O que é BIODIVERSIDADE? | Importância da Ciência na conservação das espécies e seus habitats

19k views515 WordsCopy TextShare
William Lima | English at Home
A biodiversidade pode ser definida como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relac...
Video Transcript:
Você sabia que o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta? o Brasil é um país bem grande em extensão territorial, sendo o maior da América do Sul e possui muitos biomas e ecossistemas o que favorece a riqueza de espécies nas diferentes regiões Mas afinal, você sabe o que significa biodiversidade? biodiversidade é a riqueza e variedade de espécies são todas as milhares de plantas, animais fungos e microorganismos que encontramos em toda a Terra mas não é apenas em número de espécies são todas as relações interligadas que todas as formas de vida estabelecem entre si e com o meio ambiente na natureza é tudo junto e misturado.
apesar do conceito estar relacionado com a variedade de vidas na Terra toda essa riqueza existente vem sofrendo com fortes impactos nos últimos anos A perda da biodiversidade é resultante de uma série de estressores que causam mudanças rápidas no ambiente podemos incluir as mudanças climáticas, desmatamento, poluição introdução de espécies não nativas, mineração de sedimentos, que é muito comum no estado do Pará e a urbanização, que muita das vezes não é planejada. A água é o berçário de muitas espécies o que quer dizer que várias formas de vida que conhecemos surgiram nesse ambiente lá, você pode encontrar uma variedade de plantas, animais e tantos outros organismos de todos os jeitos, formas e tamanhos mas assim como no ambiente terrestre, os ecossistemas aquáticos também estão sofrendo com muitos impactos, resultando na perda da biodiversidade. Por isso, é necessário investir fortemente em pesquisas para evitar que esses problemas continuem e aumentam no futuro minha pesquisa de mestrado foi realizada no rio Cereja, no município de Bragança, Estado do Pará.
o rio possui um curso de 5 km, drenando 7 principais bairros ao longo do município e é caracterizado por receber resíduos hospitalares, comerciais e domésticos. O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto ao longo do rio Cereja utilizando macro invertebrados bentônicos, que funcionam como bioindicadores da qualidade ambiental macro invertebrados bentônicos são organismos que possuem uma baixa mobilidade e estão em contato tanto com o sedimento como com a coluna d'água dessa maneira eles vão apresentar limites de tolerância. O resultado desse estudo mostrou que a diversidade de macro invertebrados diminuiu à medida que o grau de urbanização cresceu principalmente nos bairros mais populosos.
Para ações práticas de conservação é é necessário que a fiscalização funcione corretamente e de maneira eficiente criando programas de reflorestamento em áreas desmatadas implantação de estações de tratamento de esgoto e seus resíduos além de ações de sensibilização através da Educação Ambiental aqui no LCBA seguimos com pesquisas que utilizam bioindicadores, gerando dados e conhecimentos sobre a qualidade ambiental e a biodiversidade de macro invertebrados bentônicos. A Ciência, através da construção de dados e informações sobre os problemáticas tem grande importância na promoção de medidas para manutenção da biodiversidade No entanto, sem apoio individual e coletivo da sociedade essas informações não são convertidas em ações práticas de conservação. Em meio a tudo isso, o que você está fazendo para garantir que toda espécie tenha o direito de viver?
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com