Bahia e e me levou junto e e foi muito interessante
porque lá no Butão tem uma tem um mosteiro um Monastério que é chamado tigers nest o ninho do Tigre ele fica bem incrustrado dentro da montanha é difícil o acesso e nós fomos para lá e disseram assim bom a o um outro professor Dioga que eu conheço Marcos Rojo lá de São Paulo ele já havia ido ele disse assim olha Mojo eu sugiro que a primeira hora você vá a cavalo porque são umas 2 horas me0 3 para você chegar até o mosteiro caminhando a primeira hora você pode ir a cavalo mas depois tem um
lugar que o cavalo não vai mais aí você vai a pé falei tá bom Cheguei quem quer cavalo eu cavalo toda alegrinha só tinha dado cavalo na infância fazia muitos anos que não dava cavalo mas tudo bema lembro né entra pelo lado esquerdo aquelas coisas bom aí chegaram lá os cavalos e a mais Maravilha é que o cavalo não tinha rédeas Mas eles andam em fila fila indiana então tem o cavalo da frente o meu era mais ou menos o quarto acho que era quarto quinto cavalo tinha mais dois cavalos atrás de mim e o
nosso guia puxava o primeiro cavalo para uma cordinha e eles iam todos enfel adinos um atrás do outro só que aqui do lado veem um monge era era um monge terava todo vestidinho de amarelinho né tinha boininha chapeuzinho tudo amarelinho ainha amarelinha tal ele vinha com um grupo de pessoas e o cavalinho dele passou do lado do nosso e os meus cavalinhos os nossos cavalinhos eles escorregavam nas pedras do caminho era mal ladeira e tanto era bem íngreme e do lado de cá era um abismo Ai que gostoso sem rédia segurando aqui mais ou menos
Eu nunca fiz uma peregrinação religiosa tão convicta mas fui rezando mesmo de verdade naman [Risadas] nam e foi bom sabe porque isso me inspirou muito que eu fui rezando tanto que eu já né rezar é bom repetir um mantra repetir um nome sagrado né às vezes num momento de emergência desses é muito importante então rezei aquela hora toda lá do cavalinho e e estava já quase chegando lá no final quando um dos Cavalos empacou o lado da frente era uma moça que queria tirar fotografia e o cavalo Como se soubesse parava e ela te fotografava
e era proibido e o senhor que era o Dono dos Cavalos que estava atrás de mim deu uma avançada e começou a dizer pro cavalo da frente vai vai vai vai vai né nisto ele bateu no meu pé e o meu pé saiu do estribo e na hora que meu pé saiu do estribo o meu cavalinho Se animou muito muito muito muito e deu uma galopada e fiquei sendo o segundo cavalinho da fila vocês sabem que a minha pressa então ficou mais intensa e mais profunda e quando foi descer do cavalo tinha um guia que
era um homem bem pequenininho ele dizia para mim pula que eu te pego pul não pul mas eu devia ter pulado porque na hora que eu pus todo o meu peso no pé esquerdo que era para sai do cavalo aquela aquela coisinha lá o estribo Arriou e quebrou ainda tive essa vergonha de ter quebrado o estribo do cavalo acorda o pedaço de de de de de couro né que segura e aí ele me segurou mesmo bom aí o resto foi caminhando e quando fui caminhando o que que eu notei que em todos os os nichos
que tem na no na montanha haviam pequenos ah esculturas pequenininhas assim como se fossem pagodas essas esculturas essas pequenas pagodas elas são feitas de restos mortais de cinzas e quem faz isso são as monjas os monges não fazem isto eu quis visitar um Monastério feminino porque falo muito dos monges os monges os monges né Falei C até as monjas eu sei que tem monjas aqui eu quero visitá-las e eu fiquei sabendo que o trabalho das monjas Era exatamente recolher as cinzas que dos que foram Queimados e eles são queimados sentados em Zem eu fiz questão
de ir no crematório fachado que eu era maluca né Falei não mas eu quero ir no crematório não mas crematório não é para turista eu falei mas eu quero ver o crematório e os crematórios muito diferentes daquilo que tem na Índia que o corpo é deitadinho no chão é todo mundo sentadinho e senta em lotos aí alguém perguntou mas se não conseguir não essa hora a gente faz [Música] sentar com todos os lotos completa quando morrem achei uma boa ideia e aí queima tal e as monjas pegam esses restos das cinzas misturam com barro e
fazem essas pagodas e dão pros familiares e os familiares durante esse período que a gente chama período intermediário de 49 dias após a morte levam esses restos mortais e espalham em lugares sagrados e esta montanha é considerada uma montanha Sagrada então todos os lugares que eu olhava tinha essas pagodinhos monges fazemos quando encontramos xidas restos mortais a gente reza o xir Amon né então fui rezando o xiron eu eu tinha levado um um Rosário budista a gente chama Malo di uso né que geralmente nós monges budistas não Us vocês veem é diferente né os praticantes
budistas do Zem budismo não estão carregando malas e vocês do budismo Tibetano geralmente tem o mala pendurado né a gente usa só para determinadas ocasiões cerimônias celebrações ou preces né mas não é usado no dia a dia né e eu estava com o meu malzinho bonitinho lá porque afinal lá é um país que foi organizado pelos tibetanos né Por este senhor tibetano que foi nessa montanha Então fui rezando rezando rezando até chegar no Mosteiro o mosteiro hoje é um museu não os monges não moram mais lá eles ficam lá durante o dia para receber os
visitantes fazer as preces limpar os Altares mas não tem não é mais um local de residência né e e a história é muito interessante porque diz que este praticante era um urmet urmet é leigo ele não é monge né e ele era um professor do Dharma como muitos dos nossos professores do Dharma do budismo Tibetano não são monges né o lama santem é leigo chag durur IMP pochera leigo né dentro do budismo Tibetano monge não pode se casar não pode ter relacionamento íntimo né então a gente tem poucos aqui no Brasil a gente tem an
Zamba que é uma monja que vive mais na parte da Bahia do Nordeste o lama Michel em São Paulo que nem mora no Brasil que mora na na Itália atualmente ele vem de tempos em tempos né então são poucos a maioria são professores do Dharma que são leigos né E este senhor que era um leigo diz que ele teria vindo do tibé e que ele veio montado numa tigresa Olha que bonito e ela voava e a tigresa voadora levou ele para uma caverna nesta montanha e na caverna desta montanha ele ficou 3 anos 3 meses
3 semanas 3 dias 3 horas vocês conhecem essa história né É essa a dentro do budismo Tibetano para que você seja um iniciado dentro do budismo petano principalmente se quer ser monástico você tem que fazer um Retiro de 3 anos 3 meses 3 semanas 3 dias 3 horas 3 minutos 3 segundos E aí você está apto a entrar na ordem então diz que este senhor teria ido montado na tigresa hoje se diz que a tigresa talvez fosse a sua companheira a sua consorte que não era realmente um animal Mas de qualquer forma e lá tem
a caverna onde ele ficou todo esse tempo né e fomos andando dentro do moeiro tal até que chegamos nesse lugar era eu e mais duas pessoas o grupo já tinha se dividido porque a maneira de caminhar cada um caminha no seu passo né e eu sei que eu cheguei lá eu levei levei chocolate e café Bis e café para dar PR os monges deixar nos Altar Tod Altares eu pus um pouquinho aí eu abri o meu paninho lá de fazer reverências né E fiz as minhas reverências e me sentei e disseram aqui embaixo É a
caverna onde ele sentou e foi um dos samad mais bonitos da minha vida gente de repente eu sentei e sentei e tudo se aquietou e a sensação é que eu poderia ficar lá etamente tem mais no de tempo quanto tempo tá sentado não tá sentado isso completamente desapareceu e eu só percebia que as lágrimas estavam caindo e era de emoção não era tristeza não era alegria nada de uma coisa de uma beleza incomensurável Mas precisou aquele acho né o medo de cair no abismo tudo aquilo né que foi superado por passar 3 horas orando 3
horas em oração contínua para chegar nesse lugar que tem uma energia realmente extraordinária muito bonito e de ficar sentada não sei quanto tempo eu fiquei sentada ali Realmente eu não sei mas aí começaram a entrar outras pessoas a falarem mais alto e eu fiquei pensando puxa o grupo pode estar me procurando né e eu fui me encontrar com eles e nós viemos embora então Há momentos na nossa vida em que alguma coisa meio mágica acontece e que é muito especial e não é todas as vezes que nós sentamos em meditação que isso acontece ela pode
acontecer algumas vezes na nossa vida para algumas pessoas pode não acontecer nunca mas é muito importante e não podemos ir atrás disso porque se eu for atrás dessa experiência ela vai correr mais rápido que o vento eu não esperava nada eu tava Subindo a Montanha fiquei assustadinha comecei a rezar cheguei lá sentei no lugar que disseram é aqui que ele sentou e de repente a sensação é dá para ficar TRS anos não é nada o tempo não existe um estado de conforto inacreditável que a gente senta e fala ai tá doendo a perna doendo das
costas né de repente tudo isso havia desaparecido é isso que a gente vai chamar de samad e que na salas de meditação da nossa tradição Zen tá escrito samad do samad zai os zai o samad dos samad que é aquilo que a gente pode acessar através das práticas meditativas e este senhor que que levou o budismo Tibetano para o Butão ele é organizador político do país aí nós vamos falar de relacionamentos de Lucidez social né este senhor organizou o país do butão através de ensinamentos budistas isso é muito muito importante e lembrar também que a
primeira Constituição do Japão foi baseada em textos budistas são coisas que a maioria das pessoas não sabem né porque acho que religião e política não tem nada a ver tem muito a ver é organização social como é que nós organizamos uma sociedade e aí vou me lembrar de novo de buda chak amuni Buda na Índia num país de castas ele diz assim ele não nega a casta veja que interessante ele diz assim mas a casta não o é por Nascimento a casta é por comportamento uma o bramani que seria o sacerdote dentro do hinduísmo é
o topo da pirâmide social mas ele vai dizer o bramani não é por Nascimento por ser filho de bramani é pelo seu comportamento se ele fala pensa e age como Um ser superior ou se ele fala pensa e age como um ser inferior ele não é bramani embora o pai seja bramani e no e no e no Budismo e no budismo não e no hinduísmo você é bramane porque você é filho de um bramani porque o sangue é bramani conhece a história de sangue azul é parecido e Buda vai contra isto ele nega isto ele
diz assim nós somos tão brâmanes tão sacerdotes tão iluminados tão corretos e bons quanto a nossa maneira de ser pensar e falar e não porque o sangue Zinho na veia tá correndo e é é e é puro Isso é uma mudança radical da sociedade diz que em varanasi varanasi é uma é uma cidade de de ruelas muito estreitas essas ruelas eram onde tinham as grandes mansões né os Palácios das pessoas muito ricas hoje são onde moram os pobres né são curtiço curtiço mesmo uma bagunça uma sujeira e eram com ratos andando para cima e para
baixo e o gado eu eu na minha ignorância né o gado sagrado imaginei um gado bonito né fofinho bem alimentado é gado vira lata né é gado na rua com comendo um saco de lixo né a gente ficou muito impressionado com aquilo e fanas aquela Rosinha Estreita cheia de cocô e xixi de gado conta conta a história e para mim foi importante por causa disso porque nos textos nos sutras sagrados é onde tá escrito isto que Buda um dia tava andando por essas ruas de varanasi e de repente aparece um intocável né aquele fora das
castas aquele cuja sombra não pode tocar a alguém de outra casta e e a sombra de alguém de outra casta não pode encostar nele não é nem fisicamente a sombra não pode se encostar de tão intocável que é né um ser não humano imundo fétido não reconhecido como humano e tá esse homem o que que ele fazia limpava latrina né E eles pegavam geralmente era uma bexiga de boio enfim pegavam um um negócio uma sacola lá onde tirava as fezes dos banheiros e ele vinha vindo quando vem Buda na rua orha a rua é do
tamanho desse espacinho entre esse meu assento e as pessoas que estão aí e tem um boi no meio do caminho e tá cheio de cocô e xixi e o homem quando viu o Buda que a sombra ia bater no Buda e vice Vera se despencou pelo chão Caiu escorregou e ficou lá no meio do cocô que não era só o de vaca e o que que faz o nosso príncipe Vai lá dá a mão para ele dis assim vem cá meu irmão impossível ol morreu de medo vai me matar se eu tocar num uma pessoa
de outra caa me matam e disse assim vem cá meu irmão e este homem entra na sanga se torna membro dessa comunidade ou seja shakyamuni Buda está além das discriminações da sua época e dos preconceitos ele faz uma mudança social incrível então a sanga de buda não é feita da Elite da época ele é feita de todos que moravam na Índia naquela época ele não escolhia só os seus primos e parentes Príncipes filhos de Reis como muitos Entraram na ordem mas tinha até um deles que ele entrou na ordem depois do que o seu barbeiro
barbeiro já era profissão inferior e o Barbeiro entrou alguns dias antes na ordem Quando o Príncipe veio este príncipe tinha que obedecer o Barbeiro uma coisa que que naquela sociedade era impensável então nós estamos pensando em relacionamentos sociais de Lucidez de clareza de iluminação de Sabedoria de não discriminação de não preconceito de reconhecer o humano no humano isso é muito importante e aí vou contar a história que eu adoro da mahra prajapati já ouviram falar não conhecem mahra prajapati vou apresentar tá mahra prajapati a primeira monja histórica mahra prajapati a mãe adotiva de shak munib
buuda chak amuda o Príncipe sidarta e ele nasce a mãe dele morre uma semana depois ele nasceu de parto natural Lembrando aqui a sicília o meu Bis Netinho mahau E tantas outras Crianças atualmente que nascem naturalmente né Sem intervenção hospitalar a ela foi ter nenê como era antigamente muito que as nossas indígenas também fazem de cócoras como nasceram os filhos não é do Milton Sato que Purific o Ará e as águas os bebês nasceram de cocoras a esposa dele lá bonitinha e aí A então a marra PR japati não a mãe a rainha Maia vai
ter o bebê no meio do do mato que eles mandavam no meio da da Mata né um jardim todo Florido ela segura num galho quer dizer ela tá de cócoras se apoiando numa árvore para não cair em cima do bebê né E nisso o bebezinho nasce aí conta que andou para cá e para lá a gente sabe que isso é uma figura de linguagem né E ela morre uma semana depois e quem vai cuidar do bebezinho é a irmã dela que chama maha prajapati que significa líder de uma grande assembleia ela vai ser a outra
esposa a segunda esposa do rei sudana que é o pai de buda e ela vai ter outros filhos com ele mas sidarta é o primeiro filho e é o filho da sua irmã querida que morreu e ela vai tratar como se fosse um de seus filhos ela amamenta o menino ela cuida do menino ela educa o menino e ele vai embora com 18 19 anos ele sai do Castelo vai fazer suas práticas ascéticas e um dia ele volta e ele volta para pregar o Dharma ele volta para dizer o que foi que eu encontrei e
não só ela como o seu filho da rula que já tá com 7 8 anos de idade a esposa dele também que estava lá esperando por ele todos se maravilham com os ensinamentos dele dizendo todos aqui são seres iluminados Viva como o ser iluminado que você é respeite uns aos outros respeite a natureza todos os seres uma coisa linda ele faz essa pregação Ficam todos maravilhados e ela diz assim eu quero me tornar monja com você mulher não pode lembra que as mulheres são as consortes ah ah mulher não pode porque o que seriam das
famílias se as mulheres saíssem de casa ora numa sociedade patriarcalista vamos lembrar disso onde a mulher só tem sentido em relação ao homem que acompanha mulheres que não tinham maridos filhos tios primos sobrinhos que cuidassem dela viviam à margem da sociedade eram marginalizadas o que que mahra prajapati como líder da Assembleia e esposa do Rei fazia ela reunia essas mulheres para lhe dar ofícios porque elas não tinham nem o que comer porque o provedor era o homem mulheres não tinham capacidade de se autom manter então o que que ela fazia ensinava a elas o que
nós continuamos ensinando as nossas mulheres pobres faz comida para venzer faz venzer artesanato e assim elas sobreviviam e era ela lder dessas mulheres marido já morreu mas ela ainda tá na corte e tá liderando essas mulheres ensinando-as como se sustentar e se manter mesmo sem ter nenhum homem por perto e serem respeitadas né porque a questão da Índia até hoje é esta né mulheres sozinhas são estupradas abusadas né eu tenho uma aluna minha que quando eu eu falo de praí assim não vai lá não vai lá lá eles tratam mal as mulheres e realmente tem
homens lá que não cuidam das mulheres com respeito e dignidade né até hoje mas enfim ela vai atrás dele dizer eu quero ser monge eu quero ser monge eu quero também entrar na ordem você me ensinou uma coisa maravilhosa eu quero renun ao mundo eu não quero mais viver no castelo eu não tô interessada em ter riquezas coisas materiais você me deu uma joia muito mais preciosa do que tud todas as joias que eu posso ter aqui e eu quero viver como você tá vivendo e ele de novo diz mulheres não podem mas ela era
uma pessoa muito insistente ela não desiste e ela vai dizem que 500 mulheres acompanhavam então onde ele ia ela ia mas não é monge é uma pessoa leiga com 500 mulheres seguindo um grupinho né o dobro do que nós somos aqui então um dia Buda vai fazer uma palestra ele era convidado pelas pessoas pelas famílias de alguns lugares as pessoas que tinham um certo poder financeiro que convidavam ele eu tinha interesse nos ensinamentos e ele ele atendia quem chamasse e ele vai fazer essa palestra numa determinada cidade não me lembro o nome e marra PR
japati está lá e ela tá na porta ela sabe que ele vai chegar ela ela tá lá na porta esperando e quando ele vai chegando Ela já faz a sua reverência tá suja tá imunda porque ela não era uma andarilha tá com o pé machucado sangrando coberta de de de terra né De tanto caminhar e bua já faz uma reverência e entra logo F Vai lá vai ela de novo perguntar né mas ele entra e nessa e ela a Nanda que é o que é o atendente de buda e que é primo de Buda vira-se
para ela e diz assim eu vou interceder pela senhora Hoje ele se se comve com a figura física dela tão desgastada e diz eu vou falar hoje pela senhora e Buda faz a sua palestra do Dharma e nessa palestra ele diz todos vocês aqui são budas são seres iluminados se vocês praticarem Buda Buda se manifesta em vocês a mente iluminada vocês T que provocá-la tem que o que que é verdade Qual é o caminho e quando ele termina a Nanda diz assim posso fazer uma pergunta mestre faça Nanda mas mestre todos os seres aqui né
sim todos as mulheres também mestre as mulheres também Ananda Então por que que o senhor não ordena marra PR japati aí ele pegou o Buda isso é uma coisa que no Japão a gente tem estudado muito Será que o ser iluminado está sujeito às discriminações aos conceitos e da sociedade em que convive ou será que ele está além delas não tá além não nós estamos sujeitos àquilo que é o pensamento corrente do grupo em que nós vivemos a diferença e essa é a grande diferença de um ser iluminado é que ele muda que na hora
que ele percebe que é um erro ele muda enquanto os outros ficam batendo pé não sempre foi assim tem que ser assim a posição das mulheres é essa não é isso o ser iluminado que ele percebe Nossa houve um engano aqui e ele fala não eu vou ordenar mra prajati e ordena então nós temos a primeira mja histórica que era a mãe adotiva de buda e que vai ser ordenada pelo próprio Buda e ela vai ter muitas discípulas né então tem uma continuidade da lingagem feminina que começa exatamente com com um Buda e era e
ele uma das coisas que ele dizia pros monges é que nunca o monge ficasse sozinho numa sala com uma mulher por será não podia também mostrar os dentes ficar dando risadinha PR as mulheres na sala sozinho com ela não pode ou seja tem uma certa seriedade porque o que que acontecer né ele estava naquela época os monges faziam o voto da castidade do celibato fica sozinho com uma moça lá nas gargalhadinha SA o que acontece né quebra o voto então para não quebrar o voto não podia porque tinha um voto esse voto vai desaparecer mais
tarde no Japão mas nessa época existia né E aí o que é interessante que as pessoas comentam é que porque a primeira pessoa a quebrar o voto foi o próprio Buda porque quando a mãe dele está morrendo ela pede que ele venha abençoá-la e ele fica sozinho com ela no aposento quer dizer as regras que existem elas não são para nos aprisionar né Elas s para criar o quê harmonia na comunidade Então nós vamos ter a dentro da sanga da comunidade de buda ele na hora que vão chegando mais pessoas e mais pessoas para conviver
como nós aqui né Nós vamos criar certas regras para que haja harmonia e os monges Eles vieram mendicantes eles saiam muito para pedir esmolas e as pessoas prestavam Mita atenção Quem são aqueles por exemplo a nossa roupa o nosso hábito começa com a história seguinte eles não se vestiam de nenhuma maneira específica assim como vocês cada um vem com a sua roupa com o seu jeito vamos lá ouvir ensinamento vamos praticar o budismo vamos praticar a meditação e cada um se veste da sua maneira acontece que havia um rei que gostava muito de buda e
gostava muito dos ensinamentos e um determinado dia ele tá vindo n ada e ele vê um homem parado Embaixo de uma árvore sentado ele achou que era um discípulo de buda e achando que era um discípulo de buda ele desce do seu cavalo ou do ou do elefante sei lá né e faz um monte de reverências para este homem que tá na estrada mas mas muitas reverências né baixa faz reverências prostrações o óbito que será né o rei aqui o rei gostou de mim né E quando ele termina de fazer as reverências Ele pergunta você
é um discípulo de buda ele disse não não sou não então o que que acontece ele mandou parar parei é com ele perguntou se ele era um discípulo de buda ele disse que não era então o rei vai se encontra Buda alguns dias depois e assim escute você é meu amigo eu gosto tanto de você seus ensinamentos são tão maravilhosos mas eu outro dia ap piei da minha montaria fiz um monte de reverência para um homem qualquer na rua eu sou um rei você sabe não pega bem você pod você pode dar o jeito de
que eu posso identificar os seus alunos os seus discípulos seus seguidores que eu posso olhar para ele fal ah que ele é um seguidor de buda E aí eu posso fazer reverência para ele né porque fazer reverência para um discípulo é fazer para o mestre você tem que tratar um discípulo como trata o mestre aqui os discípulos e as discípulas do lama Santa vocês tem que tratar com tanto respeito como tratam o lama e não é tratar ele de um jeito os out outro jeito he bom eu sei como é que é essa história mas
enfim aí o Buda andando com Ananda lembra do Ananda que intercedeu pela marra quea lindo o tão bonito quanto uma [Risadas] moça menos Ach Bon né e os textos são escritos por homens Nós não temos os únicos textos escritos por mulheres são poemas chamados terig poemas das mulheres discípulas de buda e são tão dramáticos coitadinhas as coisas são medonhas tinha uma coitadinha vou contar só um pedacinho tinha uma coitadinha que ela tava Ah o ela ela e o marido muito felizes tem dois filhos e ela está grávida ão no céu muito contente quando chega a
notícia que o povoado de onde o marido veio foi atacado tá pegando fogo e talvez a família dele tenha morrido então ele diz para ela eu vou até lá e não volta o tempo vai passando ela vai ficando aflita ela resolve ir atrás do marido então ela vai atrás do marido no meio do caminho ela tem bebê Então ela tem o bebê sozinha no meio do mato carregando bebê no colo quando para chegar no povoado tem um rio ela tem que atravessar o Rio Aí temos um problema o beber no colo menininho pequeno e ela
então vai atravessar o Rio com o menininho que tá que tá lá ela fala pro menininho espera que a mamãe vai pôr o bebê lá e vem te buscar então a mamãe atravessa o rio põe o bebezinho Embaixo de uma árvore e ela faz um gesto pro menininho quer dizer espera que eu já vou o menininho acha que é para entrar no rio o menininho entra no rio começa a se afogar a mãe entra no Rio para salvar o menininho Nisso vem um pássaro pega o bebê dela e leva embora a coisa é medonha né
e o menininho que ela foi salvar morre afogado e quando ela chega no povoado o marido também morreu e não tem mais nada e ela fica completamente enlouquecida né uma pessoa nesse estado completamente fora de si e desesperada caminha por caminha quando ela encontra Buda e vira discípula aí eu acho isso medonho parece que as mulheres só se tornavam discípulas quando sofriam demais né E não é verdade tinha muitas pessoas que se aproximavam de buda e através de ouvir seus ensinamentos se tornavam discípulos né mas a histórias escritas por homens bonitinhos Mas enfim outra que
o homem né ele ia atravessar o Rio aí tinha aquela moça Coitadinha que não sabe atravessar e pede por favor você me ajude mas eu fiz o voto que não toco em mulheres então não posso ajudá-la o amigo dele pega Disse vem cá pá atravessou deixa ela lá e os dois continuam caminhando e um de mal com o outro bravo hum hum furioso não fala nada depois de alguns quilômetros assim você pegou numa mulher e disse assim é mas eu larguei você continua segurando né então um pouco de que essas regras foram criadas para uma
convivência amorosa e gentil e harmoniosa e não apenas para ferro e fogo né que pode ser até quebrar as regras nós falamos dentro do budismo uma Raiana que seguir as regras muito ao pé da letra como alguns grupos fazem é quebrar os preceitos que o preceito tem que ter uma visão maior do que apenas vou fazer porque tava escrito no livro né o livro estava escrito para quem que circunstâncias e por quê E nós temos que analisar isso um pouquinho né então nós temos uma ordem feminina que cresce junto da masculina Buda começa a perceber
os relacionamentos humanos e começa a dar valores né não matar não roubar não abusar da sexualidade na época para monges é não manter relações sexuais ponto como eu falei com você nem com pessoas do mesmo sexo sexo oposto com parentes amigos cachorros bichos etc né E nem em sonhos nem com fantasma né então era uma ideia de não sexualidade isso dentro dos Mosteiros japoneses femininos ainda é muito estimulado enquanto você está no Mosteiro mas quando você sai do mosteiro Se quiser casar tem um relacionamento é outra coisa e o budismo japonês é um é o
budismo é o único budismo no mundo que admite monges e monges que possam se casar e ter relacionamentos íntimos com outras pessoas é único e isto aconteceu porque a cerca de 200 anos atrás alguns Mosteiros haviam guerras internas no Japão e alguns Mosteiros foram Queimados e quando os Mosteiros Queimados eles descobriram que no fundo dos Mosteiros haviam mulheres e crianças eram most seros masculinos e souberam que eram as filhas as esposas filhos e filhas dos monges e o que que fez o imperador que era um homem sábio era um homem budista e sábio chamou a
liderança budista do país e disse escute se vocês não são capazes de manter os preceitos vocês mudam o preceito porque a religião é muito importante pro povo e não pode ficar desmoralizada então se vocês acham que ter uma vida sexual monogâmica e ter seus filhos é um bom caminho então vamos colocar uma palavra no final da frase não manter relações sexuais em vez de ser ponto final ou se uma palavra impróprias e o que passou a ser próprio Desde aquela época é a relação monogâmica hé um homem e uma mulher um casamento com uma só
pessoa isso é que foi proposto e que continua sendo parte da sociedade japonesa até hoje né não é como alguns outros países que podem ter várias esposas ou algumas sociedades na África que uma mulher pode ter vários maridos né que é um matriarcal ismo mas é uma sociedade de um casal e desde então os monges podem se casar também há outras razões para tal que haviam menos vocações Então seria uma maneira de manter os templos né ter a sucessão o seu filho torna-se o seu sucessor por exemplo hoje muitas filhas são sucessoras dos templos dos
Pais né Então tudo isso foi acontecendo no processo de desenvolvimento o Sutra da flor de lotos é um dos sutras que mestre do gué fundador da minha ordem estudava muito junto com nitiren da shonin com vários líderes shinran shonin todos aqueles que estudaram numa montanha perto de Kyoto que se chama ran que é chamada montanha mãe havia um na China os ensinamentos de buda começaram a chegar na China né teve invasões muçulmanas como eu falei o budismo vai se retraindo e vai se espalhar pelo resto da Ásia ele vai chegar tanto que chega no tibé
e vai chegar também na China quando chega na China há um interesse do governo local mudar a tradição porque o confucionismo e o taoísmo tavam mandando nas lideranças políticas e como é que você se livra deste peso você muda de religião Então os os senhores feudais da época eles começaram a colher essa nova religião que tava chegando porque eles tiravam o julo dos outros líderes que mandavam neles então eles acolhem os monges budistas que estão chegando e criam para ele espaços maravilhosos tá na hora de intervalo tá doendo a perninha ação 3:20 vocês querem fazer
uma pausa termino a [Risadas] história vocês podem se mexer viu vontade o havia o interesse político econômico tô falando tudo tá misturado nessa vida não tem nada separado a é a drama da existência é Network né É tudo ligado isto se liga aquilo aquilo se liga aquilo não dá para separar para dividir dizer eu não quero saber disso eu quero saber de tudo eu me eu sou participante da vida do planeta da sociedade do mundo em que estou e de que maneira nós somos a diferença no Nosso Bairro na nossa casa com nossos vizinhos na
nossa família nos nossos relacionamentos aliás tem uma história que eu gosto muito era uma moça que ela se casou e com uma família que era da terra pura a família dela não era da terra pura é uma é uma ordem budista ela era Cristã e se casou com esse este homem que era da terra pura e todas as manhãs a família se reunia em frente do altar familiar e rezava fazia um nembutsu que falar na moam naam na muam e ela não ia porque afinal ela não era dessa religião de vez em quando eles iam
ao templo e voltavam todos alegres ela não ia porque ela não era dessa religião e ninguém da família disse para ela venha conosco sente aqui vem fazer ninguém nunca falou nada o belo dia ela se sentou junto Porque ela começou a perceber que havia uma coisa muito benéfica naquela prática que estavam fazendo e que não era contrário aos princípios da sua família mas ela não precisou que alguém puxasse empurrasse e dissesse vem ela naturalmente se aproximou de ver como eles ficavam bem Fazendo a sua prática religiosa matinal todos os dias né então na China o
budismo entra né Ele é muito bem acolhido pelas lideranças políticas porque queriam sair do julgo do confusionismo e do taoísmo que controlavam o Estado então eles acolhem o Budismo e vão ter vários grupos budistas todos eles tin um monge chama ti esse mon chamado ti Ele vai construir uma coisa que chama plataforma que é tinai que vai ser a escola tendai no Japão ou seja ele vai dizer Estes são ensinamentos de buda e este não são porque chegou muita coisa e entra misturado coisas do hinduísmo que não eram pensamentos budistas então ele diz assim eu
preciso selecionar e dizer o que que são os selos do Dharma o que que identifica ensinamento de Buda e o que que nós reconhecemos como ensinamento de Buda ele cria uma coisa chamada plataforma Celestial tentar vai numa escola essa escola é uma das primeiras que vai pro Japão e que cria esse mosteiro belíssimo lindíssimo a m monha inteirinha perto de Kyoto nesse mosteiro vão estudar grandes líderes religiosos do século X e 13 no Japão um deles é o fundador da minha ordem que se chamava mestre do gué e o que que você aprendia neste mosteiro
você aprendia zazen a meditação se apreendia o Sutra da flor de lottos da Lei maravilhosa como sendo do Sutra dos sutras que é chamado rei dos sutras o sutr superior e se aprendia o nem butso invocar o nome do budd miaba cada um dos desses personagens históricos que passaram por ali escolheram uma dessas práticas para se aprofundar então nós temos nitiren que é o monge do século XI que ele vai escolher o Sutra da flor de lottos ele diz assim não pode ter imagem em Altar A imagem não simboliza nada o O que é importante
é o ensinamento e o ensinamento o nome do Sutra é mior então namu quer dizer onra homenagem ao Sutra da flor de lottos da Lei maravilhosa e ele faz escreve esses caracteres e isso é colocado nos Altares e as pessoas TM uma prática chamada de daoko que é repetir este nome nam que o sutro é tão poderoso benéfico que ele só de você dizer o seu nome você vai conseguir o que você quiser nesse mundo é um é um é uma tradição muito ligada às coisas deste mundo e ela vai surgir no Japão no momento
que a classe comerciante tá emergindo tinham poucos Comerciantes agora nós temos uma classe comerciante temos cidades sendo formadas e esta classe comerciante ainda não é não sabe muito ler e escrever e ele vai dizer mesmo que vocês não Leiam o Sutra que vocês não saibam ler dizer o seu nome é suficiente a terra pura também não é muito diferente disto o budismo da terra pura diz se você não souber ler não tem importância mas se você invocar o Bud miaba ele é um pouco como esse Salvador que você chama e se você chamá-lo de verdade
ele vem e te salva então nós temos um uma um ser que nos salva fora de nós que é o Bud miaba e vem o mestre doguin que resolveu para fazer zazen ele dizia Você tem que chamar o Buda interior não fora de você você tem que acordar você e não esperar que alguma coisa fora de você venha te salvar você o salvador de você mesmo a gente fal D né a força de você t é a força do outro a sua própria força você tem que ter essa força você tem que ter essa fibra
você consegue e formaram escolas diferentes mas todos eles com grande respeito ao Sutra da flor de lottos da Lei maravilhosa e este Sutra da flor de lottos da Lei maravilhosa conta a história de uma menina de 7 anos que é um Buda que é um Buda Vivo que ensina os outros numa sociedade em que apenas homens eram budas e eram descritos o corpo de um Buda e uma das descrições do corpo o Buda é um pênis ou seja nenhuma mulher poderia ser Buda Mas neste Sutra eles contam a história dessa menina uma criança que é
um Buda e que ensina todos outos então tem coisas muito importantes outra coisa muito importante desse Sutra e que por isso dentro da escola mahayana é bem importante é que vai falar da do Poder do arrependimento Tem um aqui que não se arrepende ele disz que não tem nada para se arrepender nesta vida é um discípulo meu então eu tô fazendo um trabalho para ele entender que arrependimento não é dizer ah eu não devia ter feito não eu não devia mesmo se dá conta que a gente tem 5% de livre arbítrio e que você escolhe
se faz ou não faz alguma coisa e é nesses 5% que você percebe pisei na bola ai ai ai ai ai não vou pisar mais né vou perceber que tem uma bolinha ali não vou pôr o pé na bola porque eu vou cair eu vou machucar alguém né Então a força do arrependimento é contado a história e agora é o último pedacinho que eu vou contar tem o intervalo né do Dev bata vocês já ouviram falar de devata Ela já sabe ela discípula do lama ele contou devata era um primo de buda que tinha inveja
ele não tinha cú tinha inveja conhe o o o Leandro carnal fala muito sobre isso né a diferença dos pecados capitais né ele disse assim eu gosto dele porque dis assim a inveja é um pecado Escondidinho ninguém diz eu estou com inveja de você eu posso ter ciúmes raiva etc mas inveja não os outros têm inveja de mim mas invejar é feio né nos ensinaram que era feio disse assim mas a gente tem sim el que um dia ele tava com uma amiga dele ele tava muito sem dinheiro não conseguia nem pagar contas e foi
almoçar com essa amiga que tinha vindo de Nova York contando que tinha comprado uma obra de arte de 000 e não sei aqueles que ficam com muita inveja Tomara que ela caia que a obra Pondera toda eu que não tenho dinheiro para pagar minha conta de luz ela F contando essas riquezas todas né então eue dizer é natural nós temos isso não é fingir que você não tem porque é feio mentir para você né a gente mente pra gente Ah não isso eu nunca se senti na vida inveja a gente sente um pouquinho tinha uma
eu ten eu tenho uma história da Inveja que é bem legal eu tinha uns 19 anos estava jogando vôlei e tinha uma menina na turma ela era árabe ela era bonita tinha uns cabelos pretos enormes e ela era adorada por todo mundo ela era aquela menina que todo mundo gosta que é gentil que brinc eu com uma raiva dela né a aí veio aquela bola bem gostosa odei Uma cortada mas bem em cima dela assim pá ela pegou a bola atravessou o outro lado do campo olhou bem para mim dis assim por qu ela disse
você não vai se lembrar do meu nome daqui alguns anos por qu por ISO ela era amada Porque ela tinha sabedoria ela tinha 19 anos e era uma fonte de Sabedoria inesgotável E eu estava com inja dela eu queria atacá-la né mas ela me deixou ensinamento pra vida por quê Por que atacar alguém por que tá bravo com alguém tá com inveja aquilo desmoronou tudo né foi uma uma joinha uma joinha nós estamos falando da inveja né hum dadata dadata é o primo de buda invejoso Buda lá cheio de discípulos né Todo mundo vai atrás
ó Buda que legal Deixa eu tirar uma fotografia não não e eu data o primo de buda ele era membro da sanga ele era participante da sanga aí ele tá ele tá que não aguenta mais de inveja porque ele queria ter uma sanga também ele queria ser o líder e ele não tá pronto ainda não é que Buda trate ele mal ele não tá pronto tá tá cuidando dele né tá treinando ele para se tornar um grande líder mas ele não quer esperar e aí ele fez de tudo que tentou matar uma Monge e fez
muita maldadezinha um dia Buda tá andando assim ele vai em cima de um penhasco e joga uma pedra bem grande para ver se mata Buda não conseguiu mas cortou o dedinho do pé de buda uma lasquinha isso é considerado dentro do budismo das coisas piores que você pode fazer né você querer matar pai matar mãe coisa que não pode viu não pode matar o pai não pode matar a mãe não pode mandar um professor não pode não pode ferir um professor um líder religioso uma pessoa que que que dá ensinamentos a você você não pode
ferir né e e bom dadata aprontou bastante e tal e Teve uma época que ele começou a fazer outra coisa gravíssima que é divisão na sanga dadata começou a falar mal do Buda ele tá velho ele não tem mais o Rigor de antigamente ele era um homem rígido agora tá assim deixa fazer qualquer coisa Venham comigo porque eu vou eu vou fazer o verdadeiro budismo Florescer de novo é comigo e ele conseguiu era um grupo muito grande de discípulos e parte desses discípulos saíram com com com dadata mas Buda tinha um um discípulo muito próximo
dele que depois de alguns meses disse assim Buda eu posso ir lá o Buda disse vai né aqui vai como você quiser aí ele foi ele nem Combinou o que ele ia fazer com o Buda Só pediu permissão eu posso lá com o grupo do devadatta quando vem o braço direito de buda chegou falou assim agora sim todo mundo entendeu Buda realmente tá decadente que é o líder agora sou eu e fica todo feliz e recebe o outro e um dia fala pro outro agora você faz um discurso do Dharma né você fala para toda
essa sanga para eles saberem que o verdadeiro líder sou eu porque todos Confiam em você e ele foi lá e fez um discurso dizendo não sabe o verdadeiro Líder é Buda este aqui Coitadinho né Aí ele fica furioso e ele volta paraa Buda e traz mais do da metade volta a estar com Buda é aí que ele fica furioso e tenta matar Buda mas não consegue mas chega o momento da sua morte tudo isso está no sutra de lotos hein aí chega o momento da morte dele ele tá para morrer e o que que aparece
para ele um mundo intermediário de grande dor e sofrimento ele cometeu todos os erros graves que o monástico não pode fazer ele matou uma monja ele tentou matar Buda e ele criou uma cisão na sanga gravíssimos todos eles gravíssimos aparece um mundo terrível de grande dor e sofrimento e neste momento ele se arrepende e ele invoca Buda ele começa a dizer Namia e morre mas porque teve um breve instante em que ele vai pedir ao primo que ele invejava que o proteja vai aparecer para ele um mundo intermediário de Não tanta dor e sofrimento então
o sutra de lotos fala o poder do arrependimento se a gente faz coisas erradas nesse mundo e às vezes falhamos claro que é divido a inúmeras causas e condições mas nós temos esse 5% de livre arbítrio que fez a gente tomar uma determinada decisão e se essa decisão não foi correta a gente pode se arrepender arrepender é chamado de metanoia transformação não é que eu vou apenas pedir desculpa aos outros isso é importante também que se faça mas para você mesmo você perceber aonde foi que eu falhei Qual foi o veneno que me envenenou a
ganância a raiva a ignorância ou aqueles que se misturam Entre esses e fazem com que nós façamos coisas impróprias que não levam à harmonia que não levam à sabedoria mas que destrói o sagrado Então na hora que a gente percebe e a gente faz e a gente falha porque por exemplo o budismo da terra pura o fundador dessa escola diz assim que até os bons entram na terra pura até os bons quer dizer que todos os mauzinhos entram percebe até os bons podem entrar na terra pura a terra pura é aberta a todos porque nós
temos eles chamam de Bon bono temos falhas Apegos aversões erramos mas aí reconstruímos nós corrigimos o erro é uma frase essa é uma joia zinha de um professor de Filosofia de São Paulo Mário Sérgio Cortela não é errando que se aprende é Corrigindo o erro isso é importante nós temos jargões que desde criança a gente ouve e repete sem nem pensar errando o que se aprende errar legal errar ilegal coisa nenhuma a gente tem que evitar o erro por todas as maneiras mas às vezes escapa e se errou a gente corrige o erro Por que
Professor corrige prova então não corrige nada errou errou vai aprender do erro não aprende Corrigindo o professor aponta isso aqui não tá certo corrija né então nós temos essa esse poder essas duas coisas são muito importantes nesse sutra de lótus um a posição das mulheres dentro da sanga que é declarado que até uma criança se torna uma criança menina é um Buda e outra o poder do arrependimento que transforma você sai de um mundo negativo prejudicial porque a gente faz coisas que não são benéficas e volta para nós porque o que que é jogado nesse
mundo volta para nós mas se você se arrepende você minimiza esse efeito fica mais suave agora apagar Karma ninguém apaga amanhã cedo nós vamos falar do Karma ai com muita karma eu aprendi recentemente sobre o Karma eu pensei que eu sabia ou não sabia agora eu sei diferente do Karma por isso que eu vou falar para vocês amanhã que horas são Então Ainda temos mais 20 minutos vocês querem falar do Karma agora já não é uma coisa não mas eu não vou falar muito do eu só vou falar pouquinho porque é muito legal eu gostei
muito disto Porque sempre tem uma ideia assim que se eu tenho uma doença é meu Karma não é não eu nasci em tal família é meu Karma não é não o Karma é o que você faz com a doença que você tem a doença é uma coisa que existe né ou ela é genética ou é adquirida doença é doença como é que você lida com a doença é o Karma que você vai criar Hum você tem a doença e fica odiando todos e o mundo xingando a sua família e as deidades com as quais você
se relaciona porque você é a pessoa tão Justa e boa e ficou doente não você Tá negando a lei da causalidade tudo que existe é a lei da causalidade a lei da causalidade não é exatamente a lei do Karma vai depender do que você faz com isso você cuida você pode até agradecer Eu tenho um aluno que teve câncer ósseo desde criança e quando ele tinha uns 16 anos ele começou a vir na minha comunidade e ele dizia se não fosse o câncer eu não teria conhecido o budismo como eu agradeço e ele era um
homem muito grande muito forte ele gostava de fazer artes marciais então quando ele fazia cirurgias na perna tal aí antes de cicatrizar ele ia lá de novo pum pum pum arrebentava outra vez Aí voltava pro hospital se formou em Direito e é um voluntário no Hospital do Câncer percebe ele cuidou ele ele não reclamou do câncer não disse ó vítima de mim vocês não têm vocês não sabem o que é isto porque as pessoas às vezes fazem isso sabe eu tenho uma doença que nenhum de vocês TM vocês não sabem o meu sofrimento a minha
dor eu tomo quimioterapia min minha unha fica pingando sangue no supermercado É verdade acontece isso acontece isso mesmo é terrível medonho quimioterapia é horroroso mas às vezes a gente tem que fazer a irmãzinha dela fez da da monja que tá comigo elas são gêmeas e ela ia fazer quimioterapia junto com a irmãzinha gêmea não é lindo ela sentava do lado da cadeira e ficav as duas no computador lendo brincando divertindo a irmã na químio não é bonito alguém que vai acompanha tá tô com você tô junto não é quer dizer como é que a gente
lida com as coisas que chegam até nós do mundo em vez de ficar reclamando com ódio como é que eu faço disso um processo de crescimento de de aprendizado esse livro que eu escrevi que fala o sofrimento é opcional ele tem uma capinha ali no meio assim que a moça que fez a diagramação do livro tem letrinhas soltas você pode mudar a palavra sofrimento você pode para outra você escolhe você muda mas a ideia do sofrimento opcional é é uma frase que eu ouvi de um psiquiatra que é um praticante nosso lá no Rio Grande
do Sul que chamou vídeo Valdemar e ele e ele dizia assim ele fez uma palestra sobre psiquiatria e tal e ele disse assim não põe uma flecha em cima da flechada que a vida já lhe deu a vida nos dá flechadas morre uma pessoa que você gosta muito muito íntima de você você perde as coisas que você tinha você trabalha muito para ter uma determinada empresa uma um templo que seja uma coisa e de repente tudo isso desmorona as insatisfações né as coisas acontecem Aquela aquele menino que você adorava que era seu namorado feliz você
percebe que ele casou-se com outra que tristeza que dor que sofrimento né então a gente sabe que tudo isso existe tem muito sofrimento agora em cima desso eu fico enfiando outra flecha eu estou sofrendo eu não posso me esquecer fizeram isto para mim não tem jeito é isso que ele fala não faça isso a vida ela nos dá umas rasteiras né a gente tá em de repente pá cai no chão cai e levanta levanta e continua isso é criar Karma benéfico a queda não foi só Ah eu mereci cair era meu Karma Por que que
é o problema de Karma sendo mal entendido ele acaba sendo um sistema de castas um sistema fechado se eu nasci em tal lugar é meu Karma então se eu nasci sei lá Numa família de ferreiros eu vou só posso trabalhar com ferro o resto da minha vida meus netos meus filhos todos vão trabalhar não é assim não importa você tem essa possibilidade de fazer escolhas você pode ser diferente acho que a maioria daqui tá fazendo uma escolha religiosa pelo menos ou espiritual diferente dos pais que os nossos ancestrais fora os japoneses né os nossos ancestrais
que não japoneses nenhum deles era budista três quatro gerações atrás ninguém era budista aliás nunca tinha nem ouvido falar em budismo então a gente muda a gente faz outras opções nós temos essa possibilidade de fazer opções diferentes dos nossos pais avós bisavós tetra avós né E com isso é que a humanidade vai crescendo e melhorando quando a gente vê aquela crise no oriente médio né Israel e Palestina a fala nossa gente o que é isto vão ficar ufl o ódio de uma geração na outra conheci uma vez um Pajé ele lá do de de Pernambuco
ele mora em São Paulo atualmente fizemos um encontro e nesse encontro ele fez uma roda e disse pras pessoas eu sou Pajé eu posso atender um pedido seu não é o o mágico da lâmpada que é três pedidos é um e todo mundo sentado ali Vamos fazer um pedido que o paj vai ninguém conseguia nem pedir né O que que eu vou pedir um pedido só que pode fazer e a maioria pediu saúde etc tudo bem terminamos isto e o pessoal falou mas Pajé o senhor não tem raiva dos portuguê senhor tá aqui nós somos
quase todos descendentes de europeus que fizeram tão mal pro povo indígena que continuam não cuidando dos povos indígenas né Tem uma música bonita cham demarcação já ouviram a caí é linda né e Ninguém cuida dos povos abusam deles e tal Senor não conta isso paraos seus os netos ele disse não eles sabem mas eu não preciso estimular a raiva eu tenho um Pajé que fica na minha tribo e eu sou o pajé que sai da tribo para fazer com que todas as pessoas sejam a minha tribo e por isso eu não posso uf ódio raiva
rancor em ninguém muito mais nos meus descendentes isso é mente Buda isso é sabedoria isso é criar Karma benéfico enquanto ele podia est ufl ter raiva criar Karma benéfico perceber que nós todos somos uma única tribo e quando a gente começa a trabalhar em harmonia na nossa tribo humana Nós criamos causas e condições para que a vida no planeta seja cada vez melhor para cada um de nós e pros nossos descendentes E com isso nós vamos fazer um intervalo Vamos criar Karma benéfico o Karma que é bom para você e para o outro o Karma
cuja Retribuição vai acontecer em três períodos de tempo nesta vida na vida subsequente a esta em vidas subsequentes a esta e isto significa prática incessante Não é Só Ouvir e de novo o ensinamento que ganhei no carro da minha carona que ele diz assim que o lama que conta isso né os nomes são um pouco diferentes o budismo japonês diz assim que existem três tipos de pessoas que gostam do Dharma de buda um deles chama-se isid vaca isid vaca gosta de ouvir ensinamento falou em praticar Tá longe a a acessa a um certo nível de
iluminação tem um despertar mas não quer saber de praticar vai lá sentar zazen não vai fazer isso não eu gosto de estudar de ler os ensinamentos e estudar mas não consigo pôr em prática na minha vida isso chama desra vaca segundo o lama renasce neste mundo se aproxima do Dharma se Maravilha e depois vai morar sozinho no meio do bato ninguém prisa ensinar nada porque ele já sabe tudo fica um ser infeliz aí renasce de novo aí de novo ouve o Dharma se alegra e quer ficar sozinho não quer ficar na sanga praticar isso é
tá na sanga tá na bagunça na confusão na briga no atrito e daí despertar Então isso é isdra vaca PR TC buuda é outro que é muito parecido com esra vaca só que o pratica Buda não vai nem assistir palestra porque ele é tão inteligente e tão brilhante que ele não pode ouvir uma tropeçar falar ele lê os livros estuda muito é um grande estudioso Qual o problema dele ele não sabe transmitir ele tem um despertar é o que mora sozinho que vive sozinho que estuda sozinho mas não sabe passar informação para ninguém então aquilo
fecha com ele e tem o bods Sativa o bods é aquele que renuncia a estar entre os budas poderia est lá só entre seres iluminados vivendo no bem bom tranquilo sem ninguém reclamar de nada gostoso todos os grandes praticantes dod Irã se tratando com grande respeito mas ele se recusa para estar no mundo para está entre todas as pessoas e para ajudar as pessoas a se elevarem ele tem a capacidade da transmissão dos ensinamentos não só compreende mas o e mesmo que tenha compreendido só um pouquinho já transmite esse pouquinho não fica esperando quando eu
for O Grande Mestre eu vou falar não eu aprendi isso é legal olha você sabia disto Pense nisso Olha que bonito lei de causa e efeito precisa de condições adequadas nós estamos o tempo todo produzindo causas somos condições e efeito de outras causas e condições que bonito e que causas e condições eu posso criar com a minha vida com a minha palavra com o meu gesto a minha atitude e com o meu pensamento começar a pensar de forma iluminada para que haja mais luz neste mundo e mais Lucidez para todos nós Muito obrigada que os
méritos estendam a todos os seres e que possamos nos tornar o caminho iluminado todos os budas através do espaço e do tempo todos os bodas massivas Mah pragina paramita Isso é uma invocação que todos os budas todos os seres iluminados todos os boas também seres iluminados martimas grandes seres iluminados que estejam nos abençoando com a sabedoria Suprema com mra pragina paramita porque a sabedoria suprema é que nos liberta de todos os mares que assim seja obrigada