paz do senhor é um prazer estar com vocês mais uma vez Para darmos sequência a esta série denominada Apocalipse perícope por perícope tivemos a nossa primeira aula na semana passada em que nós colocamos as bases não é Ou seja apresentando os nossos pressupostos fazendo uma fazendo uma exposição geral e apresentando também As Várias escolas de interpretação de Apocalipse e a partir de hoje nós vamos entrar propriamente no texto bíblico porque o propósito desta série é examinar cada perícope de Apocalipse Apocalipse tem 22 capítulos 404 Versículos e esses 404 Versículos eles estão sendo organizados em 39
perícopes ou seja tivemos a primeira aula introdutória e a partir de hoje nós vamos examinar pericope por perícope então eu peço a gentileza de vocês compartilharem esta Live ela já vai começ já vou entrar no assunto então compartilhem curtam também é importante que vocês curtam porque vocês sabem né quando o vídeo recebe um número significativo de curtidas o próprio YouTube tem o seu algoritmo pelo qual ele faz com que a Live ou o vídeo que nós estamos apresentando ao vivo ele possa também ser visto por mais pessoas e outras pessoas poderão conhecer o nosso o
nosso a nossa série ainda no começo muito bem enquanto quanto vocês fazem a gentileza então de convidar pessoas de curtir o vídeo é um pedido que eu lhes faço deixa eu dar uma saudação aqui para os meus queridos novos membros que já estão aqui no chat né irmão Onésimo Pereira Costa Deus abençoe muito grato pelo seu apoio irmão Marcos Coutinho Pastor Wagner Rogério dos Santos Ramos nos Reni Márcio Felipe José Braz Claudinei Rodrigues Fábio Gomes Marcelo Basílio mbss Ana Raimunda nossa irmã Ana Raimunda Machado Marcelo Silva e são esses aqui os novos membros que estão
constando que estão aparecendo aqui no no chat né e vários irmãos também que já são membros estão mandando aqui uma uma palavra muito bem então que Deus abençoe a todos eu creio que nós já podemos começar e eu quero aqui deixar a priori eh nesse início aqui uma palavra eu quero apresentar uma palavra sobre a série é possível que alguém esteja assistindo pela primeira vez nós temos uma aula já gravada a primeira V aula vocês que estão aqui pela primeira vez eu quero pedir que vocês assistam a primeira aula porque ela é fundamental para entender
o livro de Apocalipse entretanto quem chegou agora e vai pegar a série A partir dessa segunda aula e vai assistir a primeira depois uma explicação quando nós falamos aqui de Apocalipse perícope por perícope porque a nossa análise não vai ser capítulo por capítulo e nem versículo por Versículo claro que nós vamos passar por todos os versículos de Apocalipse mas o o nosso foco principal é a perícope o que que é perícope é aquele conjunto de versículos que foi selecionado para fazermos uma análise então por exemplo hoje nós vamos examinar Apocalipse Capítulo primeiro Versículos 1 a
8 por quê Porque esta é a parte que diz respeito a a ao prefácio de Apocalipse ou mais precisamente a parte aí que di respeito a ao prólogo não é o prólogo vocês sabem que o prólogo é aquela parte de uma epístola por exemplo ou de um livro em que se adianta aquilo que será tratado ao longo do livro então é importante você ter o entendimento disso porque por exemplo quando você lê e nós vamos falar desse Versículo Apocalipse Capítulo 1 Versículo 7 Todo Olho Verá muita gente toma aquilo ali como uma uma ênfase para
o arrebatamento porque está no começo do livro mas por que aquele está no começo do livro porque é o prólogo e no prólogo se antecipa aquilo que será tratado ao longo do livro então Apocalipse 1:7 fala justamente do que vai ser tratado no capítulo 19 a manifestação de Jesus em poder e grande glória pois bem nós já estamos aí há mais de 5 minutos nesta nesta fala Inicial aguardando a cheg de mais pessoas mas nós vamos começar então aqui a exposição de Apocalipse e eu quero convidá-los a que nesse momento nós leiamos a palavra de
Deus em Apocalipse Capítulo primeiro Versículos 1 a 8 é o texto que nós vamos expor hoje de maneira detalhada Apocalipse Capítulo primeo Versículos 1 a 8 diz assim eu vou ler na minha versão corrigida eh fiel Almeida corrigida fiel eu poderei ler em outras versões ao longo dessa série mas hoje eu vou ler na corrigida fiel da sociedade bíblica trinitariana revelação de Jesus Cristo a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente deve acontecer e pelo seu anjo enviou e as notificou a João Seu servo o qual testificou da palavra
de Deus e do testemunho de Jesus Cristo e de tudo o que tens tem visto bem-aventurado aquele que lê e os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo João as sete igrejas que estão na Ásia graça e paz seja convosco da parte daquele que é e que era e que a Devir e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo que é a fiel testemunho o primogênito dentre os mortos e o Príncipe dos Reis da terra
Aquele que nos amou e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados e nos feze sacerdotes para Deus e seu pai a ele seja glória e poder para todo sempre amém Eis que vem com as nuvens e Todo Olho Verá até mesmo até os mesmos que o traspassaram e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele sim Amém eu sou alfa e o ômega o princípio e o fim diz o senhor que é e que era e que AD Devir o todo poderoso Aí está a leitura da palavra de Deus Apocalipse Capítulo primeo Versículos
1 a 8 é o texto que vamos examinar nesta nossa segunda videoaula Então a nossa série repito É eu estou aqui até apresentando uma palavra não é sobre aqui para você se situar vou usar o monitor aqui de apoio nós estamos agora na introdução e então este esta videoaula faz parte da série Apocalipse perícope por perícope a primeira perícope então que nós vamos examinar o termo perícope repito é um termo que significa um conjunto de Versículos selecionados para uma análise Esse é um termo que surgiu no século XIX é um termo técnico usado em hermenêutica
mas eu estou aqui usando com frequência para que o termo se torne corriqueiro comum para todos nós porque na verdade é uma referência podemos chamar até de parágrafo mas eu não chamo de parágrafo porque a própria versão que o irmão tem aí vai sugerir um parágrafo talvez coincidente com o que nós vamos examinar hoje mas você vai ver que ao longo dessas aulas alguns parágrafos não são de acordo com aquilo que eu selecionei então por isso que eu estou usando o termo perícope muito bem então vamos começar aqui nós lemos Apocalipse Capítulo primeiro Versículos 1
a oit e eu vou dividir eu vou dividir Então esta a essa minha exposição em três partes a primeira parte Eh vamos colocar aqui ó que eu vou chamar de revelação de Jesus Cristo que é o próprio título de Apocalipse vai se basear nos três primeiros Versículos de Apocalipse muito bem então você que tem o roteiro que é membro do meu canal eu peço que você tenha o roteiro à mão acompanhando por gentileza que eu já enviei antecipadamente você pode ver aí que no primeiro tópico então revelação de Jesus Cristo Versículos 1 A TR você
ter o primeiro ponto explicação do Versículo primeiro o versículo primeiro que nós já Lemos vou repetir revelação de Jesus Cristo a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer e pelo seu anjo enviou e os notificou a João Seu servo a primeira ênfase aqui é justamente o termo revelação de Jesus Cristo que no Grego é apocalipses yesus Cristo Apocalipse yeso Cristo veja Apocalipse de Jesus Cristo é a primeira frase do livro de Apocalipse e é interessante que essa frase aparece também nas cartas de Paulo em em primeiro aos
Coríntios Capítulo 1 Versículo 7 em Segundo aos Tessalonicenses Capítulo 1 Versículo 7 e também em primeira pedro Capítulo primeo Versículo 7 mas com referência à manifestação de Jesus em poder e grande glória então quando Jesus se manifestar em poder e grande glória vai acontecer também uma revelação apocalipses no grego Jesus vai se revelar Jesus vai se manifestar em poder grande glória mas este não é o sentido aqui em Apocalipse aqui em Apocalipse Revelação Tem um outro sentido não está falando porque eu já vi alguns autores defendendo isso olha Apocalipse não trata do arrebatamento porque na
verdade a primeira palavra já fala da manifestação veja não deixa de ser verdade que o objeto de Apocalipse não é de fato o Arrebatamento O arrebatamento é citado indiretamente O arrebatamento é citado por exemplo Eis que vem com as nuvens e tal Eis que cedo venho ou melhor guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa lá no final de Apocalipse já quando a toda a revelação já foi apresentada e tem ali o epílogo ali ali claramente é uma menção ao arrebatamento da igreja Eis que cedo venho e o meu galardão está comigo
a cada eh a cada um né que Eis que cedo vem meu galardão está comigo ou virar comigo para dar a cada um segundo a sua obra também quando Apocalipse 3:11 que vai ser objeto aqui de uma das vídeoaulas nós queremos explicar bem aquela passagem que diz eh como guardaste a palavra da minha paciência eu também te guardarei da hora da Tentação que AD vir sobre todo mundo ali a palavra arrebatamento não está presente mas nós nós entendemos que é uma referência indireta ao livro ramento da igreja do período tribulacional então o arrebatamento ele é
mencionado em Apocalipse mas dessa maneira indiretamente porque o objeto de Apocalipse não é o arrebatamento porque quando se descreve a parte futura a parte de querer forçar ali a a menção do arrebatamento no Capítulo 4 de Apocalipse por exemplo como eu também já vi quando muitos interpretam ali João quando ele ouve aquela voz sobe cá e te mostraria as coisas que depois dessa on de acontecer muita gente acredita que ali é uma menção arrebatamento e não é mas vamos chegar lá nós estamos agora no Capítulo 1 Versículos 1 a 8 é que o assunto é
tão vasto que que a gente vai já antecipando alguma coisa mas eu já tenho muita coisa para falar aqui nesses oito Versículos então começando voltando para a primeira frase do livro Apocalipse eo Cristo em grego revelação de Jesus Cristo eu dizia que ela aparece em várias partes com o sentido de manifestação do Senhor em poder e grande glória Aqui não por quê Porque o termo apocalipses cuja forma o verbo é apocalipto apocalipto que é o contrário de Calipto Olha que interessante tem o sentido de revelar desvendar descobrir descerrar como ocorre por exemplo nas inaugurações de
placas comemorativas estátuas retratos quando tem ali um pano cobrindo e alguém tira Ou seja a pessoa está revelando Apocalipse significa Exatamente isso tirar o véu tirar aquilo que cobre algo para que algo possa aparecer e é interessante que em Lucas Capítulo 12 Versículo 2 tanto o verbo apocalipto como também o verbo Calipto aparecem ali no mesmo Versículo Quando o senhor Jesus disse nada encoberto que não haja de ser descoberto ou revelado nem oculto que haja ser sabido é interessante que quando ele diz nada encoberto o verbo é sinin Calipto e quando ele diz nada encoberto
que não haja de ser descoberto o verbo é justamente apocalipto Então eu estou falando da forma verbal porque o substantivo é apocalipses não é apocalips Apocalipse que aparece aqui como a primeira palavra no livro de Apocalipse mas avançando então um pouco mais ainda nesse versículo primeiro você já vê logo de imediato o propósito de Apocalipse por quê Porque se menciona que este Apocalipse ou esta Revelação porque veja Apocalipse significa Revelação não tem nada que ver com destruição como alguém sugere a lures outro dia até houve aquela polêmica lá a polêmica carnavalesca né que uma cantora
falou o Apocalipse tá chegando então o pessoal fala do Apocalipse como se fosse apenas o caos e e juízos de Deus sobre a terra não nós estamos aqui tratando o livro Como de fato ele é apresentado é uma revelação é uma revelação é algo que Deus entregou aos seus servos e nós vamos ver daqui a pouco Como foi esse processo Mas qual é o propósito de Apocalipse esta Revelação que Jesus Cristo recebeu ele mesmo diz que ele recebeu do pai porque veja o que diz o versículo revelação de Jesus Cristo a qual Deus lhe deu
Deus deu para quem Para seu filho Jesus para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente deve acontecer Então qual é o propósito de Apocalipse Apocalipse é a revelação que Jesus Cristo recebeu do Pai Para quê Para manifestá-la aos seus servos no grego dulos que também o sentido mais específico aqui é escravos então a mensagem de Apocalipse não é para todos a mensagem de Apocalipse é somente para os servos é somente para os escravos do Senhor aqueles que temem a Deus eu estou aqui seguindo um roteiro repito você que é membro do meu canal você
recebeu esse roteiro aqui tá certo então vou seguir fielmente por que é importante aqui a maneira didática como nós queremos apresentar por isso que eu estou aqui lendo alguma coisa até para ter poder de síntese também porque senão começo a falar de uma coisa ou de outra daqui a pouco a gente vai ver já se passou muito já se passaram muito tempo já se passou muito tempo e eu quero ficar só nos Versículos 1 a o Então veja o propósito de Apocalipse é esse então revelar manifestar aos servos do Senhor aos escravos dulos esta mensagem
que não é para todos e sim para os servos do Senhor é bom verificar que no primeiro século a maioria dos servos ou escravos era capturada em guerras então da mesma forma os servos do Senhor nós podemos assim dizer são prisioneiros de Jesus Cristo capturados capturados ao exército inimigos inimigo porque a Bíblia é muito clara Colossenses Capítulo 1 Versículo 13 diz que que Deus nos transportou das Trevas para o reino do filho do seu amor porque ser salvo também significa ser transportado das Trevas para a luz da morte para a vida Jesus mesmo disse aquele
que ouve as minhas palavras e Crer naquele que me enviou ten a vida eterna e não entrará em condenação mas já passou já passou de onde para onde da morte para a vida passou de um lugar movediço para a rocha que é passou das Trevas para a sua maravilhosa luz e é o que Paulo diz em Colossenses Capítulo 1 Versículo 13 então nós somos servos do Senhor e Apocalipse é justamente para os servos do Senhor e é interessante Quando você vai lendo Apocalipse você chega no Capítulo 22 Versículo 3 quando chegarmos lá vamos explicar com
maiores detalhes Mas é interessante que o único título hoje as pessoas estão brigando por causa de títulos eu sou fulano de tal eu sou a quarta pessoa da Trindade eu sou conferencista internacional eu sou Apóstolo e tal e tanta coisa eu sou vice Deus eu sou Jeová Júnior e tanta coisa mas veja lá no céu lá na glória quando nós estivermos em outra dimensão lá na nova Jerusalém Apocalipse Capítulo 22 Versículo 3 diz o quê E ali os seus servos o servirão os seus servos o servirão o único título que vai continuar é o título
de servo e Apocalipse repito é revelado é uma revelação que Deus Pai deu ao filho e o filho por meio do seu anjo enviou a João para notificar a quem os seus servos então o Apocalipse não é para todos como alguém diz por aí Apocalipse é para os servos do Senhor Porque somente os servos do senhor mediante a iluminação do espírito é que podem compreender esta Revelação o conteúdo de Apocalipse ainda no versículo primeiro embora haja informações não escatológicas ao longo de apocalipse nos Capítulos 1 a três são informações não escatológicas o seu conteúdo principal
que está nos Capítulos 4 a 22 diz respeito ao quê às coisas que brevemente deve acontecer você que chegou agora eu estou ainda no primeiro versículo de Apocalipse então o primeiro versículo de Apocalipse diz o quê Revelação Jesus Cristo a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente deve acontecer agora eu quero dar uma parada aqui porque é muito importante irmãos falar dessas coisas ou falar dessa frase coisas que brevemente devem acontecer porque aqui está o conteúdo de Apocalipse o conteúdo principal de Apocalipse repito e muita gente tem dificuldade de
entender Apocalipse porque também não entende o que significa isso Coisas que brevemente deve acontecer coisas que devem acontecer primeiro vamos parar aqui nessa expressão sem falar do advérbio brevemente vamos falar apenas de deve acontecer no grego deest deest deve acontecer veja esta frase não alude a uma possibilidade esta frase alude ao que acontecerá de fato em conformidade com o que Deus determinou com o que Deus decretou de modo absoluto infalível então quando Apocalipse diz que as coisas que estão nele contidas devem acontecer não tenha dúvida meu irmão Deus tem compromisso com a sua palavra o
que está em Apocalipse vai acontecer está determinado está decretado por Deus agora veja o advérbio brevemente que no Grego é em tarre em tarre no grego não é brevemente Este é um termo eh um termo relativo vamos dizer assim e quem nos fala isso é o Deus eterno para ele por exemplo 1000 anos é como um dia e um dia como 1000 anos então quando você lê que as coisas que estão em Apocalipse brevemente deve acontecer muita gente quer fazer com que tudo eh já ten acontecido os preteristas eles dizem não se foi dito para
João que as coisas brevemente deve acontecer então tem que acontecer tinha que ter acontecido já no primeiro século então eles forçam uma interpretação eles tentam colocar João na ilha de ptim uns dias de Nero lá no ano 60 e pouco o que é inviável tem vários elementos que depõe contra esta suposição então é mais provável que João viveu realmente nos dias de Domiciano já lá no fim do reinado do império de Domiciano mas os irmãos preteristas eles querem forçar a interpretação no primeiro século só que esse termo aqui esse advérbio brevemente não deve ser visto
como nós vemos o sentido na língua portuguesa porque brevemente o ou seja alguém interpreta teria que acontecer naqueles dias logo no primeiro século porque estava para acontecer só que esse termo é um termo relativo e quem nos fala isso é o Deus eterno porque para ele observe segunda Pedro Capítulo 3 versículo 8 1000 anos para Deus é como um dia e um dia como 1000 anos Deus enxerga o nosso calendário a partir da Perspectiva da eternidade e para ele repito 1000 anos passam eh com a mesma velocidade de um mero dia um mero dia isso
para Deus porque para Deus na verdade tudo para ele é um eterno presente Deus ele não precisa trabalhar com o tempo cronológico Claro ele entra no nosso tempo mas o tempo de Deus não é um tempo cronológico não é o Cronos a gente fala que o tempo de Deus é o cairos por quê Porque no grego Cairo não fala de um tempo eh quantitativo e sim de um tempo mais qualitativo por isso que se atribui a Deus o tempo cairos no grego porque Deus não está preso ao nosso tempo então quando nós vemos aqui que
essas coisas brevemente devem acontecer a priori a gente não deve questionar e dizer ah já se passaram 2000 anos bom vamos nos lembrar do próprio João autor de Apocalipse que lá em primeira João Capítulo 2 Versículo 18 diz filhinhos é a última hora e essa última hora tá durando até hoje e o que dizer também dos Últimos Dias Pedro pregou lá no dia de Pentecostes e h de ser que nos últimos dias derramarei do meu espírito ele cita a profecia de Joel e interpreta com a autoridade Apostólica que ele tinha ele interpreta que ele depois
que está lá em Joel 2 como últimos dias ora Então os últimos dias começaram a 2000 anos e hoje nós estamos Então o quê nos últimos segundos Isso é para demonstrar que Deus ele não vê o tempo da maneira que nós vemos então onde eu quero chegar com tudo isso eu quero dizer o seguinte que eh Mark Hit coock também diz aqui eu faço uma citação eh dando conta que os autores do novo testamento descrevem consistentemente o tempo entre a ascensão de Jesus e a sua volta como os últimos dias é que eu falei ele
cita também o exemplo que eu acabei de dar do apóstolo João portanto brevemente aqui só pode referir-se a iminência eu vou falar muito sobre a eminência ao longo dessas aulas a doutrina da eminência não vá confundir com eminência quando você fala de eminente eminência você tá falando de uma pessoa importante e tal eh de algo muito importante eminente agora iminente iminente com i na frente não com e i iminente é outro sentido e aqui nós vamos analisar o sentido escatológico o sentido escatológico que tem esta frase esse advérbio brevemente Quando Deus diz quando Jesus mais
precisamente que é Deus diz para João que era para ele escrever né Apocalipse Capítulo 1 Versículo 19 que vamos analisar posteriormente escrever as coisas que brevemente ou que depois dessas deve acontecer ele fala brevemente Também Veja brevemente só pode referirse repito a iminência e não a brevidade propriamente dita ou seja o plano escatológico o plano escatológico cujo evento desencadeador é o arrebatamento da igreja pode ter o seu início a qualquer momento Esse é o sentido de eminência eminência eu vou explicar melhor depois porque tem uma outra ênfase aqui no meu texto no texto bíblico perdão
que eu vou explicar que mostra que ah iminente é aquilo que deve acontecer brevemente deve acontecer mas no tempo de Deus Deus para ele 1000 anos é como um dia um dia é como 1000 anos então eminência diz respeito também a nossa preparação porque nós temos que estar prontos por quê Porque o plano escatológico de Deus que já está determinado ele pode ter início a qualquer momento o que vai dar início a esse plano Claro é o arrebatamento da igreja O que é iminente propriamente é é o arrebatamento da igreja mas a partir do arrebatamento
todo o plano escatológico ele vai ter sequência sem interrupção porque o arrebatamento é o evento desencadeador mas vamos avançar aqui ainda nesse versículo primeiro então Jesus enviou o Apocalipse por meio de seu anjo e comunicou a Seu servo João veja como Deus trabalha com ordem Houve aqui um processo de quatro estágios envolvido na transmissão do Apocalipse às igrejas o o pai deu a seu filho Apocalipse Olha como a Trindade trabalha com ordem o pai entregou a revelação do apocalipse para seu filho então o pai deu a seu filho Apocalipse o Senhor Jesus por sua vez
incumbiu o seu [Música] anjo Angelo seu mensageiro de levar essa revelação especial a João veja o Anjo de Jesus o anjo do Senhor incumbido pelo senhor levou essa revelação a João Para quê Para que João pudesse escrever e assim chegasse essa mensagem a todos os servos de Jesus nós vemos aqui uma importante lição Deus trabalha com ordem Que maravilha então isso é muito importante agora por que este João que não cita seu nome no quarto Evangelho não é João não cita quando você encontra João no Evangelho de João é João Batista porque o próprio autor
nunca ele diz que é ele ele não diz eu João e tal ali ele apresentado como aquele discípulo que se reclinava junto de Jesus os discípulos a quem Jesus amava e tal mas ele mesmo não não se apresenta como como João é interessante nos Evangelhos e nem nas suas epístolas nas três epístolas de João você não vai encontrar ele dizendo eu João agora aqui em Apocalipse é interessante que ele João menciona o seu nome agora por que este que não cita o seu nome nos quatro no quarto evangelho e também nas epístolas o menciona aqui
trata--se nós estamos falando de um livro Profético e num livro Profético Claro A Profecia exige a garantia do indivíduo que é pirado para proclamar Então se João recebeu essa essa incumbência de distribuir esta mensagem de publicar esta mensagem Claro Ele é tratado aí como um profeta de Deus porque é uma mensagem Profética eu falei na aula anterior que Apocalipse é o único livro Profético de fato do novo testamento Então não é errado você dizer que João além de apóstolo é profeta João é um profeta de Deus mas irmão Ciro o Ministério Profético não durou até
João Jesus disse o os profetas e a Lei duraram até João Pois é o Ministério Profético nos moldes veterotestamentários duraram até João agora claro que Deus tem profetas também no Novo Testamento inclusive Paulo falou disso Efésios Capítulo 4 Versículo 11 o que que diz lá que Jesus tendo subido ele mesmo deu uns para Apóstolos e outros para profetas e outros para Evangelistas e outros para pastores e doutores querendo aperfeiçoamento dos Santos também lá em Efésios Capítulo 2 ainda em Efésios Capítulo 2 Versículos 20 a 22 ali Paulo fala do fundamento dos Apóstolos e profetas alguém
tenta ali dizer que os profetas são os profetas do antigo testamento não não não porque sen não teriam sido mencionados antes né como Pedro aliás faz na sua segunda epístola Pedro fala dos Profetas do Antigo Testamento e dos Apóstolos nessa ordem mas Paulo ali em Efésios 2:2 a 22 Não ele está falando dos Profetas do novo testamento porque também Deus levantou profetas e um deles nós podemos citar é João João Sem dúvida nenhuma pode ser chamado de profeta não só João tem outros além de ágabo o próprio Barnabé cujo nome em aramaico é filho da
Profecia e que Lucas também que era um teólogo interpretou como Rui ó paracos veja que ele fala de paracos que é justamente a obra do Espírito Santo porque o Espírito Santo é o paráclito o termo paráclito é um termo polissêmico que pode significar Consolador ajudador advogado Conselheiro etc da mesma forma parac clesios Rui os paracos filho Luc na língua portuguesa ficou filho da Consolação ou filho da exortação Mas isso é uma escolha dos tradutores eles tiveram que escolher uma palavra mas é porque não tem uma palavra só para descrever essa obra porque paracos pode significar
Consolação exortação encorajamento porque Barnabé era um profeta de Deus e que ele fazia tudo isso sob a inspiração do Espírito Santo e João Não quero aqui Abrir parênteses parênteses também colchetes né porque senão a nossa aula vai ficar ficar muito longa mas vamos voltar aqui agora nós vamos para o versículo dois tá certo tudo isso que eu falei até agora foi o versículo um veja como Apocalipse Capítulo primeiro Versículos 1 a 8 é rico então só para você recapitular rapidamente porque eu estou falando rápido mas depois você pode reassistir esta aula eu falei da revelação
de Jesus Cristo A primeira frase do livro Apocalipse e Esso Cristo depois eu falei do propósito de Apocalipse depois eu falei do conteúdo de Apocalipse que já é antecipado nesse prólogo porque como eu falei o prólogo serve para isso mesmo para antecipar o conteúdo do livro e o conteúdo tá sendo apresentado aqui que é justamente a revelação eh que o Senhor deu aos seus servos por meio de João eu dei uma parada nas coisas que devem acontecer para dizer que esse devem aqui não é uma dúvida não é a possibilidade mas é algo que Foi
decretado por Deus é esse o sentido no grego devem acontecer e brevemente eu também expliquei que não é no sentido de brevidade mas no sentido de iminência que eu vou voltar a essa doutrina daqui a pouco porque daqui a pouco nós vamos ter uma outra ênfase para a iminência e eu vou explicar melhor mas vamos agora para o segundo Versículo que diz assim o qual testificou da palavra aqui está falando de João não é o qual testificou da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo e de tudo que tem visto eu não vou
demorar muito nesse Versículo 2 mas eu só quero destacar que a autenticidade do livro de Apocalipse se baseia em três testemunhos Olha que interessante Preste atenção no Versículo três testemunhos Quais são os testemunhos o testemunho da palavra de Deus o tun do Senhor Jesus que é a palavra viva nós temos a palavra escrita e temos a palavra viva e elas elas na verdade não se não se contrariam elas pode até se confundir vamos dizer assim no sentido de que eh o Senhor Jesus é o próprio verbo o verbo de Deus o verbo se fez carne
habitou entre nós diz a bíblia e Vimos a sua glória como a glória do unigênito do pai cheio de graça e de verdade então nós temos o testemunho da palavra de Deus porque no livro de Apocalipse há mais de 200 alusões às escrituras veterotestamentárias então Apocalipse está consubstanciado pela palavra profética do Antigo Testamento tem também o testemunho do Senhor Jesus porque ele revela muitas coisas a João relativas a condição das igrejas destinatárias originais mas principalmente quanto ao plano escatológico E tem também o testemunho do próprio Apóstolo João porque a ele foi dada a incumbência de
escrever aquilo que ele tinha visto o que ele tinha ouvido mas o que ele também tinha sobretudo visto como diz aqui no Versículo Olha o qual testificou da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo e de tudo que tem visto tudo que João tinha visto então nós temos o testemunho do próprio João o que ele viu ele escreveu Claro sob a inspiração do Espírito Santo então que Deus abençoe os irmãos estão chegando depois no final vou cumprimentar vocês agora eu tenho que dar sequência que a nossa exposição Vamos agora para o Versículo 3
o Versículo 3 diz assim veja que eu estou fazendo uma explicação aqui modéstia parte versículo por Versículo dentro da perícope que eu escolhi hoje então a Nossa essa é a nossa segunda videoaula nós estamos iniciando propriamente a explicação de Apocalipse perícope por perícope e a perícope de hoje é Apocalipse Capítulo 1 Versículos 1 a 8 Então já expliquei os dois primeiros Versículos agora veja o terceiro bem-aventurado aquele que lê e os que ouvem as palavras dessa profecia e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo você já se perguntou por que
que nessa tripla bem-aventurança a lei leitura está no singular e a audição da palavra e também a guarda da palavra está no plural Qual o sentido disso bem-aventurado aquele que lê é o indivíduo mas e os que ouvem tá no plural Por que que está dessa maneira se você não entendeu isso até hoje você vai entender agora vamos lá bom Aqui nós temos uma bem-aventurança Tríplice aliás esta bem-aventurança aqui é a primeira de de uma série de sete nós vamos ver daqui a pouco que Apocalipse tem muitos setes sete sete toda hora Sete Estrelas sete
anjos sete castiçais sete sete sete selos sete tazas sete trombetas muitos setes aparec em Apocalipse e também tem sete bem-aventuranças você que não temu roteiro quiser tomar nota além dessa bem-aventurança aqui em Apocalipse 1 Versículo 3 você tem no Capítulo 14 Versículo 13 você tem no Capítulo 16 Versículo 15 você tem no capítulo 19 Versículo 9 no Capítulo 20 Versículo 6 no Capítulo 22 no versículo 7 e também no Versículo 14 você vai encontrar bem-aventurado bem-aventurado porque são sete bem-aventuranças ao longo dos 22 capítulos de Apocalipse o adjetivo bem-aventurado aqui do grego macarios significa muito
mais que feliz não é feliz alguém diz que é feliz não bem-aventurado quando você encontra Aliás não só em Apocalipse na Bíblia toda quando você encontra bem-aventurança ou bem-aventurado fala de alguém que é muito mais que feliz por quê Porque a felicidade é uma emoção que depende em geral de circunstâncias favoráveis por exemplo se a pessoa tem saúde ela é feliz se a pessoa tem muito dinheiro se a pessoa está se divertindo com a família Então ela tem felicidade porque isso está atrelado a uma circunstância favorável mas aqui no caso da bem-aventurança é uma referência
ao contentamento do Crente Fiel que independe das circunstâncias externas alegria do senhor a nossa força se nós pudéssemos ler agora não vou ler para ganhar tempo Mas você pode meditar depois nessa passagem Filipenses Capítulo 4 Versículos 11 a 13 muitos gostam do 13 que diz posso todas as coisas naquele que me fortalece mas o que que Paulo Diz antes eu aprendi a conformar com o que tenho não eu aprendi a contentar-me com o que tenho e ali ele diz eu sei ter muito sei ter pouco sei estar abatido eu aprendi ele sabia porque ele aprendeu
ele sabia ter Fartura como até se fosse o caso se ele tivesse que passar fome ele passaria mas ele continuaria contente porque ele aprendeu a contentar-se esta é a descrição de alguém que é bem-aventurado é uma pessoa cuja felicidade não depende do que ela possui é uma felicidade que vem de dentro Cristo env diz a bíblia Esperança da glória se alguém me ama Disse Jesus guardará minha palavra e o pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada é uma alegria que está dentro de nós interior é uma alegria completa Como disse Jesus
muito bem então a bem-aventurança significa isso mas vamos explicar agora porque bem-aventurado aquele que lê está no singular e depois bem-aventurados aqueles que ouvem e os que guardam as palavras dessa profecia está no plural bom o termo aí no grego ler na verdade diz respeito a ler em voz alta anagnos scon no Grego é uma referência à leitura no local de culto coletivo naquela época nem todos tinha uma Bíblia hoje a gente tem a Bíblia completa Olha o privilégio que nós temos e com tudo isso muita gente ainda reclama muita gente não dá ouvidos as
pregações muita gente não quer saber de estudar a palavra Olha o privilégio que nós temos nós temos a Bíblia completa em mão para poder ler a qualquer momento a pessoas em certos países que não tem esse privilégio também às vezes só tem uma página que tem que esconder uma folha que passa para um passa para outro por quê Porque não tem o privilégio de ter a Bíblia completa para ler no momento que quiser quando a Bíblia diz aqui bem-aventurado aquele que lê por quê é uma referência à pessoa que Lia o texto na Congregação então
por exemplo nós vamos ver depois que João ele ele na verdade publicou Apocalipse ele escreveu ele precisou escrever sete cópias pelo menos para que cada uma fosse entregue as destinatárias originais aquelas sete igrejas da província da Ásia só que era muito caro fazer uma epístola naquela época era muito difícil não não havia os recursos que há hoje então era entregue uma cópia para a congregação por exemplo Congregação de Éfeso Congregação de Laudiceia Congregação de Filadélfia sardes tia tira quando chegou lá aquela cópia uma pessoa foi designada para ler Possivelmente o próprio Líder Se bem que
para alguns deles era uma situação difícil imagine o pastor Laudiceia lendo aquela epístola tem eh que dizia para ele ali como dizes sou estou enriquecido de nada tenho falta e não sabes que és um desgraçado miserável e pobre e Cego e nu aconselho-te que de Mim compres Ouro provado no fogo para que enriquez e vestidos brancos para activistas para que não apareça a vergonha da tua nudez e que un jas os teus olhos com colírio para que vejas imagine o pastor daquela igreja tendo que ler aquilo diante da congregação Pois é mas a Bíblia diz
que é bem-aventurado então eu acho que ele até gostou de ler né porque ele mesmo estando com a vida toda atrapalhada naquele momento ali eu creio que na medida que ele Lia ele já estava eh tomando uma posição com respeito àquilo que Jesus falou por meio de João Então olha que interessante ler aqui era um privilégio porque é chamado de bem-aventurado bem-aventurado aquele que lê e é interessante que vincen No seu dicionário é uma obra que eu também tenho recomendado na bibliografia não vou aqui falar de livros para ganhar tempo já falei bastante livros na
primeira videoaula e ao longo das demais eu vou também falar novamente mas vincen no seu comentário digo não dicionário seu comentário da Bíblia do novo testamento ele diz o seguinte que essa referência a leitura na Congregação por alguém Ele diz que tem algum peso na na determinação da data de Apocalipse porque a larada leitura dos escritos apostólicos não existia como uma forma recebida antes da destruição de Jerusalém no anos 70 depois de Cristo então aí você tem mais e um ponto a favor daquilo que eu falei na primeira videoaula de que Apocalipse foi escrito e
publicado ali entre o ano 90 e o ano 95 que por si só já derruba a tese amilenista não é então é o que nós falamos na primeira aula então bem-aventurado aquele que lê Ou seja aquele que Lia na Congregação aí vem bem-aventurados que ouvem as palavras dessa profecia Ou seja é bem-aventurado aquele que lê mas também a própria congregação ela é bem-aventurada a palavra de Deus é tão abençoada é tão maravilhosa que só de lê-la e ouvir a sua leitura a pessoa já é claro bem-aventurada o termo profecia aqui eh no grego eh profetia
refere-se ao apocalipse Sem dúvida mas nós sabemos que a bem-aventurança por extensão diz respeito a quem ouve qualquer parte da Bíblia porque toda a bíblia é a palavra de Deus então às vezes alguém se apega algumas questiúnculas por exemplo não olha é bem-aventurado só aquele que ouve as palavras desta profecia é só Apocalipse quer dizer então se alguém estiver ouvindo a leitura de Salmos não é bem-aventurado se alguém ouve a leitura dos Evangelhos não é bem-aventurado se alguém ouve a a leitura das epístolas não é abençoado não é bem-aventurado claro que é meu irmão isso
aqui a Bíblia é análoga a Bíblia explica a própria Bíblia então há coisas que t o seu sentido particular evidentemente específico mas como a Bíblia é análoga e a Bíblia explica a própria Bíblia claro que por extensão Essa bem-aventurança ela é sendo redundante ela é extensiva a todo e qualquer texto bíblico Porque toda a bíblia é a palavra de Deus então qualquer texto bíblico lido quem está lendo para a congregação é bem-aventurado e quem está ouvindo a leitura e prestando atenção porque hoje em dia muita gente não presta mais atenção na Bíblia na leitura bíblica
muita gente quando a Bíblia está sendo lida a pessoa está vendo rede social a pessoa tá mexendo no instrumento a pessoa resolve sair na hora da leitura da palavra de Deus não meu irmão lembre-se disso que nós estamos falando quando alguém estiver lendo a bíblia para você essa pessoa que está lendo ela é bem-aventurada e aquele que está ouvindo também é bem-aventurado agora claro que muito mais bem-aventurado e aliás aquele que é bem-aventurado de fato vamos dizer assim é aquele que guarda é o que diz aqui a terceira ênfase não é eu disse que é
uma bem-aventurança Tríplice então bem-aventurado bem-aventurado aquele que lê bem-aventurado os que ouvem e bem-aventurados que guardam as coisas que nela estão escritas ou seja bênçãos não vem sobre leitores e ouvintes desatentos mas sobre os obedientes isso é confirmado em Apocalipse é só você ler depois nós vamos falar aqui sobre as igrejas Apocalipse 2:26 Apocalipse 38 e 10 veja Apocalipse 38 E1 é um texto emblemático como guardaste a palavra da minha perseverança Eu também de guardarei mas antes disse assim não é tendo pouca força Versículo 8 Apocalipse 3 Versículo 8 tendo pouca força guardarse Olha o
novo membro aí Deus abençoe irmão Wesley depois eu vou agradecer a todos viu que estão se tornando membros do nosso canal e quem está se tornando membro agora clique lá na aba comunidade na pasta membros você já tem esse roteiro o mesmo roteiro nós estamos usando aqui tá certo olha aqui ó esse roteiro depois que nós terminarmos toda a exposição você vai ter um livro um livro com 40 capítulos e modestia parte eu estou pormenorizando aqui na minha fala claro eu tenho que pular muita coisa porque senão vai ficar uma aula de 3 4 horas
eu não quero que aqui seja como aquele podcast lá do do podcast que fizeram com o presidente lá do inteligência Ném Não a minha aula não vai durar tudo isso não né não quero que dure tanto assim então por isso Eu Não Estou parando em cada por menor mas no roteiro eu fiz para que você possa se aprofundar juntando aquilo que eu estou falando com aquilo que está no roteiro que o membro está recebendo já recebeu antecipadamente você você vai ter Claro um bom proveito o melhor proveito de tudo isso Então veja a bem-aventurança só
para os que guardam vamos lembrar do que Jesus disse em João Capítulo 13 Versículo 17 se sabeis essas coisas bem-aventurados sois se as fizerdes então a bem-aventurança recai sobre aquele que guarda e guardar aí nada mais é do que crer praticar pôr em prática Obedecer é esse o sentido de guardar vamos avançar estamos repito no Versículo TRS ah aí diz que o tempo está próximo o tempo aí que eu quero eu queria avançar pro Versículo quarto mas aí no Versículo TRS tem algo importantíssimo que é novamente a ênfase para a doutrina da eminência o tempo
está próximo roc Cairo Eng gus no grego roc Cairo o tempo o tempo Cairo aí no caso a palavra que aparece aí é Cairo não é Cronos Então veja que isso já ajuda você porque no grego Cairo não é um tempo quantitativo é um tempo mais qualitativo Então quando você fala de próximo aí Claro o tradutor ele quis encontrar uma palavra na Língua Portuguesa que expressasse mais ou menos aquilo que está no original no grego no idioma original mas aqui repito não está se falando de brevidade a intenção aqui de Deus do Senhor Jesus ao
revelar a João essas palavras não era dizer a ele que acontecer imediatamente podia acontecer Porque se é uma coisa iminente claro que aquele que recebeu ele vai partir sempre do pressuposto que pode acontecer a qualquer momento os cristãos do primeiro século viviam viviam como se Jesus fosse voltar a qualquer momento Paulo esperava a vinda de Jesus o que que ele disse lá em primeiro aos Tessalonicenses Capítulo 4 e nós os que ficarmos vivos seremos Arrebatados ali ele não estava mentindo e também não é algo que não se cumpriu como alguém que quer torcer a palavra
de Deus quer sugerir tá vendo Paulo falou uma profecia falsa que não se cumpriu Porque ele disse nós os que ficarmos vivos não meu irmão isso aí não tem nada que ver com profecia isso aí tem a ver com a esperança que todos os servos de Deus tinham no primeiro século eles esperavam a vinda de Jesus para qualquer momento porque a vinda do Senhor é iminente repito iminente significa o quê bom tem muita coisa no meu roteiro não há tempo de eu explicar mas é bom que eu digo o seguinte eminência tem três características certeza
incerteza é algo paradoxal porque é certeza e também incerteza e um terceiro elemento importantíssimo que eu vou explicar é a desnecessidade de sinais começando pela desnecessidade de sinais muita gente pode achar estranha essa palavra mas é porque existem sinais para o arrebatamento nós mesmo cantamos não é não tem o Hino da arpa que diz tudo nos mostra que Cristo já volta breve Jesus voltará então existem sinais que nós podemos atrelar ao arrebatamento da igreja só que quando nós falamos de desnecessidade de sinais é que não há idade de acontecer nenhum sinal para que Jesus venha
arrebatar a sua igreja mais alguém está esperando não olha o templo vai ser construído lá em Jerusalém só quando o templo for construído é que Jesus vai voltar já está vendo movimento já tem um movimento lá um grupo lá que quer construir o templo e logo logo vai acontecer isso e quando o tempo for levantado não meu irmão não precisa acontecer mais nada o arrebatamento é iminente pode acontecer veja bem não é que não vai acontecer pode acontecer Olha eu até escrevi aqui para eu ter poder de síntese veja desnecessidade de cumprimento de sinais os
sinais do fim existem e ocorrem de modo cada vez mais intenso desde o primeiro século como as dores de parto Aliás o termo dores de parto ali no grego Odin fala daquelas dores gradativas então desde o primeiro século Assim como as dores de parto a mulher ela vai tendo dores até que se aproxime ali o momento dela dar a luz as contrações se tornam mais intensas ela sabe que está chegando a hora então da mesma forma Claro Jesus falou de terremotos estão acontecendo terremotos ao longo dos séculos e guerras e rumores de guerras e tal
já tivemos a primeira guerra mundial Imagina os cristãos na época do da primeira guerra mundial no estavam achando que Jesus ia voltar e na segunda guerra mundial não agora não não tem mais como demorar mais pois é a segunda guerra mundial já passou já tivemos a Guerra Fria ah irmão C Então isso é para enfraquecer a nossa fé não meu irmão é para você crer que o arrebatamento ele é iminente o arrebatamento Está no Controle de Deus vai acontecer a qualquer momento e nós temos que estar prontos Jesus falou como foi nos dias de Noé
cada Versículo que eu sinto que eu cito eu fico com vontade de explicar mas eu não posso porque senão eu saio aqui do do nosso roteiro de Apocalipse mas se você tem interesse em se aprofundar nesses textos que Eu mencionei eu tenho playlists aqui no meu canal tem a Playlist Sermão Profético de Jesus você entrar lá você vai ver que tem a explicação do Sermão Profético tem a Playlist escatologia de Paulo que eu explico várias passagens Paulinas primeiro os Tessalonicenses 4 primeiro aos Coríntios 15 segundo Tessalonicenses Capítulo primeiro segunda aos Tessalonicenses Capítulo segundo tá tudo
lá Quem sabe depois se Deus permitir quando eu terminar essa série de Apocalipse eu faço uma série sobre a escatologia de Paulo só as passagens escatológicas constantes das epístolas Paulinas Mas vamos pensar nisso futuramente se Jesus não voltar até lá e se Deus quiser não é quem sabe nós partamos para isso mas então recapitulando aqui concluindo o primeiro tópico dos três que temos para abordar hoje veja nesses oito Versículos da perícope escolhida para hoje Apocalipse Capítulo primeo Versículos 1 a 8 Então note aqui o tempo está próximo roc Cairo emus aqui é uma referência mais
uma vez a iminência a doutrina da eminência ela Abarca três características primeiro primeira a certeza que certeza a certeza de que Jesus pode vir a qualquer momento e ele vindo Claro desencade desencadear sea por essa você não esperava hein uma mesócrinas a certeza de que Jesus pode vir a qualquer momento Jesus fala disso no Sermão Profético após responder aquela pergunta tripartida dos discípulos senhor quando serão essas coisas e e que sinal virá da tua vinda do teu reino Jesus ali ele abre um longo parênteses para responder aquela pergunta Só que depois que ele responde a
pergunta ele começa a falar de eminência ele começa a falar de vigilância e tudo isso claro tem a ver com o arrebatamento da igreja então então doutrina da eminência diz respeito a certeza de que Jesus pode chegar a qualquer momento mas também disz respeito a inserteza paradoxalmente que incerteza A incerteza do momento exato do arrebatamento da igreja muita gente infelizmente Mais um membro aí que Deus abençoe irmão Arão Deus abençoe pelo apoio ao nosso canal mas incerteza do momento exato do arrebatamento da igreja Nós não sabemos muita gente tentou marcar datas para a vinda de
Jesus e você sabe foi uma decepção terrível e a desnecessidade de cumprimento de sinais que eu falei porque os sinais escatológicos existem mas iminência na verdade significa que o senhor pode vir a qualquer momento não precisa se cumprir mais sinal algum alguém às vezes fica esperando o cumprimento de sinal tem sinais Lógico os sinais indicam que nós estamos caminhando para o fim mas o momento exato do arrebatamento não é determinado por um sinal específico daquele dia hora ninguém sabe Jesus falou ninguém sabe Claro que ele sabe porque ele é o todo-poderoso mas ali na qualidade
de de homem né antes da sua morte e ressurreição ele ali disse nem o filho daquele deora ninguém sabe nem o nem o nem o nem os anjos nem o filho mas unicamente meu pai claro que Jesus ele falava como homem Ele é Deus e como Deus é evidente que ele sabe porque Ele é o todo poderoso e ele mesmo disse após ressurrei após ressuscitar perdão É me dado todo o poder no céu e na terra glória a Deus vamos avançar agora irmãos para eh nós vamos aqui agora para a segunda parte veja que a
perícope de hoje Responde à pergunta o que é o apocalipse então primeiro tópico O que é o Apocalipse a revelação de Jesus Cristo e tem todos esses pormenores Aí que Eu mencionei agora nós vamos para uma um segundo tópico Apocalipse também é uma epístola você sabia que Apocalipse é uma epístola porque ele tem uma estrutura epistolar ele tem um prólogo ele tem também eh um epílogo e ele é destinado às igrejas elas são as destin árias originais aquelas aquelas mini epístolas que estão dentro de Apocalipse capítulos 2 e 3 não é apenas um parêntese porque
você vai ver agora nós vamos ler que logo no primeiro capítulo João endereça o Apocalipse essas igrejas Então isso é uma característica epistolar então eu vou chamar Apocalipse aqui na nossa abordagem de uma epístola Profética Olha que interessante uma epístola profética Apocalipse além de ser a revelação de Jesus Cristo Claro é o termo que melhor descreve o livro mas Apocalipse também é uma epístola Profética Vamos à explicação do Versículo 4ro porque agora nós vamos considerar os versículos 4 a se E tem tanta coisa nesses Versículos 4 a se eu vou ter que ser um pouco
mais objetivo aqui para que a nossa aula não fique muito longa Então veja explicação do Versículo 4 o que diz Versículo 4 João Olha a característica epistolar as sete igrejas que estão na Ásia graça e paz seja Olha o graça e paz aí que Paulo sempre usava aliás Paulo nas epístolas pastorais ele acrescenta A misericórdia também não é graça misericórdia e paz Primeira Timóteo Capítulo primeiro Versículo 2 segunda Timóteo Capítulo primeiro Versículo 2 título Versículo primeo Versículo 4 Capítulo primeiro Versículo 4 você vai ver que Paulo Ele sempre fala graça misericórdia e paz passa mas
a a a saudação comum em todas as epístolas não só de Paulo mas de Pedro também nas epístolas Paulinas petrin você vai ver que era graça e paz graça e paz que se tornou também uma saudação comum aí de Muitas igrejas né graça e paz eu lembro que a primeira vez que eu ouvi essa saudação foi lá na comunidade da Graça em São Paulo eu era adolescente eu visitava lá e titino Arnaldo Arnaldo de Campos né o caminho de Deus é perfeito bem jovem na época ele eu muito mais eu era um adolescente e ele
cantava ali Comunidade da graça né veja que faz tempo isso hein lá se vão 30 e tantos anos eu era solteiro ainda veja já estou com 32 anos de casamento então você imagine como o nosso irmão Arnaldo é Ademar né Ademar de Campos né de Campos ele já tem aí uma data de nascimento antiga né ele já tem uma certa idade muito bem mas então voltando aqui João as sete igreja estão na Ásia graça e paz seja convosco Apocalipse Capítulo 1 Versículo 4 da parte daquele que é e que era e que Advir e d
dos sete espíritos que estão diante do seu trono veja João trata todo o livro de Apocalipse como se fosse uma epístola por isso ele envia com saudações as sete igrejas da Ásia Então vamos devagar aqui mas devagar mas não muito primeira ênfase aqui o número sete para os hebreus era o número sagrado era o número sagrado diz respeito à Purificação e consagração Como diz lá em Levítico Capítulo 4 Capítulo 8 números capítulo 19 o Novo Testamento menciona o número sete com certa frequência também no Apocalipse onde ele significa perfeição perfeição ou completude dependendo do contexto
pode significar as duas coisas ou uma delas mencionam-se sete espíritos Diante do Trono sete igrejas sete cais Sete Estrelas sete lâmpadas sete chifres sete olhos Sete Selos sete anjos com Sete Trombetas Sete taças sete chifres sete olhos etc sete olhos eu falei duas vezes aqui Ah então o número sete é um número significativo agora sete igrejas essas sete igrejas elas são as destinatárias originais originais porque claro eu já falei que o Apocalipse destina-se a todos os servos de Deus aquelas Igrejas são as destinatárias originais mas Apocalipse Chegou até Nós Nós também somos destinatários por extensão
mas mas os destinatários originais os destinatários originais de Apocalipse são essas sete igrejas da Ásia agora olha que interessante Por que sete igrejas e elas de fato existiram isso não é por acaso já que o número sete fala de completude essas sete igrejas Claro elas representam a totalidade da igreja por isso que nós também somos os destinatários por extensão por isso que em Apocalipse vai ver várias vezes Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas porque é para todos nós só que aquelas sete igrejas da província da Ásia elas foram eleitas para
representar a totalidade da igreja por quê Porque havia mais igrejas na província da Ásia Veja uma igreja famosa da província da Ásia que poderia receber essa carta a Igreja de Colossos ninguém menos que Paulo escreveu uma epístola que epístola hein Colossenses E por que que não aparece Colossos aqui porque ela não foi escolhida nesse número de sete para representar a totalidade da igreja não somente da Ásia mas a igreja de todas as partes de todas as épocas veja que na província da Ásia você tinha Colossos você tinha Mileto você tinha eh hierápolis você tinha magnésia
só que ali foram escolhidas sete igrejas que são mencionadas inclusive em sentido horário formando um círculo não é por acaso Se você olhar no mapa eu não estou aqui mostrando mapa mas quando eu for falar das sete igrejas eu vou eu vou apresentar um mapa aqui para vocês você pode ver que eh quando nós estamos então analisando os versículos 4 a se quando a as sete igrejas são mencionadas a partir de Éfeso você vê no mapa ali se forma um círculo em sentido horário a partir de Éfeso da maneira como elas vão sendo mencionados você
vai ver que forma um círculo Então tudo isso não acontece por acaso porque Deus escolheu aquelas sete igrejas para na verdade representar a totalidade da igreja então o livro de Apocalipse foi enviada cada uma delas porque o Versículo 11 que nós vamos ler depois na próxima videoaula aliás eu quero aproveitar e dizer para vocês o seguinte a próxima videoaula Possivelmente não vai ser na terça mas na quinta Porque é o único dia que eu vou poder fazer eu acho porque eu vou viajar eu não sei se vai dar tempo de eu preparar eu estou preparando
essas vídeoaulas semanalmente claro eu tenho alguma coisa pronta alguma pesquisa mas eu preparo especificamente as aulas para apresentar a vocês então eu creio que para a próxima semana eu só vou poder preparar a aula para quinta se der para terça eu aviso mas é muito Possivelmente que ficará para quinta-feira a nossa próxima videoaula mas o meu compromisso aqui se Deus me der graça é toda semana apresentar uma vídeoaula em 40 semanas ou menos né quem sabe Deus me abençoe também Futuramente eu tenho um tempo maior eu possa fazer duas videoaulas por semana aí a gente
vai terminar mais rápido esse curso por assim dizer dizer e ao final você vai ter um comentário modéstia parte de minha autoria um comentário bom pormenorizado com Eh você tá vendo aí que é um praticamente um comentário versículo por Versículo não só versículo por Versículo frase por frase que eu estou parando em cada frase aqui agora veja então aquelas sete igrejas da Ásia Como diz lá no Versículo 11 o que vez escreve num livro envia o as sete igrejas que estão na Ásia então João ele ele tinha que enviar a cada uma delas Éfeso Smirna
pérgamo tiati sardes e também Filadélfia e laudia cada uma delas por isso que Apocalipse ele tem uma estrutura epistolar ele tem um prólogo ele tem um epílogo e também o autor ele ele faz um prefácio aí para as igrejas da província da Ásia muito bem agora Ásia só um detalhe aqui quando você fala de Ásia não é o continente asiático que hoje tem aí cerca de 50 países e também não é a região da Ásia menor conhecida como anatólia que Abarca várias províncias romanas Ásia aqui é tão somente a parte Oeste da atual Turquia que
é conhecida como província da Ásia porque dentro da região da Ásia menor você tinha várias províncias romanas uma delas era a Ásia até porque se não fica esquisito você está lendo lá a o livro de Atos Paulo já estava na Ásia menor quando ele diz que quando ele disse que queria ir paraa Ásia Como assim ele já estava na Ásia e aí o espírito santo disse não ele já estava na Ásia menor mas ele queria ir para a província da Ásia onde ele não pôde ir na segunda viagem porque Deus não permitiu Mas a partir
da terceira ele se estabeleceu lá inclusive ficou em Éfeso e se estabeleceu ficou TRS anos na da Ásia inclusive como eu coloquei no roteiro você que é membro recebeu que aquelas sete igrejas da Ásia Claro muito Possivelmente foram todas elas plantadas ou ali iniciadas pelo Ministério de Paulo Paulo e seus companheiros agora veja que nesse Versículo qu tem essa saudação que eu falei graça e paz eu não vou me deter muito nela mas graça e paz era uma saudação muito comum nas epístolas haris Irene nãoé graça é haris e paz Irene então graça é o
contrário de misericórdia não vai confundir graça com misericórdia graça é Quando Deus dá o que você não merece misericórdia Quando Deus não dá o que você merece um versículo que explica bem a diferenç entre graça e misericórdia romanos 6:2 o salário do pecado é a morte mas o dom gratuito de Deus e a vida eterna por Cristo Jesus nosso senhor veja o salário do pecado é a morte salário é uma coisa que o trabalhador recebe que ele tem direito então o pecador que é um trabalhador também que ele trabalha pecando né o pecado nesse caso
é um é um tipo de trabalho ruim né prejudicial mas a pessoa está fazendo um um trabalho aqui fazero uma analogia Então veja o salário do pecado é a morte quem peca merece um salário que salário a morte mas Deus pela graça aliás pela misericórdia ele não dá esse salário o salário do pecado é a morte Mas pela misericórdia Então veja as misericórdias do senhor são a causa de nós não sermos consumidos pela misericórdia Deus não dá o que eu mereço então isso é Misericórdia agora olha o que diz o versículo salário do pecado é
a morte mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso senhor Dom gratuito Dom é um presente ou seja um presente já é é algo que a pessoa recebe de graça só que Paulo para dar mais ênfase falou Dom gratuito não é gratuito é gratuito gente fala gratuito gratuito gratuito O dom gratuito de Deus é a vida eterna então Ou seja eu não mereço a vida eterna mas pela graça Deus me dá o que eu não mereço pela misericórdia ele não dá o que eu mereço serc condenado porque eu sou
pecador o salário do pecado é a morte Mas pela misericórdia Deus não dá pela graça ele me dá o que eu não mereço porque eu como pecador não mereço a vida eterna mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna pois bem creio que mediante essa comparação você entendu o que é graça é um favor é um presente tudo é pela graça é um dom gratuito é muitos f de favor e merecido porque claro nós não merecemos e assim por diante a paz Claro graça e paz estão casadas aí e estão eh na saudação
de várias epístolas Paulinas Romanos eh primeiro aos Coríntios e etc você vai ver sempre Paulo falando graça e paz mas Observe que depois de falar graça e paz João também apresenta uma saudação trinitária saudação trinitária tem a ver com o quê Claro Trindade trinitária saudação constante do fim do Versículo 4 e do início do Versículo 5 diz respeito à Trindade porque João diz o quê da parte daquele que é era e Advir Quem é aquele que é era e que Advir aqui é uma referência ao Pai Celestial é uma paráfrase do nome de Deus constante
de Êxodo 3 Versículos 14 e 15 também pregada pelo autor de Hebreus em alusão a Jesus como Deus todo-poderoso Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje eternamente mas a aqui é uma referência a Deus pai aquele que é era e ad de vir ou seja está falando da eternidade do pai que aliás é um atributo que pertence a todas as pessoas da Trindade Jesus também é aquele que é é que AD vi mas aqui é uma referência ao pai aí vem depois da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono muita gente quando
Lê isso aqui fica espantado Como assim sete espíritos mas aqui você tem que entender conforme a construção frasal no grego e de acordo com o contexto sete espíritos aqui não diz respeito a sete espíritos de fato mas a uma manifestação cupla do Espírito Santo porque veja aqui não pode ser uma referência a sete anjos e ou seja sete espíritos nem sete anjos muita gente tenta fazer uma conexão com Apocalipse 8 porque ali fala do sete de anjos que tocam Trombetas não aqui não está falando daquilo não está falando de de anjos está falando do Espírito
Santo por qu aqui diz que a graça a graça e a paz vem dele Olha que interessante Leia o versículo com atenção Apocalipse eh Capítulo primeiro Versículo 4 João as sete igrejas que estão na Ásia graça e paz seja convosco da parte de quem da parte daquele que é que era que adira é Deus e e d dos sete espíritos ou seja vem dele também graça e paz e no Versículo seguinte fala do Senhor Jesus Então aqui tem uma referência à Trindade claramente essas esses sete Espíritos é uma referência Sem dúvida nenhuma ao Espírito Santo
é só você ler Apocalipse eh melhor Isaías Capítulo 11 Versículos 1 e 2 Zacarias Capítulo 4 Versículos 2 a 6 vai lançar luz sobre essa questão e você vai entender repousará sobre o Messias sobre ele o espírito do Senhor e o Espírito de Fortaleza e o Espírito de conselho e tal Ali você vai ver uma também uma manifestação cupla do espírito é o mesmo espírito aqui também quando se fala de sete Espíritos não vá pensar em sete anjos Mas é uma cupla manifestação do Espírito Santo o termo sete espíritos dis respeito à onisciência também do
paráclito por quê porque ele estava presente em Todas aquelas sete congregações quem tem ouvido os os que o espírito Diz à igrejas ao mesmo tempo ele estava naquelas sete igrejas naquelas sete congregações então quando fala do sétuplo Espírito Claro é aí uma referência também a própria onisciência do Espírito Santo porque ele habita eh em todo lugar ao mesmo tempo porque ele é on ele é onipresente também e onipotente Claro Sem dúvida nenhuma bom e da parte de Jesus Cristo Já avançando pro Versículo 5 né que será o objeto da nossa análise agora a saudação constante
do início do versículo seguinte ah ali o fato dele aparecer depois do espírito santo não denota inferioridade porque aliás eh no Novo Testamento você vai encontrar várias passagens que ora o pai vem primeiro os filhos vem segundo porque alguém pensa que é uma eh como se fossem posições uma inferior à outra O pai está num degrau o o filho no outro abaixo e depois como se fosse um pódio não meu irmão não eles estão no mesmo nível são três pessoas da Trindade trind Trindade não é triteísmo não são três Deus é tripessao que formam o
único Deus não há três Deuses é um único Deus formado por três pessoas então você vê claramente no Novo Testamento por exemplo segundo os Coríntios 13:13 a bênção Apostólica diz o quê a graça do Senhor Jesus Jesus aparece primeiro Jesus é maior que o pai não mas na bênção Apostólica vem Jesus primeiro a graça do Senhor Jesus o amor de Deus e a Consolação do Espírito Santo Pois é Jesus veio primeiro o pai vem segundo espírito em terceiro e na grande comissão ide ensinar as nações bate izando em nome do pai e do filho e
do Espírito Santo agora o pai vem primeiro Jesus vem segundo e o espírito em terceiro mas e lá em romanos capítulo 5 Versículos 1 a 5 Sendo pois justificados pela fé temos paz com Deus pelo qual temos entrado esta graça na qual eh nos gloriamos eh eh eh na esperança né que é em Cristo Jesus nosso senhor aparece Jesus e não somente isto mas também nas trib tribulações sa vendo que a tribulação produz a paciência paciência experiência experiência esperança a esperança não traz confusão porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito
Santo que nos foi dado o espírito santo aparece ali também então você vai encontrar outras passagens que o espírito poderá aparecer primeiro e tal Porque não há é claro teologicamente falando você tem aí as três pessoas da Trindade Então você se refere ao pai como primeira pessoa da Trindade Jesus como segunda pessoa da trindade e o Espírito Santo como terceira pessoa da Trindade mas é simplesmente uma designação teológica não quer dizer que segundo a pessoa da Trindade esteja baixo da primeira e a terceira abaixo da segunda não então aqui eu acabei fazendo uma abrir um
parêntese para explicar mas vamos avançar agora para o Versículo 5 já estamos aí com 83 minutos eu não quero que as próximas videoaulas passem muito tempo de uma hora mas vocês estão vendo que tem muitos detalhes Versículo 5 agora diz assim e da parte de Jesus Cristo que é a fiel testemunha o primogênito dentre os mortos o príncipe dos Reis da terra Aquele que nos amou e em seu sangue nos lavou do nossos pecados bom Aqui nós temos uma resposta de quem é Jesus Cristo quem é Jesus Cristo o texto responde ele é fiel testemunha
no grego romart ristos veja aqui diz que ele é a testemunha e é o fiel por assim dizer Deus é fiel nós não dizemos isso então Jesus é fiel então aqui romart ristos que também pode ser traduzido para fiel testemunha mas ele é eh at testemunha no sentido de que ninguém é superior a ele ele é mais que fiel como testemunha ele é fiel em todas as coisas ele é a testemunha fiel sobretudo porque consumou a obra que o pai lhe outorgou disse Jesus eu glorifiquei te João Capítulo 17 Versículos 4 e 5 eu glorifiquei
te na terra tendo Consumado a obra que me deste a fazer agora glorifica me com aquela Glória que eu tinha antes que o mundo existisse e na cruz Jesus também deu Brado da Vitória Está Consumado por ele como testemunha Fiel e uma testemunha que derramou o seu próprio sangue ele cumpriu a obra que o pai lhe outorgou Glória seja dada ao maravilhoso nome do senhor Mas ele também é o primogênito dentre os mortos esse título no Grego é muito significativo rocus ecton necron Olha que interessante rotus ecton necron depois mais pra frente nós vamos falar
dessa expressão grega ecton necron dentre os mortos dentre todos os mortos porque a ressurreição dos salvos é uma ressurreição seletiva ecton necron e Jesus foi o primeiro a ressuscitar Paulo falou Cristo as Primícias depois os que são de Cristo na sua vinda ali o termo também é ecton necron ou seja Cristo ele ressuscitou dentre todos os mortos dentre todos os mortos significa que não vai haver uma ressurreição geral como os irmãos de outra tradição dizem não todos vão ressuscitar vai acontecer tudo naquele dia a Bíblia explica a própria Bíblia se você ler Apocalipse 20 inclusive
você vai ver que tem um grupo Os Mártires do período tribulacional que ressuscitam antes do milênio e os outros que ressuscitam depois do milênio e os irmãos amilenistas para ajustar a Bíblia ao seu próprio sistema eles espiritual a primeira ressurreição dizem que é espiritual ali é uma referência a salvação e tal e a outra eles falam que é literal alto lá né aí já temos uma é uma interpretação grotesca essa aí que foge ao que a o método histórico gramatical pressupõe eu não tenho permissão para alegorizar a prazer espiritualizar aprazer não ali o texto é
literal né mas nós vamos chegar lá quando falarmos de Apocalipse 20 vamos tocar nesse assunto também mas voltando aqui pro rotos ecton necron esse termo protos é muito significativo significa que Jesus é o proeminente ele é o principal Paulo diz lá em Colossenses Capítulo primeiro que ele é o protótipos da criação ele é o primogênito da criação as Testemunhas de Jeová Dizem que ele é o primeiro que foi criado Não é esse o sentido isso é uma heresia Jesus não foi criado Jesus é Deus ali ele é o primeiro em importância em proeminência No princípio
era o verbo disse João e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus ele estava com deus todas as coisas foram feitas por ele sem ele nada do que foi feito se fez nele estava a vida e a vida e a luz dos homens e a luz resplandece nas trevas mas as trevas não o perceberam mas veja a ênfase é que Jesus é o verbo que estava e é Deus estava com Deus e era Deus Jesus é Deus então Jesus não foi criado ele não passou a ser porque Deus é né Deus é
Deus não não não passa a ser e nem deixa de ser para tornar a ser veja muita gente tenta dizer que Jesus deixou de ser Deus para voltar a ser Deus não meu irmão Jesus nunca deixou de ser Deus esse é o mistério da Encarnação Mistério da Piedade Jesus se fez homem sem nunca deixar de ser Deus ele se esvaziou bem-vindo meu querido irmão Paulo César mais um membro aí se algum outro membro eu não saudei em meio aqui a explicação peço desculpas o final eu vou saudar todos os novos membros como eu fiz no
início dessa videoaula Mas então quem é Jesus ele é fiel testemunha ele é o primogênito dentre os mortos ele é o príncipe dos Reis da terra porque Jesus se humilhou esvaziando-se de sua glória quando veio ao mundo na Plenitude dos tempos mas quando ele ressuscitou ele disse é me dado todo poder no céu e na terra e Paulo lá em Filipenses Capítulo 2 Versículo 5 a 11 é um texto que se você não souber de cor decore porque Aliás você que é pregador não tem Texto melhor para você falar inspirado pelo Espírito Santo para glorificar
a Cristo de sorte que ag em vz o mesmo sentimento que houve também Cristo Jesus que sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus mas aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens e achado na forma de homem humilhou-se a si mesmo sendo obediente até a morte e morte de Cruz pelo que também agora vi o outro lado da moeda pelo que também Deus o exaltou soberanamente e l deu um nome que é sobre todo nome para que ao nome de Jesus Diante do nome
nome de Jesus Diante de Jesus todos os joelhos dos que estão no céu dos que estão na terra e debaixo da terra se dobrem e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o senhor para a glória de Deus pai Glória seja dada ao maravilhoso nome de Jesus pois é então Jesus Ele é o protos ele é o príncipe também dos Reis da terra mas vamos avançar aqui nós vemos que a igreja é Alvo do amor de Deus ainda fal falando do Versículo 5 Então veja que aquele que nos amou diz a parte final do
versículo e em seu sangue nos lavou os nossos pecados então Observe aí Deus amou o mundo dando o seu próprio filho como diz a Bíblia Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas ter a vida eterna já completamos aí o tempo de uma partida de futebol 90 minutos pois é você que eh fica 90 minutos ainda vê os acros assistindo num jogo e se você ficou aqui até agora 90 minutos você está de parabéns porque muita gente perde 90 minutos vendo
um jogo de futebol Por que que você não pode ganhar tempo aqui ouvindo uma exposição da palavra de Deus então vocês que estão aqui até agora estão de parabéns mas Então veja Aquele que nos amou Deus amou o mundo de tal maneira Ah o amor do pai está claro na Bíblia Mas aqui é uma referência a ao amor de Cristo agap ponte que aparece aqui nos ama inclusive está no presente Porque aqui o tempo verbal indica que o amor de Cristo está sempre presente Ele nos ama Ele nos amou Claro Deus prova o seu amor
para conosco em que Cristo morreu por nós S nós pecadores Efésios 5:25 também diz que Cristo amou a sua igreja e se entregou por ela mas aqui diz que ele nos ama ou seja o verbo está no presente ele continua nos amando glória ao maravilhoso nome do senhor em seu sangue lavou nos nossos pecados vemos nessa ênfase o valor da obra Redentora Cristo nos comprou não com coisas corruptíveis Como disse Pedro não foi com coisas corruptíveis como prata ou ouro que fosse resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebesse vossos pais mas
com O Precioso Sangue de Cristo como num Cordeiro imaculado e incontaminado não é Jesus derramou seu sangue precioso por nós e Stanley horton na sua no seu comentário de Apocalipse que eu cito nas referências você que é membro recebeu o roteiro o mesmo roteiro que eu estou aqui utilizando você que n é membro pode também receber esse roteiro Claro tornando-se membro do nosso canal que ao final vai ser um comentário cada semana você vai receber um capítulo desse comentário de Apocalipse que eu estou escrevendo veja Você está acompanhando aí eu praticamente escrevendo um livro ao
longo de 40 semanas então Observe Stanley horton diz o seguinte ele diz que introduz-se aqui um tema proeminente em todo Apocalipse a redenção por meio do sangue do cordeiro João conhecia a realidade de nossa contínua Purificação à medida que andamos na luz como ele diz se andarmos na luz como ele se andarmos na luz como ele e Deus na luz está temos comunhão com os outros e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado é isso aí meu irmão temos que ganhar tempo nãoé vamos avançar Versículo 6 agora já estamos caminhando para o
final mas olha o que diz o Versículo 6 e nos fez Reis e sacerdotes veja se você já conseguiu entender o que é um prólogo um prólogo significa a antecipação do que será tratado ao longo do livro Veja isso aqui de reis e sacerdotes vai ser mencionado no capítulo 5 quando os 24 anciãos que representam a igreja junto com aqueles quatro eh seres angelicais por assim dizer eu vou explicar depois eles começaram a cantar aquele Cântico falando da obra Redentora de Jesus digno és de tomar o livro Porque foste morto e com teu sangue compraste
para Deus homens de todo povo e Tribo e língua e Nação e para Deus vos fizeste Reis e sacerdotes Então veja aqui você já tem antecipação disso e nos feis de sacerdotes para Deus e seu pai aqui tem uns pormenores importantes a ele glória e poder para todo sempre amém o autor então antecipa o que será relatado no capítulo 5 agora aqui se destaca uma coisa importante nós fazemos parte do reino de de Deus mas não quer dizer que nós somos pequenos Reis andando na terra a tradução aqui que diz Reis e a a corrigida
diz Reis mas o termo no grego na verdade fala de uma coletividade de um reino o termo no grego basilia né basilia fala na verdade de um reino então o termo Rei nunca é aplicado aos cristãos individualmente porque Deus é o rei então aqui quando diz Reis e sacerdotes é preciso entender que nós fazemos parte de um reino a versão atualizada é melhor nesse caso porque diz que ele nos fez reino e sacerdotes porque esse é o sentido no grego não é Reis e sacerdotes é reino e sacerdotes porque nós fazemos parte do reino já
aqui e agora Romanos 5:17 diz que nós reinamos em vida primeir Coríntios 4 Versículo 8 Paulo ironizou os Coríntios Mas ele falou ó sem nós reinais quem dera reinasse conosco mas ele admitiu que nós já reinamos em vida tanto que nós reinamos que Apocalipse 33:11 diz guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa guarda o que tens porque hoje você já tem uma coroa não é o que terás não é galardão guarda o que tens então nós temos uma coroa então nós fazemos parte do reino já temos uma coroa como súditos mas
claro o rei é o senhor Jesus e nós servimos a esse reino agora a questão do sacerdócio aí já é individual não é até estudamos recentemente na escola dominical sobre o sacerdócio Universal porque nós somos como Pedro falou vós sois a geração eleita o sacerdócio real a Nação santa nós somos um sacerdócio se o termo reino descreve um corpo de redimidos coletivamente fala falando Claro sacerdotes indica uma posição individual muito bem Ah outra ênfase aqui importante Jesus nos fez sacerdócio real para Deus e seu pai é importante explicar aqui porque no Grego é to CEO
cai Patri alto aqui na verdade literalmente seria para seu Deus e pai porque senão do jeito como está aí na língua portuguesa se a pessoa tirar do contexto tem muita gente que faz isso dá impressão que Deus o pai também tem um pai ou seja o avô de Jesus não é Deus e seu pai só que aí a referência é Deus e seu pai quer dizer é Deus e pai que são de Jesus na verdade ele é o Deus pai né então ficaria melhor aí Deuses eh seria melhor aí digamos eh para eh seu Deus
e pai mas aí como ficou a construção Deus e seu pai alguém poderá pensar que é uma referência ao avô de Jesus ou ao pai de Deus pai né ou seja Deus e seu pai duas pessoas Deus e o pai de Deus mas claro para alguém fazer isso é porque realmente não tem conhecimento da analogia geral da Bíblia mas um novo convertido pode embarcar nessa Canoa Furada não é então minha missão aqui é ajudar a todos eu sei que o meu público é um público heterog então eu sei que tem eruditos aqui que muita gente
talvez tá até examinando eu nem tô lendo os comentários aqui mas vai ver alguém já tá me criticando alguém entrou aí pegou também o bonde andando como se diz na linguagem Popular já não ouviu uma explicação que eu dei antes já deve estar me criticando alguma coisa eu sei que tem pessoas assim que tem um conhecimento elevado mas eu sei também que tem pessoas que querem aprender minuciosamente por isso que eu faço uma explicação mais detalhada aí você tem uma doxologia aqui nesse Versículo 6 só para citar a parte final do versículo Diz a ele
glória e poder para todo sempre Amém glória e poder aí no Grego é Rodox citratos veja krato vai lembrar o quê democracia ou seja tem a ver com poder não é então quando você fala de doxa lembra do quê Ortodoxa por exemplo não é então essa palavra dependendo do contexto ela vai assumir um significado diferente aqui tem o sentido de Glória por quê Porque o termo doxa a Rigor tem um sentido original de opinião ou julgamento isso é doxa mas como os Escritores sagrados sempre o empregam para referir opiniões boas e favoráveis esse uso fez
com que o termo começasse a ser usado mais no sentido de louvor de louvar de Honrar E aí então acabou se tornando sinônimo de Glória Então quando você vê aí glória e poder Rodox cai tocat então é glória e poder para todo sempre literalmente pelo séculos dos séculos eis tus ionas Tom aon no grego não é tus ionas tonom pelos séculos dos séculos Amém veja nenhuma palavra pode passar despercebida você você que é pregador dá para pregar só com essa palavrinha aí muito significativa né amém que em vários significados é a transcrição do hebraico e
do grego trata-se de um adjetivo verbal com sentido de firme Fiel Jesus usava muito quando ele dizia na verdade na verdade ali no Grego é amém amém né R Amém Jesus é chamado também ele é o Amém veja vem com adjetivo o Amém é um termo interessante também mas agora para concluir agora caminhando mesmo para o final eu eu disse que a perícope de hoje responde a pergunta o que é o Apocalipse primeiro Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo segundo é uma epístola Profética em terceiro lugar eu vou concluir dizendo que Apocalipse é o
livro da revelação de Jesus em poder e grande glória é o livro eh que se menciona com destaque a revelação além de ser uma revelação no sentido de descortinar uma verdade de Deus é também o livro em que se enfatiza a manifestação de Jesus em poder e grande glória que também pode ser chamada de Revelação apocalipses apocalipses você que gosta da pronúncia correta no Grego apocalypses é como o u do francês né que é um U com um bico a gente tem dificuldade de pronunciar não é mas a pronúncia correta no grego seria essa apocalipses
apocalipses Claro não precisa fazer isso na igreja que o pessoal vai rir de você aqui como é uma aula descontraída eu tô fazendo esse gracejo Mas você pode falar apocalipses né Sem problema nenhum então o termo no grego apocalipses ah Revelação agora olha o Versículo 7 Eis que vem com as nuvens e Todo o Olho Verá até mes até os mesmos que o traspassaram e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele Amém aqui irmãos é a descrição da descida de Jesus à terra que aparece aqui no prólogo você entendeu o que é prólogo
vou repetir prólogo é o lugar de um livro de uma epístola em que se antecipa aquilo que será tratado ao longo do livro Por isso que você vê aí a vinda de Jesus mencionada em poder e grande de glória e todo Olho Verá porque é uma antecipação do que será tratado só no capítulo 19 Porque alguns irmãos pós tribulacionistas ou de outras tradições acaba usando isso como argumento um argumento inócuo né dizendo Olha tá vendo logo no primeiro primeiro capítulo já diz que a vinda de Jesus Todo o Olho Verá então não tem nada de
arrebatamento não abrir e fechar de olhos arrebatamento secreto e tal é instantâneo não Todo Olho Verá veja Todo Olho Verá na manifestação do Senhor em poder e grande glória eu tenho vídeos aqui no meu canal que explicam isso não dá tempo de eu me deter aqui até porque eu estou caminhando para o final mesmo quem chegou agora ainda vai pegar uns minutinhos aqui da minha aula e quem está desde o início Parabéns para você demonstra que você eh tem um grande interesse de aprender a palavra de Deus e Deus vai te recompensar porque veja o
que falamos no começo se só de ouvir a leitura bíblica você já é bem aventurado imagina a pessoa que além de ouvir a leitura quer olha aí ó essa irmã está desde o início de Santa critéria nãoé Deus abençoe em vários irmãos depois eu vou dar uma saudação especial para todos mas então esse versículo 7 fala de da descida de Jesus à Terra é o cumprimento na verdade da profecia de Daniel 7 Eis que vem com as nuvens Daniel 7 Versículo 13 uma profecia que o Senhor Jesus aplicou a si mesmo lá em Mateus 26
verso 64 e as nuvens irmão isso não quer dizer que fala do arrebatamento não meu irmão o termo nuvens ele está sempre presente quando fala da segunda vinda mas quando vou nós vemos a diferença entre arrebatamento e e a descida de Jesus da terra é importante você observar tem semelhanças entre os dois eventos mas as diferenças elas são irreconciliáveis Outro dia eu fiz um vídeo sobre isso mostrando as muitas diferenças entre o arrebatamento da igreja e a descida de Jesus à terra mas não é o objeto hoje aqui então não vou nem entrar para explicar
senão eu não concluo essa segunda videoaula hoje então note a despeito da referência a nuvens não se descreve aqui o rápido dos salvos mas como se trata do do Apocalipse antecipa-se o que será descrito no capítulo 19 como eu já falei John Álvaro inclusive disse a segunda vinda de Cristo é um acontecimento majestoso não instantâneo como o arrebatamento mas que se estende quando ele fala aqui da vinda da segunda vinda é a descida propriamente dita de Jesus à Terra eh se estende durante muitas horas isso talvez explica a razão pela qual todos podem vê-la porque
no curso de um dia a terra girará e o mundo inteiro poderá ver aproximação de Cristo acompanhado pelas osas Celestiais que descerão a terra na região do Monte das Oliveiras Então veja que é interessante o arrebatamento é um rápido vai acontecer rapidamente porque é um rápido a Igreja será tirada da terra é algo rápido por isso que nós da Assembleia de Deus usamos o termo secreto que muita gente não gosta mas eu já expliquei aqui não vou me deter agora mas na playlist arrebatamento eu tenho vários vídeos explicando porque que nós defendemos nós da Assembleia
de Deus com todo respeito a outros pré-tribulacionistas que não usam esse termo mas nós Assembleia de Deus usamos e está na nossa declaração de fé que o arrebatamento é secreto no sentido de que somente a igreja virá o senhor como diz Hebreus Capítulo 9 Versículo 27 o senhor virá a segunda vez aos que o esperam para a salvação é diferente do que diz aqui Apocalipse 1:7 que fala da manifestação do Senhor em poder e grande glória quando todo olho hou verá mas o que John alv explica aqui em Sua obra de Apocalipse que ainda não
foi publicada em língua portuguesa e quando for eu vou mostrar aqui eu creio que a editora chamada Vai publicar Eu conheço a obra em inglês que é excelente mas Mark Hit coock fazendo uma citação desse comentário de Apocalipse em inglês de John alv que é uma obra excelente ele mostra então que a vinda de Jesus vai ser lenta ele não vai descer de uma vez porque imagina se Jesus vai descer lá no Monte das Oliveiras nem todos vão estar vendo mas como ele vai descer com a sua comitiva com seus exércitos lentamente Todo o Olho
Verá ele vai fazer com que todos vejam e e Então finalmente descerá no Monte das Oliveiras porque Zacarias Capítulo 14 Versículo 4 diz que naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras muito bem então todos verão o senhor na sua descida à Terra no arrebatamento somente os salvos ou verão como eu falei no arrebatamento não é visto que serão trasladados ao céu cumprindo o que Jesus disse lá em João Capítulo 14 virei e vos levarei para mim mesmo agora o objetivo de Apocalipse Ou melhor o objeto de Apocalipse não é o arrebatamento
pois o futuro começa a ser descrito já com a igreja no céu com como nós vamos explicar quando falarmos do Capítulo 4 de Apocalipse agora outro ponto importante quem são esses que traspassaram Jesus porque diz o versículo olha aqui ó Eis que vem com as nuvens e Todo Olho Verá até até os mesmos que o traspassaram aqui Claro é uma referência à profecia de Zacarias Capítulo 12 Versículo 10 que tem um que tem na verdade uma dup dla podemos falar um duplo cumprimento porque na verdade é é uma dupla referência na verdade né o termo
mais hermenêutico vamos dizer assim dupla referência porque lá em João 19 Versículo 37 se menciona ali como cumprimento quando Jesus foi traspassado foi morto os romanos ali estavam praticando aquele ato mas claro com anuência e com apoio dos judeus porque eles queriam ver Jesus morto mas aqui diz que verão na segunda vinda quando Jesus descer na terra Todo Olho Verá até aqueles que o traspassaram é uma referência mais precisamente a Israel mas Vincent fala algo importante que eu até tomei nota então não foram somente os judeus mas todos que rejeitaram O filho do homem então
essa ênfase Como diz vincen é uma forte evidência de que o autor do Evangelho de João é também o autor de Apocalipse porque ele cita lá em João 19:37 a profecia de Zacarias 12:10 então depois nós vamos ter uma oportunidade de voltar com mais tempo para falarmos dessa expressão mas eh Ela não é uma expressão restrita a Israel porque todos verão agora irmão C então quero dizer que os judeus vão ter que ressuscitar para vir Jesus Não não é isso que o texto está dizendo quando diz até mesmo aqueles que os traspassaram é porque é
uma referência mais precisa e aos judeus aos judeus é uma referência Profética porque ah aqueles que traspassaram na verdade eh de fato eles representaram ou representam todos aqueles que rejeitaram Jesus então O Judeu hoje que rejeita Jesus Ele foi representado por aqueles primeiros que apoiaram a morte de Jesus então quando Jesus voltar aqueles judeus contrários a Jesus que não se arrependeram os os o também os próprios gentios Eles foram representados por aqueles que praticaram o ato contra Jesus Ou seja todos aqueles que não creem em Jesus estiverem presentes em Jerusalém naquele momento porque Jesus vai
descer em Jerusalém aos olhos de todos é esse o sentido e o último Versículo Finalmente hein finalmente Chegamos no último Ah sim ainda faltou um uma menção aqui no versículo 7 todas as tribos da terra se lamentarão sobre se lamentarão sobre ele tribos aqui é famílias o termo no Grego é é filai filai quer dizer famílias é uma referência aos ímpios Aliados do anticristo que estarão na terra quando Cristo descer em poder e grande glória então todos esses vão se lamentar literalmente baterão eh no seu peito o termo no Grego é copson Thai ep alton
copson Thai ep alton na verdade é baterão no peito mas no sentido de luto eles vão sentir ali uma tristeza de luto quando eles virem Jesus descendo por quê Porque estes aqui mais precisamente vão ser os inimigos de Cristo aqueles que vão se aliar ao anticristo e vão achar que vão vencer mas quando eles virem Jesus descendo em poder e grande glória eles vão ter esse sentimento de luto porque eles eles vão saber que eles perderam que eles fizeram a escolha errada que eles se aliaram ao anticristo e o Senhor Jesus virá para destruir os
exércitos do anticristo por fim ao período tribulacional e lançar o anticristo e falso profeta no Lago de fogo eles vão inaugurar o guena oo Lago de fogo e aqueles que fazem parte do exército do anticristo Claro serão mortos ali pelo assopro da boca do Senhor Como diz a bíblia nós vamos explicar isso melhor quando chegarmos no capítulo 19 de Apocalipse como eu já disse no prólogo se antecipa o que será tratado mais adiante Olha aí estamos já com quase 2 horas hein já vamos concluir Versículo 8 Aí termina com Jesus falando eu sou o alfa
e o ômega o princípio e o fim diz o senhor que é e que era e que AD Devir todopoderoso Olha que interessante acima Deus pai se identificou a saudação foi dele aquele que é que era e que Adir agora o próprio Senhor Jesus porque Jesus é Deus e o próprio pai chama Jesus de Deus lá em hebreu Capítulo 1 Versículo 8 ó Deus o teu Trono subsiste pelo século dos séculos séculos dos séculos Ceto de Equidade éo Ceto do teu reino e aqui Jesus diz eu sou alfa e o ômega Alfa e Ômega a
primeira e a última letra do alfabeto grego Ou seja eu sou o primeiro e o último eu sou eterno de eternidade em eternidade eu não tenho começo nem fim eu sou Deus todo-poderoso diz o senhor que há de vir o todo-poderoso Então esse versículo final da presente perícope reforça que o livro de Apocalipse tem autoridade tem autoridade Por quê Pois é a revelação de Jesus o Senhor Deus que é mencionado aí como kirios kirios r theos theos esse th também como é transliterado é igual do inglês você que gosta do inglês o th no inglês
como que menciona né quando você fala da terra por exemplo em inglês como que é Earth né Smith a pessoa Smith aquele th no final né então no no no no grego Ah aqui no caso theos né theos Mais ou menos assim né theos Eh Deus a gente fala theos também não tem problema kirios Hotels né O Todo Poderoso o Senhor Deus kirios rots o todo poderoso termo que só aparece Apocalipse né o todo poderoso que o o todo poderoso aqui é Ron pantocrator olha aqui pantocrator pantocrator é o onipotente é o todo poderoso panta
ou Pan ou paz dependendo de da da palavra tem um prefixo diferente mas significa sempre todo né que também você vê isso na língua portuguesa Panamericano vem daí do grego Então quando você fala de pantocrator veja que cror é poder então rou anoc crat é o todopoderoso o onipotente esse termo aparece eh várias vezes em Apocalipse eh em Apocalipse 1:8 aqui mas também 4 e 8 11 17 Apocalipse 153 16 Versículo 7 Versículo 14 Apocalipse 19 Versículo 6 Versículo 15 Apocalipse 21 Versículo 22 e também aparece em Segundo aos Coríntios Capítulo 6 Versículo 18 então
aqui se menciona que Jesus é o todopoderoso denota o quê quando ele é chamado de R pantocrator denota que o Senhor Jesus tem todas as coisas em suas mãos ou que ele tem as suas mãos em todas as coisas todo o universo está em suas mãos a história está em suas mãos Jesus é o é o controlador da história louvado seja Deus amém meus irmãos vamos terminando Então vai dar aí 2 horas de aula né claro que tivemos uma introdução no começo eh para os irmãos chegarem E eu Vou parando por aqui eu acredito que
conseguimos aí por graça de Deus cobrir os eh os oito Versículos dessa primeira perícope eu vou pedir então aí os irmãos por gentileza para concluirmos eh para concluirmos coloque aí De onde vocês estão assistindo para que eu possa dar uma saudação especial para vocês e eu quero também dar uma saudação especial para os novos membros Deixa eu olhar aqui deixa eu ver se eu consigo aqui porque tem bastante coisa Aqui na ah Deus abençoe os novos membros coloque aí por gentileza De onde vocês estão falando mas vai uma saudação aqui especial para os membros que
eu não tinha mencionado ainda deixa eu ver aqui ó irmão eh Warley Cristiano Ferreira Novo membro Deus abençoe novo apoiador irmão Arão Fernandes irmão Sérgio Silva irmão Ronald Viturino o roteiro está lá na aba na aba comunidade Tá certo você procura lá pasta de membros vocês vão ter lá o roteiro de hoje bom deixa eu saudar o irmão Marcelo de Jundiaí também Paulo César de Nova Friburgo e todos que estão com ele Carlos minorini Obrigado Pastor abração São Vicente São Paulo que maravilha eu tenho família em Iguape viu aí perto também Registro tem uma vila
chamada Vila Sanchez que é da família por parte de mãe Mateus Miranda Miguel carmon Bahia Água Branca olha Água Branca Gonçalo Silva é da igreja do meu amigo pastor José Gonçalves não é deve ser Geraldo Vivaldo graças a Deus lençóis chapada diam Olha que bênção Bahia Mateus Miranda Miguel Calmon Bahia Deus abençoe também São José dos Campos Claudinei e Hélio Ribeiro pir Sigma Recife Pernambuco Rita Pires membro do canal aula maravilhosa muito grato minha irmão Ô a irmã tá sempre aqui Deus abençoe viu grato por seu apoio outro membro josadaque bacarena Pará Kaká ah Geraldo
Santos Júnior Vitória Débora do Ceará Ah qual cidade meha irmã depois coloca aí Alto Paraíso Adriana Melo Júlio César do Distrito Federal abmael Belém do Pará Ramos de Maragogi cidade linda preciso voltar a maragi minha esposa tá querendo passar uns dias a em Maragogi hein Que cidade maravilhosa Rita Pires Deus abençoe irmã Ah irmã é de Água Branca Manda aí uma saudação pro nosso amigo pastor José Gonçalves Rodrigues Muri também de jacar canga Pará muita gente de Pará hein Deus abençoe Morro Doce Ah conheço Morro Doce irmão Sérgio Silva também membro do canal Cleiton Souza
Lima ibap Puã Bahia quanta gente especial enin Quantos irmãos maravilhosos irmãs Olha eu ficaria aqui saudando vocês por muito tempo mas agora deu 1:20 2 horas de Live que Deus abençoe vocês quem chegou depois assista a aula completa e preparem-se para a próxima semana eh talvez eu não demore tanto assim eu achei que ficou vocês acharam que fori muito cansativo 2 horas mas é que tem muita coisa nãoé mas eu vou ver se eu consigo ser mais sintético na minha abordagem na próxima semana Lembrando que a v aula vai ser Possivelmente 99% de chance já
deixa anotado na quinta-feira porque eu vou viajar e acho que não vai dar tempo de terça-feira preparar a próxima videoaula mas todas semana é o meu compromisso se Jesus não voltar e se Deus quiser toda semana vídeoaula e assista também claro a videoaula da escola dominical Amém meus irmãos Deus abençoe a todos uma ótima noite para vocês uma ótima semana e semana que vem tem mais a paz do Senhor l