Olá esse vídeo se baseia no livro Pele Negra Máscaras Brancas do salão foi um sair sexta lógico psiquiatra da Martinica uma das ilhas do Caribe e é o problema é transdisciplinar né a gente vai falar aqui um pouco voltado para a partir estética né a parte artística para se dizendo e cultural e bom no título já diz né que é uma questão também estética né A questão da máscara branca que o negro tem que se colocar para o acender o para entrar no nível de humanidade do branco e assim por diante ele fala que o
falou e o Nego está numa espécie de zona além de não ser mas é se a gente pode se transformar e Superar Essa zona né E autentico ressurgimento pode acontecer a partir daí mas é preciso de tomar uma consciência do que é ser negro e ele fala da experiência da linguagem Esse é o primeiro capítulo o negro EA linguagem da verdade sobre esse primeiro capítulo quilômetros devo estar que a linguagem falou exatamente dessa força simbólica né a gente como que a gente pensa é um modo de pensar né portanto é o modo cultural no vídeo
anterior falei sobre descolonização ou de colonização e lembrei do Inhangá tura que foi uma língua brasileira falada durante séculos Aqui no Brasil é que vem do tronco do Tupi e que ela foi sistematicamente a e para inserção do português né a gente falar o português e o que que significa a gente fala português mas a gente tem que ao falar português trazer todo todo o peso da cultura portuguesa né da cultura do colonizador né Então as palavras o que que é o significam como que a gente pode reinterpretar aulas e assim por diante bom então
o falou fala o seguinte é esse tanith né dizendo o seguinte a infelicidade do homem já dizia nit é ter sido criança então a criança negra já passou por todas as situações de opressão que a gente conhece muito bem não precisa nem falar e essas situações de opressão é geram que o tornou fala de um complexo de inferioridade e esse complexo de inferioridade se dá a partir inicialmente do problema econômico né a pobreza e seguidamente por um processo de que ele chama de epidermização da inferioridade se achar inferior inferior e que é preciso colocar uma
marcha e cara branca é sobre a pele negra para se sentir um pouco superior então é preciso reagir a essas essas forças né então a linguagem é fundamental para isso né a linguagem essa forma da gente lutar e que muitas vezes como tava falando antes do Mangá tura que foi sistematicamente apagado é Ufa não fala do do francês né porque eles estão território de domínio francês Martinica E como que é esse francês ele entra em embate com patuá com e o Finn busque-o negro da Martinica fala palavra e fala e é como que para se
falar francês era é uma forma também de se é né então ele comenta parecer um pouco que quando o e o Alemão ou é por exemplo vai aprender a falar francês ele pode ter dificuldades né mas essas dificuldades são totalmente compreensíveis afinal ele tem um background ele tem uma uma história né ele tem uma história cultural forte então é aprender francês é difícil né mas o martinicano por exemplo se não falar francês corretamente ele imediatamente é criticado né isso acontece com os colonizados né então você tem que falar hoje por exemplo se você não falar
o inglês correto no lugar onde se fala inglês você pode ser ridicularizado mas ao mesmo tempo os estadunidenses não fala outras línguas e se acham muito superiores só por falar em o inglês é claro que dessa maneira assim é uma forma em geral da gente falar e o falou também fala o seguinte não é porque eu tô falando de um problema do negro que todos os brancos são iguais né então é que eu tô falando de todos os estadunidenses né e ele falou seguinte por exemplo se a gente tem um problema no corpo é um
problema no rim mas o pulmão está tudo ok então a gente vai falar do rim né para tentar resolver esse problema né para tirar essa enfermidade desse lugar né então é claro que né não estamos falando de todos os brancos em todo o estadunidense E é aquele famoso memes nem todos né quando a gente fala de mim não algum branco né de um racista e é o chove nem todos né muita gente fala sobre isso que o falou também fala no livro aqui né Podem ter pessoas reclamando é mas é claro que ele tá falando
de um problema é de uma parte grande de pessoas mas é um problema relacionado né então ele diz por exemplo que o negro se comporta Diferentemente quando estava perto de um branco quando perto de um negro ele sabe que essa diferença é uma consequência direta da colonialidade então ele reitera né não é preciso apenas conhecer o problema né tá congelando de idade é preciso transformar em todo o povo colonizado Isto é todo o povo no seio do Cola ser um complexo de inferioridade devido ao sepultamento de sua originalidade cultural toma posição diante da linguagem da
ação civilizadora Isto é da cultura Metropolitana Oi e aí ele diz o seguinte a e na Martinica Por exemplo quando se diz que uma pessoa fala bem ela disse fala assim como um branco na França ele disse falar bem é falar como um livro e ele fala desses aspectos como quando um negro fala muito bem ele temido ele ele ele tem armas né Então a partir dessa ideia todo dia uma também é uma forma de pensar então ele sabe como inimigo pensa né sabe como o colonizador pensa eu e mais ao mesmo tempo fala assim
muito antigo partes assim o negro para controlar né então é o que se diz por exemplo a oralidade é um fato não existe da história Negra né Nós valorizamos a oralidade e é isso é uma força mas ao mesmo tempo pode ser usado da seguinte maneira a os negros valorizando a oralidade gostam de falar mas isso falar é uma fase infantil né As crianças falam os adultos já escreve então tem sempre uma forma de proposição de diminuir o negro né o que diz o seguinte mesmo que existam Ju Gilberto Graham escrevendo em patuá a coisa
é Rara então falando por exemplo desses desses desses eventos que a gente tem que valorizar né Por exemplo há algum tempo fui no Paraguai e fiquei muito encontrado necklace fala guaranina e se fala Guarani é corriqueiramente além do espanhol né então isso é uma força muito grande né e poeta se inscrevendo em Guarani e fazendo música as pessoas fazem as músicas em Guarani Isso é uma força cultural né ele também comenta desse seguinte forma de como o cristianismo às vezes também é usado então o negro é aquele povo que foi amaldiçoado e o povo que
os amarelos né que ele O que significa é a noticiado pelos seus pecados está na Bíblia como se fosse uma coisa na factual então sempre essa forma de estigmatizar o negro Por exemplo quando o negro comenta Marx já se fala né o branco nós educamos os negros e agora eles usam eles se voltam contra os seus benfeitores imagina como eles são né ingratos e Oi e aí reforça assim na verdade a gente não pode quebrar nada de vocês né dos negros de um modo geral é essa questão da linguagem é que ele aborda nesse primeiro
Capítulo do Pele Negra Máscaras Brancas e eu acho muito importante porque fala dessa questão simbólica né fala da questão de como que a gente pensa né é um modo de pensar e falar é o modo de pensar então assim como no Brasil o existiam mais de mil línguas antes dos colonizadores dos Portugueses e franceses e holandeses chegaram né é existiu uma força nessas línguas né e tudo está interligado o capítulo diz então é que é preciso não só apenas saber sobre essas coisas mas a t a o intuito de mudas