e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo do parabólica eu coloquei no meu twitter na verdade eu vinha pensando um dos temas que eu vou trazer aqui pra vocês e eu coloquei no twitter teve uma grande aceitação que de um de uma série que eu pretendo criar aqui no canal que é sobre história da arte sentiu ajeitar meu microfone sempre inédita meu microfone avisar vocês do barulho de fora fala um fazer uma série sobre história da arte porque eu acho que uma das poucas coisas assim que eu consigo falar com um
pouquinho mais de de propriedade não que eu seja o grande é o grande crítico tal mas é história da arte pra quem não sabe eu tenho formação em história da arte cultural pela ufmg bom mas aí eu falei vou fazer um vídeo sobre isso até mesmo porque esse é um canal de humanas e eu acho que o tema história da arte ele pode ajudar muita gente em qual sentido porque entender a arte a história da arte entender a história a gente está nesses processos né a arte que a história eles não estão desprendidos e eu
vou fazer esse vídeo aqui esse é o primeiro vídeo na verdade uma das dúvidas é inclusive eu coloquei no twitter pessoal segue lá da tac na descrição o link é uma das das problemáticas é fazer por ordem cronológica ou fazer porque a gente a idéia é tratar um tema com um vídeo por artista falar de cada artista com exceção de alguns por exemplo hoje que a gente vai falar de alguns artistas e não entender por que mas segui por ordem cronológica ou não ou por meu gosto é pequeno a gente não fala de todos os
artistas do mundo a gente fala também dos que eu conheço do que eu gosto do que eu tenho capacidade de estudar um pouquinho mais aí a idéia é unir o útil ao agradável porque a gente vai iniciar no processo cronológico tá mas não significa que mais pra frente a gente vai seguir essa cronologia até mesmo porque agora é importante o papel do historiador ele tá aí nesse sentido está a seguir esse papel cronológico nesse sentido porque como eu falei pra vocês a história da arte é ligada à história de uma maneira geral e e eu
já dou essa introdução para vocês de tudo que eu falo para vocês é processo de transformação não existe nenhum artista tá no mundo tá que ele esteja à frente de seu tempo o artista ele produz tá ligado ao tempo dele tá e uma coisa que é muito legal da gente sabe é que a arte é o reflexo de uma sociedade tá essa arte funciona é daquela maneira tá com todas as nossas transformações com toda a diversidade que a arte pode trazer pra gente mas ela tá ligada a uma sociedade essa sociedade é construída pelos seres
humanos é um artista e faz parte desse processo tais e fala assim a mais pra frente a gente vai falar sobre uma arte mais contemporânea vai entrar moderna e contemporânea vai entrar na questão do abstrato mas artistas sendo influenciado de alguma maneira tá aí a gente vai ver isso mais pra frente mas o que eu falo para vocês é que não se preocupem tanto com isso agora tá com essa questão da arte moderna e contemporânea mas entendam sempre mesmo que seja de maneira inconsciente ao caminhão passando é o mesmo que seja de maneira inconsciente o
artista está ligado naquela sociedade quando se vai fazer um desenho assim falo não sei desenhar mas você vai fazer um desenho ele entenda que esse desenho que está fazendo geralmente está por mais que se você faz uns traços os riscos alguma coisa tem mesmo que seja inconsciente está bom o tema de hoje é um tema muito bacana a gente não vai começar na história antiga mas pra frente pode até falar de arte mais antiga né a gente vai começar falando aqui da arte medieval e por que que a gente não vai ponto a um artista
e sim vários né na verdade é porque a arte medieval é caracterizada uma das características da arte medieval é a ausência da assinatura em alguns momentos da arte medieval assinatura do artista e isso tem um motivo muito muito interessante que é a idade média todo mundo sabe já falei em vídeo aos que não vê uma vídeo aula a gente é um tema que está me dando prazer mas a não quer vídeo aula não me dê prazer não pensa assim mas a arte idade média ela vai do século 5 ao 15 então tem muita coisa acontecendo
basicamente a gente arredondar nesses mil anos né então assim é muita coisa mesmo é que a gente pode destacar aqui que eu acho muito interessante para vocês é que a arte medieval ela vai ser dividida aí pra gente está desse jeito aqui ela a gente vai dividir ela em dois grandes momentos uma arte que é produzida mais na alta idade média e uma arte que é produzida mas na baixa idade média bom lá mais ou menos no século 9 século 10 a gente vai ter uma arte medieval chamada de arte românica tá que essa que
a gente começa a falar é aí que os artistas geralmente não vão assinar porque eles não vão assinar principalmente a característica principal dessa arte a arte é feita de acordo com a fé é a feita de acordo com deus é uma arte encomendada que é feito dentro das abadias dos monastérios dos mosteiros feito dentro das igrejas das catedrais né então assim geralmente são artes que você vai ter em afresco na pintura na parede e isso é muito interessante eu vou colocar imagens ao ao passado desse vídeo aqui pra vocês isso é muito interessante que é
aquela idéia de que deus é está acima de tudo o indivíduo é nada perto de deus me deu e deve contribuir com deus então por que ser egoísta por que assinar uma obra de arte sendo que isso aí é uma obra divina sabe então você descaracterize você tira na verdade a questão da individualidade então esse momento românico é característico muito por isso mas não só na questão estética primeira coisa que a gente pode definir que essa arte que a gente está falando que é divina é que a maioria divina ela geralmente têm aquela aura né
na cabeça dos indivíduos às figuras geralmente elas são religiosas com aquela aura na cabeça que a obra é que que demonstra a questão santifica né a questão já voltada pra para a religião para a questão do espírito e geralmente as figuras elas são umas figuras bem centralizada é porque principalmente quando são figuras de divina sendo retratada sendo pintadas que são figuras bem centralizadas para mostrar a centralidade de deus na verdade isso é pra mostrar deixa eu ver acho que sendo o foco não sei tá pra mostrar essa ideia do hotel centrismo essa arte ela tá
ligado ao hotel sempre tá vendo a questão que eu tô falando para vocês da arte ela está sendo influenciada pela sociedade na verdade a arte é um reflexo da sociedade em cada tempo histórico situar o tempo eo espaço é muito importante então essa arte medieval que a gente está chamando de romã que ela tem como característica agora tem outras características que são importantes além desses pontos que eu falei pra vocês que é bem na questão estética - mais especificamente quando você olha para essa arte se fala assim é aquele tipo de arte que você vai
falar assim nossa que perfeita essa figura lógico que não na verdade nenhuma arte tem a sua perfeição essa idéia de perfeição uma idéia que a gente nem discute aqui mas não é aquela arte que vai ter uma tentativa de se aproximar da realidade estética quer dizer quando você se aproxima da realidade estética isso se chama excurso tá o esforço é quando você tenta se aproximar de uma realidade eu vou pintar a minha mão eu quero que a minha mão seja perfeita basicamente perfeita na minha pintura é a arte românica ela não se preocupa com a
questão estética mas ela se preocupa com a questão da representatividade divina está um dos motivos ela não se preocupar muito com essa questão estética é que a ausência de um estudo um pouco mais aprofundado de anatomia por exemplo nos estudos das arte e da anatomia principalmente porque você sabe disso eu defendo aqui olha as pessoas não eram burros na idade média jamais é sem chuva o tempo não pense assim que as pessoas eram burros durante a idade média jamais porém existe um monopólio da educação pelo clero pela igreja católica e essa arte é reflexo disso
porque o artista ele não tá estudando anatomia lembra daquele conceito que eu já passei pra vocês que esse é um ônibus agora que conhecer é libertar né e então durante esse período a alta idade média você tem um monopólio gigante da igreja católica em cima dos artistas você vai ter essas dificuldades e vai ter essa força é religiosa em cima segurando a questão do conhecimento né as o artista não era burro jamais ele tinha capacidade inclusive para explorar maiores lados mas ele era sujeito a um determinado ponto específico que o limitava essa questão tá aí
a característica da arte românica porém esse negócio vai mudar com o tempo esse negócio vai mudando a partir daí da baixa idade média processo já pode definir a partir do século 11 12 13 14 e 15 a gente já não chama mais a gente já não tem mais tantas características dessa arte românica mas agora a gente vai chamado período é que a gente chama de período gótico tá que é bem mais interessante muito mais legal que é nesse período nesse sentido o período gótico ele está caminhando de acordo com a sociedade o período gótico nós
já temos artistas da que já estão assinando os seus trabalhos que já estão tendo um pouco mais de individualidade mas mesmo assim eles ainda estão sujeitos a retratar questões religiosas tá então eles ainda estão pintando questões religiosas só que agora a gente vai ter um pouquinho mais de diferença que começam a surgir artista extremamente importante para o período como francesco de ser ceni e se vai ter também o de outro que vai ser extremamente importante pro períodos artista extremamente famosos que vão assinar os seus quadros e joão vão começar a dar início a esse processo
de final da idade média que daqui a pouco vai resultar na idade moderna barra renascimento esses artistas eles estão tentando pintar fazer obras de arte está um pouquinho mais detalhada significa que o conhecimento está aflorando um pouco mais ali no final da idade média vai ter alguns motivos tá é principalmente se vocês foram ele 'olha eu gosto de fazer muitas comparações porque uma das obras assim um das temáticas mais comuns durante a idade média todo que vem desde o românico até o gótico vai ser a questão da madonna eo menino jesus então você tem obras
assim gigantescas que vão fazer sobre madonna menino jesus e você consegue o tempo e você consegue fazer a a análise de da questão estética dessas obras do peru o românico das das madonas do período romântico para o período gótico você percebe que no período gótico você vai ter madonas nessa vai ter é com o menino jesus o pouco mais já elaboradas na questão estética você trabalha um pouco mais com o jogo de luz e sombra e levar na frente vai ser muito característica do barroco mas aqui a gente já vê o início disso a gente
já vê um brotando essa idéia dessa dessa questão de trabalho um pouco maior de luz seja começa a ter um pouquinho mais noção de 3d é uma questão de profundidade começa a surgir as obras não necessariamente agora estão naquele fundo chapado que era característica do românico né agora você começa a ter uma noção um pouco maior de profundidade o fundo tá lá atrás eo toque na frente em primeiro plano é isso tudo tem a ver com a o afloramento do conhecimento que está acontecendo na europa então você vai ter coisas extremamente interessantes vai ter trabalho
com perspectivas e aquela aura que está em volta do seu jeito né das figuras religiosas ela começa a desaparecer agora no período gótico você tem artistas que trabalham com isso não há uma regra mas em grande grande parte né ela começa a desaparecer tem uma outra coisa muito importante também que é preciso destacar que começam a surgir agora artes mais móveis durante europa como assim quadros se fala assim beleza nem todo mundo cantava quadros quadro não é invenção do período gótico já existia 4 no período antigo está no período clássico ou pá já existe há
quatro atrás porém nesse período romântico que a gente falando recentemente pra quê quadro porque quadro pra você transportar e basicamente servente o quadro agora sabe no período romano como a necessidade você pinta igreja a pintura é didática agora no bote que não agora você já está levando para aquele outro lado você pode vender o artista ele se torna basicamente está surgindo uma ideia que vocês não podem interpretar isso de maneira equivocada mas a idéia do gênio o g não é o cara que é brilhante necessariamente mas é o individual cada um tem um gênio dentro
de si dentro da sua da sua das suas condições dentro das suas especificidades começa a surgir o cara produzindo ali aí ele falou assim eu sentei dois artistas aqui o francesco de csn e o de outro mas tem outros que eu estou colocando aí né certamente já viram algum sair na tela tem um motivo específico olha a hora a gente está num mau tempo que não vai ter um motivo específico desses artistas serem italianos se perceber pelo nome o motivo especificamente deles e detalhando é porque daqui a pouco surge o renascimento na itália na verdade
eles já são os caras que estão entrando com o renascimento e a itália é muito importante pele o renascimento italiano talvez seja o mais forte de todos e aí é a noção que o historiador tem que trazer para vocês é a noção do espaço e tempo na história tem que trabalhar muito com a geografia e espaço de tempo porque a península itálica principalmente cidades litorâneas da itália vão receber um pouco mais de aculturamento nesse sentido porque porque nós estamos ali no mar mediterrâneo e as cruzadas a partir do século 11 as cruzadas que fizeram que
são aquelas petições católicas para a reconquista da terra santa de jerusalém que estava nas mãos dos mouros as cruzadas reabriram o mar mediterrâneo e no meio pra frente nessas cruzadas o mar mediterrâneo se torna de novo novamente como era na idade antiga o mar de trocas não só trocas comerciais mas como troca de informações ea itália está ali a itália é o ponto mais perto que você tem por exemplo do oriente médio esse conhecimento que chega na europa chegando primeiro na itália então não é à toa que o conheci o renascimento italiano ele é o
mais conhecido e os artistas é aí que estão trabalhando com a idéia do gótico que estão terminando né botando fim na idade média nessa aquela concepção da arte românica eles são em grande maioria italianos não são só más eles são em grande maioria italianos é muito bacana se vocês pensarem assim porque a gente tem que citou a história fica muito legal nesse sentido ea história da arte ela está ali gata todo esse processo néné e daqui a pouco começa a surgir a burguesia esses artistas eles já são filhos dessa burguesia na verdade como eu falei
pra vocês dos quadros a noção de profundidade o esforço começa a ser mais elaborado não necessariamente você está tirando inclusive é imagens por exemplo você você tem que fazer qualquer outra imagem ainda a igreja católica ela exerce uma influência muito grande e ainda mais a igreja católica também está passando por transformações mas a igreja necessariamente né não necessariamente a sua representação na arte vai ser religiosa mas a grande maioria ainda é só que a partir de uma outra perspectiva a partir de um outro ponto de vista bom eu acho que é isso que eu tinha
pra falar pra vocês eu estou de olho no meu tempo acho muito legal a gente fazer isso aqui se vocês conhecem outros artistas deixem nos comentários a gente vai crescendo significa não preciso que esse é o único vídeo de idade média a gente pode falar muito mais aqui mas eu estou muito feliz de fazer essa série aqui com vocês ok gente eu vou ficando por aqui e eu vejo vocês no próximo vídeo enquanto o carro passa ali ó peraí peraí chover o tempo aqui carrinho está passando sacola ok eu tenho que terminar meu vídeo -
ok basicamente é isso gente então eu vou ficando por aqui agora sim um grande beijo fui