Virtude como equilíbrio entre os extremos em Aristóteles

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Victor Sales Pinheiro
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e o conceito fundamental para gente refletir sobre a ética é virtude que significa força virilidade capacidade de ação hábito do bem quando a gente pratica virtude a gente se realiza se sente feliz se sente pleno a condição humana é uma condição de atualização constante das potências Morais e intelectuais de modo que a felicidade é um estado ativo de quem habitualmente participa do bem pratica o bem EA virtude segundo Aristóteles um tratado fundamental que é ética a nicômaco seria o ponto intermediário e equilibrado entre os extremos isso é de extrema importância para a gente aquilatar o
valor moral das ações no cotidiano de fato a esse provérbio moral nem tanto ao mar nem tanto à terra que significa exatamente a sabedoria Popular aristotélica do senso comum do equilíbrio entre os extremos a primeira virtude o que Aristóteles se apresenta é da coragem que é a modulação da Paixão do medo e da confiança como é que a gente sabe se uma pessoa corajosa como é que a gente estabelece uma régua para saber se ela tem coragem de mais ou coragem de menos e isso obviamente depende do contexto da situação e a virtude da Prudência
atua como uma espécie de super super virtude ou meta virtude que vai adequar a contingência de cada situação então se você tem coragem de mais isso é ousadia se você tem coragem de menos Isso é covardia indeterminado em situações você deverá recuar por coragem porque se você avançar é ousadia e outras situações às vezes muito parecidas você deverá avançar porque se não será covarde ir e não usar dia então se um policial revestido da sua função para atacar um assaltante é um crime e a coragem dele é exatamente eu não sabe sobre assaltantes isso não
é ousadia para ele tá armado mas se eu avanço contra os assaltantes armados isso é usado dizer que pode me custar a vida portanto terem sido imprudente e eu usado e eu policial se recusa a armado ele terá sido Covarde e então percebo que não dá para dizer sem por cento no Preto no Branco O que é coragem ousadia uma covardia isso vai depender do contexto o que não quer dizer obviamente que isso seja relativo mas depende do contexto da mesma forma virtude da temperança que a outra virtude Cardeal e se vocês não assistiram ainda
um vídeo sobre a psicologia moral das virtudes cardeais em Platão basta se inscrever nesse canal ativar as notificações curtir compartilhar para acompanhar toda a nossa reflexão aqui a outra das virtudes cardeais EA temperança que regula e modula o prazer EA dor hora é natural que as coisas boas sejam O prazer não só o prazer os prazeres baixos da mesa e da cama que são metonímias do conjunto de prazeres inclusive trazeres mais refinadas culturais Prazeres Morais como os provenientes do amor da Amizade mas a gente tem que controlar os prazeres a gente não pode simplesmente se
render a eles e se entregar eles de forma completamente desde misturada e por isso o excesso de prazer é a desmesura unisense osidade em que a gente serve meu ao prazer de modo Incondicional e o déficit de prazer é a insensibilidade gerando uma apatia gerando uma anestesia moral' Total uma indiferença não a virtude está no meio é a temperança em Aristóteles lista 12 situas doze virtudes que eu vou mostrar para vocês como ser um valor didáctico para gente pensar a virtude por exemplo a generosidade ou liberalidade que é a regulação o a modulação eu queria
e gastar coisas pequenas o excesso de generosidade a prodigalidade é quando a gente entrega em dar tudo o que inclusive é nosso e que da nossa família talvez e aquilo de que dependemos para ter uma boa vida uma posto quer dizer Odete a falta de generosidade é avareza que é aliás um pecado capital junto com a ganância ganância e avareza são pecados capitais avareza e não dá o que já se tem ganância é querer ter sempre mais do que se tem inclusive relacionado a inveja e também é um um pecado capital e nós vamos tratar
dos pecados capitais aqui deste canal por isso se inscreva e não deixe de perder nenhuma atualização pelo Sininho a virtude necessária para regular aquisição e o gasto em coisas grandes que a magnificência cujo acesso a vulgaridade e cujo dest a mesquinhez a magnanimidade Ea honra em coisas grandes e é perto de magnanimidade é a vaidade a ostentação a jactância a vã Glória é quanto mais preocupado em exibir do que em regozijar com o conteúdo de bom daquilo que eu adquiri por outro lado é o déficit a falta de magnanimidade é a mediocridade a pusilanimidade a
pequenez de alma essa é uma virtude muito interessante porque magnanimidade significa a uma grande alma capaz de grandes coisas que se lançam em grandes projetos que se expõe ao risco da incompreensão ou da objeção da oposição que não se fecha em si mesmo de modo egoístico e pusilânime e a pusilanimidade também significa covardia a pusilanimidade a pequenez de alma é quando eu não ou as coisas grandes quando eu não valorizo as coisas grandes quando eu não quero coisas grandes quando eu fico numa mediocridade uma median Nia nesse caso viciosa e não virtuosa a forma a
honra em coisas grandes pequenas é a ambição apropriada sendo que a ambição desmesurada e a indiferença mesmo que essa lista que era só não apresenta na ética a nicômaco é exemplificativa ela é apenas um exercício intelectual para mostrar pelas palavras e claro que o ideal com tempo é analisar por exemplo as grandes tragédias e comédias de Shakespeare e notar com esses caracteres estão presentes lá tanto os viciosos quantos virtuosos o ideal é que nós analisaremos cada uma dessas virtudes e vícios em casos Concretos e preferência casos paradigmáticos interessante encarnada de modo relativamente Puro como se
fossem tipos ideais alarme Max Weber por exemplo em relação a Paixão da vergonha a vergonha é uma coisa boa é uma certa é um certo incômodo com que pensam de nós com que vem de nós o que vem do nosso corpo da nossa alma e por isso a virtude EA modéstia o pudor a delicadeza ao passo que o acesso é o deixo tudo é o descaramento é super exposição desse do corpo e é o passo que a falta de modéstia ou de poodle é a ti me deixo então vejo eu não devo nem introspectar tanto
é um devo jeito para ir tanto de modo que ninguém saiba nada de mim nem meu rosto né A minha cara nem o meu nome e nem estou feliz por me lançando de forma despudorada para todos existe um equilíbrio entre a timidez exacerbada e o de estudou e essa força desses povo de qualquer maneira da mesma forma em relação à conveniência nós temos a amabilidade a cordialidade a simpatia quando eu pergunto pelos outros quando eu cumprimento saúde os demais de forma natural de forma delicada outra coisa é a grosseria a rabugice Addiction feat jozzy idade
queria ficar brigando perguntando litigando não esse e pelos outros ser duro com os outros você completamente ríspido polêmica esta o teristico telefone Zara governo aumente sobre tudo certo por outro lado existe a bajulação a subserviência o famoso puxa-saco Se você pegar as tragédias de Shakespeare ou as comédias de mulher por exemplo tá falar de dois grandes dramaturgos dois grandes tragediógrafos e comediógrafo no caso do Muriel grande autor da comédia francesa no caso de cheque se o grande autor de tragédias e comédias e dramas históricos da do teatro elisabetano Você deve sempre um puxa-saco tem muita
gente puxa saco bajulando subserviente querendo um favor parasitando os demais isso é vício isso é falta exatamente de contabilidade de Simpatia equilibrada na mesma forma e para concluir existe uma justa indignação a indignação uma coisa boa é quando a gente se irrita quando a gente se incomoda com que deve ser incomodado você não pode ser indiferente é um assalto de uma de um inocente como uma velhinha uma criança e não é então a raiva é um motor seco que nos leva as ações devidas quando canalizadas pela razão a raiva a ira é uma energia psíquica
que nos leva a ações nessas áreas e boas nas situações oportunas essa energia irascível ir essa habilidade e a virtude é exatamente a calma ou a mansidão porque a gente não pode viver irado Mas quando for necessária a gente sem perder a mansidão sem perder a calma a gente deve agir com ímpeto com força com Fortaleza ao passo que o excesso é agressividade ou a irritabilidade EA falta é a apatia ou a Freeza Então quando vocês tiverem para tomar uma decisão oral pensa em sempre Qual é o meio termo equilibrado como se fosse uma gangorra
agora é muito difícil a gangorra ficar equilibrada a brincadeira da Google varias é que não vai para baixo outra pra cima ao passo em baixo primeiro é para cima Então a gente tem que tentar encontrar exatamente o peso da balança para encontrar E isso se dá pela experiência pelo aconselhamento pela reflexão pelo exame de consciência e pela análise das nossas paixões e Emoções se você gostou desse vídeo se inscreva no canal ative as notificações do Sininho curta compartilhe comente e fique comigo um grande abraço
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