e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui do canal parabólica e vocês pediram demais talvez seja a personalidade do personagem o filósofo sociólogo que vocês mais pedido no nosso curso de filosofia barra filo sociologia aqui do parabólica a gente vai falar hoje de sigma umbaúba sim pedir demais até mas eu falei vamos com calma gente antes do enem a gente ainda vai passar o baú e esse dia chegou de uma maneira bem didática usando exemplos no final eu vou ajudar vocês inclusive usando
exemplos sobre a filosofia do palma pra você de repente encaixar em um tema de redação que é muito utilizado bom humor pode ser bem utilizado dependendo do tema da redação muitos filósofos sociólogos são né e palma ele vai dar essa contribuição aqui pra gente também certo antes de a gente começar a falar desse sonho tão importante eu lhes convidou a me seguir nas redes sociais o twitter o facebook o integrante e também se inscrever no canal se você ainda não foi escrito para ajudar cresceu canal cada vez mais a gente está no grau e de
crescimento bastante significativo aqui é bastante é interessante e curtir esse vídeo no final se lhe servir se ele foi útil pra você de alguma forma certo vamos começar sem enrolação um pouquinho da biografia do bairro que é bem interessante o menino de luta é o bola ele é um sociólogo a polonês também né que nasceu no valor e no tempo assim bem complicado ele nasceu em 1925 passou a sua infância na polônia ele iniciou sua adolescência na polônia mas em 1939 que foi o período que a alemanha tinha invadido a polônia neste ano a segunda
guerra mundial ele era como ele era de uma família de judeus o bauma acabou sendo exilado ele fugiu para a então união soviética ele passou de lado da polônia e foi para a união soviética e até mesmo serviu o exército vermelho na segunda guerra um tempo depois já no final da segunda guerra mundial ele serviu o exército vermelho com o final da segunda guerra mundial a alemanha de hitler é sendo derrotada obama pode voltar para a polônia onde ele se formou em sociologia pela universidade em bar só via né a e depois ele era muito
crítico na polônia estônia socialista depois obama ele foi muito crítico em relação aos governos socialistas neo principalmente o estágio ea centralização de poder e aí ele acabou saindo na é já formado em sociologia ele sai da polônia ele vai viver depois na inglaterra é onde ele se tornou esse grande nome da pesquisa da sociologia aí pra gente então ele é um sociólogo que viveu muitas coisas ele foi um combatente do exército vermelho na segunda guerra mundial nasceu em 1925 e faleceu recentemente mil em 2017 falar 1917 não né e faleceu em 2017 a obra dele
é uma obra muito legal é e é legal você trazer exemplos aqui ele vai trabalhar com dois conceitos ele trabalha muito a ideia da modernidade a ideia do que é ser moderno isso que é o grande o grande lance da obra do bairro então o que eu quero passar para vocês que eu quero passar de uma maneira tirando meu celular no canto o que eu quero passar para vocês de uma maneira bem prática bem didática é que obama ele trabalhe com dois períodos na modernidade que é o que a gente vai vir aqui hoje um
período que a gente vai chamar que ele chama de modernidade sólida em um período que ele vai chamar de modernidade líquida certo vamos começar então e aí a gente vai ter que estudar também como que quando que a modernidade sólida se transformou na modernidade líquida qual como que foi porque foi feita essa transição primeiro que para entender o que é a modernidade a gente está ele está estudando ele está fazendo um estudo sério um estudo bem específico de história lógico e ele está estudando o tempo moderna idade moderna para quem não sabe a idade moderna
começa ali na final do feudalismo um século é 15 14 15 por aí a gente vai ter no final do feudalismo a gente entra na idade moderna e esse período é ele que do início aí que ele vai chamar de modernidade sólida a modernidade sólida então ela se inicia no século 14 e no século 15 e vai segundo o baumann até o século 19 vai ter o seu grande ápice no século 19 e do século 20 então é recente uma identidade sólida vai até o século 20 e por que ele chama de modernidade sólida sólido
é que significa que ele está fazendo uma metáfora na verdade da modernidade sólida é uma metáfora sobre a as questões concretas da sociedade desde o século 14 15 até o século 20 em que sentido que para você estudar quando você estudava esse tempo todo esses séculos todos é é as coisas eram muito bem definidas na sociedade as coisas eram muito bem concretizadas eram sólidas era como se fosse palpáveis você conseguia definir com um certo grau de exatidão o que tinha parece que tá muito amplo mas aí quando a gente começa a dar exemplos fica um
click aparece fica mais fácil mas tranquilo de entender lá no século 14 15 começam a surgir os estados nacionais e eles são bem definidos eles tinham uma estrutura burocrática e administrativa os reis absolutistas eles eram bem definidos e eles mostraram de fato porque eles estavam ali a questão de estado na ação o estado governava e o grupo né a nação eram todos aqueles que eram governados era tudo muito definido era tudo muito há como que a gente pode dizer muito reto muito concreto certo existem transformações nessa sociedade existem lógico que existem mas as transformações elas
são mais lentas o iluminismo os filósofos iluministas que acreditavam muito mais na razão começar a transformar né os os absolutistas começaram a derrubar através das revoluções absolutistas e os seus os seus interesses eram muito bem definidos a gente vive época a gente vive época sair nessa modernidade sólida que a família era muito muito bem articulada a família era bem definida como o de bem definida quando a gente fala bem não significa que é melhor ou pior que tá falando bem definida que era de fácil definição que a gente tinha um homem a mulher e os
filhos o homem era o patriarca da família a mulher ela tinha uma função diferente é a religião ela impunham os seus dogmas e era tudo muito bem definido todos mostravam de fato porque eles estavam ali isso é a modernidade sólida e reparem o obama ele tem uma influência de vários outros sociólogos que vêm atrás ele tem uma influência do marketing sim é porque simplesmente ele acredita que há uma transformação na sociedade só que essa modernidade solo dessas transformações são lentas reparem que a gente começou lá nos estados nacionais o iluminismo no século 18 começou a
transformar isso e as coisas começam a se transformar mas de uma maneira muito clara de uma maneira muito bem a enraizada certo isso é modernidade sólida para ele o papel da mulher na sociedade ele era definido ele era não existia há questionamento sempre existiu mas não existia tanta dificuldade de se entender qualquer papel da mulher na sociedade com o papel do concreto o papel do homem então as questões de gênero sé os debates de gênero eles eles de certa forma eles eram mais simplista a questão das lutas sociais elas ela não lutas sociais que é
importante eles ali no século 19 através do marketing ou marketing mais importante de um vídeo sobre marcas aqui mas obama ele afirma pra gente que as lutas sociais elas eram extremamente bem definidas no sentido de que a gente acabava limitando é as lutas sociais entre a simplesmente a luta de classes era uma relação muito muito bem didática entre o que é ser burguês e o que quer ser proletário entendem e aí vem a revolução industrial onde essas lutas sociais inclusive estão inseridas a gente essa relação burguês proletário se valoriza a preocupação dadá da produção de
mercadoria muito mais do que a vida né a humanidade e se valoriza mais essas coisas por questões mais práticas o mundo moderno sólido para o palma ele é o mundo moderno prático é isso que ele está falando para a gente ele é sólido no sentido que você consegue entender a sua forma por isso que ele é sólido você bate o olho você analisa e as coisas são sólidas a religião é sólida a os debates de gêneros eles são sólidos as lutas sociais são sólidas é a construção da família é algo bastante sólido a função do
estado é sólido no sentido de que é simples entender o que o estado está fazendo ali quais são as instituições do estado isso é a modernidade sólida só que no século 20 mas mais precisamente é durante o século 20 inteiro que essa transformação acontece mas ela vai se consolidar mesmo na segunda metade a gente vai ter o processo de transição dessa modernidade sólida para a modernidade líquida que a gente vai falar já o que acontece o bahuan ele vai abordar alguns aspectos importantes para entender né primeiro o que vai acontecer à economia ela vai se
tornar do balizante né principalmente na segunda metade do século 20 basta lembrar que em 1989 nós temos a queda do muro de berlim e no final da guerra fria aquele mundo era dividido entre capitalismo e socialismo em 1981 e 1989 a queda do muro de berlim em 1991 a união soviética declina ela acaba os países neto que formavam a união soviética se fragmentam desde então a gente vai ter um mundo que vai ter uma economia globalizada então a gente já não tem mais aquela divisão que é muito bem definida entre capitalismo e socialismo então a
gente tem uma economia globalizada o que afeta às vezes um países já vinha acontecendo já no século 20 a crise de 29 dentro do mundo capitalista a gente já tem um processo mais ou menos assim mas o que afeta a economia de um país passa também afetar a economia de outros países as crises econômicas ou usar precisa econômicos uma coisa puxa a outra basta ver aí é na questão da especulação a questão de quanto que estava lendo o dólar uma coisa afeta a outra então baumann ele está falando pra gente que as coisas começam a
se transformar e ele bate muito na tecla da economia principalmente porque é no final do século no século 20 a gente vai ter ascensão por exemplo do neoliberalismo o neoliberalismo é aquela questão de que o estado ele diminui um pouco o seu tamanho é valorizando mais a questão das privatizações então nós temos por exemplo empresas estatais reduzindo seu tamanho empresas privadas aumentando o seu tamanho o estado acaba diminuindo aí no século no século 20 e década de 70 80 90 ele acaba diminuindo e as empresas privadas passam a exercer uma função as vezes que antes
era exercida pelo estado certo então a gente começa a trocar os atores o estado ele passa a ter uma uma função a diferente do que ele tinha antes às vezes ele não cuida de algumas coisas né às vezes ele não cuida necessariamente de educação às vezes alguns países ele não vai cuidar da saúde isso fica a cargo da iniciativa privada e aí a gente começa a trocar um pouquinho os nossos valores de tirar essa atenção do estado e colocar principalmente nessas empresas as empresas transnacionais e as empresas multinacionais o outro fator que vai contribuir para
isso é a a questão da popularização da internet agora você não necessariamente fica mais ligado à a mídia tradicional você acaba buscando novas formas de mídia você acaba buscando novas formas de conhecimento as coisas começam a a se expandir de certa forma e de certa forma essa expansão é meio desorganizada né de certa forma essa expansão ela já passa a ser não tão definida quanto antes e nesse sentido obama fala pra gente que nós estamos entrando na modernidade líquida líquida porque você já não consegue é novamente a questão da metáfora vendo meu tempo a gente
não consegue necessariamente mais apalpar essa as coisas a modernidade a gente não consegue ter um foco tão central e no estudo as coisas são incertas há uma incerteza no mundo sobre o que a gente vai pensar como a gente vai se comportar uma coisa de repente que você está estudando a manhã ela pode ser diferente é vão dar exemplo aqui pra vocês a antigamente nas famílias tradicionais você sabia que tinha uns o homem a mulher e os filhos hoje em dia isso é isso era concreto isso era sólido modernidade só de uma construção social sólida
hoje a gente não tem mais necessariamente que se prender a esse tipo de questão a esse tipo de organização familiar o conceito de família por exemplo ele se expandir né não necessariamente agora temos famílias formadas simplesmente por uma questão do sexo oposto nós temos famílias que são mais amplas famílias inclusive que nós temos a a união homoafetiva nós temos o trato hoje as discussões que são feitas em relação principalmente também há a questão da adoção de casais homossexuais então o debate ele está sendo muito mais amplo está sendo líquido não é mais concreto com os
sitiantes isso é modernidade líquida pro bom que ele está querendo dizer com isso que não necessariamente também você precisa seguir estas tradições hoje o mundo é muito incerto a economia é globalizada a cultura é globalizada hoje você acaba tendo muito mais condições de entender várias coisas mais amplas e então é tudo muito incerto é líquido porque não é mais palpável é isso que obama está querendo dizer pra gente o amor olha só que interessante para a gente pensar o amor se expande o amor ele ele não necessariamente algo mais duradouro como se tinha antes um
casal que se tinha antes ele ficava pra vida era hoje em dia não não mais antigamente se diziam que o sexo por exemplo ele era composição aí pós matrimônio durante né o casamento na verdade então casal tinha obrigatoriamente né que ter relações sexuais em uma pessoa tinha que ser fechada com a outra pra sempre assim é duradouro ter filhos nem a concepção se vocês olharem as séries e filmes antigos né filmes séries e filmes é é de época né por exemplo é se você ver a série the tudors sobre o rei henrique 8o ele tinha
uma preocupação muito grande porque a ideia dele ele queria deixar um herdeiro homem para a sociedade né pra continuar a dinastia tudor então a culpa era sempre da mulher porque ele ele fazia durante relações sexuais com todas as suas esposas e levantou várias inclusive mas ele queria ter um filho homem sabe é importante para a tradição para manter o patriarcado hoje não necessariamente a gente precisa pensar assim mas também não precisava mas era uma questão de construção social sólida era aquilo e pronto hoje hoje é você tem debates de que você não pode simplesmente definir
definir o sexo como como uma ligação extremamente importante e necessária para se manter o amor olha só que coisa de louco às vezes as relações pessoais as relações afetivas na formação de família relação pouco duradouras o quanto que a gente ver casais sair por aí que casam junto e se separam um ano até menos que isso às vezes em um mês se separam ou às vezes casais que casam mas não tem por exemplo o amor presente e vivem com isso vive uma certa tristeza e ou muitas pessoas que não aceitam isso em outros tempos o
casamento às vezes por amor ele não era o pai prioridade mas é um casamento um social é um casamento onde um homem ele precisava ter relações com a mulher e ele tinha que casar com ela naquela forma seguir um padrão social de certa forma então a modernidade líquida obama é uma modernidade que não está a sendo muito bem clara pra gente a gente tem um vídeo mundo de incertezas vou dar alguns exemplos para vocês que podem ser exemplos de úteis aí para a prova de vocês pra redação alguma coisa assim pensa bem fisicamente pelo menos
isso eu falo eu falo isso muito na minha infância que existia uma relação familiar eu nasci nos anos 80 foi criada nos anos 80/90 por aí e uma relação familiar onde quando chegava o meu aniversário era lei praticamente o que eu recebia o recebi um telefonema dos meus avós eu recebi o telefonema dos meus tios e por aí vai era algo meio tradicional e ainda é tradicional de fato receber os parabéns pelo dia do pelo dia do seu nome é como dizem o dia do seu aniversário então recebeu telefonema daqueles que estavam distantes aqueles que
estavam perto morando na mesma cidade que eu geralmente dá um jeito vim até minha casa abraçasse a gente às vezes fazer uma festinha infantil uma coisa assim nunca fui de ter muitas festas infantis mas a gente tem que fazer algum bolinho alguma coisa certo acontece que nos anos 90 com essa transformação que a gente está falando da modernidade sólida para a modernidade líquida as coisas foram mudando as coisas passaram a ser mais interpessoais em que sentido eu me lembro a os debates que eu fazendo o tempo de graduação no ano de 2004 que todo mundo
na minha sala lá tinha lá uma já participava de uma rede social naquele tempo era o orkut é que ele tinha nessa e tenho orkut deixa ele os comentários né saudade comunidades né então o que acontece a gente passou a se comunicar muito mais por redes sociais do que por questões pessoais e lembro que discutiu com alguns amigos inclusive da geografia naquelas human as ciências humanas gostava muito ea gente ficava olhando na atualização do orkut o tempo todo pra ver o que acontecer nesse tinha um recado alguma coisa assim e hoje o que acontece é
que no dia do meu aniversário eu aposto que não viu muitos de vocês a gente às vezes não recebe nenhum telefonema a gente às vezes recebe a notificação por gente que não gosta de gente que desativa o facebook perto do aniversário não vi ninguém vê mas tem gente recebe às vezes notificação chegou ao ponto de familiares muito próximos meus mandando mensagem por facebook em vez de ligar e próximos mesmo sabe e às vezes isso machuca às vezes tem gente que lidar muito bem com isso eu particularmente não gosto eu gosto da questão pessoal eu gosto
por exemplo de ligar né para as pessoas que eu amo quando quando tiver condições de ligar para as pessoas comuns têm de fato acessível tiver um contato bom com ela no mínimo assim sabe eu não posso dar um abraço essa é uma questão muito importante a gente está vivendo um tempo onde a gente a gente quer acabar logo com aquilo entender então a gente não quer ficar se prendendo a isso antigamente o tempo era mais lento parece na modernidade sólida hoje a gente as relações relação talvez assim mais instantâneas aconteceu rápido e vai embora rápido
sons são surdos que acontecem né se você parar pra pensar em relação ainda internet trabalhar com a mídia que é algo que obama ele ele fala pra gente nessa questão dessa modernidade líquida a quando você tem por exemplo notícias pipocando o que está acontecendo no brasil estou falando e fazendo esse vídeo você tiver vento 2018 mas o que está acontecendo de notícias falsas na internet onde a gente valoriza - as mídias tradicionais e valoriza muito mais o grupo de rock rap da sua família onde a sua tia envia-la um negócio falando que comunista come criancinha
antes a gente não tinha e aí todo mundo sai falando que comunista come criancinha é assim que eles falavam que o por exemplo as relações nas relações sexuais que os que que gays que os gays eles são são portadores de hiv e eles querem sair andando agulha nem todo mundo pra eles não morrerem sozinho aí de repente começa o grupo de família que ainda mantém aquela questão tradicional mas tá louca está indecisa não está entendendo o que está acontecendo nesse mundo aaaah moderno líquido isso começa a espalhar a notícia de repente está todo mundo acredita
dando nisso as famosas fake news né então olha só olha só o que está acontecendo a gente está valorizando muito mais muito menos desculpa a ciência a busca por um pouco por conceito mais sólidas e valorizando muito mais o que a gente não consegue nem identificar o que é mais abstrato pra gente um outro exemplo que eu acho que é sensacional para falar aqui pra vocês sobre essa essa diferença da modernidade sólida para a modernidade líquida pouco de você sai sabe mas é onde faz história eu cheguei a fazer comunicação social e fez um tempo
de um tempo é de comunicação social e um professor de história na comunicação social que eu gostava muito foi por pouco tempo mas se eu não me engano o trabalho dele científico acadêmico era sobre em sociologia sobre a morte como lidar com o combate no microfone aqui como lidar com a morte e é interessante trabalhar a morte dentro dos conceitos de modernidade sólida com a modernidade líquida criança que a gente vive hoje porque antigamente a morte ela é de um contrato diferente para as pessoas as pessoas encaravam a morte já caiu inclusive em prova encaravam
a morte de uma outra maneira a morte às vezes um ente querido falecia o seu corpo era tratado em casa ele era velado pela família que tinha todo o cuidado durante dias pra gelar o corpo o corpo não era velado por algumas horas o corpo era velado por dias ea família cuidava do corpo para poder fazer a passagem de uma vida para outra o trato com a morte era um trato mais delicado é diferente hoje na modernidade líquida quando uma pessoa falece um ente querido falece você fica triste você ama você chora mas você ao
mesmo tempo quer se livrar do corpo você quer tocar a sua vida pra frente porque se está pensando muito mais na questão individual a modernidade líquida é indecisa nesse sentido então você um ente querido falece você vela ele você cuida você contrata uma empresa pra vê-la ele não sei a sua família que estava rolando ele vai ser velado ali tem corpos que são velados em casa principalmente do interior do brasil em minas gerais ainda não cheguei a presenciar corpos velados em casa mas você no geral é uma empresa que vai cuidar de todo o trabalho
com o corpo do ente querido e simplesmente se é você quer enterrar logo e tocar sua vida pra frente você não quer saber dessa morte você não quer discutir essa morte então a modernidade líquida é muito mais egoísta nesse sentido é egocêntrico você está pensando mais em você você não está pensando no após se está pensando em resolver a sua questão ali e você não está tão preocupado com as outras coisas isso é a modernidade líquida é difícil de ser discutida é muito difícil o papel por exemplo as mulheres elas simplesmente elas começam a questionar
o seu papel na sociedade começa a falar assim porque eu tenho e deveria seguir essa tradição que tinha antes então se percebe que é bem interessante é o que obama está falando pra gente as lutas sociais que eu falei pra vocês na modernidade sólida por exemplo ela seu player na modernidade líquida porque antes a gente meio que faltava naquela relação entre patrão e empregado burguesa e proletário e agora na modernidade líquida essas lutas sociais elas se expandem a gente tem a questão ambiental sendo discutida a gente tem a questão de gênero sendo discutida então a
gente amplia isso não dá para definir com a simples palavra não dá para definir com o estudo simplesmente focado isso é modernidade líquida essa modernidade que ela é muito mais ampla do que a sólida né e esses fatores contribuem essa globalização econômica a globalização de informações da cultura internet é importante para isso então é isso que obama está falando pra gente gente tenta colocar no papel exemplo que você pode passar da modernidade sólida para a modernidade líquida que eu acho muito interessante acho muito bacana fazer esse exercício eu tentei colocar da maneira mais didática aqui
pra vocês é os estudos sobre uma alma ele tem uma obra grandiosa colocar da maneira mais didática maneira a prática pra todo mundo entendeu que essa passagem como que acontece essa transformação do sólido para o líquido é isso basicamente é isso mesmo tá eu vou ficando por aqui foi um enorme prazer e e bom estou feliz aqui com vocês grande emergente fui