Unknown

0 views5681 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
Boa tarde, boa segunda-feira para vocês. Vamos falar sobre um assunto que é palpitante. Eu tenho muitas perguntas a respeito, recebo muitas perguntas a respeito desse assunto.
Hérnea de disco. Hérneia de disco. Você tendo hérneia de disco, pode se ser demitido do seu trabalho.
Com hérneia de disco você pode ser demitido. E se você for, tem algum direito a receber, a exigir do empregador ou do INSS, vou falar muita coisa sobre de disc para vocês, inclusive se vocês podem ou não ser afastados do trabalho, ser demitidos do trabalho em razão da hérneia de disco, tá bom? Então vamos lá.
Mas veja, por que que é tão importante esse assunto da hérnea de disco? A hérnia de disco é um problema de coluna que atinge mais de 5 milhões de pessoas no Brasil. E a hérneia de disco, ela pode ser uma doença ocupacional, assim como pode não ser uma doença ocupacional.
Então, hoje eu vou trazer para vocês informações muito importantes para ajudar você a entender se a sua hérnea de disco, se o seu problema de saúde tem ou não relação com o seu trabalho, ou seja, se a hérneia de disco está ou não relacionada ao à ocupação que você exerce. Por quê? Porque se for uma doença ocupacional, tem vários direitos que você precisa conhecer.
Entre eles, você vai saber se você pode ou não ser demitido com uma hérneia de discos. É muito importante que você compreenda todos os direitos que você tem, caso você tenha hér de disco, porque você tem direitos previdenciários e direitos trabalhistas. Vamos lá.
E olha, eu vou trazer uma coisa para vocês hoje que é inédito, tá? Inédito. Quem ficar comigo até o final vai saber.
Eu vou dar uma ajuda para você. Eu diretamente com você. Você vai mandar para mim no final da live uma informação e eu vou te devolver uma outra informação que é se a sua hérneia de disco pode ou não ser relacionada ao trabalho.
Olha só o que que eu vou fazer para você. você vai mandar para mim duas informações que eu vou pedir durante a nossa live de hoje e você vai receber de mim a informação se essa doença que você tem, essa hérneia de disco é ou não relacionada ao seu trabalho. Legal, né?
Vai te ajudar bastante a compreender seus direitos. Então, bora lá. Bem, trabalhador com de disco pode ou não ser demitido?
Esse é o primeiro ponto. Segundo ponto, quais direitos do trabalhador com herne de disco causada ou desencadeada ou agravada pelo trabalho tem? São as duas grandes perguntas que vão ser respondidas nessa live de hoje.
Primeiro quero dizer para vocês que oito em cada 10 pessoas no mundo tem hérne de disco. Muitas vezes essa hérneia de disco você nem sabe que tem, porque nem sempre a hérneia de disco causa dor, desconforto. Nem sempre, tá?
1/3 1/3 das causas de invalidez no trabalho estão relacionadas com problemas de coluna. A coluna é muito importante para nós trabalhadores, para nós pessoas, porque nós andamos e dependemos da coluna para tudo. Então, a coluna é extremamente exigida no trabalho e na nossa vida.
E é por isso que quando você adoece da coluna, muitas vezes você acaba eh deixando de viver uma vida pessoal, social e de trabalho por conta desse problema de saúde. Então, é muito grave, não dá para deixar de lado, né? A maior causa de afastamento no INSS ainda são as doenças relacionadas à coluna.
É, para você ver como que é importante entender isso. O que que é hérneia de disco? Vocês estão vendo aqui uma um desenho de discos.
Tá vendo esse rostinho que tem aqui? Esse rostinho são discos que eles eles servem como amortecedores para impedir o impacto da coluna. uma vértebra, uma vem uma vértebra, vem um disco, vem uma vértebra, vem um disco.
Quando essa, esse disco ele extrapola, ele sai, ele desgasta, o disco desgasta, ele deixa a o líquido que fica dentro, que serve para ajudar o amortecimento, ele, esse líquido, sai do lugar e aí você vai perdendo esse amortecimento da coluna. Tô tô explicando para vocês como leiga. Afinal, eu sou leiga nesse assunto, né?
Tá? As a a de disco, ela tem várias fases. A mais grave delas é quando o líquido da vértebra já sai de dentro do disco.
Mas esse esse disco ele começa a ter uma um formato diferente, líquido, vai mudando de formato e vai e começa com esse abalamento de scal. Depois vem a protusão de escal que vai empurrando o disco, sai a formação de disco quando sai o líquido e esse líquido ele pode chegar a a ter contato com a raiz do nervo e aí gente tem aquela hérneia pinçada que é horrível, tá? Bem, nem todas as derérneas de disco elas causam dor, mas muitas vezes elas causam, olha os sintomas da hérneia de disco, fraqueza nas pernas e nos braços.
formigamento na e dormência nas pernas, braços ou pés. Dor que irradia paraa perna ou pro braço. Vai depender se a hérneia é aqui lombar, se ela é cervical, porque ela pode ser aqui no a hérneia pode ser aqui nos discos do pescoço, né?
Assim como pode ser no tórax ou na lombar aqui embaixo perto do bumbum. dor na nuca ou no pescoço. Dor de cabeça pode também causar dor de cabeça em quem tem herne de disco, tá?
Eh, sensação de ardência, gente, uma sensação de ardência eh nos braços, na coluna, na casos mais graves e raros, a pessoa pode até perder o controle do esfíncter. O que que é isso, gente? Fazer xixi, cocô, sem controle.
Imagina o que que é isso, gente. Muito ruim, muito triste, né? Mas o que que causa o que que causa a hérneia de disco?
A hérneia de disco normalmente ela é causada pelo envelhecimento. Então, todo mundo pode ter héria de disco sem ter sequer exercido um trabalho que exija pegar peso ou tenha postura inadequada, mas também pode ser causado por questões genéticas, tá? Agora, o que que nos importa saber?
A era de disco causada pelo trabalho, ela pode estar relacionada a levantar peso excessivo, levantar, puxar e empurrar coisas, movimentos repetidos com exigência de músculo das costas, posturas estáticas. Você tem que ficar parado no trabalho, pensa parado no trabalho em pé ou sentado, né? Mas o sedentarismo também pode causar hernia de disco.
Inclinar e virar o tronco frequentemente no trabalho. Imagina, pode também causar a hérneia de disco. A vibração, quem trabalha, por exemplo, com aquele equipamento na construção civil faz assim, é britadeira, né, gente?
Pois é, essa vibração pode causar, né, de disco, mas também posturas erradas durante muito tempo também pode causar hérneia de disco. Agora, você pode ter herné de disco por ser sedentário, obeso, fumar, você não fortaleceu a região abdominal, é importante fazer musculação por causa disso. dispositiva de alto impacto ou, ou seja, até o esporte pode causar, né, até o esporte pode causar hérneia de disco, até um acidente com impacto pode causar uma hérneia de disco, tá?
Então, a gente sempre tem que avaliar se a hérneia de disco está ou não relacionada ao trabalho. No entanto, é importante que você saiba que mesmo que a sua herner de disco não esteja relacionada ao trabalho, é importante que você saiba o seguinte. Primeiro, se você está incapaz pro trabalho em razão da hérneia de disco, você não pode ser demitido.
Não importa se é uma hérneia de disco causada ou não pelo trabalho, mas você pode ser demitido por ter hérneia de disco. E aí você fala: "Mas Priscila, eu não tô entendendo. Você parece que tá confundindo as coisas".
Não, gente, eu não tô confundindo. Presta atenção. Você pode ter hérneia de disco.
Eu posso ter hérneia de disco e tô aqui trabalhando. Ou seja, eu tenho hérne de disco e não estou incapaz pro trabalho. Nessa situação, eu tenho hérne de disco, não estou incapacitado para o trabalho.
Eu posso ser demitida. Sim, meu empregador pode me demitir. Não é porque eu tenho uma doença que eu não posso ser demitida.
Eu só não posso ser demitido ou demitida em duas situações relacionadas à héria de disco. Primeiro, se eu estiver incapaz, e aí não importa se a hérneia de disco está ou não relacionada ao trabalho. Agora, se eu estou incapaz, eu tenho que ter um atestado médico dizendo que eu tô incapaz pelo menos um atestado do meu médico, tá?
Você também não pode ser demitido por hérne de disco se você foi afastada pelo trabalho, ficou afastado pelo INSS e retornou agora, porque você tem estabilidade de um ano. Então são essas duas situações em que você não pode ser demitido em razão da hérneia de disco. Vou repetir, você não pode ser demitida por conta de uma hérneia de disco se vocês estiverem incapaz pro trabalho.
Nesse momento você tem um atestado médico dizendo que você não pode trabalhar, o empregador não pode te demitir, mesmo que a hérnea de disco não tenha nenhuma relação com o trabalho. Segunda situação que você não pode ser demitido por conta de uma herne de disco. Se você se afastou do trabalho e voltou pro trabalho, mas essa de disco tinha relação com o trabalho.
Nesse caso, você fica um ano sem poder ser demitido. O empregador, ele tem que garantir seu emprego durante um ano após você retornar do trabalho, do afastamento pelo INSS, quando se trata de uma hérneia de disco relacionada ao trabalho. OK?
Agora eu vou trazer para vocês uma informação sobre como você vai saber se a sua hérnea de disco tem ou não relação com trabalho. Primeiro lugar, gente, a hérnia de disco sid, a sid M51. Aqui tão todos os as atividades econômicas de várias tipos de empresa.
E nessas atividades econômicas, que são esses quatro numerozinhos que estão aqui ao lado, são atividades que você trabalhando nessas empresas e tendo hérneia de disco, se presume, se considera de pronto, sem você ter que fazer alguma prova, que a hérneia de disco foi caujada pelo trabalho. E aí eu vou trazer uns exemplos de quais são essas atividades. Olha só as atividades que são são consideradas atividades eh que causam hérneia de disco.
São essas e muitas outras, tá? Não tão todas aqui. Eu trouxe só uns exemplos para vocês, OK?
Olha só. cultivo de cana de açúcar, cultivo de laranja, produção florestal em florestas plantadas, atividade de abate de animais e produção de couro. Então, eh, os cortumes em geral, os frigoríficos tem atividade que causa de disco.
Abate de suinos e outros animais pequenos, abate boi, abate de porco, abate de codorna, abate de aves. Tudo isso causa hérnea de disco, tá? Produção de carne e subprodutos de animais, beneficiamento de e fabricação de arroz, construção civil, gente, construção civil, uma atividade que leva muito trabalhador a desenvolver, né, de disco, afinal eles pegam muito peso, né?
Construção de rodovias e ferrovias, operadoras de televisão por serviço a cabo, tá? metalúrgicas em geral, manutenção de aeronáutica, transporte ferroviário de passageiros, concessionária de rodovias, pontes e túneis. Olha o tanto de trabalhador que tá aí sujeito a terneia de disco por causa do trabalho.
Montagem de móveis, o trabalhador que atua na montagem de móveis. Teleatendimento. Olha o tanto de gente que a gente tem que trabalha no teleendimento e que pode ter ané de disco e é uma doença ocupacional.
Atividade de telecomunicação como instalação e manutenção de rede e acesso à internet. Essas empresas aí de telefone, de telefone, de internet e de telefone e de TV a cabo, todo esse pessoal pode ter doenças de hérneia de disco ocupacional, gestão de rede de esgoto, limpeza de fostas em geral. Olha só, eu trouxe esses exemplos para vocês, mas vamos dizer que você não tá trabalhando em nenhuma dessas atividades e tem hérneia de disco, tá?
O que que você vai fazer para quero te ajudar. É, eu quero te ajudar e eu vou te ajudar da seguinte maneira. Deixa eu só interromper aqui essa nossa nessa compartilhamento porque eu quero te mostrar como é que você vai fazer, tá?
para você saber se se a sua héria de disco tem ou não relação com o trabalho, você vai comentar aqui abaixo desse vídeo. Abaixo desse vídeo, você vai passar para mim o CNPJ da empresa que você trabalhava ou trabalha e que desenvolveu a hérnea de disco. Então, como que você vai fazer isso?
Ah, Priscila, como que eu vou conseguir o CNPJ da empresa? Fácil, fácil. Você vai na internet, tá?
Você vai na internet, eu vou mostrar para vocês, você vai pesquisar no Google a palavra CNPJ. Olha só, você vai você vai digitar, vou mostrar para vocês agora, você vai digitar a palavra CNPJ lá no Google. E a primeira, a primeira, o primeiro link que tem, gente, é justamente aonde você vai conseguir tirar o tirar emitir o CNPJ da empresa, tá?
Como que você vai fazer isso? você vai buscar o CNPJ da empresa. Então, vamos dizer que você trabalha aí numa empresa chamada, sei lá, eh, vamos aqui no arraz centena, arrais e centenas.
Aí, que que vai acontecer? Vai sair o CNPJ do raiz de centena, eh, CNPJ do Banco do Brasil. Tá lá o CNPJ do Banco do Brasil.
CNPJ da Caixa Econômica Federal. CNPJ da Caixa Econômica Federal. Então é muito fácil.
Depois que você faz isso, você vai entrar naquele link que eu te mostrei, né, que é esse link aqui, ó. Quando você quando você digitou CNPJ, apareceu aqui emissão de comprovante de inscrição e de situação cadastral. Você vai clicar aqui e vai digitar o CNPJ da empresa onde você trabalha.
Eu já fiz isso para facilitar para vocês. Eu vou compartilhar com vocês aqui eh como que vocês como que fica, como é que sai o documento para vocês mandarem para mim, tá? Ã, vamos lá.
Vamos lá. Aí quando você digita o CNPJ, aparece isso aqui, ó. Esse é o comprovante de inscrição da situação cadastral.
O que que eu preciso que você mande para mim? Eu preciso que você mande esse número aqui, ó. Tá vendo, ó?
Esses números aqui abaixo são os números da atividade da empresa. Então, se você tivesse trabalhando no frigorífico JR, você ia clicar lá, pegar o CNPJ, colocar, emitir essa certidão aqui e vim aqui e pegar o Kai da empresa que é 1011. É o primeiro Kai 10 111.
E aí você vai mandar para mim aqui embaixo junto com o seu CID, aquele a CID que tá no seu atestado médico, combinado? vai mandar para mim. Se você mandar para mim aqui embaixo a atividade econômica da empresa que você pegou no CNPJ, lá no no na emissão do CNPJ e a sid da doença, eu vou dizer se você tem uma de disco relacionada ao trabalho ou não.
E vou te ajudar a buscar, a saber que você tem direitos a receber do empregador e do INSS, combinado? OK. Mas agora voltando pro nosso nosso assunto de hoje, né?
Eu vou trazer para vocês agora os direitos que você tem quando você tem uma hérneia de disco causada pelo trabalho, tá? Quais são os direitos que você pode ter? Quando se trata de uma hér disco disco causada pelo trabalho, você tem direito que o empregador emita a comunicação de acidente de trabalho.
Ele é obrigado. Não é que ele pode, ele tem que fazer, tá? Ele tem que te afastar e pagar os seus salários pelos primeiros 15 dias do atestado que o seu médico deu.
Então, se o seu médico deu um atestado de 30 dias, por 15 dias o empregador paga o seu salário, a partir do 16º dia o INSS que vai pagar, tá bom? Quando você retorna do afastamento para o trabalho, o trabalho que você exercia tem que ser adaptado para você. Significa o quê?
que você não pode ser colocado na mesma função se você for piorar a sua saúde fazendo o mesmo trabalho. Nesse momento você tem que ser a tem que ter o trabalho adaptado a você tem que talvez mudar a função, não pegar peso, não fazer aquela movimentação. Muitas vezes é recomendada a mudança da função para evitar a piora.
Porque se você piora, voltando ao mesmo trabalho, é responsabilidade do empregador, tá gente? É o empregador que responde por isso, tá? Você tem direito a indenizações por danos morais, danos materiais, você tem direito a danos existenciais e até uma pensão pro resto da sua vida paga pelo empregador.
Mas é claro que para você receber dano moral, dano material, pensão, você tem que demonstrar este doença causada pelo trabalho. Então você vai mostrar que a doença de fato foi causada pelo trabalho e que o empregador devia ter feito algo para evitar o seu adoecimento. Normalmente o empregador não faz rodío de atividade, o empregador não dá os equipamentos para você proteger sua coluna.
O empregador exige que você trabalhe mais horas do que você deveria fazendo uma atividade que pode causar doença. Ou então o empregador eh poderia facilitar o trabalho com algum equipamento, mas não faz isso e aí você acaba adoecendo fazendo o trabalho que você faz, né? Então é provando isso que você vai ter o direito, esses direitos todos.
Você tem direito também ao FGTS depositado todo mês enquanto você ficar afastado do trabalho ou afastada do trabalho recebendo do INSS. Se você ficar 2 anos afastado, você vai receber o FGTS depositado. O empregador tem que depositar todo mês.
Aham. E eles não fazem isso, tá? Vai olhar seu FGTS, você vai ver.
Pagamento do tratamento integralmente pelo empregador. Sabia disso? você tem esse direito.
Eu tive alguns casos de clientes meus que tiveram a cirurgia, cirurgia paga pelo empregador, porque o SUS às vezes demora tanto para conseguir fazer a cirurgia e o trabalhador tá sofrendo com dor. Ele não pode ficar esperando a vida toda com dor, né? Então, eu já consegui muitas vezes esse esse esse tratamento pago já de início pelo empregador.
E quando o empregador não paga desde o início, ele pode ser condenado a ressarcir esses danos. Então, você sofreu, fez fisioterapia, o empregador tem que ressarcir, pagou consulta médica particular, o empregador tem que ressarci, alugou uma cadeira de roda por um período que você não podia andar, o empregador tem que restar si. Não é justo você adoecer no trabalho e ficar com as despesas do tratamento, né?
Não tem não tem sentido isso. Ah, mas além dos direitos trabalhistas, a gente também tem os direitos previdenciários de quem tem hérneia de disco disco e esta hérneia de disco está relacionada ao trabalho. Aí você pode me perguntar: "Mas, Priscila, se eu tiver uma héria de disco não relacionada ao trabalho, eu não tenho direitos?
" Claro que tem, você tem outros direitos. Nós hoje estamos falando dos direitos quando a disco está relacionada ao trabalho. Você tem direito ao afastamento pelo tempo que você ficar incapaz do trabalho.
E este afastamento é pelo auxílio doença acidentário, espécie B91. Então, se você for lá no seu documento do INSS lá disser que você tá recebendo B31, tá errado, não pode. Você vai ter que procurar uma advogada logo para resolver esse problema, tá?
Você também quando você se recuperar e puder voltar ao trabalho, mas ficar ali com uma dor ou com uma redução de capacidade, não tem a mesma capacidade que tinha antes, não se movimenta da mesma maneira, você tem direito a um benefício chamado auxílio acidente. E olha, esse benefício ele é pago pelo INSS enquanto você pode voltar pro trabalho. Então você recebe do INS fiz acidente e ao mesmo tempo volta ao trabalho e recebe salário, porque esse benefício ele não é pago enquanto você está incapaz.
Ele só é pago quando o médico diz que você pode voltar ao trabalho, mas você ainda ficou ou com uma dor ou com uma com uma dificuldade de movimentação, ou com uma restrição qualquer no seu trabalho por conta do problema na coluna, tá? Se você não puder mais trabalhar na atividade que você exercia antes, vamos dizer que você era pedreiro. E o médico diz: "Olha, você não pode mais exercer essa atividade, nem esta e nem outra qualquer.
" Você tá com a coluna péssima, sua herneia de disco é gravíssima, você não vai poder mais trabalhar em nada. É isso ou a cirurgia. Você não é obrigado a fazer uma cirurgia, sabia?
Então, se você tiver medo de fazer cirurgia e o médico disser que você só pode se tratar, só pode melhorar fazendo a cirurgia, você tem direito a aposentadoria por invalidez, porque ninguém é obrigado a passar por um tratamento cirúrgico para arriscar melhorar ou não, porque a gente sabe, cirurgia na coluna é extremamente perigosa, você pode ficar até paraplégico. Então, tem gente que tem medo e não faz a cirurgia porque não quer arriscar. Nesse caso tem direito à aposentadoria por invalidez, se não houver outro tratamento possível de resolver o problema.
E tem um outro direito que eu quero trazer para vocês, que muita gente desconhece, quem tem problema na coluna aí, inclusive hérnea de disco. E mesmo que a hérne de disco não esteja relacionada ao trabalho, você pode ter direito à aposentadoria da pessoa com deficiência. E gente, a aposentadoria da pessoa com deficiência não é aposentadoria por invalidez, são duas aposentadorias totalmente diferentes.
Quando você aposenta como pessoa com deficiência, você pode voltar ao trabalho se você melhorar. Você não passa por perícias periódicas para provar deficiência e você se aposenta com valor melhor e mais rápido do que as aposentadorias comuns, como por idade ou por tempo de contribuição. Se você quer saber mais sobre a aposentadoria da pessoa com deficiência, aqui no canal a gente tem muitos vídeos e eu e tem muitos vídeos sobre a aposentadoria da pessoa com deficiência.
Basta clicar no YouTube, escrever a raiz centeno aposentadoria da pessoa com deficiência, que ó, tem um monte de vídeo maravilhoso da Carolina Centeno, da Gabriela Bigelini, meu da da região de Kes e você vai poder entender totalmente a aposentadoria da pessoa com deficiência, combinado? Então tá. Agora não se esqueça o que que você vai fazer.
Você vai colocar aqui abaixo ou CNPJ da empresa que você trabalha ou trabalhava quando adoeceu ou você já pode mandar o Kai para mim que é pegando lá os CNPJ, indo pesquisando e pegando aqueles quatro numerozinhos que tem lá no CNPJ da empresa. Senão basta você mandar o CNPJ e acide do seu atestado que eu vou dizer para você se a sua doença, se a sua hérnia de disco está ou não relacionada ao trabalho. É uma baita ajuda para você, hein?
E agora, gente, eu vou eh e responder as perguntas que vocês tenham feito durante a live. Fizeram perguntas para mim durante a live, vocês vão receber as respostas agora. Vamos lá.
Vamos lá. Vamos falar sobre os assuntos que vocês trouxeram para mim. Bora lá, gente.
Bora lá. Bora lá. Bora lá.
Quem gostou da live, manda aqui um comentário para mim. diz que gostou, diz que que que faltou alguma informação, bota aqui, né? Se você discorda, bota aqui também.
Não importa de onde você tá falando, bota aqui, comenta essa live comigo, gente, participa da live, me ajuda a mostrar aí pro YouTube o quanto vocês gostam desse conteúdo, porque assim o YouTube entrega para mais gente ainda, tá bom? Se você quer falar com a gente aqui no Arra Centeno, você sabe que o Arraz Centeno atende o país inteiro, né? A gente atende o país todinho, gente.
Se você precisa de uma advogada previdenciarista ou trabalhista que cuide de doença ocupacional, acidente de trabalho ou aposentadorias em geral, direitos do INSS, basta você mandar um uma mensagem para mim, paraa minha equipe, por esse link que tá aqui abaixo do vídeo. Você vai sair direto com a minha equipe. A minha equipe vai falar com você, vai explicar como funciona o atendimento, como que é o nosso trabalho.
E aí a gente vai poder te ajudar, tá bom? Então bora lá pras perguntas de hoje. Tem mais conversas?
Bora lá. Fui demitido comérne de disco, bico de papagaio e desvio na coluna e com capsulite adesiva no ombro esquerdo. Item de nit.
Sou operador de empilhadeira. Já te digo que como operador de empilhadeira você tem problema de saúde relacionado ao trabalho. Nesse caso, Wilson, você tem que procurar uma advogada especializada no assunto.
Você pode ter direito, por exemplo, a uma pensão que você vai receber do empregador pro resto da vida, assim como você tem direito ao auxílio acidente pago pelo INSS. É claro que eu tenho que avaliar as informações e os documentos que você possui, mas tudo indica que você tem muitos direitos que você não exigiu, nem do empregador, nem do INSS. Vai ficar esperando o quê, menino?
Vai ficar esperando o quê? Muitas vezes tá aí sofrendo dor, né? Porque a o problema na coluna leva também a outros problemas de saúde, como dor de cabeça, depressão, tá?
Muita gente que tem dor na coluna acaba tendo depressão porque fica sem condições de fazer uma tantas coisas, né, e acaba causando aí outros problemas de saúde, tá? Então, procura uma advogada especializada, busca ajuda, não fica eh deixando o tempo passar sem fazer nada, tá bom? Emanuele de Jesus, doutora, quando já passar pela perícia médica judicial lá, o perito sabe que teve agravamento pela questão do trabalho?
Sim, o perito analisa isso, tá, Emanuel? Ele analisa isso. Carlos Fabiano da Silva Vitente.
Olá, doutora. Boa tarde. Tudo bem?
Fui demitido da empresa em que trabalhava porque estava afastado para operar área de disco. Nesse caso você não pode. Nesse caso você não podia ser demitido.
Olha, mais uma pessoa demitida sem poder ser demitido, doente com erne de disco. Que que você vai fazer, Carlos? manda uma mensagem para mim, quero conversar com você, quero entender melhor seu caso, quem sabe eu posso te ajudar a garantir seus direitos trabalhistas e seus direitos previdenciais, não é mesmo?
Então, bora lá. Amanuele tá aqui. Não desejo para ninguém as crises que tem a hérneia de disco.
O ponto de perder a respiração. Olha, eu vou falar para vocês, gente, que uma vez eu te não acha a posição, ó, tenta achar a posição certa para aliviar a dor e não acha, né, Manuele? Vou dizer para vocês que eu tenho dois filhos pequenos, né?
E quando a minha filhinha tinha mais ou menos um ano de idade, eu estava de férias e tive que ficar com ela por um mês no colo, porque ela não queria desgrudar de mim. Acho que saudade, né? Porque a gente trabalha muito, meninos.
Eu tive uma crise de coluna e descobri que eu também tenho hérneia de disco. Mas para ela doer, eu precisei fazer muito esforço, que foi pegar minha filha no colo e ficar com ela no colo muito tempo. Imagine que foi durante as férias, um mês.
Bastou esse um mês para eu ter um agravamento da minha hérneia de disco que eu sequer sabia que tinha. Então, da mesma maneira, você que trabalha por um mês num num trabalho muito pesado, pode desenvolver ou agravar uma hérne de disco. Vejam, é muito importante conhecer os direitos por isso, né, gente?
Saber como que é causado por isso, né? Vamos lá. Lucineia, boa tarde.
O INSS me pediu o restante dos documentos rural para poder analisar. Será que é para marcar perícia? Olha, Lu, Lucineia, se você é uma pessoa que trabalha em economia familiar, você é assegurado especial, rural, o que que acontece?
Você pode ter direito também ao benefício em razão da hérne de disco, mas aí nesse caso, além da doença, você precisa aprovar incapacidade e a atividade de rural, tá bom? Por isso que o NSS tá pedindo essa documentação. José Fid tá sempre por aqui, tá me elogiando a live, né?
Muito, muito boa tarde, Dr. Priscila. Por favor, manda um abraço para Luzino e André.
Boa, um abraço para vocês. Muito legal. Eh, a Emanuele tá aqui, mas pode ser demitida quando está afastada do trabalho?
Não pode, Emanuele. A, quando você tá incapaz do trabalho, você tá de atestado ou o INSS te afastou, não pode ser demitido, tá? não pode ser demitido.
Então, tá afastado do trabalho por atestado médico ou por decisão do INSS, a empresa não pode te demitir nesse momento, tá? E o empregador não importa se ele tá dizendo que que o contrato é por tempo determinado. Ainda assim, no momento que você está doente, não pode ser demitida.
Tá incapaz, não doente. Incapaz, não pode ser demitido, tá? Angélica, Angélica Pinheiro.
Vamos lá, Angélica Pinheiro. Boa tarde, doutora. Sou costureira, estou com hern desgaste na coluna.
Fiquei 4 meses no auxílio temporário, mas não consigo costurar. Tenho muitas dores, soube, tenho 70 anos e não tenho 15 anos de contribuição. No seu caso, Angélica, eu indico aposentadoria por invalidez, tá?
Talvez você tenha também o direito à aposentadoria da pessoa com deficiência. Então o que que você tem que fazer? Entre em contato com a gente aqui pelo link que eu mandei para vocês no início que eu posso que a gente pode avaliar a sua documentação, tá bom?
Quem sabe você já tá podendo se aposentar com 70 anos de idade, né? Aposentar por invalidez ou por por aposentadoria da pessoa com deficiência. Pode ter essas duas possibilidades, tá bom?
Ah, então vamos lá, Angélica. Angélica, deixa eu ver quem quem me fez pergunta depois da Angélica. Ah, Angélica Pinheiro.
É porque não tem 15 anos de contribuição, né? Então não dá aposentadoria por idade, mas dá aposent às vezes dá aposentadoria por invalidez, tá? Eh, Zequinha, ele exime a live.
Muito obrigada. Espero ter ajudado vocês, tá? Leia Moisés, boa tarde, doutora.
Aguardando o contato de vocês. Gratidão a Deus por colocar você no nosso caminho. Então, Leia, se você mandou mensagem pra nossa equipe, eles vão te retornar ainda hoje, tá bom?
Basta entrar lá no link que tem aqui embaixo do vídeo, um azulzinho para falar com a nossa equipe, ok? Aparecida Ribeiro. Cuidei de um idoso que era camado.
Acabei com a minha coluna, não era fichada, fiz raio X e minha coluna deu várias alterações. Que fazer se não sou fichada? Mesmo assim você pode ter direito a um benefício, por exemplo, da pessoa com deficiente, o BPC, por exemplo, tá?
Que é um benefício concedido a quem não fez contribuições ao INSS. Se você não tinha carteira registrada, talvez você não tenha contribuições da INSS, mas precisa avaliar o seu caso, tá bom? Aparecida.
Aíton Andrade, quando é o 13º? Obrigada. Só deu no final do ano, né?
Eh, bora lá. Eduardo Ribeiro, boa tarde. Ainda não estou bem.
Posso pedir a teste médico de novo? Sim, se você tiver atestado médico, pode fazer um novo pedido de afastamento por documento, desde que o seu afastamento anterior não tenha sido superior a 180 dias, porque por aeste méd existe um limite de afastamento de 180 dias, tá? Adriana Souza.
Fui aposentada por doença comum. Tenho 48 anos. Fiz três cirurgias de héria de disco.
Coloquei um aparelho neuroestimulador sem sucesso. O que fazer? Sou técnica de enfermagem.
Adriana. Adriana, se o seu problema de saúde pode ter relação com o trabalho, o que você pode fazer é buscar auxílio com o escritório de advocacia como o nosso, que é especializado nisso, para fazer o pedido de revisão da aposentadoria. Porque a aposentadoria da da pessoa que se aposentou por uma doença causada pelo trabalho é integral.
E a aposentadoria da pessoa que se aposentou por uma doença não relacionada ao trabalho não é integral. Então, às vezes você tá recebendo menos do que você tem direito, tá bom? Então, procura aí um auxílio de uma advogada para avaliar isso aí.
Boa tarde, Dr. Priscila. Boa tarde.
Boa tarde, Ana Lúcia. Angélica agradeceu aqui a nossa resposta. Eh, Gabriel, é errado buscar uma oportunidade melhor estando afastado pelo INSS?
Sim. Não faça isso enquanto você está afastado, porque você pode perder o benefício e você tem que se tratar. E para se tratar precisa estar afastado, tá, Gabriel?
Ó lá, a Marina tá aqui mais uma cuidadora de idosos. Cuidador de idoso, técnico de enfermagem, o pessoal que trabalha na área de saúde adoece muito com problema de coluna, né, gente? Sou cuidadora de que carrego a senhora toda hora e já tenho dores no joelho e na coluna.
Estou registrada no CLT faz 3s meses. Atenção, se você tiver eh atestado médico, você pode receber sim um benefício por incapacidade. Por quê?
Porque é uma doença relacionada ao trabalho, no seu caso. Tá bom? Certo?
Então gente, olha só, muitas perguntas vieram, mas eu consegui responder todo mundo. Agora não esqueça, se você quer que eu veja se você tem hérneia de disco por causa do trabalho, manda aqui embaixo o seu o CNTJ da empresa onde você trabalha e acide da doença que tá lá no seu atestado. Aí eu vou dizer para você se o seu trabalho pode ou não ter causado a sua doença.
Tá bom? Muito obrigada. Eu fico por aqui.
Semana que vem tem mais live comigo. Sábado tem mais live comigo. E amanhã tem live.
Todo dia tem live aqui, gente. É de segunda a sábado. Então, se você não se inscreveu no canal ainda, se inscreva no canal para você assistir as lives de segunda a sábado que a gente faz por aqui.
Um beijo para vocês e até mais.
Related Videos
3 profissões com maior risco de acidente de trabalho
23:00
3 profissões com maior risco de acidente d...
Arraes & Centeno Advocacia
927 views
ADHD Relief Music: Studying Music for Better Concentration and Focus, Study Music
7:47:08
ADHD Relief Music: Studying Music for Bett...
Greenred Productions - Relaxing Music
10,508,534 views
Como provar que a doença foi adquirida no trabalho
18:10
Como provar que a doença foi adquirida no ...
MDN Advocacia
53,904 views
Como a Transposição de Carreira afeta a Integralidade e Paridade na Aposentadoria?
11:27
Como a Transposição de Carreira afeta a In...
Arraes & Centeno Advocacia
564 views
Posso ser DEMITIDO com HÉRNIA DE DISCO? Descubra Agora!
9:55
Posso ser DEMITIDO com HÉRNIA DE DISCO? De...
MDN Advocacia
7,531 views
Czy jesteśmy krok od III WOJNY ŚWIATOWEJ? Nikt nie chce powiedzieć tego głośno.
1:02:37
Czy jesteśmy krok od III WOJNY ŚWIATOWEJ? ...
Ania Kolasinska
106,391 views
Work Music for Deep Focus & Maximum Productivity
2:53:12
Work Music for Deep Focus & Maximum Produc...
Chill Music Lab
268,769 views
O que é considerado como acidente de trabalho ! Tira-dúvidas
41:31
O que é considerado como acidente de traba...
Arraes & Centeno Advocacia
1,676 views
12 Direitos de quem tem Hérnia de Disco pelo Trabalho (2024)
14:51
12 Direitos de quem tem Hérnia de Disco pe...
MDN Advocacia
24,939 views
Como pedir rescisão indireta por BURNOUT?
11:52
Como pedir rescisão indireta por BURNOUT?
Arraes & Centeno Advocacia
569 views
BURNOUT DÁ DIREITO AO AFASTAMENTO E SALÁRIO? #arraesecenteno
12:27
BURNOUT DÁ DIREITO AO AFASTAMENTO E SALÁRI...
Arraes & Centeno Advocacia
768 views
Nielegalne Praktyki ZUS? Była Kandydatka na Prezesa Ujawnia Szokujące Fakty - Dr Katarzyna Kalata
58:58
Nielegalne Praktyki ZUS? Była Kandydatka n...
Sebastian Matyniak - Biznes Bez Cenzury
78,748 views
O CAT é obrigatório para provar doença ocupacional?
50:23
O CAT é obrigatório para provar doença ocu...
Saber a Lei
59,845 views
Music for Work — Deep Focus Mix for Programming, Coding
1:29:35
Music for Work — Deep Focus Mix for Progra...
Chill Music Lab
3,545,870 views
Aula 3.2 - Exemplo S 2500 com Reconhecimento do Vínculo de Emprego
20:18
Aula 3.2 - Exemplo S 2500 com Reconhecimen...
ENIT Escola Nacional da Inspeção do Trabalho
40,931 views
Historia i tożsamość Pomorza – dziedzictwo, które powinniśmy odkryć | dr Paweł Migdalski
1:21:19
Historia i tożsamość Pomorza – dziedzictwo...
Radio Naukowe
88,954 views
1ª Fase - OAB 42 | Revisão Final - Direito do Trabalho
4:58:10
1ª Fase - OAB 42 | Revisão Final - Direito...
Estratégia OAB
19,247 views
ADHD Relief Music | Study Music for Focus, Background Music for Work
9:58:33
ADHD Relief Music | Study Music for Focus,...
Greenred Productions - Relaxing Music
1,005,810 views
I Escaped Heroin’s Grip to Become a Healer
2:02:52
I Escaped Heroin’s Grip to Become a Healer
zurnalistapl
115,774 views
ESOCIAL: Dicas práticas para lançar PROCESSOS TRABALHISTAS
1:17:40
ESOCIAL: Dicas práticas para lançar PROCES...
Contábeis
18,229 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com