HISTÓRIA DO BRASIL: O FIM DO QUILOMBO DOS PALMARES #documentario #brasilcolonial

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[Música] o Quilombo dos Palmares foi e é considerado até hoje o maior espaço de refúgio e resistência de escravos fugitivos dos Engenhos das capitanias de Pernambuco e da Bahia durante o Brasil colônia da primeira menção de Palmares em 1597 até a sua destruição em 1694 se passaram praticamente 100 anos e durante esse período os moradores do Quilombo resistiram aos ataques de portugueses holandeses e Bandeirantes a região ocupada por Palmares ficava na Serra da Barriga na capitania de Pernambuco região que hoje pertence ao município de União dos Palmares no estado de Alagoas a cerca de 78 Km da capital do estado massó onde está localizado o parque Memorial Quilombo dos Palmares fundado no ano de 2007 o Quilombo dos Palmares ficava em uma região coberta por Palmeiras e é daí que vem seu nome os quilombos representavam uma forma de rebelião contra a condição de escravo chegaram a oferecer resistência contra o sistema escravista que obrigava homens e mulheres trazidos do continente africano a prestarem serviços forçados os escravos trabalhavam nas lavouras casas de engenhos e casas senhoriais de maneira desumana e sem qualquer tipo de remuneração na época a Fame e a memória de Palmares se espalharam pelo Brasil e inspiraram outros Quilombos o que causou insegurança nos Donos de escravos porque eles tinham medo que o fenômeno de Palmares Se repetisse em outros lugares do Brasil colonial as primeiras menções sobre um quilombo na região da Serra da Barriga são de 1580 e ao que tudo indica Palmares começou abrigando escravos que haviam fugido das lavouras e dos Engenhos da capitania de Pernambuco e aos poucos foi recebendo mais e mais pessoas até chegar ao seu auge durante a guerra travada por Portugal contra os holandeses Para retomar parte da região Nordeste Palmares cresceu muito durante as invasões holandesas no Brasil porque a vigilância nas fazendas ficou fraca devido aos confrontos entre Portugal e os batavos a falta de vigilância fez com que centenas de escravos fugissem para a região da Serra da Barriga Pouco a Pouco começaram a surgir os primeiros núcleos de povoamento também conhecidos como mocambos o cerca real do macaco que era o maior centro político do Quilombo que tinha cerca de 1000 500 habitações e o subira por exemplo que centralizava as atividades militares e tinha cerca de 800 habitações alguns historiadores estimam que em 1670 Palmares alcançou a marca de cerca de 20. 000 moradores contando escravos fugidos indígenas desertores de de forças militares e homens livres pobres no principal Mocambo o cerca real do macaco viviam aproximadamente 6. 000 pessoas quase a população do Rio de Janeiro no ano de 1660 estimada em 7.
000 habitantes incluindo indígenas e africanos a população que morava em Palmares via principalmente da caça pesca coleta de frutas e da agricultura mas eles também faziam peças em cerâmica cestarias produziam tecidos e trabalhavam com metalurgia eles produziam para seu próprio consumo mas o que sobrava era vendido ou trocado nas populações vizinhas ao Quilombo e isso gerava uma economia razoavelmente intensa na região de Palmares e aguçava a cobiça dos colonizadores tanto que os colonos chegam a alugar terras para plantil e trocar alimentos por munição com os quilombolas Palmares resisti investidas dos Holandeses que ocuparam o nordeste brasileiro durante um bom tempo mas quando os batavos foram expulsos a comunidade de Palmares teve que lutar contra os portugueses que queri esc novamente a sua gente e sear de suas terras e colheit com auls dos Holandeses do nordeste do Brasil os senores de Eng necessitam de um número cada vez maior de escravos para retomar a produção açucareira na luta contra os colonizadores surgiram personagens líderes de Palmares que deixaram seus nomes escritos na história brasileira ganga zumba zumbi Dandara o primeiro grande líder do Quilombo dos Palmares foi gang zumba ele governou o quilombo de 1670 até 1678 quando fez um acordo de paz depois de ver o quilombo ser atacado brutalmente em 1677 o resultado do ataque foi a resistência a morte de um filho de gang zumba que também ficou ferido e a prisão de S pessoas entre elas dois filhos de gang zumba em 1678 zumba foi até Recife para firmar um pacto de paz com o governador de Pernambuco Airis de Souza e Castro o acordo exigia que os quilombolas entregassem as suas armas em troca da doação de terras e da alforia só que a liberdade só seria concedida aos negros nascidos no quilombo os outros deviam retornar para o cativeiro o pacto dividiu Palmares gang zumba então abandonou o quilombo seguido por seus homens entre eles importantes chefes militares entre os descontentes com o acordo estava zumbi outro personagem que entrou para a história como herói da Resistência de Palmares ele desafiou o Tratado Se Revoltou contra gang Zumba e continuou a resistência contra a opressão portuguesa gang zumba morreu envenenado e ao que tudo indica por um seguidor de zumbi depois da morte de gang zumba zumbi se tornou o novo líder do Quilombo e resistiu até 1694 quando a cap de Palmares foi destruída outra personagem importante no contexto da história de Palmares foi Dandara habilidosa na arte da capoeira e no manejo de armas a esposa de zumbi liderava as falanges femininas do exército do Quilombo de Palmares ao mesmo tempo em que participava das atividades cotidianas do Quilombo da agricultura e da caça não se sabe ao certo se Dandara nasceu no Brasil ou no continente africano ela teria se juntado ainda menina ao grupo de pessoas negras que desafiaram o sistema colonial escravista por quase um século e que moraram no Quilombo dos Palmares depois da queda de Palmares Dandara teve um fim trágico ela foi pitada pelos portugueses em fevereiro de 1694 e preferiu se suicidar se jogando de uma Pedreira a ser escravizada seu legado permanece como um símbolo de resistência um fato muito polêmico e que div de opiniões é sobre a escravidão dentro do Quilombo dos Palmares Afinal existiam escravos em Palmares um dos líderes mais importantes da história do Quilombo zumbi tinha escravos o que se sabe hoje é que o Quilombo dos Palmares tinha uma forma de escravidão que imitava o sistema africano ou seja existia escravidão mas ela era diferente da escravidão imposta pelo colonizador europeu conforme o museu afrobrasil o estado dentro do Quilombo era baseado em um tipo de estado africano o chefe chamado de rei por força de expressão era eleito Contestado e podia até chegar a ser afastado por uma assembleia geral dos Quilombolas Mas isso não significa que Palmares era uma democracia o local ainda tinha muitas das características sociais do século X segundo historiadores Provavelmente o regime escravista de Palmares fosse parecido com o sistema que existia no continente africano onde os pesos de guerra eram forçados a trabalhar a terra por um tempo como uma forma de punição nessa forma de escravidão Eles teriam alguns direitos garantidos o que não acontecia na escravidão comandada pelos brancos e mais a historiografia afirma não existir um conceito específico para identificar o sistema político social de Palmares nesse sentido a política da terra de Palmares pode ser vista como uma socialização em que não havia propriedade posse dinheiro e classes sociais por outro lado alguns autores apontam a existência de uma escravidão até mesmo predatória por parte dos habitantes do Quilombo dos Palmares que realizavam incursões nos territórios vizinhos como as fazendas de onde traziam a força indivíduos para trabalharem como escravos em suas plantações desenvolvendo assim uma espécie de escravismo dentro da própria República os escravos que se recusavam a fugir das fazendas e ir para os quilombos também eram capturados e convertidos em cativos dos Quilombolas Nesse contexto a prática da escravidão teria uma dupla finalidade aculturar os escravos recém-libertos as práticas dos quilombos como o trabalho árduo para a subsistência da comunidade já que muitos dos escravos libertos achavam que não teriam mais que trabalhar e diferenciar os escravos que chegavam aos Quilombos pelos Próprios Meios escravos fugidos que se arriscavam até encontrar um quilombo perseguidos por animais selvagens e pelos antigos senhores no trajeto e ainda correndo o risco de serem capturados por outros escravistas daqueles escravos trazidos à força ou por incursões de resgate nas fazendas para uns Palmares foi Um porto seguro para outros foi a continuação da escravidão mesmo que por um tempo determinado desde que negros fugitivos dos Engenhos da capitania de Pernambuco se esconderam na Serra da Barriga e criaram Palmares que também era conhecido como Angola Janga e angolinha eles tiveram que defender a sua liberdade e o seu modo de vida contra os ataques dos inimigos desde que foi criado o quilombo sempre viveu em pé de guerra contra os colonizadores europeus mas foi depois que Portugal conseguiu expulsar os holandeses de Pernambuco que os confrontos se intensificaram com os batavos fora do jogo os portugueses voltaram as suas atenções para Palmares sem os holandeses por perto os fazendeiros queriam de volta sua mão de obra que havia escapado e fugido para Palmares Para retomar os negócios nas fazendas muitas expedições contra Palmares foram derrotadas porque os quilombolas adotavam a guerra de emboscada abandonando os mocambos para atrair o inimigo para a luta dentro da Mata em o capitão negro Gonçalo Rebelo comandou 200 soldados negros contra Palmares foram 5 meses de luta e a Expedição retornou com 40 prisioneiros todos foram degolados eram comuns também os ataques dos palmarinos no litoral para roubar armas libertar negros e se vingar de senhores e feitores dos Engenhos em 1670 por exemplo os palmarinos atacaram e destruíram uma fazenda de gado onde hoje fica Garanhuns em 1677 uma vitoriosa expedição sob comando do capitão de Infantaria Fernão Carrilho retornou com 200 prisioneiros quilombolas Palmares continuou a ser uma pedra no sapato do estado português até 1687 quando o Bandeirante Domingos Jorge Velho foi contratado e se comprometeu com o governador de Pernambuco que iria destruir Palmares por completo Jorge Velho e seus homens passaram a atacar o quilombo mesmo tendo experiência na luta de extermínio contra os indígenas tiveram grandes dificuldades para vencer as táticas dos Quilombolas porque as técnicas de guerrilha dos palmarinos eram bem mais elaboradas do que a dos indígenas em 1892 o líder Bandeirante partiu em direção a Palmares com um exército formado por brancos ucos e também indígenas o apoio das tribos indígenas contra os habitantes de Palmares colaborou para que o quilombo fosse destruído a essa altura a destruição de Palmares Era Uma Questão de Honra para o Bandeirante e para o governo um reforço de 200 homens e seis canhões enviados pelo governo português chegou à região e para Aimar do Quilombo com mais segurança Jorge Velho ordenou a construção de uma contra cerca que permitiu a aproximação dos canhões do Quilombo 5 de fevereiro de 1694 do dias antes da destruição total do Quilombo os dois exércitos entraram mais uma vez em confronto os quilombolas foram encurralados à beira de um despenhadeiro e centenas de negros caíram no precipício alguns quilombolas ainda tentaram a estratégia de refúgio na mata sem sucesso Eles foram perseguidos e centenas de negros foram degolados dia 6 de fevereiro de 1694 um dia antes da destruição total do Quilombo o Mocambo do macaco é destruído e incendiado negros que escaparam vivos são feitos prisioneiros somente mulheres e crianças são poupadas na guerra muitas mulheres matam seus filhos para livrá-los do cativeiro e se recusam a comer morrendo de fome entre as mulheres presas estava Dandara esposa de zumbidos Palmares que preferiu a morte a voltar a ser escrava pulando em uma Pedreira morte 7 de fevereiro de 1694 o Quilombo dos Palmares é destruído pela expedição liderada pelo Bandeirante Domingos Jorge Velho depois da destruição do Quilombo dos Palmares começaram a surgir rumores de que o líder quilombola zumbi havia escapado com vida isso irritou muito governo os fazendeiros o governador de Pernambuco mas principalmente o Bandeirante Domingos Jorge Velho por muito tempo se acreditou que zumbi tivesse cometido suicídio em 1694 mas Hoje sabemos que depois que a expedição de Jorge Velho destruiu o Mocambo do macaco zumbi e outros Sobreviventes fugiram e se esconderam nas matas da Serra dois irmãos e ficaram lá durante um ano e meio embrenhados no mato e Resistindo a todas as adversidades no ano de 1695 zumbi foi reconhecido com um grupo roubando armas de um vilarejo de Pernambuco e a notícia chegou ao conhecimento de Jorge Velho que tratou de colocar homens no encalço do líder quilombola durante seu último ano de vida zumbi teve que lidar com alguns conflitos ao lado de outros homens que participavam da rebelião mas a sorte de zumbi mudou quando Antônio Soares homem de sua confiança foi capturado pelos bandeirantes Depois de muita tortura e diante da promessa de sua liberdade Soares revelou o esconderijo do chefe na serra dois irmãos no dia 20 de novembro de Ant Soares conduziu um grupo de 15 Bandeirantes Paulistas comandados pelo Capitão André Furtado de Mendonça até o local onde o zumbi estava escondido chegando ao local o próprio Soares teria apunhalado e matado zumbi quando examinado o corpo de zumbi apresentou 15 ferimentos à bala e inmeras a história nos conta que os bandeirantes arrancaram um dos olhos do líder quilombola e cortaram a sua mão direita e também deceparam os órgãos genitais de zumbi e enfiaram em sua própria boca sua cabeça foi cortada salgada e levada aoor Castro e ficou exposta em praça pública para acabar com o mito da imortalidade de Zumbi dos Palmares após derrotar e matar zumbi o capitão foi premiado com R 50. 000 réis pelo monarca Dom Pedro I de Portugal a data da morte de zumbi uma das principais negras da história do nosso país em 20 de novembro foi adotada como o dia da conscia negra no Brasil a região que AC o núcleo do Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga em Alagoas ganhou reconhecimento internacional em 2017 quando a área foi certificada como patrimônio cultural do merc Olá pessoal espero que vocês tenham gostado do meu vídeo eu agora quero deixar alguns recados importantes para aquelas pessoas que estão acompanhando o meu trabalho aqui no canal primeiramente agradecer a audiência obrigado a todas as pessoas que acompanham meu trabalho e segundo gente eu vou deixar aqui no vídeo as formas de apoio financeiro para aquelas pessoas que querem apoiar aqui o canal tá bom elas também vão estar aqui na descrição do vídeo mas só para reforçar vocês podem fazer a contribuição pelo pix que é o meu e-mail professor camair @gmail. com ou vocês podem fazer o apoio financeiro pelo apoia-se o site do apoia-se E aí é apoi.
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