[Música] Olá pessoal aqui o pastor Augusto Nicodemos passando por aqui para confirmar a minha presença na conferência old school 2023 em Franca São Paulo esse ano cujo tema será a igreja a conferência acontecerá nos dias 6 a 9 de Julho e você pode fazer a sua inscrição no link que está aqui abaixo outros colegas palestrantes estão convidados a conferência Sem dúvida será uma benção na sua vida espero você lá propiciação é a tradução da palavra relaterion que é o termo que é usado para se referir é o termo traduzido Como propiciatório que é o termo
que se usa para referir a tampa da arca Quando Deus mandou que Deus fizesse o tabernáculo lá no antigo testamento através de Moisés ele deu as dimensões de uma arca de madeira de Acácia que tinha que ser coberta de ouro e que deveria ter uma tampa onde dois anjos se tocavam nas extremidades da Asa e essa tampa era chamada de propiciatório dentro da arca estava guardado os dez mandamentos e essa arca ela ficava armazenada dentro do santo dos santos Quero o local mais interior e mais sagrado do Tabernáculo e mais tarde do tempo só o
sumo sacerdote podia entrar naquele lugar uma vez por ano no dia da expiação levando o sangue de um animal que era derramado aspergido sobre a tampa da arca e Deus se tornava propício a nação de Israel Deus perdoava os pecados da Nação e ele se reconciliava com a nação por isso o nome daquele dia era o dia da propiciação o nome da tampa onde o sangue era derramado era propiciatório era ali que Deus se propiciava que Deus aceitava os sacrifícios por conta dos pecados de Israel que Deus satisfazia sua justiça e Deus perdoava o povo
é o mesmo nome termo que Paulo está usando aqui para Jesus Cristo Ele tá dizendo que Deus propôs Jesus Cristo como propiciatório ou seja aquela tampa aquele ritual do Antigo Testamento era um tipo era um símbolo era uma figura do que Cristo fez na cruz na cruz do Calvário ele derramou seu sangue precioso como propiciação pelos nossos pecados e esse sangue cobriu a lei cobriu a lei no antigo testamento quando o sangue era derramado na tampa o que é que tava dentro da arca a lei que nos Condena mas o sangue cobrir aquilo agora também
o sangue de Cristo da Cruz cobre a lei de maneira que a lei não pode mais me condenar ela não pode mais me mandar para o inferno ela não pode mais me colocar na situação de condenado eternamente ao Sofrimento Eterno é dessa maneira que Deus pode justificar pecadores veja o que ele diz em seguida Deus propôs no seu sangue como propiciação mediante a fé mais uma vez Paulo está dizendo de que maneira isso me alcança é mediante a fé não é por mérito não é por obra não é por moralidade não é pela lei eu
tomo posse disso pela graça de Deus a propiciação mediante a fé agora veja verso 25 para manifestar a sua justiça por ter Deus na sua tolerância deixado impunes os pecados anteriormente cometidos tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus Deus é justo ele continua justo em todo esse processo ele não cometeu injustiça nenhuma considerando você como justo e ele é justificador daquele que tem fé em Jesus Cristo Note que no final do verso 25 Paulo diz assim que dessa forma
Deus manifestou a sua justiça justiça aqui já é o atributo de Deus Deus manifestou que ele é justo porque alguém poderia dizer como é que Deus suportou os pecados da humanidade porque desde a criação do mundo e a queda até a vinda do sacrifício milhares de anos se passaram geração após geração de pecadores se multiplicou pela Terra gente desobedecendo a Deus quebrando os dez mandamentos praticando idolatria pensa nos amorreus nos filisteus nos cananeus no gebuzeus Todas aquelas Nações ímpias de Canaã nos egípcios dos mesopotâmicos nos assírios Por que que Deus não destruiu aquele pessoal a
resposta é que Deus deixou impune os pecados anteriormente cometidos agora entenda bem isso aqui isso não quer dizer que Deus simplesmente fez Vista grossa e Deus não levou em conta o pecado dos gentios O que quer dizer é que Deus porque sabia porque havia decretado no seu plano eterno a vinda da propiciação Pelos Pecados Ele não desistiu da raça humana dizendo assim essa raça não presta é uma raça de pecadores eu vou mandar todo mundo para o inferno eu vou deixar que eles continuem no seu caminho e se percam no fogo eterno para todo sempre
Não em vez de Deus fazer isso ele agora manifestou a sua justiça em cristo jesus é isso que a passagem Quer dizer ele deixou impunes os pecados anteriormente cometidos no sentido de que ele não desistiu da raça humana mas ele manda o seu filho para que ele seja justo castigando aqui vem em que sentido Deus é justo porque os pecados Eles foram lançados em Cristo Jesus e dessa forma o pecado foi castigado em Cristo Jesus e agora Deus toma a justiça de Cristo e aplica o pecador e ele então pode justificar pecadores na cruz existe
essa troca cósmica a justiça de Deus é satisfeita os pecados são castigados Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e a justiça de Cristo é aplicada ao seu povo os que creem nele como o senhor e salvador e dessa forma Deus permanece justo o pecado foi castigado recebeu a devida condenação e os que crê em Jesus Cristo pode receber perdão serem justificados e receber a vida eterna Essa é a doutrina da justificação pela fé em Cristo Jesus Essa foi a doutrina fundamental da reforma protestante não foi inventada pelos protestantes não foi
inventada por Calvino Lutero ou qualquer outro mas ele simplesmente redescobriram que era dessa maneira que Deus justificava pecadores eu digo redescobriram Porque durante a idade média essa doutrina se perdeu ela foi acrescentada ela foi mutilada ela foi aleijada ela foi editada entrou a participação do homem a mediação de Maria e dos Santos o papel da igreja católica com os seus sacramentos de forma que no final na época da reforma o que havia era uma doutrina de salvação pela pelas obras pela lei pelo mérito pelo sacramentalismo pela igreja pela liturgia pela religião e a doutrina de
que Deus justifica livremente o pecador mediante a fé em Cristo Jesus foi isso que Lutero descobriu lendo esse livro Romanos Capítulo 1 verso 16 17 o justo viverá pela fé e foi isso que começou a reforma protestante e é isso que tem que ser redescoberto na igreja brasileira no meio de tanto legalismo no meio de tanta usos e costumes de tantas práticas que as pessoas acrescentam a obra completa e perfeita de Cristo Jesus quatro conclusões do apóstolo Paulo eu vou correr aqui primeira delas no verso 27 sobre a forma de pergunta Na verdade ele faz
várias perguntas aqui ele conclui usando esse recurso de pergunta primeira pergunta verso 27 Onde está pois a jactância foi de todo excluída Por que lei das obras não pelo contrário pela lei da Fé a primeira pergunta conclusiva de Paulo é a luz de tudo isso eu pergunto existe um lugar para jactância é orgulho e vai descer contar vantagem existe no evangelho bíblico espaço para o homem se gloriar de alguma coisa resposta de Paulo não onde é que tá jactância foi excluída de todo aí ele pergunta por que lei das obras não pela lei da quando
ele fala lei da Fé leia aqui quer dizer princípio pelo princípio da Fé pelo sistema de salvação Baseado na fé esse sistema exclui a vanglória Ou seja é impossível para um crente uma pessoa que entendeu o evangelho que elas seja já que tá ansiosa que ela se vai que ela se glorie que ela conte vantagem que ela se julgue superior aos outros que ela condena e critique os outros porque ela sabe que é uma pecadora sabe que foi salva pela graça E pela misericórdia não tem espaço para esse espírito duro e flexível condenatório juiz de
todos que a gente vê tão comum no meio evangélico parece que as pessoas nem se percebem de que elas receberam graça da parte de Deus me lembra aquela parábola que Jesus contou do homem que vivia milhões ao rei não podia pagar o rei perdoou o cara sai do Palácio encontrou um amigo que devia dar desconto pegou o cara pelo pescoço Paga agora e foram contar para o rei o rei chamou o cara de servo ingrato eu te perdoei um milhão que tu me diz tu não podia perdoar teu amigo que teria ideia real é isso
que a gente encontra hoje no meio evangélico gente que não entendeu que o evangelho exclui a jactância segundo a conclusão verso 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da lei é pela fé que é um dom de Deus pela fé que é graça de Deus nós veremos isso hoje à noite mais uma vez é pela fé e não por obras que nós somos justificados diante de Deus independentemente das obras da Lei ou seja sem relação com as obras da lei não é pelo cumprimento da lei das obrigações terceiro terceira
conclusão verso 29 30 pergunta de Paulo e é porventura Deus Somente dos judeus isso aqui que eu tô falando é só para os judeus não é Deus também do gentios resposta sim Deus é também dos gentios dos brasileiros dos africanos dos australianos dos Americanos e não somente dos judeus visto que Deus é um só só tem um Deus único Deus verdadeiro o qual justificará por fé o circunciso ou seja Deus vai justificar pela fé em Cristo Jesus os judeu que é circunciso e mediante a fé da mesma maneira o não judeu o incircunciso é um
Deus só e um só sistema de salvação a salvação sempre foi mediante a graça mediante a fé em Cristo Jesus no antigo testamento no Novo Testamento até o dia de hoje nunca nunca alguém se salvou mediante mérito obra ou qualquer coisa que tenha sido feito última conclusão de Paulo peço 31 e muito importante anulamos pois a lei pela fé ou seja esse sistema de ser justificado pela fé ele é contrário a lei de Deus ele anula lei a lei não tem mais nenhum papel não tem mais nenhuma função para aquele que é justificado pela fé
resposta de Paulo não de maneira nenhuma antes confirmamos a lei isso aqui é muito importante porque de vez em quando eu recebo perguntas e comentários nas redes sociais de gente dizendo assim eu tenho medo de acreditar nesse Evangelho da graça porque aí eu tenho medo de eu relaxar Eu me considero salvo me considero eleito de Deus salvo pela graça E pela misericórdia eu tenho medo que o meu coração vai se sentir à vontade agora para poder pecar e fazer as outras coisas mas o efeito disso aqui é exatamente o contrário quando você entende que você
é justificado pela graça de Deus pelo amor de Deus o seu coração se enche de gratidão de amor a Deus você na verdade vai chegar diante de Deus e dizer assim Deus o senhor me perdoou eu culpado sem defesa dos meus pecados apanhado com a boca na botija merecedor de toda a tua Ira mas o senhor mediante o sangue do seu filho a propiciação que há em Jesus o Senhor me justificou gratuitamente o que é que eu posso fazer para te agradar resposta de Deus não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti
imagem de escultura não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão lembra-te do dia descanso honra teu pai e tua mãe não adulterarás não dirás Lutero resumiu isso de uma forma é atribuída a Lutero preciso ver se é verdade mas é atribui-se a lutera a seguinte frase a lei me leva a Cristo para justificação e Cristo me leva a lei para santificação e gratidão a lei é confirmada da seguinte maneira ela permanece como sendo a exigência de Deus para nós só que cumprida em Cristo Jesus ela permanece como Norma de gratidão nas palavras de
Calvino como é que você vai agradar esse Deus que lhe justificou gratuitamente esse Deus que lhe perdoou o que que você vai fazer que escolhas você vai tomar a resposta está na lei de Deus faça essas coisas e Deus vai se agradar de você não para quem você seja salvo Mas porque você já está salvo é expressão da gratidão que você tem a Deus por tudo que ele fez a lei sempre vai per manecer porque ela sempre vai ser aquele remédio para me lembrar que eu preciso de Cristo eu me esqueço de Cristo que eu
me torno afoito e quero andar pela minha própria força a lei vem E aí eu reconheço o meu lugar minha boca se cala e diga eu preciso de Cristo eu preciso da propiciação que há no sangue precioso do Senhor Jesus queridos eu não sei quantos de vocês aqui nessa manhã já entenderam plenamente o evangelho da Graça de Deus esse é o evangelho Esse é o evangelho que o Brasil precisa ouvir mais do que qualquer outra coisa o evangelho da Graça mas uma graça que nos leva a gratidão a viver uma vida de submissão e obediência
ao nosso Deus justificados pela fé não por obras da lei [Música] [Risadas]