[Música] no brasil as pessoas identificam cultura com os a posse de conhecimentos e de saber se a ideia é de que existem pessoas cultas e pessoas em contas as que possuem os saberes os conhecimentos e as que não possuem não é isso a cultura a palavra cultura vem de um verbo relativo à lavra latina o verbo correrei que significa cuidar então vem daí agricultura cuidar da terra por e cultura cuidar das crianças o culto religioso cuidar dos deuses que é a cultura a cultura a capacidade dos seres humanos de se relacionar com o ausente ou
seja através de símbolos quais são os primeiros elementos que formam a cultura a linguagem por meio da qual o torne presente o que está ausente do trabalho por meio do qual eu faço surgir no mundo o que não existiam que estava ausente então a cultura é essa capacidade dos seres humanos e se relacionar com o tempo pensar a diferença entre o presente o passado eo futuro de lembrar o passado de construir o futuro é a nossa percepção ea nossa maneira de definir as coisas com o bou de mal o pé duro feito o justo eo
injusto o verdadeiro falso tudo isso é o mundo da cultura o mundo que pelo qual nós humanos nos thomas no mundo nos manifestamos no mundo por isso é um engano identificar a cultura com um conjunto de conhecimentos ou de práticas entretanto é preciso levar em conta que nas sociedades divididos em classes a cultura embora nesse sentido amplo que eu apresentei seja a mesma para todos ela não possui entretanto as mesmas maneiras se realizar não possui o mesmo sentido e muitas vezes não possui os mesmos instrumentos e é isso que leva a distinção entre cultura popular
e cultura erudita em que a cultura popular é aquela que é produzida pelas classes populares ea cultura erudita é produzida pelos artistas intelectuais na classe média dominantes financia patrocina isso se apropria disso essa distinção leva entretanto a idéia de que a cultura popular é antiga piazza da folclórica ea cultura erudita é profunda atual melhor e essa separação produz um fenômeno que a gente nunca esperaria que acontecesse ela vai produzir um fenómeno que é se apropriar de alguns aspectos da cultura erudita alguns aspectos da cultura popular e produzir aquilo que eu pessoalmente chama de água e
de cultura que a cultura de massa a cultura de massa essa mistura que é feita dos elementos da cultura erudita da cultura popular mas de maneira a fazer com que eles sejam diluídos simplificados atenuados para ser bem vendidos e consumidos então a cultura de massa é é aquela que transforma a cultura e entretenimento em diversão ela deixa de ser um saber ela deixa de ser uma maneira de viver ela deixa de ser uma maneira de se relacionar com o mundo uma maneira de produzir símbolos não deixa de ser tudo isso e se transforma em diversão
e entretenimento ou seja a cultura de massa é a morte da cultura daquele que a cultura efetivamente representa agora eu gostaria de enfatizar e foi isso que eu trabalhei neste neste volume a questão da cultura popular como resistência como conformismo ela é uma forma de resistência porque ela é a maneira pela qual as classes populares definem os seus valores defendem esses valores e age de acordo com esses valores ao mesmo tempo há um conformismo que é aceitar as imposições da cultura de massa então será absorvida pela cultura de massa eu trabalhei os vários aspectos da
cultura popular como uma resistência ao a cultura de massa como formas populares e resistir à cultura de massa apesar de todo o risco contínuo na questão do conformismo mas uma coisa que eu enfatizei muito e que eu acho que é muito importante é aquilo que eu chamo de a consciência popular com uma consciência trágica tomando a palavra tragédia no sentido que ela tinha na grécia na tragédia as personagens vão ter um destino que lhes foi dado pelos deuses e é o que acontece aqui as personagens sabem muita coisa mas elas não sabem que sabem e
elas não sabem muita coisa e elas pensam que sabe o caso mais exemplar é o caso do édito porque é dico pensa que sabe quem ele é e ele não sabe que ele matou pai e que ele casou com a mãe ele não sabe isso ele pensa e sabe que não lei que matou no estrangeiro numa estrada e se casou com uma rainha muito bonita então há a consciência trágica é aquela que é dividida entre um não saber que se imagina saber e saber que se sabe como é que eu aplico isso a consciência popular
a cultura popular você pega em santis em que na cultura popular na música popular no circo teatro nas peças teatrais no quartel em que nas várias manifestações da cultura popular em que você de um saber que se realiza e ao mesmo tempo a absorção de se saber pelo conformismo ditado pela classe dominante de tal modo que as classes populares sabem e não sabem que sabe não é em experimentar essa tragédia que faz com que elas sejam absorvidas pelas tecnologias da classe dominante e em particular hoje por duas a ideologia a competência então as classes populares
se sentem inferiorizados porque quem sabe é quem tem estudo nessa ideia de que o estudo dá pra você poder ea segunda a segunda forma é aquilo que eu chamo a ideologia do empreendedorismo trazida pelo neoliberalismo neoliberalismo diz que cada um de nós é um capital humano cada um de nós deve ser empresário de si próprio e cada um de nós deve ser bem sucedido na competição com todos os outros a ideologia do empresário de si mesmo é aquela que faz com que aquilo que havia de próprio da cultura popular que é o sentimento da comunidade
o sentimento do que é comum que é a base por exemplo dos movimentos sociais dos movimentos populares essas esse sentimento de comunidade se destroem dilacerado pelo individualismo onde cada um é um empresário de si mesmo que deve ser bem sucedido competindo com os outros e destruindo os outros então nós nós estamos diante de uma de uma tragédia eu estou à espera das formas de resistência que sem dúvida a viu ah