[Música] 1822 o Brasil se tornava um país Independente de Portugal 1922 a Semana de Arte Moderna comemora estes 100 anos com manifestações que almejavam a nossa Independência artística cultural 2022 200 anos de Brasil independente um momento de revisão do nosso legado histórico como lidar com as incompletudes sociais e econômicas que nos formam e as nossas potencialidades para construir um futuro mais justo três vezes 22 [Música] uma das maiores riquezas da sociedade brasileira é a sua diversidade Somos um povo múltiplo e plural uma grande mistura de culturas e histórias mas essa diversidade nem sempre foi vista
como algo positivo ao invés de serem celebradas as diferenças entre povos e pessoas foram julgadas e classificadas em hierarquias o nome disso é racismo um problema antigo e violento o problema também complicado e complexo como entender esse fenômeno e enfrentá-lo que meu ponto de partida suas leituras as leituras desse fenômeno chamado racismo científicas entre as quais a Biologia humana antropologia a sociologia e ciência política e filosofia e Psicologia psicanálise entre outras daí a dificuldade que nós temos diante desse diversidade de pensamento e reflexões de combater através de uma única receita se a gente tivesse essa
receita acho que a humanidade já teria resolvidos os problemas do racismo mas essa receita não existe a matéria-prima é de todos os tipos de preconceito e discriminação esses práticas racistas tipo de preconceito que seja preconceito de raça de gênero de idade de classes sociais tem como a matéria-prima a diferença a diferença finalidade entre sociedades humanas diferenças diversidade que a gente deveria considerar como Nossa riqueza coletiva mas infelizmente fora degradados em superioridade é inferioridades que as desigualdades que vivemos hoje entre os diferentes mas o racismo que me interessa é que faz vítima até hoje entre não
branco é esse que nasceu da chamada ciência das raças o astrologia que classificou a variabilidade humana e a diversidade humana em raças e hierarquizadas e superiores e inferiores de acordo com a cor da pele e o outro traz morfológicos a ciência pode simplesmente dizer temos a raças brancos negros sem nenhum problema mas o problema é que ele usou esses raças e superior e inferior é isso o problema então esse racismo nasceu na realidade na modernidade ocidental a partir do século das luzes que o ciclo da Razão da racionalidade eu acho científicos formulário a partir daí
era questão das raças cuja inércia produz ainda efeito nocivo apesar da própria ciência ter chegado a partir da segunda metade do século XX do que a chegar à conclusão do que as raças não existem cientificamente Então a partir dessa conclusão podemos dizer qual racismo científica não existe mais mas o racismo de fato que nascer desse pensamento científicas existe ainda a colonização dos países da África subsariana e deita Negra bico de teneca porque na África tem branco também né em vez de ser minoria foi justificado e legitimado com base nas ideias deste racismo caso da Alemanha
nazista o holocausto dos milhões e de judeus se centenas de cigarros lançou também mão desse teorias racionalistas entre os países do mundo que foram beneficiado pelo tráfico humano de negros africanos se instalou depois da Abolição jurídica da escravidão diferentes modelos de racismo de acordo com a história a estrutura de poder desse país em comum todos esses modelos negaram a pleno humanidade dos não brancos seus direitos reproduziram desigualdade racial ilustradas pela fato de representatividades não brancos principalmente negro e indígena [Música] mais do que isso o racismo produz a violências físicas e simbólicas que ameaça e tira
as vidas e suas vítimas não brancas esses virão se são aplicados pelos órgãos dos Estados através das chamadas segurança públicas de materializadas pelas polícias essa violência policial letal nada mais negro indígena é pobre em geral tá nos Estados Unidos como no Brasil e outros países da América e dita Latina brasileira [Música] [Música] [Música] O Mistério da procriação ou seja da união e um homem como mulher resulta de uma terceira pessoa com mais um igual três uma matemática da vida e diferente da Matemática formal o terceiro indivíduo é resultado desta matemática da vida recebeu a metade
do patrimônio genético do pai o outro metade do patrimônio gerente da mãe é Portanto o indivíduo nesse sentido somos todos mas a mensagem da qual se fala geralmente é esta que resulta do cruzamento entre pessoas pertencendo as grandes raças brancas Negra e amarelas e acha que foram definidas entre os séculos 18 e 20 então a mensagem um fenômeno natural é estritamente biológico que não é que não é nada mais que um fluxo de gênes entre populações que apresenta certas diferenças e biológicas no entanto trata-se de uma categoria cognitiva progressiva cujo conteúdo é mais ideológica do
que ideológicos daí a importância antes de qualquer análise de conhecer as diversas conotações atribuído é atribuída a essa esse conceito ao bordar a questão da amizade no final do século XIX os pescadores brasileiros se alimentaram Sem dúvida do referencial teórico desenhado pelos cientistas ocidentais de sua época e da época anterior a ideia da Necessidade tido como um meio para estragar e desagradar a borracha assim estelic foi buscar seus quadros pensamentos [Música] mas também propor caminhos para construção de sua nacionalidade ou identidade nacional e daqueles consideravam como problemática por causa da diversidade racial e cultural mas
não encaminhamento da destino ideológica política para enfrentar o problema da construção da identidade brasileiras os pensadores brasileiro desse época na sua maioria apesar de ter sido alimentado pelas ocidentais de sua época elaboraram propostas originais com efeito fui no fim do escravismo e início da República que a questão da construção de uma nação e de uma identidade nacional se coloca de maneira crucialista a nova categoria de cidadãos escravizados negros como transformar-se elemento da nacionalidade e da identidade brasileira quando a estrutura mental herdado do passado que eles considerava apenas como coisas mercadoria e força animal de trabalho
ainda não havia mudado estava ainda na mentalidade das pessoas que não conhecem as pessoas no próximo bloco vai se consolidar no discurso da dominante a ideia de que a identidade brasileira é mestiça [Música] a escravidão foi abolida a república foi declarada começa um projeto de construção de identidade nacional políticos e intelectuais tentam criar a resposta para a pergunta o que significa ser brasileiro neste momento o principal problema que se apresenta é justamente a nova categoria de cidadãos eles escravizados negros até então vista como pura força de trabalho como estes podem ser incluídos na identidade nacional
[Música] destacados tudo estava interessado na formação de uma teoria do tipo énico brasileiro enquanto o povo e do Brasil como nação o que estava em jogo nesse debate intelector nacional nacional era fundamentalmente a questão de saber como transformar esta pluralidade de raça e mesmo de cultura e valores civilizador e tão diferentes de identidade tão diversas uma única coletividades de cidadãos numa sonação e não sou o povo no entanto tudo estava alguma exceções tem algo em comum pode influenciado pelo determinismo biológico do século XIX nesse século 20 eles acreditava na inferioridade das raças não brancas sobretudo
e na degenerescência do mestiço no pensamento de um povo tipicamente brasileiro que resultaria da mensagem entre as três raça Branca Negra e indígenas cuja o processo de formação estava ainda em curso mas esse processo de medicitário homogeneização da sociedade brasileira e cultural branca ou de Jacaré dos elementos não brancos o procedimento estágio no final os negros vão desapareceram os indígenas nosso problemas nós teremos conflitos como nos Estados Unidos em Sua obra rediscutindo A mestiçagem no Brasil critica Silvio Romero quando este diz que todo brasileiro é um mestiço quando não é no sangue o é nas
ideias Mas não é por isso completa Romeiro que o Brasil será uma nação de mulatos porque na mestiçagem a seleção natural faz prevalecer após alguma gerações o tipo racial mais numeroso que no caso do Brasil é a raça Branca graças a intensificação da imigração europeia ao fim do tráfico negreiro ao decréscimo da população negra após a abolição e ao extermínio dos índios dentro de dois ou três séculos a fusão entre as três raças será talvez completa e o brasileiro típico mestiço tem caracterizado o seu lado João Batista Lacerda então diretor do Museu Nacional apresentando o
congresso internacional das raças em Londres em 1911 uma Tesa otimista que previa o desaparecimento total de negro e indígena mestiços por voto dos anos 2002 as que estaria muito decepcionado hoje porque os pretos pardos são 56% da população não desapareceram como ele ele pensava em seu livro é a responsabilidade penal no Brasil Raimundo Nino Rodrigues por esse último segundo a qual era possível desenvolver no Brasil mas civilização a partir da fusão da cultura branca com as contribuições [Música] a mensagem intensa exortaria segundo Nino Rodrigues é rejuntaria numa nação mestiças e consequentemente degenerada 1930 opera-se no
Brasil uma evolução que busca novos caminhos na orientação política do país tendo como preocupação principal Desenvolvimento Social uma tal orientação não podia mais se adequar a teorias raciológicas do fim dos séculos XIX que já se tornava obsoletas [Música] [Música] da discussão operando a passagem do conceito de arrasta ao conselho de Cultura a carne contribuições tiveram contribuições positivas na cultura brasileira influenciaram profundamente o estilo de vida da classe senhorial e matéria de comida e alimentares a necessidade que no pensamento de Nina e de outro causava dano e recuperavas e reparáveis ao Brasil foi visto por Gilberto
Freire como vantagem imensa o outras palavras ao transformar a mensagem num valor positivo e no negativo sobre o aspecto da degeneração Gilberto Frei o autor da casa grande [Música] permitir completar definitivamente os contorno de uma identidade que há muito tempo vinha sendo desenhados ele consolidou o mito originário da sociedade brasileira configurado Num triângulo com Gilberto estão as graças negras brancas indígenas foi assim que surgiram as misturas as três raças também aos cruzamentos [Música] de democracia racial [Música] não foi cunhado somos uma democracia racial Por que a mensagem gerou um povo em Barreiras sem preconceitos este
mito democracia racial baseada na Dupla necessidade biológica cultural entre as três raças originais tem uma penetração muito muito profunda na sociedade brasileira Então essa ideia de convivência harmoniosa entre os indivíduos de todas as camadas sociais do grupo técnicos permitindo as elites dominante de estimular as desigualdades impedindo os membros das Comunidades não brancas de terem consciência do sutismos [Música] na sociedade ou seja esse mito encobre os conflitos raciais possibilitando a todos para conhecer como brasileiro e afastando das Comunidades sobre a terra a tomada de consciências de suas características culturais que teria contribuído para a construção e
a expressão de uma identidade própria estas características são expropriadas dominantes são dominadas eu convertissem símbolos nacionais pela Elite dominante [Música] gostamos de samba também negro mas já é Nossa não somos racistas brancos praticas africanas Então esse símbolo de resistências são manipuladas no discurso da dominante a ideia de que a identidade brasileira é mestiça não democrática construída pela pressão política e psicológica dirigente foi o modelo assimilacionistas ele tentou assimilar a diversas identidades existentes na identidade nacional em construção embora o Veste uma resistência cultural tanto dos povos indígenas como [Música] alienígenas suas identidades foram inibidas de manifestar-se
em Oposição a chamada cultura nacional esta inteligentemente acabou por integrar a diversas resistências como símbolo da identidade nacional por outro lado o processo de construção da identidade brasileira na cabeça da Elite pensante política deveria obedecer a uma ideologia hegemônica baseada no ideal do bragamento ideal é esse perseguida individualmente pelos negros [Música] da disseminação O que teve como consequência a fato de unidade de solidariedade e de tomar e de uma consciência coletiva enquanto segmentos politicamente escolhidos da participação política e da expectativa do produto social desce identidades excluídos suponha na Perspectiva do movimento negro contemporânea o resgate
de sua cultura do seu passado histórico negado e falsificados da consciência de sua participação positiva na construção do Brasil da cor de sua pele inferiorizados entre outros ou seja a recuperação de sua Negritude nasceu complexidade biológica cultural e ontológicas ora uma tal propósito se mostra contraditória a afirmação de uma identidade no próximo bloco Quem seria negro no Brasil que poderia ser beneficiado pelas costas num país onde todo mundo [Risadas] os movimentos negros contemporâneos buscam resgatar e fortalecer a cultura o passado histórico e o legado da identidade Negra e isso vai contra a ideia de democracia
racial o mito de que no Brasil somos todos iguais porque somos um país miscigenado qualquer movimento que ameaça a crença nesta democracia racial é visto por muitos como ataque a alma da nossa nação porque justamente em cima desse mito que foi construída a ideia de nosso identidade nacional foi nesse sentido que causaram tantas reações as cotas e políticas públicas afirmativas que buscam reparar as injustiças históricas cometidas contra negros e indígenas afirmativo no Brasil era uma proposta importada da sociedade era Estranha o Brasil um país de mistura de sangue e de Cultura cuja identidade é mestiços
Quem seria negro no Brasil que poderia ser beneficiado pelas cotas num país onde todo mundo é mestiço o seja onde negro branco e índio deixaram de existir biológica e culturalmente não foi só um discurso político veiculado pela mídia mas sim um discurso acadêmico intelectual consignado nos livros escrito por estudiosos nacionalmente nacionalmente o respeitados alguns reconhecimento da identidade especial da internet Negra Nacional por um lado e se não reforçaria a exaltação da consciência racial por outro se não teria um efeito Boomerang criado conflitos raciais e segundo eles não existe na sociedade brasileira e dentro dessa preocupação
que as críticas vem sendo dirigida contra as políticas de cotas rotulados como raciais por outro lado porque se você pegar declaração da conferência do durma o Márcio do movimento negro 195 em Brasília eles falam de cotas para negro para a população negro eles não fala de cota raciais não existe cientificamente mas os intelectuais introduzir o conceito de cota raciais para mostrar as costas vão introduzir as raças que não existe no Brasil que é um país é como sempre as ideologias os conceitos carregando muito nós mesmo negro adotamos o conceito de raciais que não era um
conceito nem do movimento negro conferência por exemplo o livro do Peter Fly um dos protagonistas do Brasil fazer uma citação sexual do livro dele a ação afirmativa não vejo somente para compensar a negros pelo passado de escravidão e pelo presente da civilização veio desfazer a mistura racial para produzir só duas raças antes uma sociedade de classe que recusa reconhecer as identidades raciais o Brasil e agora imaginado como uma sociedade de raça etnia distintas as políticas afirmativa terão a consequência de estimular os pertencimentos sociais assim fortalecendo a crença e raças eu não vejo como salvo numa
imaginação é criativa não tem como ação afirmativa pode fazer a mistura racial desafiando as leis da gerente humanas e Ação voluntaria isso dos homens das mulheres que continuarão a manter os intercursos sexuais interraciais eu pego meu exemplo meu casamento internacional acabou com minha consciência se as leis e Barreiras contra relação sexual nos Estados Unidos na África do Sul no rio do Apartheid não conseguiram desfazer a mistura raciais como que isso possa ser possível somente no Brasil por causa das cotas Como diz esses estudiosos isso seria atribuir a ação afirmativa um poder mágico e na realidade
não possui os mestiços nos Estados Unidos são definidos como negro pela lei baseado numa única gota de sangue Eles aceitaram e assumiram que os unes e os mobiliza politicamente em torno da luta comum para conquistar seu direito civis na sociedade americana embora o consciente da mistura que corre em seu sangue e também da negritude é que os faz discriminares Obama sabia que era a maneira é branca o pai negro mas nos Estados Unidos eram negros de quem a dispensação racial da qual negro e mestiços são vítima apenas apesar da mistura de sangue não é apenas
uma questão Econômica que atinge todos os pobres da sociedade mas sem resultado de uma inspiração racial como fada durante muitos anos o movimento negro vem tentando conscientizar negro e Messias em torno da mesma identidade através do conceito negro inspirado do Black norte-americano é para participar das contas você declararam no Censo declaração preto ou Pardo mais preto o Pardo Ambos são politicamente considerados como negro embora pardos um tem seu patrimônio genético a parte branca é a parte Negra mas politicamente ele se considera como negro porque se ele é vítima da expiação racial na sociedade não é
por causa da brancura e por causa da negritude que Ele carrega o ele assume se coloca ao lado dos negros solidariedade porque também é disseminado porque carrego ou ele fica completamente perdidos segundo uns o Brasil não é um país racista como nos Estados Unidos porque produziu uma categoria social composta de pardos que infelizmente está sendo ameaçada pelas costas raciais todo mundo ler o livro não somos racistas negros não existem com as cotas o Brasil será transformado num país de apenas duas raças branca e negras suprimidos e todos não brancos em geral porque eles dizem vão
ser excluídas basta você pegar fazer uma fotografia de todas as Universidades antes da lei federal que adotaram as portas você vai ver que as cotistas são preto e pardos então não forem excluídos como se pensa infelizmente tem ainda pessoa que acredita nessa falácia ideológica que enganadora o defensor das contas os mestiços são são social e politicamente negro apesar de só dupla ascendência no entanto a ideologia dominante sempre defendeu a ideia de que a identidade brasileira é mestiça isso é não é negra nem Branco nem indígena O que leva a crer que política ideologicamente a mensagem
é uma peça de grande peso nas propostas e projetos de mudança contra a desigualdade no Brasil tudo as tendências eu reivindicam a mensagem para sustentar hora a unidade Nacional os brancos racistas ora a identidade negras então você vê a situação dos mestiços no Brasil como ele ele é reivindicado como ele é manipulado se observamos atentamente para ver como fica a representatividade dos mestiços nos diferentes setores da Vida nacional que implica comando é responsabilidade atrelado a uma educação superior ou técnico de grande qualidade nos altos escalões do empresário brasileiro percebemos que os mestiços não estão juntos
com os brancos com os reivindicam em seu discurso identitário Estão sim junto com os negros basta olhar aos nossos redores no cotidiano atuamos para perceber como são sobre representados se alguns ou muitos não enxerga a invisibilidade de ambos Isto é negro e Pardo E por que naturalizar esse invisibilidade nunca estejam cegos para não enxergar surdo para não escutar seus clamores os seus gritos não te perdemos que perdemos o olfatos para não sentir o cheiro do sensor e de sua carne às vezes escuta a pessoa dizendo tudo bem todo mundo gosta da sarna do músico da
culinária tudo bem mas vocês gostam desse Prefeito produzir essa culinária com que produzir essa cultura utiliza a cultura consumir a cultura e essas pessoas estão onde chega no Carnaval na Bahia os pobres negros são na rua na chuva vendendo lata de cerveja é isso mas quando você vai descansar Onde estão os negros no próximo bloco muitas pessoas falam identidade mas tem impressão tem pessoa que não sabe o que identidade [Risadas] até pouco tempo o Brasil e o mundo aceitavam com celebração e sem questionamentos a ideia de que existia no nosso país a democracia racial hoje
fica evidente que essa ideia não se sustenta na nossa sociedade o racismo está aí e teoria nenhuma pode fazer o simplesmente Deixar de existir reconhecer que o racismo existe é o primeiro passo Mas será que estamos conseguindo dar espaços seguintes na Jornada Contra o racismo como a nossa sociedade tem lidado com estas transformações e desafios em curso a sua posição sobre essa suposta contradição entre o avanço de pautas de disputas políticas importantes e conquistas nessas duas décadas e esse retrocesso que se intensifica sem alguma dúvida nesses últimos anos e se intensifica não só eu diria
questões próprias da sociedade brasileira mas pela própria dinâmica da economia mundial e se isso se coloca da forma dessa possível contradição Entre esses dois movimentos por onde caminhar a partir desse impasse Eu Tenho 47 anos do Brasil cheguei aqui com pênis com 32 anos não tinha cabelo branco barba branco não tinha esse rosto do preto velho e quando cheguei no Brasil não se falava do racismo no Brasil era um tabu 20 anos atrás cresceu tanto a consciência sobre o racismo no Brasil sobre o sexismo também né é que isso surpreende em 20 anos essa consciência
cresceu muito é isso para mim uma das coisas mais positivas que eu considero porque você não pode estar quantos problemas da sociedade sem consciência tem explicação essa consciência ele é reversível naquela época os intelectuais falava de negro se encontrava uma mesa como isso aqui tinha só brancos que falava de negro como se fosse seus objetos de pesquisa hoje não existe mais uma mesa nenhuma Universidade onde você vai encontrar intelectuais brancos falando dos seus negros você vai encontrar negros e brancos estudiosos falando das questões da sociedade é a questão racial uma questão da sociedade e isso
para mim uma grande mudanças antes mesmo da Lei das cotas públicas já havia cerca de 150 Universidade públicas que já tinha adotado o sistema de cotas para negro indígenas em brancos pobres essa diversidade era dirigido por quem sejamos Gilson Que entenderam que a questão do racismo os suas consequências eram problemas da sociedade e que ele com o membro da sociedade né deveria dar a sua contribuição apesar dos debates das contradições votaram as políticas de cotas isso é uma coisa que a gente não pode deixar de anotar para mostrar os transformadores da sociedade depende da Solidariedade
de todos como nosso racismo criou problemas porque costuma dizer brasileiro é como um Carrasco mata duas vezes A Segunda Vez pelo silêncio mata a consciência das pessoas que discriminas de crime perfeito nesse sentido que eu vejo as mudanças Claro na conjuntura política que nós vivemos no meu ponto de vista tivemos muito retrocessos no plano social no plano das relações de gêneros da educação até questões importantes né para transformar a sociedade como é educação sobre questão de gêneros foram considerados como ideologia atacado tudo isso que suas populações negros deixaram de lados mas a pressão continua os
movimentos continua mas também não se transforma a sociedade com discurso muito já sabe outros negros querem sabe o que as mulheres querem faz o discurso que agrada Nossa consciência nós entendemos mas depois você não faz nada a transformações faz com as políticas públicas focadas se faz com a educação se faz com as leis que funciona [Música] fazer uma pergunta para o senhor que é referência bibliográfica fundamental nesse país o senhor tem um trabalho muitíssimo importante de refutar o mito da democracia racial essa ideia de Paraíso racial no Brasil esse debate foi fundamental para o avanço
né das pautas raciais do debate à célula no Brasil porém hoje a gente vê alguns setores chamando o debate racial de identificarista ou de identitarismo querendo dizer que esse debate não é o debate do projeto nacional que discutir raça não é discutir o projeto Nacional como é que o senhor enxerga esse tipo de argumento que vem desses setores muitas vezes em querer diminuir esse debate ou colocarmos somente como específico muitas vezes as palavras que nós usamos os conceitos que nós usamos uma mesma palavra pode ter muito significado uma mesmo palavra por ter um conteúdo político
e ideológico e às vezes as pessoas não se entendem entre no conflito Porque estão usando uma palavra dizendo coisa completamente diferente muitas pessoas falam identidade mas tem impressão tem pessoa que não sabe o que identidade porque a identidade para mim é o que quando nos nascemos crescemos recebemos nomes e que significa que que define no acidente individual para mostrar como diferente nossos pais nossos Mães de nossas nossos irmãos Porque sem identidade nós não existimos mas é além da identidade individual tem o que chama de identidade coletiva todas as vítimas de todos os tipos de discriminação
na sociedade tem que saber tensão de onde vem e por onde vão como você vai lutar sem saber quem é então as vítimas do racismo se define coletivamente a partir desse questão quem somos de onde vivemos nessa situação nessa sociedade e a partir desse definição de uma identidade que se chama identidade coletiva que eles vão se mobilizar para lutar contra seus inimigos na sociedade contra o racismo contra o sicismo o machismo que se identidade você não se mobiliza no Luta então eu tenho impressão que essa pessoa não entendeu o que é identitarismo sem identidade pensa
é função política mobilizadora das vítimas é mesmo se fosse uma ideologia os negros não quer na luta e para ser incluído na sociedade mesmo sabendo que o racismo estrutural é uma sociedade mas devemos também entrar nessa sociedade termo mobilidade social ocupar cargo de responsabilidade isso sem identidade coletiva sem assumir ou que nós temos saber que nós temos uma centralidade de onde vivemos participamos da construção da sociedade brasileiros e nessa sociedade somos escritos nós não vamos lutar junto e isso eu chamo de identidade coletiva anos atrás foi publicado um artigo na revista estudos afro asiáticos da
qual participava como tradutor em que o autor fazia uma crítica ele dizia o seguinte que ele entendia muito bem quando Nas análises estatísticas juntavam pretos e pátios como como negros já que essas duas categorias tinham uma proximidade muito grande do ponto de vista dos indicadores socioeconômicos educacionais etc mas que na visão dele seria um equívoco Imaginário então a junção dessas duas categorias como uma identidade eu fiquei meio chateado com o texto me pareceu algo lá dos nossos inimigos mas com o tempo eu passei a concordar realmente a categoria Pardo é muito complicada uma pessoa como
eu pode se declarar parda por exemplo assim como um descendente de indígenas como costuma acontecer nos Estados do norte por exemplo e uma mesma pessoa existe as diferenças regionais pode ser considerada branca na Bahia e negra no Rio Grande do Sul mas na Bahia ela será branca ela terá o privilégio branco e como é que podemos contá-la do ponto de vista de alguma de Apoio aos nossos movimentos a gente tem que entender quando utilizamos o conceito de identidade é um conceito político não é uma coisa natural então quando esse movimento negros cozinhar ou começar a
falar da identidade Negra antes você se lembra a gente utilizava o conceito de afrodescendente que era um conceito unificador que unificava negro e pardos como descendente de Africanos depois um certo momento movimento negro começou a trabalhar o conceito de negro que tem um conteúdo político nos anos 60 quando chega na Universidade de São Paulo quando tinha debate sobre o negro naquele época era brancos e sentava na mesa para falar de seus negros uma vez ele tinha uma mesa violeiro que você conhece também que eu Eduardo de Oliveira que são mestiços que são pardos cada vez
que sua falha eles falava e nosso negro nosso negro os brancos estavam na sala e murmurar aquele dois lá porque eles se dizem negro um dia um fez até pergunta para clovismor que falou claramente Olhem e tem consciência que só paga somente isso porque minha mãe era Branca meu pai era mestiço então é sobre então eu me considero como negro por uma questão política de que lado eu vou lutar para transformar a sociedade do lado da minha mãe a partir da branquitude o do lado do meu pai a partir da negritude Então quem tem consciência
política define de que lado ele vai lutar para transformar a sociedade mesmo sabendo que ele é nesse sentido que eu concordo que essa construção da identidade identidade Negra a identidade como categoria política de mobilização de todas as vítimas do racismo que sabe que ele tem um inimigo comum que é um monstro que eles podem é derrotar esse monstro mais reflexões no site e Facebook do Instituto CPFL e no canal do Café Filosófico no YouTube onde estão os negros nesse 200 anos da independência brasileira não apenas os negros Onde Estão as Mulheres neste 200 anos da
Independência do Brasil uma alta crítica e como fazer para mudar a sociedade por causa desigualdade ainda estão presentes [Música]