Como Escrever Personagens – parte 5: DESEJO

67.9k views1322 WordsCopy TextShare
raoni marqs
Para comprar o livro Como Escrever Histórias: https://www.bendaora.com/shop Esse é o quinto vídeo s...
Video Transcript:
e de todas as coisas que você pode aprender sobre como escrever personagens e tem duas que são as mais práticas coisa que seu personagem quer e a coisa que o seu personagem precisa elas são os mais importantes porque elas realmente compõem o que a gente chama de arco do personagem que o seu personagem quer e o que ele precisa são no fim das contas o que nós vamos ver se desenrolar na sua história então hoje a gente vai falar de uma delas hoje a gente vai falar sobre o seu protagonista quer hoje a gente vai
falar sobre como escrever personagens não existe esse cara chamado aristóteles ele escreveu que provavelmente é o primeiro livro sobre como escrever histórias chamado poética e lá ele fala sobre intenção e obstáculo o que o seu personagem quer e o que o impede de conseguir esses são os dois elementos mais básicos que você pode ter numa história depois de começo meio e fim histórias são sobre alguém fazendo alguma coisa se a coisa fosse fácil como ir comprar pão a história não é lá muito interessante mas história sobre de comprar pão no bairro infestado por múmia devoradoras
de gente nós temos uma história interessante porque agora ela tem um obstáculo e o que nós queremos ver a como alguém consegue vencer esses obstáculos ok ok vocês histórias são feitas de intenção e obstáculo como nós encontramos a intenção do nosso protagonista bom a intenção ou desejo do seu protagonista é aquilo que ele acha que vai fazê-lo feliz que vai resolver a vida dele que vai realizar todos os seus sonhos mais do que simplesmente uma coisa que ele quer o desejo do protagonista tem que ir eu mais quero no mundo aquele amor landis a primeira
interseção entre o arco do personagem ea trama encontrada no desejo do protagonista o que ele quer qual o seu maior objetivo na história é dominar o mundo uma esposa sobreviver morrer ganhar o aumento toda a história começa com o desejo do personagem simples certo mas essa é só trama e o personagem o que ela quer dizer aqui é que se a história guiada pelo desejo do personagem e esse desejo é só uma coisa que ele quer a história vai ser só uma sequência de eventos levando ele até o fim ou seja a história vai ser
só a trama não é suficiente para nós criar um desejo para o personagem que seja só superficial para ligar trama o personagem esse desejo precisa ser uma extenção o reflexo de alguma coisa que importa para o personagem no nível mais profundo e não pode só querer dominar o mundo ou querer uma esposa porque tem quem não quer ele precisa desejar isso por 11 e espiritualmente profundo um que talvez nem ele mesmo compreenda não importa o que seu protagonista quer ele precisa querer mesmo ele precisa querer aquilo mais do que tudo na vida dele sabe por
quê porque senão ele não vai fazer aquilo e aí a gente não tem uma história história são sobre alguém fazendo alguma coisa e para isso seus personagens precisam querer muito fazer aqui mas além disso você precisa sempre se lembrar de nós nos identificamos com o seu protagonista então que ele quer tem que de alguma forma sendo que nós queremos em save that black snyder diz que o desejo de um personagem precisa ser vamos dizer fundamental no sentido de que ele tem a ver com o cerne de uma pessoa o desejo deve ser o mais essencial
possível porque quanto mais essencial mais universal ele vai ser mas ele vai ter a ver com algo que todos nós de alguma forma queremos esse é o meu critério tanto para escrever quando para consertá-lo quando já está pronto isso é fundamental é uma pergunta que eu me faço do como é um projeto e fazendo mais fundamental é o mais importante perguntar se isso é fundamental ou um homem das cavernas entenderia é perguntar se você está se conectando com seu público no nível mais básico a sua trama se originem instinto fundamentais como sobrevivência fome amor segurança
de entes queridos medo da morte das raízes do desejo de qualquer personagem deve haver algo básico assim mesmo que na superfície parece ser sobre outra coisa ou fazer o desejo do seu personagem ser fundamental você não sua baseia tudo o que acontece em princípios que se conectam ao público de forma visceral mas você também torna a sua história mais fácil de vender no mundo todo de acordo com a trama de cada filme o story o desejo de um personagem pode parecer específico por exemplo em toy story woody quero fazer todo o possível para que ele
não deixa de ser o brinquedo favorito do and e o mais respeitado dos outros brinquedos agora que o bando apareceu para ameaçar o lugar dele olhando desse jeito você pode dizer que é um desejo é porque não se relaciona com todo mundo para começar nenhuma pessoa em todo o seu público está preocupado em ser o brinquedo favorito do and mas eu tenho ti realmente quer ser amado como a gente viu no outro vídeo sobre a mentira que seu personagem acredita ao além disso e o woody acredita que ele só tem valor se ele for favorito
ele só tem amor próprio se ele for brinquedo mais amado pelo and e é isso que faz ele feliz o que o onde quer que gostem dele isso é uma coisa com a qual todo mundo em qualquer cultura consegue se identificar se o desejo do seu protagonista precisa ser básico esse desejo provavelmente precisa ser filtrado até uma ideia bem abstrata e universal comunidades sobrevivência fome amor então esse desejo pode parecer complexo quando visto dentro da trama mas no fim das contas ele precisa ser tão básico que todo mundo iria querer o que aquele personagem que
é existe essa pirâmide chamada hierarquia de necessidades de maslow que separa as necessidades humanas em fisiologia segurança amor e relacionamentos estima a realização pessoal é um parâmetro ótimo para escolher o encontrado o desejo que você criou eu quero criar para o seu protagonista quando você tiver sem rumo tente encontrar algo com que você se preocupa e escreva um personagem que está atrás daquilo porque os seus sentimentos das suas emoções angústias e traumas e sonhos é que vão alimentar o material de que você precisa para escrever um personagem para essa real para o seu público e
com qual eles identifique além disso olhando as pirâmides dos elementos que eles estão a versão mais básicas dos desejos que o seu personagem pode ter a gente pode dizer por exemplo que o woody que era o respeito dos outros que o autor que era segurança da família e que o michael corleone quer conquista então ela é uma ferramenta muito útil na hora de chegar se os seus personagens têm um desejo universal intenção e obstáculo todas as suas cenas vão ser construídas ao redor de gesso então é muito importante que a intenção do seu personagem no
desejo o que ele quer seja forte o suficiente para carregar toda sua história histórias são sobre alguém fazer a coisa e nós precisamos nos identificar para essa pessoa para nos envolvermos emocionalmente na sua história para isso é super importante que você estabeleça muito bem qual é o desejo do seu protagonista o que ele quer fazer e como isso se relaciona com seu público pense bem busque dentro de você encontra alguma coisa que você queira que eu queira que todo mundo quer possa disso a única coisa que vai resolver a vida do seu personagem você vai
ter um desejo digno de uma história de uma boa história de uma grande história e agora vai lá escrever e aí
Related Videos
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com