e como oi pessoal meu nome é rodrigo richard e nessa série eu vou apresentar para vocês as linguagens c c + + c sharp java e python vamos começar objetivo dessa aula é apresentar os comandos básicos e estruturas de controle das linguagens iluminado se like ours style e também da linguagem python as linguagens se like elas são apelidados essa forma pela semelhança sintática que possuem com a linguagem c e nós vamos ver suas características em pequenos vídeos através seguinte roteiro primeiramente eu vou apresentar para vocês o hello world de cada uma dessas linguagens você ainda
não sabe que a hello word espera um pouco que eu já já vou te explicar em seguida vou mostrar os principais tipos de dados dessas linguagens você já deve conhecer alguns com por exemplo int float o chá e aqui a lista será um pouco maior e os comandos de entrada e saída vem logo em seguida depois eu vou apresentar para vocês operadores aritméticos relacionais e por fim eu mostro pra vocês os comandos estruturas de decisão e repetição nessas linguagens vocês vão perceber que há mais semelhanças do que diferenças e em nosso comunicação temos idiomas totalmente
diferente uns dos outros compra exemplo grego e sua ele que é uma língua falada na tanzânia uganda e ruanda nós temos também de homens que apresentam algumas semelhanças como português espanhol por exemplo a também o dialeto como o português portugal o português do brasil até mesmo sotaque tão característico de nós mineiros a linguagem programação também tem essa característica interessante algumas tão diferente como cowboy javascript e outros tão parecidos que mais se parecem dialeto de uma mesma linguagem como por exemplo linguagem c c + + java e c sharp e para que você não tem que
instalar compiladores e interpretadores para cada uma dessas linguagem de programação vamos utilizar uma plataforma online chamada refletir para acessá-la basta digitar rtl.de no seu navegador se você nunca utilizou repente você precisa se registrar clique no botão sign up e será apresentada a seguinte tela para você você pode se registrar usando a conta do google do gift do facebook ou então o seu e-mail particular agora vou falar um pouco da história dessas linguagens para isso eu vou apresentar para vocês voltarem lá eu a linha de tempo da criação dessas linguagens e para começar a sua viagem
no tempo começa falando daquela que foi utilizado como referência por várias outras linguagem programação a linguagem ser ela foi desenvolvida por dennis ritchie nos laboratórios bell em 1972 apenas como curiosidade dennis ritchie também é o pai do unix que acabou sendo base para outros sistemas operacionais como o linux ou mac ios e os principais sistemas operacionais os smartphones o android eo ios dennis ritchie também recebeu diversos prêmios pela relevância do seu trabalho computação entre eles o prémio turing chamado de nobel da computação e aqui gente me permita fazer um parênteses não deixe de pesquisar quem
foi alan turing um excelente filme para saber quem foi o touring é o filme o jogo da imitação vale a pena assistir infelizmente hit faleceu em 2011 aos 70 anos de idade segundo a nossa linha do tempo chegamos em 1979 ano em que o dinamarquês be a nice trip desenvolve a linguagem c + + ou c plus plus em inglês que no início seu desenvolvimento era conhecido como cê com classes e em 1991 holandeses guido van johnson lança primeira versão da linguagem python cujo nome é uma homenagem ao grupo britânico de comédia monty python os
objetivos do projeto da linguagem eram simplicidade legibilidade e produtividade em outras palavras python é uma linguagem que foi criada para produzir código legível e de fácil manutenção já chegamos agora ao ano de 1995 ano em que james gosling trabalhando na some microsystems lança a primeira versão pública da linguagem java o desenvolvimento java inicia-se em 1991 sob codinome walk carvalho em inglês graças ao carvalho que gostam envia todos os dias do seu escritório em 2009 ação marcou sistemas é adquirida pela oracle que passa então a ter o controle sobre o desenvolvimento da linguagem java e o
finn a microsoft lançou em 2002 a linguagem c sharp cujo desenvolvimento é liberado por mais um dinamarquês o veterano e bem-sucedido em deus hedberg ele foi projetista das ideias de compiladores turbo pascal e delphi na época em que trabalhava na borland agora vamos para apresentação do hello world cada uma dessas linguagens mas afinal de contas o que é um hello world e se lembra do dennis ritchie aquele fantástico cientista da computação desenvolveu a linguagem c e os tempos nacional em unix em 1978 ele seu colega britânico lança o livro desse programming language e nesse livro
na página seis que eu mostro aqui para vocês eles colocam um exemplo simples para a linguagem se esse programa ele simplesmente imprimir na tela o texto que viria a se tornar uma tradição um padrão na apresentação de todos os linguagem de programação o texto hello world e vamos então agora para apresentação do hello world cada uma dessas linguagens é o primeiro relevo ontem é o da linguagem sei das cinco linguagem eu vou mostrar para vocês apenas ser não oferece suporte para programação orientada por objectos ela é uma linguagem procedural o link lud é uma diretiva
para que os e acrescente a biblioteca o seu programa nesse caso ele vai incluir a biblioteca std aí o ponto h que tem algumas funções importantes como as funções de entrada e saída na próxima linha temos a declaração da função man cada programa se tem uma função principal que deve ser nomeada man a função mente serve como ponto de partida para execução do programa em geral ela controla execução direcionando as chamadas para outras funções do programa e agora vemos a função printf ela é a função que mostra na tela valores e terço com mês exemplo
onde ela mostra a frase hello hoje a função man retorna um inteiro para informar o sistema operacional sobre o fim da execução do programa a função retorna zero para informar que o programa terminou com sucesso sem nenhum problema e agora vamos para o hello hoje da linguagem ser mais mais embora ofereça suporte para programação orientada por objectos para manter a maior compatibilidade possível com você você mais mais mantém a possibilidade de programar se eu posso dizer dessa forma de um modo orientado a procedimentos aqui temos uma estrutura muito parecida com estrutura de ser a diretiva
include permanece aqui nesse exemplo estamos incluindo a biblioteca aí o stream da mesma forma que em ser os programas em c + + também tem a função man como ponto de partida de sua execução agora temos uma diferença embora também possamos utilizar a função printf dos e o objeto se out é utilizado para mostrar dados e textos na tela esse objeto faz parte de um namespace chamado std standard por isso aqui temos a instrução o ct de dois pontos dois pontos se out uma maneira de simplificar essa instrução ser informar o ser mais mais que
nesse programa estamos utilizando o namespace std então utilizamos e using namespace std o nosso próximo exemplo é o hello world da linguagem c sharp em c sharp diferente de ser mais mais a programação deve ser todo orientada a objetos e por isso sua estrutura inicial um pouco mais complicado se comparados aos exemplos de ser e ser mais mais começamos informando ao compilador de fechar e que estamos usando o namespace system o namespace system cerchar pelos ele contém as classes fundamentais dessa linguagem agora é preciso declarar uma classe aqui eu coloquei o nome da classe de
mente las mas poderia ser qualquer outro nome poderia se apresentar por exemplo primeira classe o seu nome etc e agora precisamos declarar a função nem dentro das classes passamos a chamar as funções de métodos então estamos declarando método man e aqui nós temos uma curiosidade eu não sei se você percebeu mas aqui homem ele inicia com letra maiúscula diferente de ser e ser mais mais onde man iniciava com letra minúscula porque isso é porque isso é sharp adotou-se a convenção de iniciar o nome dos métodos com letra maiúscula não se preocupe ainda com a grande
quantidade de palavras que talvez não tem muito sentido para você agora public static quando você começar aprender orientação a objetos você vai entender o significado de cada uma delas e enquanto você tem a função printf e os e mais mais tem um objeto se out in c-sharp temos os métodos white e white line que fazem parte do objeto console para mostrar então os dados na tela como nesse caso onde mostramos a frase hello world agora temos um hello world java veja semelhança com a linguagem c sharp assim como ser sharp a programação em java também
deve ser orientado a objetos por isso já iniciamos declarando uma classe aqui também chamada de mim class e a declaração do método man é muito parecido com a ser sharp qual a diferença que homem volta a ser declarado com letra minúscula como se e ser mais mais a forma de enviar dados e texto para tela é através do sistem ponto alto ponto print ou doces tem ponto out ponto print l.no printline e agora vamos para o nosso último hello world o hello world da linguagem python eu lembro que eu falei que a ideia inicial de
pai tá numa linguagem simples e legível acho que não tem exemplo melhor do que isso enquanto nas outras línguas apresentados são necessários várias linhas de código apenas para montar isso tudo inicial para enfim chegarmos ao comando para impressão da frase hello world python é simples e direto não preciso declarar a função não precisa declarar uma classe simplesmente chamamos a função print para imprimir a frase hello hoje olá pessoal é isso eu espero terem gostado dessa introdução e nos vemos então no próximo vídeo