é Matheus Lima tô botando cachorro desse dentro do triple-e [Música] e o filme do Esquadrão Suicida lançar em 2021 é meio estranho e eu não tô falando do personagem que a piscina de bolinhas neles cachorros para esquisito nem do ok também saindo mais ao Tom do filme e as implicações políticas semióticos de uma história sobre uma operação militar secreta do governo americano no país estrangeiro supostamente com o pretexto de neutralizar uma ameaça e salvar o mundo né mas a vida não não era expectantly cara crescimento Power Mary Candy and World o rio Tietê em audiência
pelo menos umas três vezes spoiler a partir de agora se você se importa com esse tipo de coisa primeiro a gente tem o falso Esquadrão Suicida que é derrotado e morto violentamente logo no comecinho depois o verdadeiro Esquadrão Suicida Invadiu um acampamento inimigo e promove uma verdadeira chacina apenas para descobrir logo depois que eles tavam matando os seus próprios Aliados esse soro e antes do líder do Foo Fighters the Resistance Of My Life Ops por último mas não é a grande revelação que acontece mais ou menos na metade do filme quando a gente descobre que
o governo americano não é exatamente esse grande e benevolente defensor de democracias objetivo da missão é salvar ninguém mas sim com dele o resto do mundo que os crimes de guerra cometidos pelos Estados Unidos meu Deus quem poderia mais essa estranha em cima veado no rumo dos acontecimentos povos nossos anti-heróis na posição esquisita de lutar contra as ordens do governo americano e não é exatamente a primeira vez que isso acontece na história da humanidade não viu o próprio Capitão América já ficou contra o governo muitas vezes nos quadrinhos e no cinema mas ainda assim quando
rola esses tipo de coisa Sempre Nossa meu Deus que estranho e vira volta nem poderia imaginar um super-herói outros estados unidos que espécie o atmosfera é essa que estamos vivendo mas a verdade é que a relação de super-heróis com a existe tuições e ideologias dominantes é historicamente meio meio confusa válidos e começaram suas trajetórias como Rebeldes anti-establishment ou representantes de grupos marginalizados ainda existem personagens assim hoje mas por algum motivo de uma forma geral parece que alguma coisa mudou Hum será que mudou mesmo espera mas não são uma coisa só né eles não sabem um
gênero narrativo separada dos outros Mas eles dormiram a nossa cultura pelo menos uma década ele aprendendo da história do estúdio da franquia do roteirista eles podem ser retratados os de diversas formas como policiais do espaço Emigrantes iniciantes alegorias Deuses mitos símbolos ou simplesmente como propaganda ideológica aí pára aí pára aí pára aí super-herói sua propaganda ideológica e o que que eu tava assistindo esses anos todos então bom eles podem ser e muitas vezes eles são Mas isso é só uma parte da história não achar completo A história completa é um pouquinho mais complicada e talvez
só uma vez o pouquinho mas sinistra esse vídeo a gente vai falar sobre super-heróis imperialismo e propaganda ideológica e vai ser ótimo né [Música] é bom hoje se vindo aqui uma pipoquinha com muito preconceito aceitam então gente tá aqui vou tirar esse óculos aqui tá me dando agonia estou ficando cega então eu gosto de super-heróis eu não sei se vocês ficaram sabendo e raramente fala sobre isso eles fazem parte da minha vida da minha formação cultural das histórias que me ajudaram a me tornar você lá gente mas ao mesmo tempo que eu gosto eu me
sinto meio cínico em relação a eles hoje em dia os gêneros super-herói se é que dá para chamar de gênero tem uma relação muito próxima com nacionalismo com guerras e quantos Graças em geral e essas coisas elas não são muito legais né a gente que tá na nádega Esquerda do espectro político se preocupam muito com elas é como que a gente faz de super-heróis como uma grande máquina de propaganda do modo de vida americano passagem mas ao mesmo tempo tem um pessoal da nádega direita e ver o super-homem beijando outro homem já fica assim meu
Deus as crianças a integração ideológica é uma greve troca Talvez o ideal Então seja encontrar o meio caminho entre a nádega direita a esquerda a terceira via contra o radicalismo onde que super-herói se encaixam politicamente Afinal existe uma resposta única para essa pergunta não mas eu quero falar desse assunto mesmo assim eu quero abrir essa caixa de pandora os comentário desse vídeo Você é uma delícia mas o mercado essa missão eu tô pronta Porque era mão olhos dos olhos e vamos começar né Toda a gente começa a a a arte um contexto histórico importante [Música]
e antes do super-homem ser conhecido como o homem de aço por um breve momento aí foi chamada de campeão dos oprimidos e não era o defensor de um país ou da propriedade privada a missão do super-homem era ajudar os desamparados o homem trabalhar e é fácil imaginar Por que ele faz mais de foi criado por dois judeus nos anos 30 durante a ascensão política de certas pessoas na Europa as primeiras histórias do super-homem e de alguns outros heróis não estavam necessariamente ligadas à nacionalismo mas sim com a vaga ideia de proteger inocentes o volume 1
da arte um comments publicado em 1938 o primeiro ato heróico do nosso amigo da cueca por cima da calça é salvar um homem de ser eletrocutado por um assassinato que não cometeu na página seguinte o herói protege uma mulher de ser agredida pelo marido e por último é a vez da voz Legends é resgatada a primeira de muitas nas páginas da detective comics publicadas mais ou menos na mesma época o Batman estava mais preocupado com uma grande de Jó o tanque e assassinos ele era um detetive fantasiado de morcego afinar o pesquisador americano corte Scott
explica essa fase do super-herói da seguinte maneira mesmo como uma forma de escapismo a história em quadrinhos permite aos leitores fantasiar sobre punir os malfeitores da vida real uma vez que a depressão foi a principal preocupação dos Americanos durante a década de 30 os leitores gostavam de ver super heróis lutando contra aqueles que esperavam os tempos difíceis para seu próprio benefício permanecer por exemplo os primeiros personagens como o Lanterna Verde Superman e o Batman muitas vezes enfrentaram empresários corruptos que maltratavam trabalhadores pobres e desesperados no final dos anos 1930 e vim ícones da luta de
classes Mas as coisas começaram a mudar mesmo durante a segunda guerra mundial eu vou explicar por esse período que a imagem nos super-heróis começou a se misturar com o iconografía patriótica personagens como o super-homem passaram a ser representados como os símbolos dos valores americanos ele era agora um defensor da Verdade da justiça e do jeito americano não tanto o campeão dos oprimidos de arte o baixinho probleminha com as personagens em 1954 o psiquiatra alemão fredric wertham público livro chamado a Sedução do inocente que ataca fervorosamente a indústria dos quadrinhos acusando essas histórias de serem pervertidas
regenerados excessivamente violentos e pelo amor de Deus as crianças esse livro inclusive que popularizou a ideia do Batman e do Robin como um casal gay pelo amor você não sou inocente causou um barulho enorme nos Estados Unidos e foi indiretamente responsável pela criação do Comics code Authority ou o código de quadrinhos como o código Reis no cinema 20 Anos Antes você será era uma ferramenta de autorregulação da própria indústria que modificou drasticamente o conteúdo das revistas a partir dos anos 50 e inviabilizou a publicação de praticamente qualquer história em quadrinhos que não fosse feita para
criança em meio ao Pânico moral sobre violência e enfrentam também acusava o super-homem de ser antiamericano que o personagem era Afinal um estrangeiro descendente de uma super raça e representava um certo tipo ideal de masculinidade que era bastante utilizado por as pessoas se é que me Entendes o resultado foi uma reformulação gradual do super-homem para que ele ficasse mais terráqueos ou mais americano os poderes dele já não eram mais um produto de genética Alienígena mas sim da interação do corpo dele com os raios do nosso sol Sabe igual os americanos esse Corpo moreno alto acontecer
nessa época é que vários super-heróis foram institucionalizados mais respeito Isso pensa como o Batman é aliado da polícia de Gotham por exemplo polícia pede ajuda do Batman através do bat-sinal para aprender os criminosos os novos horários e também sumidos história a gente tem esses protetores dos oprimidos que motivados pela guerra e por um Pânico moral se tornam ícones nacionalista ou Agentes do Estado burguês num na conta mas tudo isso aí também é só uma parte da história nós para comprar Como disse antes de super-heróis São várias coisas eles vão uma coisa sobra [Música] é um
daqueles 60 as crianças que cresceram lendo histórias de super-heróis agora tava um pouco mais velhas e 15 os personagens criados por Stan Lee e Steve ditko e Jake Ferb efeitinho essa nova audiência que queria histórias um pouquinho mais de maduras psicologicamente Nesse contexto que surgem figuras como O Quarteto Fantástico x-men e o homem em situação de aranha é meio que a primeira vez que a gente vai ver super-herói angustiados tristes sozinhas agora vou ter que esperar o ano as narrativas de bem contra o mal porão aos poucos dando lugar a história de com Tons Mais
acinzentados não muito mais acidentados um pouco mais acidentados essas histórias refletiam a eclosão do Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos pode passaram a retratar esses super-heróis não tanto como um Baluarte Supremos da moralidade o fale sensatas mas como seres humanos sujeitos a emoções complexas e operações estruturais isso não estava restrito as publicações da Marvel em 1963 parecer publicou a primeira história da Patrulha do destino um Oi amada personagens estranhos monstruosos sofridos e marginalizados o conceito que serve de base para que amava o criação x-men mas que também estava presente em menor escala
nas histórias do Quarteto Fantástico alguns anos antes foi também nessa época que surgiram os primeiros super-heróis negros e revistas de grande circulação poderá Negra o Rio Negro Falcão entre outros esses personagens não eram admirados e idolatrados pela sociedade no universo ficcional onde eles existiam Claros deles eram vistos como uma ameaça e às vezes até como Monstros a missão desses heróis e injustiçados era salvar o mundo hostil ao mesmo tempo em que eles precisavam existir nele eles não estavam necessariamente Protegendo o país a propriedade privada ou Estátua de corpo certa forma eles tavam até meio que
contra o status quo os x-men lutam até hoje por uma sociedade mais justa por aceitação homem-aranha tá o tempo todo tentando pagar as contas de tanto pagar o aluguel tentando existir numa sociedade desigual Play vai era tudo um reflexo das injustiças sociais e em tempos de politicamente conturbados de diversas e esses novos super-heróis eram um símbolo da contracultura Mas isso também é só uma parte da história não é história completa porque eu tô falando aqui até agora é de percepção de conexão consciência e da relação desses personagens por um contexto histórico onde eles surgiram eu
não tô falando necessariamente de propaganda mas eu acho que tá na hora de começar a falar porque é verdade é o seguinte é E aí a parte 2 em baixo gente propaganda em história de super-herói o ok isso pra cá de óculos porque agora a gente vai falar nas palavras difícil o termo não deram royalties E já começa o termo imperialismo cultural é utilizado por muitos pesquisadores para descrever uma série de políticas que tem o objetivo de ampliar as influências gel políticas de uma nação sobre a outra E aí tem motor chamado John Thomson que
ele define da seguinte maneira atrás do imperialismo cultural afirma que as culturas autênticas tradicionais e locais em muitas partes do mundo estão sendo destruídas pelo despejo indiscriminado de grandes quantidades de produtos comerciais e de mídia principalmente dos Estados Unidos agora seguinte eu sei o quê que isso tá aparecendo hora de reunir com a alta agora Estados Unidos e sim porque não mas deixa eu explicar umas coisinhas eu pessoalmente não acredito muito nessa ideia de culturas puras em tocadas do resto do mundo e intercâmbio cultural é algo que acontece é natural todos os dentistas recomendam mas
existe uma ideia de que a gente é bombardeado por um tipo específico de produção cultural e não dá para negar que existem estruturas de poder por trás desses produtos midiáticos é diz especificamente que eu quero falar aqui então vamos lá o Feliciano saiu um livro muito interessante chamado Punto empower em que voltou Honrar se faz uma investigação profunda das algumas vezes em que o governo americano interferir editorialmente das publicações de histórias em quadrinhos para promover a própria política externa em 1942 o departamento do Tesouro americano cria uma organização chamada rhaiters Bodyboard que traduzir porcamente Seria
algo tipo um conselho de roteiristas sobre assuntos relacionados à guerra e Tecnicamente essa organização era se viu só não era conduzida por nenhuma oficial do governo mas ela foi criada e financiada por um departamento do governo então assim Sim Fábio enfim de acordo com o Power em 1143 essa a organização enviou cartas para as sete maiores editoras de quadrinhos da época com algumas gás onlines umas orientações ele relata no livro em algumas entrevistas que uma das primeiras orientações era de que alemães não poderiam ser representados como bons e que não deveria existir nenhuma distinção entre
Alemanha e aquela galera cujo nome começa com a letra n entendeu todos eles eram ruins e que a única solução era O Extermínio e não para por aí não viu querida em seguida ainda segundo Power houve uma pressão semelhante em relação ao Japão as editoras eram estimuladas a produzir imagens curiosas e estamos racistas de personagens japoneses era tudo parte de um grande esforço de condicionar o cidadão médio americano aceitar que a guerra poderia continuar por muitos anos ainda que devolver minha continuar gastando dinheiro e enviando tropas para fora do país e que todos esses esforços
Valerão a pena contanto que o inimigo fosse exterminado segunda guerra mundial acabou Até onde eu sei mas assim interferência editorial continuou durante os anos da Guerra Fria de repente os japoneses e a galera continuar E aí ele já não era mais a grande ameaça e sim a Rússia comunista e esse subtexto ele tá presente muita coisa que a gente existe porque boa parte de tudo que a gente assiste é produzido nos Estados Unidos não sei se vocês ficaram sabendo ainda segundo a Porsche o nome no sirilanka do Brasil da China vai assistir um filme da
Marvel eles são apresentados a personagens que foram criados durante a segunda guerra mundial ou no auge da Guerra Fria Para apoiar o projeto americano Para apoiar a ideia de que os Estados Unidos eram melhores e mais merecedores de Aliados do que o bloco soviético do comunismo e do fascismo agora aqui na observação aqui eu encontrei várias referências a esse raiders board tem alguns livros que me ensinou ele tem até uma página na Wikipédia que fala sobre ele mas o conteúdo real das cartas eu não encontrei em lugar nenhum além do livro do Povo Verde então
eu simplesmente acreditei que ele tava falando a verdade você não é obrigada acreditar eu tendo a acreditar porque o conteúdo das histórias em quadrinhos batem muito bem com as gasolinas que o rosto escreve livro mas ao mesmo tempo como eu disse esses personagens ele não são todos iguais ele não são todos subservientes de uma mesma narrativa monolítica de hegemonia ahm Ah mas essa simonia ela existe em 2019 o filme De Pernas pro Ar 3 estreou no Brasil na mesma época que Vingadores Ultimato em diversas cidades do país a produção Nacional foi removida para a gente
exibidores priorizando o Blockbuster da Marvel que foi projetado em cerca de noventa porcento das salas de cinema eu não tô dizendo que o filme da Ingrid Guimarães seja melhor que vira doidas mas talvez seja o problema é que ninguém viu eu só tô dizendo que esse causo ele é sintomático de ontem problemas em 2015 quando o ar estatístico no cinema brasileiro reportou que 83,9 por cento do público dos lançamentos cinematográficos foi para filmes dos Estados Unidos o crescimento das plataformas de streaming no Brasil de uma mexida nessas proporções lá pra cá mas ainda assim em
agosto de 2020 2767 conteúdo originais da Netflix 1140 deles são falados O que representa mais ou menos uma proporção de 65 por cento quase tudo que a gente consome vem dos Estados Unidos e muito do que se produz lá é feito com algum nível de compromisso ideológico político horrores worbord E aí eles Até onde eu sei mas os dados mostram que o projeto de imperialismo cultural ainda tá por aí ele só se utiliza de mecanismos um pouco mais sofisticados EA figura do Inimigo Agora não dá mais nos japoneses nos alemães nem tanto nos Russos a
geopolítica mudou um pouquinho nos últimos 30 anos eu não sei se vocês ficaram sabendo do Inimigo Agora eu para a gente entender que ele ligou é esse E por quê que isso é importante então vou precisar a falar de um evento histórico muito relevante que aconteceu em 2001 ainda não é isso não é outra coisa né há [Música] 11 de setembro é um dos Marcos mais importantes da história recente em termos de Cultura pop e especificamente de como esses ataques afetaram as histórias de super-herói Tem três coisas importantes para se ter em mente a primeira
é que cenas de caos destruição e prédio desabando não são mais filmadas do mesmo jeito não é mais tão divertido para uma cidade atacada e destruída no cinema depois que um evento semelhante aconteceu no seu país na vida real quando aconteciam os outros países beleza a segunda é o sentimento de paranoia a ideia de que era possível evitar a tragédia se as agências de inteligência e o governo americano tivessem prestando mais atenção nas pessoas isso cria um ambiente de hipervigilância e vai se tornar parte fundamental das histórias de super-herói até hoje sala excluído tivesse de
Enem foi estamos a usar esse param vão andando de lado laterais foi a gente pensar por exemplo Batman Ben Affleck ou um homem de ferro por isso next time elas brotherhobby é nenhum eu queria para a França Filipe tudo certinho plano o último resto evitando-se tem a opção de urso eles era coisa é a resposta da administração Bush aos ataques e as guerras estiveram em seguida os crimes de guerra para ser mais específico para vocês entenderem porque que isso é importante eu vou contar uma historinha eu só vou precisar de esconder algumas palavras para o
YouTube não achar que eu tô terminando discurso de ódio mas eu acho que vocês vão entender pelo contexto Mila tiver por favor dois meses depois do onze de setembro estava acontecendo uma reunião entendeu então diretor da Cia aí Secretaria de Estado condoleezza Rice e o vice-presidente dos Estados Unidos na época o Dick cheney seguindo todos os protocolos múltiplo rolezinho é que tinha acabado de chegar uma informação Supra secreta que dizia que dessas pessoas responsáveis por certa tá que tinham se encontrado com um cientista paquistanês com o objetivo de comprar uma arma nuclear de acordo com
o relato do jornalista russa seguinte a saber esse Babado Fortíssimo Dick cheney falou o seguinte se houver um porcento de chance de que os cientistas paquistaneses estejam ajudando a construir o desenvolver uma arma nuclear temos que tratá-la como uma certeza em termos de nossa resposta se você for com sensação de que você já o e tem algum lugar provavelmente é porque você assistir Batman vs Superman que resta ao vai para o tempo raio China agora você não fui para o interior quanto por sete dias para casamento fica dessa absoluto mais uma vez Superman foi lançado
em março de 2016 como a segunda parte do universo estendido da DC longa lida com as consequências do filme Homem de Aço lançado três anos antes e que termina com a grande batalha que causa uma destruição absurda na cidade de Metrópolis os flashbacks dessa batalha são filmados de uma maneira que não deixa dúvidas de que isso aqui é uma alegoria do onze de setembro o Batman traumatizado pelas cenas lamentáveis que ele presenciou e a sua entrasse a missão de tentar impedir que uma tragédia semelhante aconteça de novo então ele veio a existência do Superman a
maior presença desse Forasteiro com estranhos poderes como uma ameaça Que esta palavra ocorre tá o tempo aí eu achei Mas eles fazem as pazes depois quando eles descobrem que as mais deles tem o mesmo nome é assim quiser transexuais resolvem suas diferenças eu acho eu acho interessante o Batman é um herói que narrativamente incorpora o discurso ideológico que serviu como base para os Estados Unidos invadiram o Iraque é o mesmo discurso né e tudo bem e o Batman é um bilionário que faz cosplay de miliciano Afinal mas Batman é tanta coisa além disso esse personagem
já teve tantas versões em tantas histórias diferentes tem tantos aspectos do Batman que poderiam ser explorados no filme por exemplo relação dele acabar de Família o Dick Grayson a Barbara Gordon horizontal de Acácia muda quem etc um filme legal do Batman poderia explorar os fato dele ser um órfão que acolhe outros órgãos é só uma ideia porque esse tipo de história existe no quadrinho mas não ele tem que ser sempre O Psicopata Solitário eu sou a noite tá bom pros para dormir até uma sensação de que a imagem do Batman foi uma das mais danificadas
por Impacto cultural do onze de setembro nos Estados Unidos de repente a gente não pode mais se divertir né no filme do Batman tem que ser a experiência meu sofrida traumática e politicamente confusão o Batman precisa ser a personificação de um trauma coletivo e aí a gente acaba ficando preso a uma mesma versão desse personagem tem que ir é mais para mim tá ficando meio cansativo para mim para mim tá eu tô falando isso como alguém que gosta desse personagem como alguém que já leu muito gibis daí mas o verdadeiro motivo pelo qual também cima
do Batman é por causa da trilogia de Christopher Nolan os filmes Batman Begins Batman O Cavaleiro das Trevas e Batman e o Inimigo Agora são os movimentos sociais a minha pesquisa desse vídeo encontrei um texto que fala que o grande Super Poder do Batman é a propriedade privada o time seu Christopher Nolan principalmente terceiro parece que seguem essa premissa bem à risca o que faz com que o grande vilão dessa história seja qualquer coisa que ameaça a propriedade privada ou acúmulo de riqueza o bem lá no terceiro filme escrita como o bicho para poder feito
que representa tudo que a mídia burguesa diz que vai acontecer esses movimentos sociais conseguirem o que eles querem pessoas vão invadir a sua casa pelas roubar tudo que você tem passei o colapso Total esse urso lançado no meio de uma das grandes crises recente do capitalismo ele constrói uma alegoria do occupy Wall Street pedido que a gente E aí senão com as pessoas não com a classe trabalhadora mas com o bilionário dono de um conglomerado Empresarial que fabrica armas de guerra mas quando a gente fala essas coisas o pessoal fica sempre ao Mas você tá
vendo coisa demais é só um filme de super-herói pelo amor de Deus Olha o seu redor Preste atenção no mundo que cerca Abra o olho Tome a pílula não tem mais falando em alegoria o filme dos Vingadores mostra uma parte Alienígena na cidade de Nova York várias as histórias que vieram depois lidam com as consequências de acertar e a resposta dos heróis do governo aí o Capitão América lá no filme dele mostra que a agência de inteligência montam um super esquema de vigilância foi e o Homem de Ferro assim como o Batman a subtração EA
missão de tentar impedir que uma tragédia semelhante aconteça de novo Mas em vez de focar no único inimigo Ele Decide construir uma inteligência artificial armada e super inteligente que causa ainda mais destruição e o Fox eo Homem de Ferro é uma personagem interessante Nesse contexto não seja bom necessariamente é interessante uma visão mais superficial dos filmes do Homem de Ferro e diz que eles são uma espécie de crítica A Máquina de Guerra estadunidense tremenda mas é o personagem ele é um milionário ele é um vendedor de armas arrependido que constrói o uniforme de Ferro para
causar destruição e países do Oriente Médio o filme até dispara gente que um bilionário vendendo armas é ruim ao mesmo tempo em que disse que essa máquina de guerra uniforme Esse é extremamente necessário para segurança nacional Aliás não só da segurança nacional a segurança do mundo inteiro e esse é o principal problema viu vários personagens do Senhor tem alguma ligação com os militares e com o governo de alguma forma guerra Os Vingadores dos filmes diferente dos quadrinhos são a iniciativa de inteligência militar Capitão América nem se fala até origem do homem-aranha foi adaptada por aqui
nos fios ele fosse copo tá do Pelotão destaque para aprender o super-heróis que desobedeceram uma ordem do governo que foi aí só tem umas stock e o filme da capitã Marvel É trata a diferença de servir a Força Aérea Americana como algo quase transcendental cada aeronave cada voo Talita segure ficado tudo isso aqui é construído visualmente como parte fundamental da psique da personagem e consequentemente de quem tá assistindo é praticamente um vídeo de recrutamento porque não deixa de ser né Academia da Força Aérea Americana havia um aumento considerável de candidaturas femininas e depois do lançamento
do filme a maior proporção de mulheres para homens em cinco anos feminismo e nada disso tá ali à toa não é coincidência assim tem mais quando estrelas de cinema usa equipamento de militares dos seus filmes Eles não precisam pagar por esses equipamentos se o pentágono aprovar o roteiro E é exatamente isso que acontece em vários filmes da Marvel Capitão América Homem de Ferro Capitão Marvel tem até um agradecimento especial ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos dos créditos finais da série Wanda Vision essas Produções boa parte delas são financiadas por militares o que será que
eles vem com isso é Oi e TIM a sua relação entre as agências de inteligência os militares e Hollywood não é algo que acontece só nos filmes da Marvel ou só na disney isso vem longa tipo 80 anos e nem sempre está relacionado diretamente com guerra com FBI por exemplo e tem muito interesse em limpar própria reputação e apagar da memória coletiva o histórico dele com supremacia Branca mas sim guerra é um fator muito importante muito dinheiro e recursos são gastos com a guerra no lugar de celular saúde pública moradia por exemplo e as coisas
estão bem ruins no mundo inteiro e eu não sei se vocês ficaram sabendo como é que você justifica gastar tanto dinheiro invadindo o país dos outros Como que você justifica uma guerra de 20 anos como que você existe fica um orçamento do 720 milhões de dólares por ano bom de várias formas né uma delas é financiando os filmes que fortalecem a narrativa de que esse investimento vale a pena mas isso também é só uma parte da história não é série completa para contar história completa eu acho que vou ter que trocar de roupa não olha
E aí aqui menina nesse cenário do cenário sempre né o meu cenário tô me sentindo em casa agora é onde é que eu tava super-herói propaganda imperialismo e Fascismo bom até agora eu ainda não falei sobre as vezes em que as histórias de super-heróis fazem algum tipo de comentário sobre essas contradições ótima em um ótimo exemplo já falei de ótima em várias vezes aqui nesse canal mas nem precisa ir para um ótimo ex-men já fez coisas interessantes Batman também até os jogadores tem uma graça que nova muito famosa do super-homem que reimagina a origem do
personagem fazendo uma nave dele cair na União Soviética em vez dos Estados Unidos ver o filme Até então acho que tenha minhas críticas da The Voice enfim sobre essas assim mais recente não dá para negar que existe sim nessas séries uma tentativa de fazer algum tipo de comentário estou relação dos super-heróis com o imperialismo com o nacionalismo etc qualquer um desses exemplos funcionaria relativamente bem como um contraponto tudo que eu falei até agora mas acho que ele falava Esquadrão Suicida Que motivo disso é que parte 31 nós a América Latina o presidente estava desenvolvendo o
roteiro de o Esquadrão Suicida de 2021 é diferente do filme Esquadrão Suicida sem artigo de 2016 as principais influências do diretor para escrever a história foram os filmes dos condenados por giro do inferno desafio das águas e os guerreiros pilantras todos esses títulos tem alguma relação com a Segunda Guerra Mundial homens héteros adoram a Segunda Guerra Mundial por algum motivo mas A grande questão geopolítica de o Esquadrão Suicida com a Segunda Guerra Mundial é a política intervencionista dos Estados Unidos e em países da América Latina Mas vamos por partes o Esquadrão Suicida apareceu pela primeira
vez dos quadrinhos em 1959 mas a versão mais moderna do time foi criada pelo John ostrander em 1937 o todas as histórias era quase sempre meio crítico ao estado americano imagina o governo subornando incriminando supervilões para que eles façam trabalho sujo e o super-heróis não querem fazer em outras Nações zoológico é essa minha filha adaptação de dormir 21 a missão do time A invadir a América do Sul especificamente um país fictício chamado o corpo maltese depois que um golpe de estado colocou no poder é declaradamente antiamericanos com acesso a uma tecnologia de destruição em massa
Alienígena super-herói assim o discurso Implacável diretora mandou o lar é de que o objetivo da missão é proteger os Estados Unidos e se der tempo o resto do mundo né no Safadão né de repente lá encarar conhecimento Power and World como falei no início do vídeo esse discurso é só uma conversinha o que o óleo e o governo americano realmente querem é esconder que essa tecnologia de destruição em massa foi desenvolvida com o dedinho nos Estados Unidos como inteira na verdade não é proteger ninguém o governo não tá nem aí não tô nem aí país
estrangeiro e assassinar a população local é só um efeito colateral de política de guerra é isso tudo bem a primeira vista Esquadrão Suicida parece só mais um filme de guerra e glorifica a violência igual vários outros que foram o amor inteiro Durante a Guerra Fria mas James Graham ele é um jeito esperto de me mostra os heróis da história comenta em uma chacina para logo em seguida revela que quem morreu foram os aliados a intenção aqui a criar uma situação meio inusitada e engraçada esse soro e antes do líder do filho Pires the Resistance of
the same Life mas ao mesmo tempo um desconforto tem um subtexto nessa cena que diz o seguinte então quem tem que ser essas pessoas que foram brutalmente assassinadas não fossem os aliados tava tudo bem enfim eu gostei desse filme ou uma das alvas ele é divertido ele é surpreendente que eu acho que o jeans ganha usa violência de um jeito meio inteligente até engraçado porque várias pessoas me mandaram mensagem referenciando a criou outros vídeos que eu fiz lá atrás falando sobre o uso de violência em estórias adultas de super-heróis sabem lembra qual a violência se
você não viu vai lá ver é bom esse vídeo eu acho mas assim eu não acho que te fazer uma suicida se encaixa nas coisas que eu falei nesse vídeo eu acho que a violência nesse filme é o pelo menos em parte dele Ela tem um objetivo E claro o filme pelo menos tentando dizer alguma coisa com ela e eu tenho algumas críticas viu eu vou chegar nela Sasá Tu me pega de verdade esse filme é que ele se passa na América Latina que é onde eu moro não sei se vocês sabem o Brasil as
partes da América Latina e historicamente os Estados Unidos tem o hábito de se envolver diretamente em mudanças de regime um países da América Latina de embargos econômicos a literalmente box de estado e ditaduras militares e várias essas intervenções são conduzidos com o pretexto de defesa da democracia e salvar o mundo e por aí vai e essas coisas continuam acontecendo em maio desse ano o jornal francês Le Monde denunciou a influência dos Estados Unidos na operação lava-jato a reportagem afirma que existia um acerto entre o bonde do bem negativo e autoridades Americanas e que em outubro
de dois mil e quinze membros do FBI a Polícia Federal dos Estados Unidos viajaram para Curitiba a receber explicações sobre os procedimentos em andamento igual a cor do chefe vai na sua mesa para ver se você tá trabalhando e todo mundo sabe o que foi que tu deu né inclusive em Julho desse ano o diretor na o Brasil para uma reunião com dois ministros do bolsonaro que ninguém sabe o motivo e que não estava previsto na Regina oficial do governo mas segundo vice-presidente Hamilton Mourão A reunião foi coisa normal normal normal que foi o corante
que eu não vou me alongar nesse assunto mas os links para vocês entenderem melhor eu vou tá na descrição Eu só tomo ensinando essas coisas para a gente entender melhor o expressa dente reais da história ficcional tênis dança sabia muito bem o que ele tava fazendo quando ele escreveu outra do Esquadrão Suicida Pelo menos foi a impressão que ficou para mim mas saber eu não sei o quanto que ele conhece da nossa geopolíticas e por algum motivo esse assunto não costuma aparecer nas coletivas sobre o filme vai saber porque né mas tem um probleminha Apesar
esse filme fazer um comentário pertinente sobre políticas imperialistas a conclusão da trama não é das mais animadoras no final das contas os membros do Esquadrão Suicida ainda são os heróis da história são eles que derrota o triunfantemente e violentamente a hora de adversários monstruosos estrangeiros e sem rosto monstruosos porque são estrangeiros sem rosto porque ele não são os protagonistas da própria história o grupo Power da Arlequina surge quando ela desce o [ __ ] em dezenas de homens não brancos pequenos um cruzeiro que se saldaram são vítimas estou dizendo que o roteiro do filme possui
meticulosamente e circunstâncias que conduzem a esse momento que é apresentado Na audiência como o triunfo de uma mulher empoderada O filme é povoado por personagens latinos que só existem para serem utilizados pelos americanos em nome da Democracia não importa tanto que protagonista do filme é negro ou uma mulher que importa de verdade é que eles são americanos no país estrangeiro e essa presença precisa ser justificada ou mascarada como a nobre missão e essa meus amores Pode vim sexta hora completa é mais uma história bem comum esse tipo de contradição não é exclusiva de histórias de
super-heróis eu podia passar o dia inteiro aqui citando vários exemplos de produtos culturais que são vendidos como progressistas mas não intencionalmente ou não perpetuam o discurso de políticos hegemônicos pega acertou Power tenho mais ou menos foi feita por um acidente ou por encomenda de poderosos esse tipo de coisa acontece o tempo todo e eu não tô aqui para proibir ninguém de assistir nada viu você faz o que você quiser que só tempo livre o curioso para mim aqui a cultura pop que a gente consome sofre intervenções ideológicas e políticas o tempo inteiro mas tem gente
que parece que são enxerga isso quando tem gay na história ou negro ou mulher é tetra é um chororô danado mas ninguém tá nem aí com a óbvia propaganda neoliberal do filme de com as fantasias dos anos 80 três eu já fez calma olha a forma se sentirão os terminei o seu favor que o celular esperando lá em suas dores a nascer Valentina super nem com discussões comunista e antes movimentos sociais dos filmes do Batman agenda política essa galera é só contém gay a gente existe agenda política em todos os aspectos da nossa vida tudo
e todo mundo faz é político tem sempre uma agenda política sempre sempre sempre sempre sempre a [Música] a não ser sempre então da próxima vez que você descobrir que tem um super-herói sei lá beijando outro homem eu abro o tipo e você se sentir ideologicamente dou treinando com esse Beijo pensa que isso é só um pedacinho de uma história maior bem pequenininho e [Música] [Aplausos] E aí [Música] [Música] Ah então quer dizer que nem esse filme salva né mas eu gosto não estou dizendo que não pode gostar você gosta do que você quiser você faz
o que você quiser dentro dessa temática aí de imperialismo onde os filmes mais interessantes para mim é supreendentemente Thor Ragnarok E é sério porque não me lembro de nenhum outro filme de herói que teve a coragem de dizer que uma nação construída na base do imperialismo da colonização e da morte de outros povos precisa ser destruída é isso que filme de instalar no filme e a mensagem ficar mais forte ainda quando você lembra que o diretor do Thor Ragnarok é um homem indígena bom então assim um babado para um filme da Disney Ah mas é
um filme da Disney ainda vai fazer o quê Nada se