hum hum eu queria conversar com duas perguntas legados apologética e depois uma pergunta específica para palestra de hoje à noite mas a primeira pergunta a ligada à questão de apologética é quais são no entendimento de vocês os principais temas que hoje Exige uma resposta Cristã fundamentada nós falamos um pouco aí essa esses dias sobre ateísmo a historicidade da Ressurreição de Cristo Mas quais outros temas vocês entendem que a gente tem que elaborar alguma defesa da fé cristã hoje no Brasil e eu eu acredito que o tema mais urgente mais importante hoje é tem um tô
logia quem é Deus Oi e o seu caráter e o seu Zé que alimentos à sua maneira de agir e o nosso relacionamento com ele aí eu vou explicar em boa parte dos problemas que nós encontramos hoje dentro da igreja evangélica até corre de uma concepção errada a respeito de Deus quem é Deus os seus atributos porque aquele nos fez e daí vem concepções erradas a respeito da natureza do Evangelho da natureza da igreja a questão do mal a questão do sofrimento boa parte das dificuldades que as pessoas têm nessas áreas é derivada de um
de um conceito é equivocado a respeito o Deus que nos é apresentado na escritura então eu sei em outras partes do mundo em outras épocas outras questões eram mais urgentes questão da eclesiologia o como nos concílios antigos a questão da pessoa de Cristo aí a pessoa do Espírito Santo mas eu penso que hoje o ser de Deus ele tá no centro ou o seria o tema mais relevante a dentro da questão da apologética o brasileiro é e eu penso que uma área que precisa ser muito bem pensado e ainda definido e que significa ser evangélico
e se somos ou não somos quem está incluído o que está excluído a e que isso tem nada é relevância para a vida eterna porque se a gente acha que evangélico portanto está salvo e vai e treinamento será aceito por Deus ou se fica enganado eu acho que seria muito bom saber antes de chegar no dia de juízo eu fico tentado a dizer Franklin que eu não posso responder com o risco Sabe aquela frase não é de que eu vou me incriminar na onde que eu vou estragar porque eu vou falar amanhã eu falo agora
ele amanhã não sobra nada que outra tá mais ou menos disso mesmo né mas eu eu posso dar uma falhinha se é que eu posso usar essa expressão e eu acho que tanto Doutor Augusto comum Dr cheddar mencionaram aspectos cruciais eu concordo assina embaixo da apologética interna e a apologética sempre Preciso olhar em três direções distintas né ela vai eu vou falar isso amanhã eu vou me adiantar um pouco mas ela estava olhando para amanhã ela envolve a articulação defesa e desafiam a articulação da Fé parte apropriada da apologética não é só a teologia sistemática
a projeto eu eu creio que apologética faz a prolegomena para teologia sistemática e esse é o trabalho interno que foi mencionado e eu acho que também Doutor chefe entrou um pouco mais não só no trabalho interno de articulação que seriam aqueles temas mas na relação na questão da definição do que essa evangélico ainda é um pouco interno e começa a entrar naquilo que Eu chamarei a defesa você desenvolvimento da apologética na Igreja Primitiva foi exatamente na defesa contra os ataques que podem ser externos ou internos E aí sobra a terceira ponta da apologética que é
o desafio é apologética indo lá fora para chamar o blefe daqueles que se levantam contra o conhecimento de Deus chamar o black da altivez deles dos sofismas e todos os sofismas que se levanta contra o conhecimento de Deus é isso é um trabalho ele é diferente ele é agressivo eu quero qualificar bem ele não é de pessoas que são agressivas com os outros mas ele é um trabalho de ataque deve ser feito com armas que o Crente pode usar esse nesse ponto eu creio que o que é mais crucial é uma apologética que volte para
os problemas que de fato são os centrais de parar de ficar discutindo aspectos de Filosofia de pós modernidade ou modernidade de cosmovisão Cristã e são demasiado demasiado sofisticados e acho que só voltar para algumas questões bíblicas básicas que a bíblia enfatiza muito o que é verdade o conceito de verdade o que é valor a ética moral mas não discussões abstratas O que é que faz o quê que algo é Belo e algo não é por quê que é bom e não é que é verdadeiro o que são valores e aí o que é que realmente
a realidade é e o que que ela não é essas discussões elas são perenes e eu acho que nesse nesse terceiro aspecto da Project Kahn tão importantes quanto tempo Foram ainda uma pergunta nesse tema a gente vive um momento extremamente curioso poucas vezes da história e Philip Jackson mappers nos livros dele a nós apresentamos um crescimento tão forte do cristianismo do outro lado a a gente tem uma ênfase secularizantes tentando privatizar ferro nesse cenário quais são aquelas áreas que a gente tem que se de ter para montar um argumento a favor da veracidade da fé
cristã que horas vocês localizaram nesse embate entre uma cultura secularizante de um lado e um crescimento vigoroso da fé cristã e suas Olá seja Pentecostal reformada evangélica quais são essas áreas desse embate entre as duas linhas que a gente precisa da atenção E aí e olha não na minha experiência na universidade Mackenzie onde a gente vê o confronto dessas duas visões de mundo ela é uma universidade em grande parte secularizada no seu corpo docente na no conteúdo das suas disciplinas na visão que controla a tudo que é feito em termos de educação e por outro
lado a a chegada do cristianismo como uma cosmovisão alternativa E concorrente é de alguns anos para cá então eu tô bem no meio desse desse confronto de duas visões de mundo e certo ou errado os se melhor pior eu tenho percebido que é muito útil é primeiro tentar mostrar como a visão dominante hoje na academia primeiro como ela é fundamentalista e incoerente procurar incoerências dessa visão de mundo por exemplo quando eles falam da pluralidade o mundo é plural por si E aí eu digo então vocês Então vão me ouvir né porque aqui exclui então o
cristianismo se é plural porque só ouvia evolucionismo viu design inteligente e aí já uma reação contrária né sendo nós somos plural menos nessa hora e aí eu digo isso a incoerência de vocês então a primeira estratégia é mostrar as incoerências internas desse sistema minimalista e porque ele é minimalista e humano ele vai ter falhas e a gente precisa explorar isso segunda coisa que tem me ajudado é mostrar que e a civilização ocidental e as suas instituições como a ciência moderna a universidade a os hospitais escolas isso tudo nasceu no berço da cultura judaico-cristã da Europa
do século 16 e que os cientistas que nos deram a ciência moderna hoje eles operavam a partir de uma cosmos' visão Cristã de mundo então o que é que aconteceu para que essa combinação Ou pelo menos essa cooperação entre a visão Cristã de mundo e academia é fosse interrompida e nesse ponto livros como de Nancy Percy w Scheffer não é eles são muito bom isso porque eles documentam a história da ciência filosofia da ciência os movimentos ideias que entraram aí bom então outra coisa que eu tenho feito também é procurar mostrar é procurar trazer para
ele se pessoas que são reconhecidamente acadêmicas que tem graus em universidades de renome G como John Lennon que ser matemático de Oxford agora o o Michael behe e que é biólogo de Universidade dizer bem bem conhecidas aí a própria Nancy Percy e gente que tem na graus obtidos em Universidade de renome e que são cristãos então eles não são burros o fato de serem cristãos um dizer que eles são burros Mas eles são brilhantes cientistas e são capazes de tratar de questões científicas com alto nível né então eu creio que a projeto que ela pode
ir nessa direção aí nesse confronto divisões E aí e eu não tenho muito para adicionar não é certo que eu acho importante lembrar que tem uma combinação de duas coisas que é rara de conseguir toda vez que a gente fala de enfatizar as diferenças automaticamente gente pensa em chamar para briga eu vou usar uma palavra aqui para muitos ela é um termo ruim a gente precisa enfatizar mais a antítese existe uma antítese entre a forma de pensar que diz eu posso analisar o mundo sem começar com Deus e a forma de pensar que diz o
mundo só faz sentido quando Deus é o pano de fundo da realidade ponto de referência nesse sentido isso a gente chama de antítese o confronto entre isso só que quando você começa a falar em usar antes as pessoas caem na ideia de que isso significa que eu preciso ser perigoso eu preciso sair um Palco as pessoas para esfregar na cara dela e dizer você começo e vai terminar lugar errado e olha que vai queimar no inferno E na verdade a única forma efetiva de apresentar antítese quando você olha para como é que Jesus fazia isso
você olha na Bíblia os encontros apologéticos e tudo antes era sempre apresentada não como a frase que diz você está errada e tá por fora vou te mostrar o que é o certo mas a que diz o que você está buscando de fato e talvez nem saiba não vai ter aí essas externa que você tá cavando é rota E aí estão as vezes a gente precisa ir até o fim fazer um reductio AD absurdum e mostrar para pessoa Às vezes a gente precisa isso por mostrar as incoerências vezes a gente precisa mas no final das
contas o que a gente quer não é ganhar o debate ouvindo É dizer que tá vendo pela antes eu aproveito eu tô certo o que a gente quer no final que a pessoa se convença que aquele esforço é um o que aquele poço é uma cisterna Rota e geralmente esse é o momento mais gostoso que existe na apologética que quando uma pessoa vira e fala tá bom então o que que a gente fala deixa eu te apresentar Jesus Cristo A e agora uma pergunta um pouco mais é focada na no Encontro de hoje quais evidências
mostram que a escritura até o livro sagrado de Deus e até o destaque no artigo e outros livros como o livro dos mórmons Corão não são revelações e eu creio que eu apresentei aí as evidências que os cristãos têm usado através da história a que vão desde a veracidade da escritura comprovada pela arqueologia o testemunho interno votado pelos seus próprios autores o impacto na vida das pessoas à sua antiguidade seu conteúdo seus temas a um fim eu acho que eles terem umas 12 uns 12 argumentos eu não tenho muito mais argumento acrescentar isso Eu me
lembro que no final eu disse que a gente pode argumentar com esse pessoal a respeito da Excelência da escritura e sua superioridade a partir da os autores da própria Bíblia pensando no próprio fundador da religião é que tem a Bíblia como livro sagrado que a Jesus mas esse tipo de argumentação ele ele é bom mas se não houver de fato uma a nação da parte do espírito santo não vai convencer absolutamente ninguém não não convença se Deus não não agir por isso que eu disse que a bíblia ela se alto evidencia ela é ela se
autêntica é Deus falando na escritura que convence as pessoas nós podemos argumentar e devemos fazer isso e ao fazermos isso Deus então fala mas em última análise Deus não pessoa de e convencer todos os nossos esforços apologéticos São João é isso que eu acredito é interessante que João Calvino nas institutas no primeiro livro Ele disse que a gente se o espírito santo não convencer o incrédulo de que as escrituras a palavra de Deus é como se a gente empilhasse prova diante dele e vai significar nada para ele né e eu fico impressionado como um aquilo
que a gente crê e crê mesmo produz um tipo de vida motivo de Cultura o que convence as pessoas que vale a pena saber porque essa cultura produz a esse tipo de pessoa o católica vendi a Val a reação de gente muçulmana desejo de matar todos os que não creem que o vendo esse creme assim por diante quer dizer se nós vivemos segundo os Ensinamentos da Bíblia o que realmente amarmos nossos inimigos e buscarmos essa vida que reflete a imagem de Cristo nos aliarmos esta noite eu acredito que isso é uma espécie de apologética em
favor do cristianismo Genuíno e bíblico e eu concordo eu acho que é a gente não pode esquecer que a própria Bíblia que diz que nós somos as cargas vivas da autenticidade da Bíblia a para nós é reconfortante como cristãos ver as evidências que confirmam aquilo que nós já queremos às vezes é preciso desmontar os sofismos dos não-cristãos que atacam a Bíblia dizendo que ela não tem evidências mas no final das contas eu como o crente tem o testemunho interno do espírito santo dizendo essa é a minha palavra ouvir e o mundo lá fora vai valorizar
a Bíblia vai olhar uma segunda vez aquela expressão americana tenta certa bloco dá uma olhada segunda olhada Vai fazer isso eu acho que em grande parte é quando nós como cartas vivas de fato formos o testemunho ambulante o painel ou Outdoor o a resenha positiva e daquilo que a bíblia fez em nós ainda ainda pensando nessa questão eu vou usar o exemplo do Evangelho de Tomé mas ele se aplica a esse chamados livros revelacionais como Corão evangelho segundo Allan Kardec é o que me impressionou muito dava sobre o gnosticismo é comparar o evangelho de Tomé
com os Evangelhos bíblicos a minha pergunta ser os seguintes na comparação esses livros revelacionais Não não são comum caricaturas ao lado quando colocar o solado da escritura em termos de beleza profundidade que você sabe assim isso é um ponto que eu poderia ter mencionado eu já tive a oportunidade de ler o livro de Mórmon isso ela já li o alcorão todo também o evangelho de Tomé evangelho de Judas os Apócrifos do Novo Testamento e do Antigo Testamento continuo achando que a escritura pela simplicidade pela p e não tem interna ela não tem intenção de impressionar
ninguém com relato você vê que quando a Bíblia narra um milagre ela diz ela diz uma frase que Jesus disse levanta que o homem se levantou um pronto e quando você lê os Evangelhos da infância por exemplo as narrativas de luz Jesus menino da Graça você você vê que aquilo ali no Jesus esbarrou com o menino Jesus ficou com raiva amaldiçoa o menino O menino caiu morto na mesma hora narrativa da infância ou pego o barro e cria um passarinho só para eu posso ver a bobagem quando comparado com a majestade a a simplicidade a
sobriedade do relato bíblico em comparação com que você encontra nas narrativas por exemplo que no Livro de Mórmon é você encontra do encontro do Joseph Smith com o Anjo Moroni por exemplo e as revelações as indicações de onde encontro as placas escritas em egípcio antigo de Ouro que precisariam ser traduzidas e tudo mais e para mim fica muito Evidente a melhor resposta que a gente pode é o seguinte compra e ler e você mesmo tira a sua conclusão Ah tá dá um toque duas perguntas aqui ligados à questão de canonicidade deixa eu tentar organizar as
duas aqui a primeira a seguinte como a formação do cânon com processo conciliar da igreja podemos dizer que os 66 Livros são a coleção falível de livros infalíveis outra que vou resumir essa crise se hoje Se descobrisse uma suposta carta perdida como aparente de ser a carta de Corinto e ela fosse analisada e provada como sendo realmente do primeiro século de Paula deverá ser acrescentado ao cânon a questão da terceira carta de Paulo é muito fácil que ela já foi achada ela é segundo correntes bom então não tem problema nenhum O que é o que
supõe-se que na supõe-se que na correspondência de Paulo aos Coríntios ouvir quatro correspondências a primeira que se perdeu mencionado o primeiro 45 a segunda que seria primeiro aos Coríntios a terceira que seria Segundo aos Coríntios que ele menciona uma quarta é que tenha sido escrita que a chamada quarta carta Severa que se perdeu também então uma terceira na verdade a segunda não devia dificuldade com isso agora falando tentando responder ao colega não é se fosse achado uma carta dessa aí Eu não creio que ela devia ser incluída no cânon porque eu creio que na providência
de Deus a escritura canônica já foi fechada a partir do momento em que Deus na sua Providência levou a igreja não a estabelecer mas a reconhecer a inspiração e autoridade daqueles livros que já eram usados na igreja o que a bíblia fez o que a igreja ó e aqui a diferença entre nós EA igreja católica a igreja católica se considera acima da escritura porque foi ela quem estabeleceu na visão o costume que eu valia vaga terminar cicatriz falível a visão protestante é exatamente o contrário é a igreja que estabeleceu a escritura a igreja é fruto
da escritura ou sem o máximo que a igreja fez foi reconhecer a autoridade desses livros e que já estavam em vigor e eram usados recebidos como palavra de Deus o que provocou uma lista uma decisão oficial como eu já disse o episódio é de Marcião e de montando e outros pequenos episódios isolados lado e tentativas de livros Canon ceudep grafos e Apócrifos que levou a igreja a fazer isso aí há dois pontos que não podem ser super enfatizados preciso o tempo inteiro insistir insistir nunca vai ser demais primeiro Como disse o doutor Augusto a igreja
não estabeleceu o cano ela reconheceu daqueles livros a segunda coisa como que ela reconheceu É muita gente vai argumentar Não mas aí se ela reconheceu já depois mais tarde aí já já não ela tá estabelecendo porque já tem outra não não vamos lá como é que a gente sabe o que que é o cano no antigo testamento tem a tradição Judaica e tudo mais mais que isso Jesus chegou e disse Você tem lá botar na vocês tem a lei os escritos dos Profetas ele descreveu pelo nome técnico que eles usavam para aquela coleção Jesus disse
o cano antigo testamento é esse Nós cremos e temos evidência no novo testamento de que os apóstolos se referiam aos escritos e eles faziam uma distinção entre escritos comuns inscritos não comuns é uma questão para discutir a um debate intramuros quanto eles tinham consciência exatamente do que significava mas a evidência que nós temos desde muito cedo a igreja reconheceu Ou seja ainda os apóstolos vivos reconheceram como apostólicos aqueles escritos que nós então e até hoje continuamos Considerando o cara Primeira Timóteo cinco Paulo Prata o evangelho ao lado de Deuteronômio como escritura segunda de Pedro três
o autor da epístola chama os textos de Paulo de escritura e por E vai um ponto aqui é importante é que diferente da das antigas os antigos manuais antigo testamento você não encontra um Concílio estabelecendo o cano no antigo testamento as se falava muito do suposto Concílio de jâmnia estabelecendo um cânon e quem tem paciência para cavucar e pesquisar um pouco quando você começa a ler as decisões conciliares de quarto século quinto século a carta de Páscoa já tá na já fala para a chave é recebemos Então você não tem um conselho agora fala linguagem
Batista né estabelecendo uma comissão para pesquisar Quais são os textos canônicos e um outro ponto que eu acho que vital não é heresia que obriga o seu Canon a marchon estabelece um cano dentro do cano porque eu já vi uma espécie de cano flutuante você vê o cânon muratório é quase a mesma época de Março Talvez um pouco antes um pouco depois ele vai dar certo né se e mais galera quase exatamente praticante completo você aqui dos estamos vendendo documentos da Igreja Cristã você tem ali o cânon muratório o texto do cânon muratório Então você
já tem um cano sendo empregado pela igreja já antes das heresias o que os conselhos fazem ele tem leite reconhecer aquilo que é dado pelo próprio Deus como Revelação os 27 livros do novo testamento porque os 39 livros antigos se você tiver empregado já pela igreja já desde seus primórdios alguma se querem falar mais uma coisa não ok uma pergunta mais provocador aqui a Deixa eu ver se eu chego um monte de perguntas aqui o tempo é pouco é deixa eu ver aqui viu OK agora uma perguntando pouco mais provocador a qual a função do
Espírito Santo na Interpretação da Bíblia é possível um Liberal interpretar corretamente o texto bíblico Moisés e E aí e deixa eu repetir aqui aqui a é Sutil mas é complicado o negócio Qual a função do Espírito Santo na Interpretação da Bíblia é possível liberar o interpretar corretamente o texto bíblico chegaram a verdade ao que o texto de forma unívoca ensina essa pergunta preconceituosa porque ele tá pressupõe que O Liberal não tem espírito santo e com que o Concordo é E se ele for liberal no liberalismo alemão clássico eu não ele nem queria no Espírito Santo
né nem acreditava no Espírito Santo há sim um Liberal é pode perfeitamente chegar ao entendimento e interpretação correta da escritura porque boa parte da interpretação bíblica é aplicação de regras de gramática de conhecimento de syntaxe conhecimento da língua original se você der por exemplo João 3:16 por um liberal e pedir para interpretar ele vai dizer a Deus voz no contexto a palavra feiosa a empregada por João em vários sentidos mas o sentido principal é o Deus dos cristãos e não acredito que ele exista Mas é isso que a palavra tem o nosso aqui significa pegar
PCN aqui é o a origem do verbo agapao é um dos verbos que é usada no novo testamento para amar ele frequentemente é usado por um amor significa um amor as aqui o Atom Cosmo o mundo a que eu acusativo da palavra kosmos a palavra kosmos é usada por João e cinco sentidos diferentes e Aqui nós temos que verificar no contexto o que é que Cosmos a que significa porque ele às vezes uso para ter judeus e Gentil às vezes usa para dizer uma quantidade grande pessoas às vezes significa dizer a natureza criada e às
vezes significa dizer toda a população mundial então é nós temos que dá uma olhada aqui no contexto E por aí vai quiserem no final ele faria uma interpretação perfeita quando ele terminar ele é dizer eu não acredito Uma palavra disso mas é isso que o texto tá dizendo né Você vai então liberar esses podem perfeitamente fazer gezi surpreendente mente Claras do texto bíblico A questão é que eles tendem a rejeitar a a veracidade daquilo que os autores bíblicos diriam como boot mano comentário de João dizendo quem escreveu esse e no evangelho de quem escreveu O
Evangelho de João cria firmemente que Jesus ressuscitou literalmente de entre os mortos só que último não acreditava na ressurreição literal de Jesus dentre os mortos ele não acreditava mas ele disse quem escreveu O Evangelho de João é acreditava plenamente liso então o pra mim um papel do Espírito Santo é a supervisão na escolha das Ferramentas corretas e na aplicação e no convencimento daquelas verdades que ali se encontram eu não acho que o Espírito Santo ajuda Preguiçoso ele não vai dar conhecimento Extra nem revelações extraordinárias para o entendimento da escritura que não possa ser alcançado pelos
meios naturais e normais o que ele faz é nos convencer de que aquele sentido é verdadeiro e Deus está falando comigo aquilo é para mim ele a menina para que compreendamos Salvador a mente o texto mas grande parte da exegese eu diria a maior parte e aplicação de regras gramaticais bom senso Leia o texto a luz do contexto Como se lê qualquer outro como se faz a interpretação de qualquer outro texto porque a bíblia é um texto e ela tem que ser lida nesse sentido como um texto Então a hermenêutica Sagrada ela faz parte da
teoria da hermenêutica geral a diferença que ela trata de um livro que também é Divino e no final vai exigir a iluminação para que aquilo seja aplicado ao leitor e ao intérprete Ah tá certo a pessoa também absolutamente agora apenas que e o Espírito Santo quando a gente está estudando pensando e meditando sobre a palavra Oi pode trazer para mente a importância de a obedecer aquela palavra que só estudar mecanicamente não vai produzir e tem outros fatores que tem textos que não dizem respeito a gente mas quando nós lemos especialmente no antigo testamento texto de
Isaías um dos Salmos que tem um contexto completamente diferente escrito por uma outra situação mas que se aplica a gente e que com poder do Espírito Santo nos traz acima confiança que aquela verdade ali declarada também se aplica mim ainda quer ser geneticamente não é possível provar isso agora eu tô Frito e eu estou aqui perto de dois especialistas que eu não podia respeitar mais um deles é um ancião com relações com a minha família de antes de eu nascer e outro é um dos meus melhores amigos brother e companheiro eu vou ter que discordar
dele mas só de leve eu vou fazer uma analogia para tentar ser cuidadoso até certo ponto eu acho que é verdade que na superfície a leitura vai ser semelhante mas analogia que eu vou fazer o seguinte nós insistimos tanto que um incrédulo quando vê isso arrumando junto quando olha para Revelação geral a natureza e dentro dele a interpreta errado ele olha ele ver os fatos ele é em desculpável Por que a comunicação foi afetiva ele conseguiu ler porque senão ele era desculpável não conseguiu ler mas ele distorceu pelos motivos torpes do seu coração o significado
daquela mensagem da Revelação geral e ele a falsificou e ele trocou a verdade pela mentira não é por mentiras Romanos um fala pela mentira mentira com ele maiúsculo ele trocou um pelo outro porque tava motivado Ora se isso acontece epistemologicamente quando eu falo de um incrédulo que lida com a revelação geral eu acho que existe um análogo na relação especial também que esse um incrédulo de verdade e aí eu concordo um eu não quero chamar de incrédulo necessariamente alguém que tem algumas ideias liberais se alguém que né e a o sacrifício substitutivo ao nascimento virginal
de Cristo e tudo ele é um incrédulo ele não tem o Espírito Santo e ele também Lê com as lentes antigas da sua rebelião Então ele pode até dizer as palavras dizer o que é que as palavras dizem o que elas significam e esse é o próximo nível da interpretação eu acho que sempre vai conter um elemento maior ou menor de falsificação é motivada ele vai precisar de torcer porque Como disse kamu Alberto c'mon muito muito bem para ser tão incrédulo aqui ele disse assim o homem Insiste e protestar a sua inocência mesmo que para
isso tem que culpar toda a humanidade os próprios próprio céu tá na prestes a gente mencionei herói vai ter resposta aqui ó É mas o interessante fato de uma senhora chamada nellie não fez o doutorado orientação The Good of bultmann era totalmente incrédula se mas depois se converteu eu ia ela declarou a seguinte Não leia nenhum livro que eu escrevi antes da minha conversão Não leia por quê que ainda que era uma excelente eh pç da palavra ele temos de que que disse Esta palavra que significa essa frase essa distorção Sutilmente estava lá é por
isso que ela disse não lê Porque sendo que era tão inteligente tão capacitadas essas sutilezas vai ser mais convincente portanto leio só aquilo que eu escrevi depois da minha conversa deixa só apimentar um pouquinho aqui ó é mas que isso mas está mais ok pouco antes de falecer Eta linnemann não aparece nos Estados Unidos ela disse que enquanto o Rudolf bultmann escrevia as um demônio pousado sobre o ombro dele e aí o Dr Augusto do 40 eu tive o privilégio de ter aula com a Eta linnemann você acha que eu tô escrevendo não não não
citou Rudolf bultmann eu tava na Holanda terminando o doutorado e fui visitado pelo meu sogro Reverendo Francisco Leonardo E aí então eu me lembro cheguei para ele disse eu queria que o senhor o vício que eu vou ler e depois o senhor me dissesse quem escreveu ah eu li a cruz é o veredito de Deus contra o orgulho humano a Deus na cruz reduz arrogância humana nada quem escreveu ele disse tá ouvindo não Twitter Boss final quem escreveu bushman bushman E se o que o doutor David se é correto somente cristãos poderiam fazer ciência e
interpretar textos da maneira correta e os cientistas hoje nós sabemos a você pega um cientista que não é cristão ele interpreta as evidências e os fatos da natureza e ele olha por exemplo o DNA e ele consegue compreender o funcionamento os desdobramentos as ligações o problema é quando ele vai chegar conclusão de onde isso veio quando entra a questão da aplicação e a questão é mais filosófica que aí é a resposta a gente já sabe qual é a resposta que eles vão dar então você vai encontrar que há entre cientistas cristãos e cientistas não cristãos
uma grande quantidade de consenso quando eles analisam as informações que estão aí no DNA na própria natureza e tudo mais o que vai fazer a diferença no certo momento é quando eles vão interpretar a origem daquilo ali como é que aquilo se processo e para onde vai eu não estou dizendo que a mesma coisa eu acho que quando um homem olha para a natureza Davi e ele ver a natureza o primeiro Impacto dele é a verdade Romanos um essas coisas se percebem claramente de outra maneira eles não seriam indesculpáveis A Rebelião do coração deles é
que sufoca esse conhecimento Paulo diz vai romanos o tendo conhecimento de Deus não reconheceram como Deus o aumento em que Ele Decide na sua rebelião abafar aquela percepção que ele teve e que Refúgio na natureza da Glória de Deus então e é por isso que ninguém nasce ateu né ele se faz a teu Então pegando a sua analogia eu acho que é a mesma coisa na interpretação da escritura por parte de um Liberal ele vai ler o texto né e os pressupostos dele vão impedir que ele veja o que tá claro ali na cara dele
ele não vai querer aceitar aquela conclusão mas que ele percebe ele percebe a prova disso é que você tem comentários de liberar esses que são muito bons os caras fazem interpretação a muito muito correta do texto e é claro se você dá tempo para liberar o falar na página seguinte ele vai dizer um monte de asneira né pode se contradizer e tudo é só você aguardar um pouquinho mas eles conseguem às vezes eles conseguem às vezes fazer uma interpretação é correta tá tréplica e eu acho que esse pum o final é é o ponto crucial
aí eu tenho que tomar cuidado nós temos que tomar cuidado para não dizer que a eu falei Dá notícias e logo no começo para não dizer que o único lugar onde vai haver diferença vai ser nas conclusões ou implicações o aplicações porque o processo todo ele é filtrado a epistemologia é funciona o tempo inteiro através de óticas e de filtros e a gente vai sempre estar atento para ela de certa forma nosso conceito de verdade nossa nosso ponto de referência ponto de transferência vai funcionar como se fosse uma peneira e você vai passar as coisas
por aquela peneira e a peneira vai definir o que passa e o que não passa aqui que fica de fora e o que não fica agora eu concordo e eu acho que leva até mais simples se a gente lembrar que não é só questão de aplicação é o significado real que vai ficar perdido o significado de um texto não é o que ele disse Esse é o que isso significa em outras palavras que ele não vai chegar o que o texto diz ele pode dizer com clareza Então o que isso significa em outras palavras o
que fazer o que significa ele já não vai ele pode entender o que o texto diz mas o texto não têm significados Salvador para ele e nem Salvador nem consistente não vai ser salvífico e eu acho que o significado dele vai ser fragmentado ele pode até ser verdadeira tem momentos de verdade e um cientista não Cristão trabalhando o trabalho o tempo inteiro com o momento de verdade o tempo inteiro o que eu não aceito a explicação dele de como que ele chegou nessa verdade eu viro para ele falo você tá dizendo que descobriu isso porque
você tinha melhor das motivações e foi estudar e pesquisar e eu vou dizer que é porque Deus insistiu em permitir que você receber se a revelação da natureza com aquele objeto do seu estudo saltou a seus olhos porque isso é graça de Deus a graça é graça Geral de Deus é graça Universal e ele te deu então o relato que ele faz de como ele chegou lá é falsificado porque ele quer afirmar sua autonomia e os significados que ele descobre até quando o verdadeiros Eles não estão na sua totalidade de conexões e fragmentados que o
único jeito de todos os aspectos estarem devidamente relacionado é se o ponto de transcendência para ele em todos eles fosse Deus que aquela palavrinha que a norma usou ali a pouco que me trouxe o sorriso desse tamanho até o referência então Augustus em que Pese a declaração de da senhora Line mano que a o que notícias boot menu seria obra do demônio obra satânica se a verdade se dá para descobrir verdade na obra de soma estão se poderá ser reputada graça comum não sei eu acho que é a questão da Graça comum mesmo eu sei
que tem gente que não acredita nisso mas eu acredito em Graça comum porque a gente olha eu fui hoje a residências disso sim ou não o álbum última ele tem para quem não conhece o último último acreditava na ressurreição de Cristo a dúvidas a respeito se o Deus que ele cria era um Deus pessoal com que ele se relacionava a para ele 10 porcento dos ditos de Jesus apenas eram verdadeiros o resto era invenção da Igreja Primitiva mas quando ele se aproxima você lembrar as duas teologias de os dois volumes da teologia bíblica que ele
escreveu espécie de você percebe que ele ele ele tem percepções começa a respeito da Cruz né que uma tribo a graça comum ele para ele a cruz era era Central na embora ele começa a sempre control Apologia né para ele é atropologia a primeira disciplina a ser tratado arrendado a gente começa com Deus ou com escritura última começa teologia dele contra Apologia né ele disse que o homem que é o centro tudo na verdade em fingir em torno É mas ele tem essas compreensões esses insights que eu acredito se Deva a graça comum e como
eu disse muita coisa na interpretação bíblica é só aplicação de regra gramatical instalar o texto para sua sede para uma palavra não passou Richard então para encerrar o nosso dia hoje então agora obrigado cima agora que tá ficando bom hein